Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Previsões e ambições

Por Mafalda Barbosa
03 maio, 2024

Editorial da edição n.º 3974 do Jornal Sporting

3 de Maio de 1715.

Um eclipse solar total é visível no Norte da Europa e da Ásia, conforme as previsões de Edmond Halley.

Era tanta a sua confiança que espalhou cartazes pela cidade de Londres, alertando para o acontecimento.

O astrónomo e matemático britânico conseguiu calcular com precisão o momento e a trajectória do eclipse solar total que atravessou a cidade.

“Poucos segundos antes que o Sol fosse totalmente escondido, foi descoberto ao redor da Lua um anel luminoso de cerca de 3/4 de uma polegada, ou talvez uma décima parte do diâmetro da Lua, em extensão. Era de uma brancura pálida, ou ao invés disso, era de uma cor de pérola, parecendo para mim um pouco tingido com as cores da íris, e parecia ser concêntrico com a Lua”.

Errou por quatro minutos e cerca de 20 milhas. Um desvio que, possivelmente, estaria relacionado com alguns registos menos precisos do movimento lunar e não com falhas nas leis de Isaac Newton.

Halley era um admirador assumido do descobridor, tendo financiado a primeira publicação do seu trabalho. Assim, tornou-se a primeira pessoa na história a prever com precisão um eclipse solar futuro, através da aplicação das novas leis gravitacionais de Newton.

A atenção do mundo voltou-se para este feito.

A colaboração entre estes dois génios contribuiu para ampliarmos a nossa compreensão do Universo.

3 de Maio de 2024.

Não recorremos a nenhuma profecia, nem aos estudos ou às teorias de Halley ou Newton.

Mas sabemos que o mundo desportivo vai centrar as suas atenções para a nossa equipa de futsal masculina, que hoje defronta o FC Barcelona para as meias-finais da UEFA Futsal Champions League.

“Chegar à final four é um feito ao alcance de poucos. (…) O nosso objectivo é o de passar à final e o resto é consequência do nosso trabalho”, salientou o jogador Leonino, Taynan.

Repetir o feito de 2018/2019 e 2020/2021 é a ambição da equipa e de todos os Sportinguistas.

Que assim seja!