E vão 20 jornadas!
06 Fev, 2025
CAMPEONATO NACIONAL I - Neste último fim de semana completou-se mais uma jornada, a vigésima. Triunfo claro do Sporting CP, no José Alvalade, no domingo ao final da tarde, por três golos contra a um, frente ao seu homónimo SC Farense. Jogo entretido, bem ganho, no qual ganhámos vantagem cedo, graças a excelentes finalizações de Iván Fresneda (seu primeiro golo na carreira como sénior, após impecável trabalho e assistência de Conrad Harder) e de Ousmane Diomande (preciso e precioso no remate de cabeça a coroar canto bem marcado por Francisco Trincão, do lado direito do nosso ataque). Também cedo, pelos vinte e poucos minutos de jogo, perdemos o Geny Catamo, que - após vigorosa disputa de bola com defesa adversário - se lesionou, com uma entorse no seu pé direito. Força, Geny, recupera bem e rápido! Mesmo ao cair do pano da primeira parte consentimos (a bola bem que podia ter sido afastada antes do perigoso centro do Elves Baldé, um ex-Leão) um desnecessário golo ao nosso adversário, obtido em aparente fora-de-jogo, mas que o VAR validou mesmo. Na segunda parte fomos porfiando, sempre com o jogo controlado, mas também sempre com a sensação que não tínhamos “matado” a partida, o que - quando não sucede e como todos sabemos - pode acarretar dissabores, por num lance fortuito o nosso opositor marcar, neste caso o que seria o seu golo do empate. Findou essa situação, já no fim do jogo, aos 88 minutos, graças à espectacular “peitaça” do Conrad Harder, que com essa zona do corpo (ele bem sabe que para o efeito só não pode usar as mãos!) disparou um autêntico míssil para o fundo das redes, correspondendo magnificamente ao centro de primeira do recém-entrado Matheus Reis (recuperado de lesão, salvé!).
CAMPEONATO NACIONAL II - Foram, assim, mais três pontos do Sporting CP e o confirmar da liderança isolada do Campeonato! Com efeito, os nossos mais directos competidores, não só não fizeram melhor que nós, como inclusive um deles, depois de titubeante vitória do outro na Amadora, empatou em Vila do Conde, terreno onde ainda há pouco tempo o Sporting CP tinha obtido uma categórica e até “escassa” vitória por 0-3! Continuamos, assim, com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, tendo aumentado a mesma para oito pontos quanto ao terceiro classificado. Isto após a 20.ª jornada. Continuemos, pois, a fazer o nosso trabalho, jogo a jogo, sempre! Sabendo, como sabemos, que à data de hoje somos de modo destacado o melhor ataque da prova, bem como notoriamente o clube com melhor diferença entre golos marcados e sofridos. E ainda que voltamos a ter a defesa menos batida do Campeonato.
CAMPEONATO NACIONAL III - Na próxima jornada temos uma das mais difíceis deslocações do Campeonato, no caso ao Dragão, casa do FC Porto. Será já nesta sexta-feira à noite. Espera-se, como usualmente, casa cheia. E esperamos que sejamos mais uma vez felizes nesse estádio, se possível com algum dos nossos lesionados já recuperados, máxime Gyökeres e Morita! Vamos a isto! Na luta! Na garra! Força equipe! Uma vitória abre, desde logo, a esperança num futuro triunfante! Força, Leões! Nós acreditamos em vocês!
CHAMPIONS - Na passada semana alcançámos o nosso objectivo na Champions! Empatámos no José Alvalade com o Bologna FC 1909 (e as equipes italianas são sempre difíceis… sempre mesmo!), graças a um oportuno golo de Conrad Harder, a concluir grande jogada do João Simões, conquistando assim mais um ponto, o que nos permitiu atingir os “míticos 11 pontos” e a concomitante passagem ao play-off! Venha agora, já na próxima semana, em Lisboa, o Borussia Dortmund! Força, Sporting CP!
MERCADO DE INVERNO - Está concluída esta “janela” de transferências do meio da época. Com relevo fomos buscar o Rui Silva, guarda-redes internacional por Portugal, de quem já falámos neste espaço. Contratámos também, no último dia do mercado, o Biel, avançado brasileiro. Bem-vindo! E boa sorte com as nossas cores. Quanto a saídas, de salientar o Marcus Edwards que rumou a Inglaterra! Boa sorte.
HUGO VIANA - Foi hoje (terça-feira, dia em que escrevo) concretizada a anunciada saída deste “nosso” Campeão para o Manchester City FC! Conquistámos sete títulos com a sua ajuda e liderança, neles se incluindo dois títulos de Campeão Nacional! Somam-se uma Taça de Portugal, uma Supertaça e três Taças da Liga! É obra, manifesta obra! Obrigado, Hugo Viana! Sê feliz!
ANDEBOL/SELECÇÃO - Fantástica prova da nossa Selecção no Mundial desta modalidade. Conquistámos um inédito quarto lugar, a melhor classificação de sempre de Portugal! E mostrámos toda a nossa qualidade, em todas as partidas, incluindo nos jogos com vários dos colossos mundiais do andebol! Na Selecção destaca-se o facto de metade dela ser composta por Sportinguistas! Figuras ímpares e cimeiras do nosso andebol, como Salvador Salvador (o grande capitão Sportinguista), Martim Costa, Francisco Costa, Pedro Portela, João Gomes, Diogo Branquinho, aos quais adicionamos o também “nosso” Luis Frade! Especial referência aos prémios e destaques individuais atribuídos aos Manos Costa (um no “Sete Ideal” do Mundial e o outro eleito como “Melhor Jogador Jovem” do Torneio)! Foram todos uns verdadeiros Heróis do Mar! Conseguiram mesmo parar o país para nos colarmos à televisão a ver… andebol! Extraordinário! Agora, pois… é continuar… queremos mais! E sabemos que vocês também! Muitos Parabéns! Força, Portugal!
RUGBY - Na semana passada, o Sporting CP sagrou-se Campeão Nacional de sub-18! É também o primeiro título feminino de sempre obtido pelo Sporting CP nos escalões de formação! E logo na primeira edição do campeonato em causa! Força, equipe! Parabéns, Campeãs!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
P.S. - O nosso Cristiano acaba de fazer 40 anos de idade! Impressionante a sua forma física e os golos que continua marcar! E que bem quando disse, na entrevista que agora deu a jornalista espanhol, que sim, que via futebol… pois via o seu clube, o Sporting CP! É mesmo o Maior Jogador de Sempre, de Portugal… e do Mundo! Muitos Parabéns, Cris!