Cinco Violinos, Coates (Oh Captain!) e... Supertaça!
01 Ago, 2024
TROFÉU CINCO VIOLINOS - Teve lugar mais uma edição do "nosso" Troféu Cinco Violinos, em que desde logo homenageámos essa mítica linha avançada dos idos finais dos anos 40 constituída por Albano, Jesus Correia, Peyroteo, Travassos e Vasques. Não os vi, naturalmente, jogar, mas chegaram-me (como provavelmente à maioria dos Sportinguistas de hoje) ecos da "afinação" dessa autêntica máquina de bom e certeiro futebol, várias vezes campeã nacional e ganhadora de tudo o mais que houvesse para conquistar (uma pena não existirem ainda, à época, competições europeias!). Pois bem, no final da tarde do último sábado, no mítico Estádio José Alvalade, defrontámos - como previsto - o Athletic Club, último vencedor da "Copa do Rey". Ganhámos - e bem - por três golos sem resposta. Vimos excelentes prestações de vários jogadores e assistimos já a momentos de verdadeiro "esplendor na relva" por parte da nossa equipe. Alguns jogadores confirmaram o que já sabíamos... Gyökeres bem regressado da sua lesão e operação, Trincão já em assinalável forma, Pote mantem a sua acutilância e "faro" pela baliza adversária, Hjulmand é - de facto - um patrão, agora capitão e tudo, Morita está em crescendo, Gonçalo Inácio sempre pendular e fiável, Geny Catamo um perigo à solta, Quaresma uma "alma infinita"!! E vimos também aparecerem os novos Geovany Quenda (um jogaço!), Kovačević (cada vez mais a consolidar a sua presença na equipe), Debast (o central "loirinho" que já nos caiu no goto, tem pinta o homem!). Apontamentos muito interessantes ainda de Daniel Bragança (que jogador aqui temos!), de Mateus Fernandes (ou me engano muito ou está aqui a nossa grande aquisição para esta temporada), de Rodrigo Ribeiro (o que "cresceu" este menino com a sua estadia no estrangeiro!) e de Edwards (sempre oportuno!). Tempo ainda para festejarmos o regresso do nosso Franco Israel, da esperança Fresneda, do miúdo João Muniz (belos apontamentos) e do sólido, seguro e experiente Matheus Reis! No final, uma vitória bem conseguida, indiscutível, com golos coroando jogadas bonitas e envolventes, da autoria de Pote, Edwards e Trincão. Foi um belo final de tarde, início de noite! Nas habituais declarações pós-jogo Ruben Amorim deu nota da sua satisfação por mais esta "pré-época", que agora termina, bem como do facto do SPORTING CP estar preparado para o que aí vem, desde logo quanto às competições oficiais.
COATES, a DESPEDIDA! - Antes do jogo começar teve lugar o esperado momento da despedida do sempre nosso Sebastián Coates! Foi um momento muito querido pela massa Associativa e adepta do SPORTING CP! Todos estamos conscientes do que Seba nos deu nestes últimos oito anos e meio, desde a época iniciada na segunda metade de 2015, quando chegou a meio da mesma, em Janeiro de 2016! Seba foi um enorme jogador, um grande capitão, esteve connosco durante nove épocas (a primeiro só por metade) e com ele ganhámos oito títulos, ou seja, dois Campeonatos Nacionais, uma Supertaça, uma Taça de Portugal e quatro Taças da Liga! Foram 369 jogos com a camisola do SPORTING CP, o estrangeiro que mais vezes defendeu as nossas cores! E - apesar de defesa-central - marcou 37 golos! Alguns deles decisivos e inolvidáveis! Sorte a nossa em termos podido disfrutar de um jogador desta qualidade! E de um ser humano de grande caracter como bem demonstrou nos momentos tristes de Maio de 2018! Coates manteve-se firme, leal e fiel ao SPORTING CP! Sempre! Por isso é amado pelos Sportinguistas! Por isso é respeitado pelos Sportinguistas! Por isso o estádio estava cheio para dele se despedir... em longa ovação, em pé, sentida e comovente! El Patrón! El Capitán! Oh, Captain! My Captain! Sempre contigo! E tu, Seba, sempre connosco!
SUPERTAÇA... começa a ÉPOCA 2024/2025! - É já no próximo sábado que se inicia oficialmente a nova temporada de 2024/2025! Jogo grande no Estádio de Aveiro! Um dos "eternos" clássico do futebol português. O SPORTING CP contra o "novo" FC Porto, já debaixo da presidência de André Villas-Boas. Contamos - até pelas indicações que ambas as equipes foram dando nos vários jogos de preparação que foram fazendo - com um belo jogo de futebol. E esperamos sair de Aveiro com mais uma Supertaça, no nosso caso será a décima! Vamos a isso! A nossa fé é imensa! Nós acreditamos em vocês! Força, equipe!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!