Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Momentos de Sporting!

Por Tito Arantes Fontes
03 Out, 2024

CAMPEONATO NACIONAL – Fomos, na 6.ª feira passada, ao sempre difícil terreno do Estoril. Um desafio consistente do Sporting, sem margem para quaisquer dúvidas, ultrapassando de modo claro o seu adversário, marcando três golos (desta feita por Geny Catamo, Morita e Daniel Bragança), não sofrendo nenhum. Foram mais três pontos! Temos sete jornadas, sete vitórias e o impressionante registo de 25 golos marcados e apenas dois sofridos, de longe o melhor da prova. É obra! E obra que todos queremos ver continuada, agora que nos aproximamos da “fronteira” do primeiro quarto do Campeonato, já com o próximo jogo no Estádio José Alvalade, com o Casa Pia, neste sábado à noite. Força, Leões!

CHAMPIONS – Na última 3.ª feira fomos jogar a Eindhoven, com o PSV, partida da segunda jornada da fase de grupos do novo formato da Champions. Não fizemos um jogo brilhante, todos sabemos isso, todos sabemos que a equipa joga mais, todos sabemos que a equipa respira mais. Rúben Amorim comentou bem o jogo no final… é um “jogo para crescer” e é mesmo! De salientar, ainda assim, o jogão do Daniel Bragança, que está um “senhor jogador” e agora ganhou o gosto em marcar golos; depois do Estoril, “facturou à ponta de lança”, a cinco minutos do fim, empatando o jogo. Votos para a recuperação do Diomande, oxalá não tenhamos ali uma lesão complicada. Uma palavra ainda para o nosso Quaresma… uma prestação na garra Leonina, que todos lhe conhecemos e muito louvamos, com vários cortes decisivos, numa exibição marcada por um golo perdido num inglório escorreganço e também pela oferta de um quase golo ao adversário, pouco depois, num mau atraso para o sempre corajoso Franco Israel. Força, Eduardo! Por último, o nosso maior inimigo no jogo… a maleita das escorregadelas que afectaram vários dos nossos jogadores. Não sei a causa, mas sei que nenhum de nós quer que tal volte a ocorrer. Matéria seguramente para estudar, cuidar, analisar e corrigir, como bem se intuiu das palavras de Rúben no final do jogo. Corolário deste resultado na Champions é que estamos com dois jogos e quatro pontos. Nada mau! Seguimos na luta. Força Leões!

VALCKX – Este último jogo da Champions permitiu ainda recuperar a notícia e o contacto com Stan Valckx, grande jogador holandês, que defendeu as nossas cores nos idos anos 90, contratado na altura da passagem de Bobby Robson por Alvalade. Hoje com 60 anos foi bom saber de Valckx, sempre “preso” – como ele bem disse – aos seus dois amores, o Sporting e precisamente o PSV. Também Schaars, hoje na equipa técnica do PSV, jogou com as nossas cores durante duas épocas, na década passada.

ANDEBOL – Na semana passada, como nesta coluna já tinha salientado, recebemos no Pavilhão João Rocha (cheio e vibrante!)  o Vezprém, campeão da Hungria e reconhecidamente Top 3 da Europa, ou melhor, do Mundo. Pois bem, fizemos mais um jogão e ganhámos por nove golos de diferença! Estamos na linha da frente do nosso grupo na EHF Champions! Temos mesmo uma das melhores equipas de andebol da Europa, algo nunca visto em Portugal! Equipaço – made in laboratório de Ricardo Costa – que vai fazer História! Força, Leões! Nós acreditamos em vocês!

VOLEIBOL – No domingo passado, em Santo Tirso, jogou-se a Supertaça. Excelente jogo do Sporting, coroado com uma clara vitória sobre o finalista SL Benfica, por 3-1, em sets. É a nossa quarta Supertaça, troféu este que não ganhávamos há 31 anos! E que bem que ele fica no nosso Museu! Parabéns, Leões! Obrigado, João Coelho e equipa!

ASSEMBLEIAS GERAIS – No próximo sábado temos a Assembleia do Clube para apreciação e votação do Relatório de Gestão e das Contas do Exercício de 2023/2024, bem como para autorização ao Conselho Directivo para a já anunciada reaquisição, por 17 milhões de euros, do Alvaláxia! Já vendemos património no passado, agora (se os Sócios assim o quiserem, com uma maioria qualificada de 66,66% dos presentes) estaremos a reavê-lo! Por outro lado, na 3.ªfeira da próxima semana, dia 7, teremos a Assembleia da SAD para apreciação das contas do último exercício, bem como para autorização de novo montante para futuros empréstimos obrigacionistas e ainda para votação da política e montantes de remunerações dos diversos órgãos sociais. Teremos, pois, também nestes aspectos, uma próxima semana cheia.

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

P.S – Infelizmente continua a existir gente de outros clubes rivais que a propósito da situação financeira do Sporting prefere desinformar, torcendo – para tal e com inveja – a verdade. Fazem-no com dolo, pois – instruídos como são – sabem bem que o que dizem não só não corresponde na substância à verdade, como é tecnicamente errado! Bem andou, pois, José Maria Ricciardi – meu caro companheiro Stromp – vindo a terreiro explicar como tudo se passou. A verdade é que “quis quem quis, desaproveitou quem desaproveitou”! Agora não chorem!