Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Verdades e vergonhas… de outros!

Por Tito Arantes Fontes
17 Out, 2024

LIGA DAS NAÇÕES – Confesso que ainda não percebi a razão de ser desta prova. Sou do tempo em que existiam, só existiam, duas provas para selecções nacionais: o Campeonato da Europa e, claro, o Campeonato do Mundo. Este com muita maior projecção, uma prova mítica, mas sendo certo que o ceptro europeu era também um troféu de enorme interesse e muito cobiça. Surgiram também provas continentais nos demais pontos do globo, nomeadamente na América (sendo que na América Latina o futebol também teve sempre grande força e impacto, como resulta do facto de lá se situarem países como os campeões mundiais Brasil e Argentina e ainda outras potências futebolísticas desde o Uruguai – também campeão mundial – ao México), em África e na Ásia, continentes onde o futebol com diferentes matizes e por diferentes razões foi obtendo grande desenvolvimento. Há uns anos foi criada a nível europeu, pela UEFA, esta novel Liga das Nações, cuja primeira edição Portugal ganhou, em 2019, com a fase final a decorrer no nosso país. O resultado de tudo isto é termos as provas nacionais cada vez mais interrompidas e, simultaneamente, desde logo os melhores jogadores, os que são eleitos para jogarem pelos seus países, cada vez mais causticados com jogos e “minutos nas pernas”. Confesso – como já disse acima – que ainda não percebi a razão de ser desta Liga das Nações. É uma prova desqualificada, menor, sem qualquer possibilidade de vir a discutir o “palco” dos tais Campeonatos da Europa (ou de outro continente) ou do Mundo. Por mim, dispensava os jogadores deste esforço extra e voltava ao antigamente. Na verdade, por mim falo, prefiro muito mais os jogos do nosso Sporting CP no Campeonato Nacional ou em qualquer outra prova em que esteja envolvido do que as tristes, pachorrentas e sensaboronas partidas da nossa Selecção, nomeadamente num qualquer torneio de “segunda categoria”. Estou em crer que a generalidade do “povo da bola” pensa como eu… estamos sedentos de jogos dos nossos clubes! E no fundo é essa a base do futebol! A força motriz do mesmo… os adeptos!

SELECÇÃO NACIONAL – Acabei de ver o jogo de Portugal com a Escócia, em Glasgow. Fiquei com sono… que coisa mais chata. No outro dia, no jogo com a Polónia, em Varsóvia, o jogo até foi interessante, mas agora voltamos ao “futebol do Europeu”… uma tristeza! Que tédio! Para além do pobre e desinteressante espectáculo do “passa para o lado ou para trás”, certo é que o espectáculo deprimente a que assisti só serviu mesmo para trazer a má memória dos jogos do Europeu. O sr. Martínez achará que esta crítica não terá qualquer razão, estando convencido – como se nota pelas suas declarações – que nos proporciona bons espectáculos, espectáculos de bom futebol. Coitado, ele ainda não percebeu que nós, o país de Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do Mundo, sabemos bem o que é futebol e o que é jogar bom futebol! Por isso, sr. Martínez, tome mesmo nota que nós achamos que a Selecção tem obrigação – com os fantásticos jogadores que possui – de proporcionar jogos de outro gabarito, de outra qualidade! Bem sei que o sr. Martínez não gosta dos jogadores do Campeão Nacional, com que – semana após semana – o Sporting delicia a sua massa adepta, sistematicamente com jogos interessantes e exibições individuais de grande qualidade. O corolário disto tudo é naturalmente só um… as saudades que temos de ver o nosso Sporting! Saudades de ver jogar futebol… o futebol de um treinador como Rúben Amorim que sabe jogar, ganhar e encantar!

HUGO VIANA – Foi notícia esta semana a contratação do nosso Hugo Viana pelo Manchester City FC, um dos clubes mais ricos do mundo! Tal terá efeito a partir do início da próxima época, ficando – assim – o Hugo Viana connosco até ao final da presente temporada. O Sporting emitiu a esse propósito um comunicado oficial, no qual deu igualmente nota da nova estrutura que fica – em estreita ligação com o presidente Frederico Varandas – a liderar o futebol Leonino: Bernardo Palmeiro e Flávio Costa. Teremos, assim, tempo para nos despedirmos condignamente de Hugo Viana… idealmente como bicampeão! E teremos, igualmente, tempo para dar as boas-vindas aos novos responsáveis do futebol Leonino, nos quais tanta esperança desde já depositamos. Por agora é tempo de nos congratularmos com o modo maduro e sereno com que o Sporting geriu todo este processo. Gostámos! É assim mesmo que se devem acompanhar os assuntos, incluindo este de particular importância e relevância, no “segredo” que sempre tem de, ainda que por um período de tempo, existir, aproveitando simultaneamente essa janela de tempo para encontrar uma solução de elevada categoria e que muito nos apraz registar, pois é reveladora do modo como hoje em dia tudo é tratado no Sporting! Ou seja, tratado bem!

CASOS JUDICIAIS – Soube-se, na última 3.ªfeira, que o SL Benfica foi formalmente acusado no âmbito do denominado “Caso dos Emails” de vários crimes, que mais precisamente são imputados à sua SAD e ao seu ex-presidente Luís Filipe Vieira. Qualquer que seja o resultado desse processo crime podemos, desde já, sublinhar que o simples facto do que já ocorreu é, por si só, uma vergonha! Uma verdadeira e enorme vergonha para o histórico e centenário SL Benfica. A imprensa diz que os crimes de falsificação de negócios, corrupção activa, fraude fiscal qualificada, com retirada de dinheiro dos cofres da SAD, podem acarretar consequências desportivas extremamente graves, nomeadamente o afastamento do SL Benfica das competições desportivas. O importante, sublinhamos nós, é mesmo preservar a Verdade Desportiva! Esse – e só esse – deve ser o eixo da actuação da Justiça! Apure-se a verdade, punam-se os culpados seja eles quem forem, erradiquem-se este tipo de práticas do futebol e do desporto português! A Verdade Desportiva tem de prevalecer! Exige-se justiça!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!