Vamos com eles
06 Fev, 2025
É nesta equipa, com uma média de idades de 22,8 anos, defrontou na última jornada da fase de liga os italianos do Bolonha, a grande maioria jogaria nos sub-23 e outros ainda, como os três que estiveram na origem da brilhante jogada que deu o golo do empate (Geovany Quenda, João Simões – o homem do jogo – e Conrad Harder), nos sub-19, conseguiu brilhantemente o apuramento para o play off da UEFA Champions League, que temos que acreditar até ao fim.
Com contrariedades como as lesões – e tantas têm sido –, com momentos de forma menos bons, ultrapassando decisões erráticas de árbitros, etc... eles já nos deram provas mais do que cabais que lá estarão para as minimizar, superando-se.
E para que isso seja uma realidade, terá que ser com base no sangue, suor e lágrimas , mas também, e muito, na inspiração de jogadores diferenciados, que felizmente os temos para, chegados os grandes momentos, darem o tal toque de classe.
Faltam agora 14 "finais" depois da vitória bem conseguida ante o SC Farense, sendo a próxima já amanhã, no Dragão, e será com o mesmo espírito de conquista que lá estaremos.
O jogo a jogo, encarando-os todos com o mesmo sentido de responsabilidade, terá que ser o mote, inevitavelmente.
Foi assim frente aos “leões” de Faro, com uma entrada decidida e com o sentimento de resolver o jogo cedo. E se assim o pensaram, melhor o conseguiram. Logo aos 11 minutos, chegou o primeiro golo por intermédio do espanhol Ivan Fresneda, que jogo após jogo vem afirmando-se no onze titular e com um rendimento em crescendo. Pouco depois, seria Ousmane Diomande a dizer que sim com a cabeça a um canto brilhantemente executado por Francisco Trincão, a ampliar o resultado.
Era um Sporting CP afirmativo aquele que se "espraiava" no relvado de Alvalade, e nem o golo dos algarvios, já no período adicional do primeiro tempo, desviaria o foco.
E o foco era claramente o de resolver o jogo após o regresso dos balneários. Primeiro Gonçalo Inácio e depois Conrad Harder, um verdadeiro "panzer", estiveram perto, muito perto, de ampliar o resultado, sem que o SC Farense criasse real perigo. E seria já perto do fim, dando o peito à bola – também poderia ser às balas – que o menino dinamarquês repetiu o feito da UEFA Champions League e marcou o golo da tranquilidade, dois em apenas quatro dias. O caminho do sucesso começa a ser para ele uma inequívoca realidade. São apenas 19 anos, mas é literalmente um "adulto" na forma como se entrega. Não dá uma jogada como perdida. Luta por cada bola com uma entrega inexcedível. Dá mesmo um imenso gosto vê-lo jogar.
Perante isto, apesar da "almofada" de pontos que temos sobre os rivais, terá que ser – e será – na base da transpiração e sobretudo da responsabilidade, que Rui Borges – o "comandante" deste imenso navio tudo fará para chegarmos a Maio no topo. E quão feliz ficaria o universo Leonino se tal desiderato fosse conseguido. Até porque chegaria o "Bi" que tanto nos tem fugido.
Vamos, pois, com eles. Lado a lado ou com eles às nossas cavalitas. De que forma for. Todos seremos poucos para estarmos juntos, nos bons, mas sobretudo nos momentos menos bons, para aquilo que falta. E o que nos falta pode trazer-nos uma enorme felicidade.
Sem sobranceria nem arrogância. Isso é mais apanágio de outras paragens. Tem que ser..."à Sporting", com Esforço, Dedicação e Devoção, para que a Glória, no futebol, que me ocupou o espaço desta coluna de opinião, mas também nas mais diversas modalidades, venha a ser uma realidade.
P.S – O fecho do mercado ditou a continuidade dos nossos jogadores nucleares e trouxe para o plantel o extremo brasileiro Biel. Bem-vindo, Leão!
P.S 2 – Hugo Viana fechou um ciclo no Sporting CP com a conquista de títulos e com a realização de um trabalho com uma capacidade que fala por si. Obrigado por tudo e felicidades para a nova etapa que agora se inicia.