Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

1.ª volta… 1.º lugar!

Por Tito Arantes Fontes
16 Jan, 2025

CAMPEONATO NACIONAL I – Terminou a primeira volta do Campeonato e – acertado que agora está o calendário, com todas as 17 jornadas completas e já jogadas – o Sporting CP está isolado na liderança da prova! Temos 41 pontos, respectivamente mais um e mais três que os nossos mais directos rivais! Temos também e de modo claro o melhor ataque da prova (quase 50 golos marcados!) e ainda a melhor diferença entre golos marcados e golos sofridos. É, pois, uma liderança baseada em factos que falam por si e que demonstram à sociedade o “porquê”, a “razão de ser” do primeiro lugar que ocupamos!

CAMPEONATO NACIONAL II – Emblemáticos foram estes últimos jogos do Campeonato… o Sporting CP empata a quatro golos com o Vitória SC na “cidade berço” e – nessa altura – pensávamos que estaríamos a entregar a liderança do Campeonato aos nossos rivais… nada de mais errado! Porque um deles, logo no dia seguinte, baqueia em casa frente ao SC Braga! E o outro demonstrou, há poucos dias, como bem lhe soube a “excursão” que fez à Choupana, na Madeira! E para o demonstrar perdeu o jogo (o resto de jogo que faltava jogar) com o CD Nacional! O nosso grande golo – obra fantástica do Trincão – ao cair do pano do jogo de Guimarães valeu, pois, mais que o empate no jogo, vale – e isso é o mais importante! – a liderança isolada do Campeonato!

CAMPEONATO NACIONAL III – A segunda volta inicia-se já no fim-de-semana, com o jogo em Vila do Conde, contra o Rio Ave FC, adversário batalhador e sempre muito brioso. À partida não será fácil, no Estádio dos Arcos nunca é, mas a ideia é só uma, ou seja, ganhar e trazer os três pontos para Lisboa! Confiamos nos nossos jogadores! Confiamos na nossa equipa! Confiamos no nosso técnico Rui Borges (e que bem que tem falado!)! Força, Sporting CP!

CAMPEONATO NACIONAL IV – Temos, finalmente, alguns dos nossos lesionados a chegar… é, desde logo e à vez, o caso de Daniel Bragança, Gonçalo Inácio e Pote! E que “reforços” aqui estão! A segunda volta do Campeonato promete e – com vários recuperados de tanta lesão e com a consolidação dos métodos e ideias do novo treinador Rui Borges – temos tudo para lutar pela revalidação do título e alcançarmos o almejado “Bi”! Sem as vicissitudes da primeira volta, máxime quanto à mudança de treinador, com o “luto” já feito pelos jogadores por essa indesejada alteração no comando técnico, com a consolidação dos métodos e ideias de Rui Borges e com a recuperação dos jogadores lesionados que fomos acumulando, pois, o mais certo é que venhamos mesmo a ter condições, mais condições, para lutar decisivamente pela revalidação do título de Campeão Nacional!

TAÇA DA LIGA / FINAL – No passado sábado teve lugar a final desta prova, para a qual o Sporting CP se tinha apurado ao bater justamente o FC Porto a meio da semana. Do outro lado estava o SL Benfica que tinha ultrapassado o SC Braga na outra meia-final. O jogo foi bom, com uma primeira parte muito entretida e equilibrada, no fim da qual se verificava um empate a um golo, no nosso caso através de um indiscutível penálti por falta cometida sobre Maxi (bela joga!), bem convertido por Gyökeres. A segunda parte não esteve no mesmo nível, mas ainda assim foi interessante e emotiva. No fim dos noventa minutos persistia o empate a um golo, tendo-se ido de imediato para a decisão por penáltis, pois nesta prova não há prolongamento. Primeira série de cinco irrepreensível de parte a parte. A seguir – no sétimo penálti – o nosso Trincão atirou fraco e algo denunciado e não conseguiu marcar. Foi inglório… e esta prova fugiu-nos… no derradeiro momento e já sem recurso!

TAÇA DA LIGA II / BALANÇO – Fiquei, no fim do jogo, com mixed feelings, triste por não termos vencido, mas satisfeito com o trabalho da equipa, claramente a melhorar do dia para dia. Tínhamos, na verdade, feito um bom jogo! E isso apesar de ainda estarmos fustigados com lesões de vários jogadores de indiscutível valia e titularidade, como são os casos de Pote, Bragança, Morita, Gonçalo Inácio e Nuno Santos. Pensemos bem no facto de termos feito um jogo tão equilibrado contra o nosso adversário, com todos os seus titulares ao dispor. Ou seja, conjecturemos sobre o que poderemos alcançar quando, a curto prazo, começarmos a recuperar e a poder contar com os nossos jogadores. É bom pensarmos no que aí vem, ou melhor… pode vir!

TAÇA DA LIGA III / ARBTRAGEM – Bem sei que, nesta mesma coluna, já por várias vezes critiquei as prestações de João Pinheiro (no campo) e de Luís Godinho (VAR), nomeadamente noutros jogos ao longo dos últimos anos. Sucede, contudo, que desta feita nada tenho a apontar. Um ou outro erro de avaliação de somenos, durante toda a partida. A verdade é que a final foi bem arbitrada e quando assim é nada há a criticar, muito pelo contrário há que valorizar e – porque ficou feita cabal demonstração de capacidade e valia – exigir que assim continuem a actuar os dois árbitros indicados. Se sabem, pois que assim continuem! E cá estaremos para o dizer, se – como agora – tal for justo e merecido!

TAÇA DA LIGA IV / TRINCÃO – O nosso querido Trincão saiu em lágrimas e de rastos de Leiria, por ter falhado o decisivo penálti. Compreendemos. Mas, Trincão, todos sabemos o tanto que tens feito em defesa da sagrada camisola que envergas! Não te crucifiques! Estamos todos contigo! Solidários! Gratos por tudo! Desde logo pelo golo que marcaste em Guimarães, no último sopro, o tal golo que nos valeu o “pontinho” que nos vale a liderança isolada no Campeonato! Obrigado, pois, Trincão! Força, Trincão!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

 

P.S 1 – Em Leipzig vamos jogar sem qualquer apoio nas bancadas, sancionados pelos comportamentos de uns, poucos, que violam os direitos dos outros, muitos! E prejudicam de forma directa e total o Clube! Isto não pode mesmo continuar… acabem com as pirotecnias! Já!

P.S 2 – João Pereira regressa para continuar o seu trabalho na nossa equipa B. É um Leão que volta a casa. Saúdo a decisão! Salvé, João Pereira!

P.S 3 – No futsal fomos empatar ao pavilhão da Luz no último fim-de-semana, num jogo de raça e valor! Foi ao cair do pano, mas foi totalmente merecido e justo! Bravo, equipa!