Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Campeões… e Champions!

Por Tito Arantes Fontes
16 maio, 2024

CAMPEÕES− Tem sido fantástico o processo dos festejos do título. Festeja-se, como na mítica noite da ida ao Marquês de Pombal, mas sempre em clima de enorme festa e júbilo, com total civismo (não conheço mesmo relato de um desacato, uma situação mal resolvida). Somos diferentes! É claro que somos diferentes! E a Câmara Municipal de Lisboa já veio reconhecer isso mesmo, quando − no seu comunicado de saudação ao Sporting CP pelo título, que divulgou no passado dia 9 de Maio − fala ela própria em “comportamento cívico digno de nota positiva”. Acrescem as entrevistas de vários protagonistas, jogadores e equipa técnica. Luís Neto um exemplo. Paulinho outro. Pote e Nuno Santos também. Rúben sempre um líder! Vamos ter − já neste sábado − mais uma Grande Festa no jogo com o Chaves no nosso, sempre nosso, José Alvalade! E na segunda-feira de tarde a recepção oficial ao Sporting CP nos Paços do Concelho! E tudo, tudo isto sem nos tirar o foco dos jogos que faltam, das vitórias que queremos!

ESTORIL 1– No passado sábado foi uma enorme romaria com destino ao Estoril. Havia gente por todo o lado… até nas varandas, janelas, terraços e coberturas dos prédios vizinhos do Estádio António Coimbra da Mota. Jogo competente e sério da nossa equipa, que quis sempre ganhar, com maior ênfase na segunda parte. Um único calafrio que sofremos, num lance fortuito ainda na primeira parte, com um remate ao poste da baliza à guarda do nosso novel Diogo Pinto (Parabéns, miúdo! Agora é “só” continuar! Tens milhões contigo!). Depois do intervalo, Rúben Amorim foi mexendo na equipa, tendo as entradas de Nuno Santos e de Paulinho sido decisivas (não, Martínez, não olhes… é que é mesmo futebol de “primeira água”… em qualquer parte do mundo!) para o nosso golo. Mais uma vitória e merecida! E já são 87 pontos, um recorde Sportinguista!

ESTORIL 2− Bonito no fim do jogo o modo como Paulinho deu o palco, a palavra e o prémio de jogo ao nosso jovem guarda-redes Diogo Pinto que tão bem se estreou em jogos do Campeonato a defender as nossas cores. E o Diogo mereceu esse gesto do Paulinho, pois demonstrou com palavras certeiras o que lhe vai na alma e o modo como faz parte do Sporting CP, corolário também do trabalho e educação que tem recebido na última meia-dúzia de anos na Academia Cristiano Ronaldo!

ESTORIL 3− Coitado do Gyökeres! Foi um massacre o que sofreu na Amoreira. Andou o jogo todo a levar pancada, sempre com o árbitro João Gonçalves a errar e a dizer que não era nada, a não ver o que era para todos visível e evidente! São tantas e tantas as jogadas… tanto puxão, tanto agarrão, tanto pisão, tanta provocação… a ideia só podia mesmo ser neutralizar o nosso Viktor, para o jogo da Amoreira e quem sabe para próximos jogos, máxime para a final da taça! João Gonçalves esteve mal ao analisar a generalidade desses lances, que se sucederam sistematicamente em todo o jogo, mesmo nos minutos finais de “descontos”, pois que na maior parte dos mesmos desculpou e nada assinalou e nas provocações contemporizou. Viva o nosso Viktor Gyökeres!

TAÇA DE PORTUGAL− Está a aproximar-se o dia 26 de Maio, o Jamor já tão perto! E estamos focados! Queremos a “dobradinha”! Temos sede de vitórias! Fome de títulos! Este ano… e no próximo! É esse o nosso foco! Como disse o presidente Frederico Varandas o ciclo de vitórias é mesmo para “virar”! O Sporting CP está aí! E o Leão quer mais, sempre mais!

HÓQUEI EM PATINS− Somos Campeões da Europa! Uma final four da Champions que fica para a história, desta feita no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, sempre cheio, sempre a abarrotar, também de fervor verde! É o nosso quarto título europeu! Somos a equipa portuguesa mais titulada nesta prova! É uma tradição que já vem de 1977 com a mítica equipa de Livramento, Júlio Rendeiro, Chana, Sobrinho e Ramalhete! Parabéns, Equipa! Parabéns, Alejandro Domínguez! Parabéns, Gilberto Borges! E que bonita a chegada a Lisboa e a festa de recepção no nosso João Rocha!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

P.S− Caro presidente, somos milhões! E todos sabemos que existem vozes que nunca chegam ao céu… porque não sabem, não entendem, não percebem, não contextualizam… e, coitados, nem memória têm do seu presente, nem do que no passado de “42 anos” disseram e fizeram! O Sporting CP quer mesmo ganhar e ganhar bem, como o presidente bem disse, expressando o sentir de toda a massa associativa e adepta do Clube! Força, presidente!