Estofo de campeão!
03 Jan, 2025
O CLÁSSICO - No passado domingo, no nosso José Alvalade, com mais de 48 mil pessoas nas bancadas e milhões a ver nas televisão, regressámos às vitórias e, com isso, à liderança do Campeonato Nacional. Fizemos uma óptima primeira parte, na qual marcámos um excelente golo, e na segunda parte (apesar de termos estado mais defensivos) pertencerem-nos as melhores oportunidades e jogadas do desafio! Ou seja, o 2-0 esteve sempre mais perto do que um eventual empate! Bem sei que há gente, desde logo alguns dos “cientistas” do futebol indígena, que “viu” um jogo diferente… mas, coitados, nem perceberam o que se passou, fugindo da realidade para tentarem justificar o evidente stress causado pela fugaz liderança de uns parcos dias quantos a uns e de umas míseras horas quanto a outros! Por seu lado, ao invés, o SPORTING - depois de tudo o que lhe aconteceu nos últimos tempos e pese embora o “festim” que já por aí ia! - exibiu manifesto e bem evidente estofo de Campeão! A verdade é que no decurso do jogo e no cômputo dos seus 90 minutos, o SPORTING teve mais oportunidades de golo, mais remates, mais “enquadrados”, melhores jogadas, maior empenho, mais querer, mais garra, mais raça, mais crença, mais foco, mais qualidade, mais equipe… ou seja, mais espírito de Campeão e, claro e consequentemente, mais estofo de Campeão!
CLÁSSICO II / RUI BORGES - Chegou Rui Borges! Bem-vindo, míster! Falou bem logo na sua apresentação, comunicou simples e de modo natural, transmitiu confiança para dentro… e para fora! Pegou bem na equipe! Isso notou-se no jogo, na fase “inspirada” e também na fase “esforçada”, a fase da “atitude”! De salientar o espírito de equipe já criado, como ressalta logo do abraço no fim do jogo, junto da baliza Vitor Damas (eterno!), que trocou com Gyökeres! Temos líder e temos a nossa equipe de regresso, agora que a nossa legião de lesionados começa também a regressar… Morita jogou 70 minutos e notou-se logo a sua presença! Outros, como Gonçalo Inácio e Bragança, estão para chegar em breve! Pote mais lá para meio do mês! E St. Juste e Eduardo Quaresma vão demonstrando que estão recuperados das suas mazelas!
CLÁSSICO III / DESTAQUES INDIVIDUAIS - Jogámos com tudo o que já disse, isto é com estofo de Campeão! A demonstrar o que somos e o que queremos! Estamos vivos e estamos na luta! Somos, na 16.ª jornada, os líderes do Campeonato e continuamos na luta em todas as outras competições! Muitos já nos queriam “mortos e liquidados”… pois, vão mesmo ter de nos aturar! Neste jogo, especial destaque para Geny Catamo, pelo golo (um hábito bom esse de marcar consecutivamente ao nosso eterno rival!), pelo mais que jogou (e muito foi, sempre perigoso e sempre com a baliza na sua mira!) e até pelo golo que nos ficou a “dever” já perto do fim da partida! Destaque também para Eduardo Quaresma, precioso nas várias arrancadas que protagonizou com dribles sucessivos, instaurando o pânico nas hostes adversárias! Está um Senhor Jogador e - como todos sabemos - Quaresma é um grande Leão de luta e de pundonor! Saliência igualmente para Hjulmand, soberbo no jogo, no passe, na construção, na recuperação, no comando, na presença, na calma… e no seu papel de Capitão! Referência ainda para Gyökeres e para o modo magistral como autenticamente “meteu no bolso” o defesa adversário que lhe caiu em sorte… foi magistral, demonstrando - à saciedade e para quem quis mesmo ver - como são prematuras as notícias que tão facilmente surgem por aquelas bandas quanto a pretensos “astros”… a jogada do golo mostrou à saciedade o modo fácil, até infantil, como o seu opositor foi sistematicamente ultrapassado pelo nosso Gyo!
CAMPEONATO / GUIMARÃES - É já nesta próxima sexta-feira que jogamos no Afonso Henriques, na última jornada da primeira volta. Jogo muito difícil e até mais difícil do que o último, como bem salientou Rui Borges, que tão bem conhece o nosso próximo opositor e a sua fervorosa e imensa massa associativa! E sim, é mesmo nestes jogos difíceis que temos de mostrar a nossa raça, levantar a nossa juba e demonstrarmos o nosso estofo de Campeão! Vamos, pois, a Guimarães para ganhar ao histórico Vitória SC! Queremos os três pontos! Força, Leões! Força, equipe!
GYÖKERES - Acabou o ano de 2024 e Gyo nesse ano civil fez o que mais ninguém fez em todo o planeta Terra, ou seja, marcou 62 golos em 63 jogos oficiais! É obra! Os seus mais directos competidores por esse mundo fora, em todas as latitudes e lugares, não chegaram aos 50 golos… Gyo arrasou mesmo! É merecidamente o Melhor Marcador do Mundo em 2024! E nem estamos a falar das assistências que faz… como neste último jogo no autêntico “presente de luxo” que quis dar ao Geny Catamo! Parabéns, Gyo!
ENTREVISTAS / INTERVENÇÕES - Nos últimos dias saíram na comunicação social várias entrevistas e referências a intervenções de diversos jogadores do SPORTING. E que bem que falaram! Hjulmand (que grande capitão aqui temos!) e Pote deram deram fantásticas entrevistas cuja leitura vivamente recomendo! Gyo e Debast seguiram este mesmo caminho! Trincão - logo depois do último jogo - tratou e bem de colocar o foco no próximo jogo! Estamos a falar de jogadores maduros, que sabem o que querem e sabem também como intervir e recuperar dos momentos menos felizes que vivemos! Estamos juntos e contamos com vocês! Força, Campeões! Força, equipe! Rumo ao Bi!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
P.S. 1 - JOÃO PEREIRA - Uma palavra muito especial e sentida para o nosso João Pereira! Não foi feliz, todos sabemos isso, mas o modo como tudo fez, a disponibilidade que demonstrou, o risco que prontamente assumiu, o trabalho e o empenho que sempre colocou, a dedicação e a devoção a “mil”, pois tudo isso nunca faltou! Um grande Leão a quem bato palmas! E um grande senhor na hora da saída! Obrigado, João Pereira! A ti e a toda a tua equipe! You will never walk alone!
P.S. 2 - NANI - Bonita cerimónia com o nosso Nani antes do último jogo em Alvalade! Uma carreira brilhante de um jogador fantástico! E que sempre foi e se mostrou como um dos nossos! Obrigado, Nani!
P.S. 3 - Os meus leitores que me desculpem pela “gazeta” que fiz na última semana. Foi-me mesmo impossível escrever na quadra natalícia! Mas foi bom receber as mensagens que me enviaram a perguntar “onde é que eu andava”… obrigado, Leões!