Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Ao teu lado, Francisco Trincão!

Por Juvenal Carvalho
16 Jan, 2025

Francisco Trincão, primeiro que tudo desculpa o trato de "tu", mas sei que não me vais levar a mal. Após o jogo da Taça da Liga, em que falhaste a grande penalidade, vi-te desolado. A chorar como se não quisesses acreditar no que te aconteceu. Não foi fácil para ti. Que mais do que o profissional – soube-o, ainda nem imaginava que um dia viesses a envergar o símbolo do Leão, através de um familiar teu de quem muito gosto e com quem fiz um programa de rádio com o nome "45 Minutos à Sporting", que tens o Sporting Clube de Portugal no coração. Sei que sofreste duplamente, por ti e pelo grupo, mas também pela tua condição de adepto. Mas só falha quem lá está. Desta vez, a "fava" calhou-te a ti. Como já calhou a tantos outros predestinados como tu. Sim, Francisco Trincão. Tu és um predestinado. E que, como também disse o nosso treinador Rui Borges, já deste muito ao Sporting CP. Dos teus pés já saíram verdadeiras obras de arte feitas de golos e de assistências que fizeram tão felizes aqueles que ficaram agora tristes a teu lado. Ainda em Guimarães foi um golo de antologia teu que nos permite liderar neste momento. 

Não te peço para levantares a cabeça. Sei que não precisas. Já no sábado, em Vila do Conde, ante o Rio Ave FC, sei que vais virar a página desse momento. Porque um Leão só se curva para beijar o símbolo. E tu és um dos nossos. 

E não serás só tu que está triste pela perda de um troféu. Todo o grupo de trabalho quer rumar ao "Bi". Virámos isolados para a segunda volta. O que nos dá alento. E será com esse alento que iremos jogar as 17 "finais" que faltam. Mas temos ainda a caminhada na Taça de Portugal e na UEFA Futebol Champions League.

Estamos a cerca de cinco meses do fim da época e muitas vicissitudes irão acontecer. Como ouvi de um amigo, já faz alguns anos, e é uma verdade irrefutável, se fosse fácil não era para nós.

Por isso, Francisco Trincão, a hora é de te focares no que falta. E o que falta pode ser tão bonito para todos nós.

Sei que sentiste em Leiria o carinho dos "teus". Desde dirigente e treinadores, passando pelos companheiros de equipa e pelos adeptos. 

O caminho é em frente. E tu sabes como ganhar. Afinal, nem é novidade para ti. Estamos juntos. E o juntos é mesmo em todas as horas. Contigo – como também com todo o plantel. 

O lema muito bem conseguido por Rui Borges: “Quando faltar a inspiração, que não falte a atitude", terá que fazer escola até Maio. Queremos encher novamente o país, e não só. Pintar de novo de verde as principais cidades de Portugal, mas também as aldeias mais recônditas.

Se o conseguiremos, não sei. Não faço futurologia. Mas sei que tu, tal como os teus colegas, tudo farão para que isso seja possível. Sejas feliz pessoalmente, mas acima de tudo o colectivo. Ninguém perde sozinho, como o contrário também é verdade. Por isso, Francisco Trincão, serei um lamechas que te dedicou estas palavras só porque te vi triste e não gostei. Porque tu és um Leão de antes quebrar que torcer. E com talento...tanto talento. E também com o sangue de leão a correr-te nas veias 

Ao teu lado, Francisco Trincão!

 

P.S 1 – Parabéns ao ténis de mesa pela conquista de mais uma Taça de Portugal de seniores masculinos, a 36.ª do nosso historial. Decididamente, ganhar é o nome do meio desta modalidade.

P.S 2 – O nosso atleta João Vieira, um caso raro de longevidade e com décadas a ganhar, voltou a ser, aos 48 anos, Campeão Nacional de 35km Marcha. Um caso ímpar e, direi único, de sucesso. Parabéns e obrigado por tanto, João Vieira.