Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Somos Campeões!

Por Juvenal Carvalho
09 maio, 2024

Este título é do Sporting Clube de Portugal. É de todos nós. De Parambos a Vila Real de Santo António. Das ilhas aos quatro cantos do Mundo. Somos Campeões. O 24.º título nacional da nossa História.

Estou feliz. Estamos felizes. Porque a família Leonina é imensa, muito maior do que até alguns de nós julgamos possível, o tempo agora é de festejar e de sonhar sem limites com um futuro ainda mais rampante.

Meu querido Sporting, já estou nos cinquentas, vi-te pela primeira vez ser Campeão em 1974, aquele primeiro campeonato em liberdade, era eu um menino. Passado estes anos, até hoje vi-te ser Campeão mais seis vezes. Nada me demoveu, contudo, de ser Leão e de contigo caminhar, lado a lado, um pouco por todo o país, e até pelo estrangeiro. Nunca me incomodaram as ironias do "não passas do Natal" vindas do outro lado. Como sempre disse, ser do Sporting não se explica... sente-se. 

E no passado domingo, consumado o tão merecido título nacional, lembrei-me de tanta coisa desse passado, mas sobretudo fiquei arrepiado com o que assisti, primeiro ao vivo, na Rotunda da Boavista, no Porto, para onde me desloquei, quando confirmado estava o título, e logo me deparei na cidade Invicta com centenas e centenas de Leões em êxtase.  Depois, seria já em casa, relativamente perto daquele local, que madrugada dentro, me aperceberia de um Leão que encheu o país de lés-a-lés. Como no hino do Clube, cantado pela sempiterna Maria José Valério, foi um título festejado desde os netos até aos avós.  No Marquês de Pombal, quão comovente foi ouvir o Mundo Sabe Que e o We Are The Champions, quando já passava das duas da madrugada, cantado a plenos pulmões por milhares e milhares de Sportinguistas acompanhados pelos protagonistas do êxito. Por todo o grupo de trabalho, desde Rúben Amorim aos jogadores, passando pelo staff médico, técnicos de equipamentos, o director do futebol, Hugo Viana e, obviamente, o presidente Frederico Varandas. Foi arrepiante, termo ligeiro. 

Somos um caso de estudo. Somos mesmos únicos. Se havia dúvidas da nossa grandeza por parte dos rivais, eles que se desenganem. 

O Sporting Clube de Portugal está vivo. E com a garantia de que tem futuro. Tantos são os jovens que estiveram nestes festejos. Um sentimento único este, o de ser do SCP. 

Terminada com sucesso a caminhada do 24.º título da nossa História, agora o tempo é de olhar para o futuro. E o futuro é já a seguir, e passa pela conquista da "dobradinha" no Jamor. 

E não queremos que termine aí. Queremos o "bi" que nos escapa há largos anos e que é o sonho de todos nós.

 O míster Rúben Amorim acredita e todos nós, juntos nesta comunhão que não me recordava ter no nosso Clube, vamos para as suas cavalitas na crença. 

Poucas coisas me surpreendem nesta incomensurável grandeza do nosso Sporting Clube de Portugal. Mas confidencio. Ainda me comovo como em jovem com estas conquistas. Apesar dos "cinquentas", é com aquele sentimento de jovialidade que vibro com estes momentos. 

Este é nosso. Queremos mais. Afinal, somos o Sporting Clube de Portugal. Grande, tão grande como os maiores da Europa. 

P.S 1 − Este título foi por ti e para ti, Manuel Fernandes!

P.S 2 − A Leonor e a Matilde são as minhas netas e o nosso Sporting foi campeão em 2021 e 2024, o ano em que nasceram. Foi também por elas e para elas!