Quenda… Homem do jogo (Dragão)!
13 Fev, 2025
CAMPEONATO NACIONAL I – Na última sexta-feira cumpriu-se o clássico com o FC Porto no Estádio do Dragão, jogo da 21.ª jornada do Campeonato e, como sabemos, sempre uma das duas mais difíceis "saídas" na prova. No final do jogo (já lá iremos às incidências da partida) registava-se um empate a uma bola. Algo que, creio eu, qualquer Sportinguista poderia aceitar de imediato antes do jogo se iniciar, tendo em conta desde logo a classificação actual do Campeonato. Ainda assim, os Sportinguistas queriam mais… e com razão queriam mais, pois a verdade é que merecemos ganhar dentro dos 90’, incluindo os seus descontos. A primeira parte é de total domínio do Sporting CP, a única equipa em campo, dominando e gerindo o jogo como equipa madura e com um futebol de nível claramente superior ao do adversário. Corolário dessa nossa exibição é o golo de vantagem que tínhamos ao intervalo. Um golo de Fresneda, com um belo remate no coração da grande área adversária, após uma extraordinária jogada desse talento portentoso que dá pelo nome de Geovany Quenda! Essa jogada não tem, contudo, tido o merecido destaque na comunicação social… é pena. E é pena porque nela se pode apreciar o rasgo genial de um grande e jovem jogador, que – depois de "safar" a bola em cima da linha lateral – continua a sua arrancada, passando por todos seus adversários, incluindo um com o sempre bonito lance do "bola por um lado, jogador pelo outro", para concluir já na linha de fundo com um centro atrasado para o coração da grande área, pondo a bola – numa autêntica "bandeja de prata" – ao dispor do disparo fatal. Um monumental momento de futebol… aos 17 anos de idade! No Dragão! A segunda parte foi diferente, mas – ainda assim – as melhores oportunidades de golo foram, claramente, do nosso Clube. O FC Porto tinha mais bola, mas o Sporting CP era mais perigoso e, por isso, o segundo golo, que poderia confirmar a vitória Leonina, esteve sempre mais perto, mais eminente. Contudo, isso não sucedeu e – já nos "finalmente" dos minutos de desconto – o FC Porto chega ao empate, com um golo fortuito, autenticamente "caído do céu". De seguida… pois, há o lance do Quenda (novamente o Quenda, esse indiscutível Homem do Jogo do Dragão!) com a entrada impetuosa do defesa do FC Porto… e o resto, o resto – como se costuma dizer – é história… história que tem enchido muitas páginas de jornais e muitas horas de emissão televisiva. Corolário da situação criada é que o Sporting CP teve de marcar apenas um canto a seu favor e – ainda antes dessa marcação – viu Matheus Reis e Diomande serem expulsos. Resultado final… empate no Dragão!
CAMPEONATO NACIONAL II – Corolário do resultado é, claramente, a manutenção – após a 21.ª jornada – da liderança do Sporting CP, com os mesmos oito pontos (que valem por nove, pelas regras de desempate, face à nossa vitória na primeira volta no José Alvalade) sobre o terceiro classificado, o FC Porto. Corolário da jornada é igualmente o Sporting CP manter de modo cristalino a liderança isolada do Campeonato, agora – depois das vicissitudes do jogo em casa do outro rival com o Moreirense FC – com mais quatros pontos do que esse segundo classificado. E continuamos também a ser claramente a equipa com mais golos marcados, menos golos sofridos e melhor diferença de golos. É obra! E é assim que queremos continuar… para já no sábado, com o Arouca FC, no nosso "santuário", em nossa casa, no José Alvalade! Lá estaremos em busca dos três pontos… para depois enfrentarmos, com confiança e ganas de vencer, o último terço do Campeonato!
CAMPEONATO NACIONAL III – Duas referências mais sobre a última jornada. A primeira para verberar a atitude anti-desportiva do jogador Fábio Vieira no jogo no Porto, que – com o seu teatro, a sua atitude manhosa, a sua encenação de agressão (e não, não estou a "branquear" e muito menos a esquecer o desnecessário, arriscado e criticável gesto do Diomande) – conseguiu ludibriar o árbitro e, consequentemente, serviu de detonador da expulsão do nosso jogador. Nenhum arrependimento de Fábio Vieira até hoje. Assim se mede o carácter e a postura desse jogador. Prejudicou outro colega, ludibriou o árbitro. E hoje lá estará ele a viver com a sua consciência… não, não fazem mesmo falta ao desporto gente como ele! A segunda nota é para sublinhar a estranheza que por aí vai com o facto de os jogos do Campeonato serem televisionados todos pela Sport TV (e como se sabe sou também crítico dos comentários anti-sportinguistas que sistematicamente aí ocorrem!), com excepção dos jogos do nosso rival na Luz, que são televisionados em "circuito fechado" (só para alguns endinheirados, pois que o povo a tal não pode!) pela BTV. Discute-se, pois, muito e bem, de modo justo e certeiro, o trabalho dessa privativa estação televisiva, a sua selecção de imagens, desde logo quanto a número de repetições e a ângulos de filmagem, conforme a câmara que é usada. Já se sabe que o tema não contende com o VAR, que tem acesso a outras câmaras e imagens, mas isso sim tem impacto na opinião pública! E esta tem direito a ser informada, bem informada, de modo esclarecido e sem ser manipulada! Venham lá, pois, critérios iguais e equivalentes! Deixemo-nos mesmo de pseudo "direitos especiais"!
CHAMPIONS – Ontem (escrevo na quarta-feira de manhã) fizemos o jogo da primeira mão do play-off da Champions, com o Borussia Dortmund, finalista da prova na época transacta. O Dortmund é uma grande equipa da Europa! E – apesar do seu menor desempenho na actual Bundesliga – é mesmo esse o estatuto e a realidade do Dortmund! Fizemos uma boa primeira parte, na qual merecíamos estar em vantagem. Na segunda parte, acabámos por tornar o jogo fácil para os alemães. Ninguém gosta de perder, o Sporting CP também não! Veremos o que se passará na segunda mão, na Alemanha, na próxima semana. De todo o modo, o nosso objectivo da época na Champions foi atingido, ou seja, o play-off. Pois que, como todos sabemos, o nosso objectivo principal, que todos queremos e ambicionamos, é mesmo o de mais um título de Campeão Nacional!
Viva o Sporting Clube de Portugal!