Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

No topo da Europa

Por Mafalda Barbosa
16 maio, 2024

Editorial da edição n.º 3976 do Jornal Sporting

16.05.1981.

Há exactamente 43 anos a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal disputava a primeira-mão da meia-final da Taça das Taças – prova entretanto extinta –, frente aos alemães do Herten.

Os Leões seguiram em frente para a final e a vitória acabaria por sorrir à equipa verde e branca.

Aquele que foi um grande triunfo europeu do Sporting Clube de Portugal, foi também o primeiro título ganho por Livramento, enquanto treinador, consagrando ainda Chana como um dos maiores jogadores de sempre.

A História continuou a escrever-se. Outros triunfos se seguiram e, esta semana, o hóquei em patins voltou a deixar a sua marca na Europa, ao sagrar-se Campeão Europeu pela terceira vez nas últimas cinco edições da prova.

“Aos jogadores, que estão na pista e se comportam como comportam, vou estar eternamente agradecido. São uma equipa extraordinária. (…) Quero agradecer-lhes por terem acreditado em mim e continuarem a fazê-lo”, salientou o treinador Alejandro Domínguez após a conquista.

E porque falamos em vitórias Europeias, é tempo de recordar e assinalar os 60 anos daquele que seria o principal feito europeu no futebol. No dia 15 de Maio de 1964, o Sporting Clube de Portugal conquistava a Taça das Taças.

“Um golo só bastou”, para o “cantinho” mais célebre de sempre ficar eternizado na História do Clube. Morais continua a ser relembrado e o seu legado ficará perpetuado no tempo.

De geração em geração, Sporting Clube de Portugal continua a escrever-se a ouro na Europa.