Vamos a isto!
14 Nov, 2024
CAMPEONATO – No passado domingo, vivemos – com indescritível fervor Leonino – uma verdadeira montanha de emoções durante o decurso do jogo do Sporting com o SC Braga, da 11.ª jornada do Campeonato. No fim da primeira parte estávamos a perder por dois golos… o primeiro obtido pelo SC Braga num lance no mínimo caricato (já não falando do derrube evidente que Franco Israel sofreu e que os “especialistas” – quais “sábios” – bem se têm esforçado para, de modo inenarrável, justificar) e o segundo resultante de uma curva aleatória que a bola fez depois de espectacular defesa do nosso guarda-redes. Certo é que ao intervalo estávamos com uma desvantagem de dois golos, num jogo que não justificava tal resultado, tanto mais que – não sendo brilhantes – tínhamos tido uma posse de bola na casa dos 70%. Mal sonhávamos, pois, que – contudo – estava para vir a melhor parte… ou seja, a própria da segunda parte! Foi épico o que nessa altura se passou, tendo tudo começado com a vontade e o querer da equipa, superiormente comandada pelo grande Capitão Hjulmand, equipa essa que nunca baixou os braços e foi sempre porfiando e lutando… até que – ao ser atingido o primeiro quarto de hora da segunda parte – chegou ao empate, depois das felizes substituições em que entraram St. Juste (rematou de cabeça ao poste) e Morita, em feliz recarga deste último! A partir daí o Sporting CP “volta ao jogo” e tudo passava a ser possível. E assim foi… continuámos a pressionar e a jogar cada vez mais e melhor…sendo que, a pouco menos de dez minutos do fim do jogo, Hjulmand saca da “metralha” e a uns trinta metros da baliza marca um golo de bandeira, com um extraordinário petardo! Estava consumado o empate! Cheirava a vitória e, então, apareceu o jovem Harder (outro dos que entrou no decurso da segunda parte) a bisar e a fazer quase de rajada dois golos com dois excelentes remates de fora da área! Vitória indiscutível! Onze jogos, onze vitórias, igualado o melhor começo de sempre, que pertencia ao saudoso Marinho Peres (como bem me lembro dessa época!). O melhor ataque da prova. E a melhor defesa! É obra!
CAMPEONATO II – No clássico, entre os dois outros nossos rivais, decorreu uma vitória do SL Benfica… corolário disso é o Sporting CP ter agora ainda mais pontos de avanço sobre o seu mais próximo seguidor! São seis pontos sobre o segundo classificado! E continuamos com oito sobre o terceiro! Em 11 jornadas… pois, sim, é obra! Segue-se (depois do Amarante FC para a Taça de Portugal) o CD Santa Clara no mítico José Alvalade no final deste mês. Queremos mais uma vitória, queremos mais esses três pontos! Força, equipa! Vamos a isso!
RUBEN AMORIM – Concluiu com chave de ouro a sua passagem pelo Sporting CP, nomeadamente neste ciclo final de três jogos antes da sua partida para Manchester. Três jogos nos quais a equipa ganhou sempre, marcou treze golos e só sofreu três, tendo como adversários equipas do quilate de Estrela da Amadora e – sobretudo – Manchester City FC e SC Braga! Boa sorte, míster!
NOVA EQUIPA TÉCNICA – Foi já anunciada a nova equipa técnica da qual faz parte João Pereira! A apresentação oficial realizou-se na passada segunda-feira, numa cerimónia em tudo idêntica à da anterior equipa! Força! Estamos juntos! Vamos a isto!
FREDERICO VARANDAS – Saudamos de modo muito especial a gestão de toda esta problemática da mudança de treinador. Foi um trabalho delicado, sensível e difícil e – felizmente – coroado de sucesso! O tal naipe final de “três jogos” exigido pelo Sporting CP revelou-se crucial, em total defesa do Clube, no modo como foi aplicado e nos resultados alcançados! A saída de Ruben foi, assim, pacífica e – concomitantemente – foi tranquila a chegada de João Pereira. Notoriamente! E ainda bem! Parabéns, pois, presidente!
MANUEL FERNANDES / FPF – Não há outro modo de abordar a Gala das Quinas levada a cabo pela FPF no início desta semana… foi uma vergonha! Nem uma palavra para o lendário Manuel Fernandes! Nem uma palavra para o jogador que mais jogou efectuou no campeonato português! Manuel, não te preocupes… és e serás sempre uma lenda no nosso coração! E os dirigentes da FPF… pois, passarão… com essa mancha em cima dos seus nomes!