Um legado feito de vitórias
27 Jun, 2024
Editorial da edição n.º 3982 do Jornal Sporting
27 de Junho de 1987.
Há precisamente 37 anos, o Sporting Clube de Portugal conquistava a tri-dobradinha no ténis de mesa. Numa altura em que o Trio Maravilha formado por João Portela, Nuno Dias e Pedro Miguel dominava a modalidade.
Seria a terceira dobradinha, seguida, conquistada pelo Sporting CP, algo inédito no Clube.
Mas os feitos inéditos, na História do ténis de mesa verde e branco, não ficam por aqui.
Durante onze anos, entre 1984/1985 e 1994/1995, o Clube conquistou 11 Campeonatos Nacionais de seguida e ainda dez Taças de Portugal consecutivas.
O sucesso do ténis de mesa estava assegurado por largos anos, tal era a qualidade de jogo que os atletas foram incutindo ao longo das décadas.
A modalidade que começou a ser praticada no Sporting CP, no início dos anos vinte, como uma actividade recreativa, passou a secção desportiva em 1932 e haveria de culminar, recentemente, com a conquista do 41.º título nacional pleno de vitórias.
Falar do ténis de mesa é falar também, obrigatoriamente, de Chen Shi Chao – ex-jogador notável e actual treinador exímio. Chen e os seus Leões – Diogo Carvalho, Diogo Chen, Diogo Silva e Bode Abiodun, sagraram-se Eneacampeões Nacionais, no último sábado. “Campeões nove vezes [seguidas] não é fácil. Estes jogadores trabalham comigo há muitos anos, estão habituados a ser Campeões e isso é muito importante”, referiu o treinador após a mais recente conquista.
É a terceira temporada consecutiva em que o Clube vence todos os troféus nacionais –Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional.
“Algumas pessoas gostariam que algo acontecesse. Algumas desejam que aconteça. E outras fazem acontecer” *.
Mais uma vez, o ténis de mesa verde e branco fez acontecer. O indiscutível sabor da vitória faz parte do nosso ADN.
*Michael Jeffrey Jordan, um dos mais importantes desportistas da história.