Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A família Leonina

Por Juvenal Carvalho
17 Out, 2024

Hoje decidi fazer uma opinião sobre a família. A família Leonina.

Existe quem use invariavelmente a expressão: "O Sporting é uma família". E como ela faz sentido. Claro que o Sporting Clube de Portugal, pela universalidade da sua expressão, é um verdadeiro gigante, em que é mesmo impossível nos conhecermos todos.

Estamos espalhados pelos quatro cantos do Mundo onde temos filiais, delegações e núcleos. 

Somos mesmo um verdadeiro caso de estudo, espantam-se até os nossos rivais. Se o futebol é a mola real do nosso Clube, e não temos como fugir a uma realidade menos ganhadora do que aquela que todos nós desejávamos, a verdade é que isso não impede milhares de jovens, alguns que, por exemplo em 2021 ainda não tinham visto o nosso Clube ser Campeão Nacional, terem vindo para a rua e, independentemente do sítio de onde são oriundos, naquela universalidade de que vos falei, extravasar a sua imensa alegria e dar razão à enorme expressão popular de que nos orgulhamos de ter.

No meu caso – no caso de cada um nós, foi a nossa causa, o nosso símbolo, que nos deu a conhecer Sportinguistas de forma ocasional, que se tornariam amigos, e com quem acabámos por calcorrear quilómetros atrás de quilómetros pelo país e até pelo estrangeiro, no apoio ao Sporting CP. Direi que em todos nós existe um momento engraçado para contar a esse nível.

Eu, pessoalmente, que já por aqui o escrevi, entrei cedo para dirigente do nosso clube do coração, foi no antigo pavilhão e estádio que conheci e ganhei muitos amigos, alguns infelizmente já desaparecidos, mas de que me recordo tanta vez. As famosas "tertúlias" de final de tarde e de após os jogos na Central do "velhinho" estádio, onde o símbolo era dissecado até à exaustão e nas quais as habituais divergências de pontos de vista alguma vez estavam acima do nosso grande amor. 

Tenho o privilégio, esta coisa da idade traz experiência, de viver a minha juventude e o meu Sportinguismo mais olhos nos olhos por não haverem ainda as novas tecnologias. Terei por isso muitos mais amigos reais do que virtuais que em comum temos o amor pelo Sporting CP. Com os quais vou divergindo ou concordando. E é nessa coisa pessoal que me revejo. O sinal dos tempos e o aparecer das redes sociais, onde o esconder a face e ofender de forma vil fazem escola, mas não serão nunca o Sporting CP que me habituei a vivenciar.

Um dia, decorria a década de 80 do século passado, António Oliveira, um jogador genial, na minha opinião um dos melhores jogadores portugueses que passaram pelo nosso Clube, disse no dia da morte de seu pai, que: "Por cada Leão que cair, outro se levantará". E nesta frase, muito simbolizou os 118 anos de uma História sublime. Os tempos, os incontornáveis tempos, levaram à partida do Mundo dos vivos de tantos Leões de juba alta. Mas a cada dia, também incontornavelmente, outros se levantarão. E estarão neles, nas novas gerações, o futuro do nosso Sporting CP. 

E o Sporting Clube de Portugal, que tem um passado que fala por si, um presente que nos dignifica, quer ter um futuro ainda melhor. 

Aqueles 19 amigos da época, que nos quiseram grandes, tão grandes como os maiores da Europa estarão, seguramente cientes, onde estiverem, que a sua premonição feita em forma de desejo foi concretizada.  

Sim, decididamente sim. O Sporting é uma família. Esta imensa família Leonina, aquela que escolhemos para a vida.

P.S 1– E na lógica da tal família, que bom foi ver no passado domingo de manhã mais de dez milhares de Leões na 12.ª Corrida Sporting, num fenómeno em crescimento ano após ano. Um evento que honra o prof. Mário Moniz Pereira. Um evento que honra o Sporting Clube de Portugal.

P.S 2 – O futsal iniciou com uma vitória o caminho que todos queremos que venha a ser o do penta. Façam História. Nós acreditamos em vocês.