Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

DA ORIGEM AO FUTURO

Por Mafalda Barbosa
10 Out, 2024

Editorial da edição n.º 3995 do Jornal Sporting

1885. 10 de Outubro.

Nasce José Alvalade e começa a ser escrita a nossa História. 

Impulsionador, ecléctico, homem modernista e de grande visão, impulsionou e influenciou directamente o desenvolvimento do desporto em Portugal.

José Alvalade fez da promoção do desporto uma missão. Sempre com uma visão inclusiva, sem distinção de condições e géneros. E seria essa a ambição que o levaria a fundar o Sporting CP.

Já escolhi as duas obras seguintes: Les Sports Modernes Illustrés, por P. Moreau e G. Voulquin e L’éducation Physique pelo Dr. Tissié.  Vê se sabes de algum livro que trate de corridas de cavalos (…) Tenho recebido a La Vie au Grand Air. Muito e muito obrigado. Peço-te que, quando puderes, vás ver os clubes desportivos que há por aí e conta-me”. ¹

“José Alvalade era um entusiasta do desporto e nas suas iniciativas foi muitíssimo além de tudo quanto se tinha feito até ao seu aparecimento no nosso meio. Foi José Alvalade um propagandista convicto do desporto, pois ele mesmo devera aos exercícios físicos uma considerável melhoria da sua saúde e resistência física (…) [que] com o seu desvelado avô, o sr. Visconde de Alvalade, auxiliou na fundação do Sporting Clube de Portugal e mais tarde no desenvolvimento do mesmo clube a um notável grau de aperfeiçoamento e modernização e, por fim, na construção do Stadium Lisboa”. ²

2024. 10 de Outubro.

Faria hoje 139 anos.

Actualmente, e à distância de um click teria acesso aos almanaques, livros e revistas que pedia por carta ao seu amigo Francisco Gavazzo, outrora em Paris.

Encontraria o Clube que fundou posicionado como um dos clubes mais eclécticos e competitivos a nível global. Um clube consolidado e com variadíssimos êxitos desportivos.

139 anos depois, estamos numa Nova Era. Rumo ao futuro, honrando e respeitando o legado que José Alvalade nos deixou.

Porque jamais construiremos um futuro sustentável, se não valorizarmos o nosso passado.

 

¹ Excerto de cartas escritas por José Alvalade a Francisco Gavazzo, Junho de 1906 e 1907.

² in Diário de Notícias de 20 de Outubro de 1918, um dia após o falecimento de José Alvalade.