Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Um momento fantástico

Por Juvenal Carvalho
03 Out, 2024

O Sporting Clube de Portugal é muito mais do que um clube de futebol. Ouvi isto em criança pela voz de um velho Leão que já partiu, mas que continua a ser uma referência para mim. Foi com ele que aprendi o caminho para os pavilhões desde muito criança. Foi com ele que aprendi também os valores que diferenciam o nosso emblema dos demais. Foi, acima de tudo com ele, que me tornei um indefectível apaixonado pelo eclectismo de um clube que é grande...tão grande como os maiores da Europa. 

E na lógica dessa grandeza não posso, de forma alguma, deixar de referir que o nosso andebol conseguiu a sua terceira vitória consecutiva na EHF Champions League, e esta com a particularidade de ter sido alcançada ante o colosso Veszprém, um daqueles que estão, segundo os entendidos, entre os favoritos à conquista da competição, com a particularidade de ter atingido foros de goleada (39-30), num espectáculo verdadeiramente arrebatador que colocou o Pavilhão João Rocha literalmente ao rubro.  Só o olhar para o avolumar do marcador dava vontade de esfregar os olhos e pensar que não, não era um sonho. Era e é bem real tudo o que esta equipa representa na actualidade. Jogamos de olhos nos olhos com os "tubarões" europeus. Começamos a ser falados ao mais alto nível. Temos acima de tudo o incomensurável mérito de falarem do nosso clube como um emblema de respeito. Nada se faz sem trabalho, e o que está a ser feito é de grande qualidade. E três nomes, quero destacar neste processo. O treinador Ricardo Costa, o coordenador da modalidade Carlos Carneiro e o vogal do Conselho Directivo, Miguel Afonso. O seu a seu dono. Fizeram o sonho tornar-se real. E é bem real, sem entrar em futurologia, vivemos no andebol um momento único.

Também envolvido nas competições europeias, o nosso de basquetebol não quis igualmente deixar os seus créditos por mãos (ou no caso cestos) alheias e dignificou o Sporting CP ao garantir o acesso à fase de grupos da FIBA Europe Cup, depois de eliminar os belgas do Spirou  Charleroi. Uma equipa quase toda ela nova e onde muito trabalho espera ao "mestre" Luís Magalhães, sabendo todos nós que ele já nos habituou a fazer-nos felizes.  

E se de vitórias falamos, porque elas fazem invariavelmente parte do nosso ADN, no passado domingo também no ténis de mesa e no voleibol conquistámos as Supertaças. No ténis de mesa, onde a palavra vitória é o nome do meio desta modalidade, a 19.ª Supertaça do nosso historial, e no voleibol a quarta. Nesta última, depois da Taça Ibérica da passada semana, agora a Supertaça. O caminho é definitivamente rumo ao sucesso. Com muito trabalho, seguramente. Mas com a consciência de que é possível. 

P.S – No futebol, depois da vitória no Estoril, o empate ante o PSV na UEFA Champions League. O caminho faz-se caminhando. Agora o objectivo é a oitava vitória consecutiva frente ao Casa Pia. Força, rapazes. Nós acreditamos em vocês!