Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Cinco finais!

Por Tito Arantes Fontes
24 Abr, 2025

CAMPEONATO NACIONAL I – Na passada sexta-feira cumprimos o nosso jogo contra o Moreirense FC (recordando que na primeira volta tínhamos perdido essa partida, lá, em Moreira dos Cónegos, por 2-1, com dois remates nossos a embater teimosamente na trave), uma equipa sempre difícil e bem preparada. O jogo começou com um Sporting CP verdadeiramente avassalador, fazendo – na minha opinião – a melhor primeira parte deste Campeonato. Um luxo! Chegámos ao intervalo a ganhar de modo totalmente justo e merecido por 2-0, resultado que até pecava por escasso tal o caudal de jogo que tínhamos desenvolvido e as ocasiões de golo que tínhamos construído e que, por isto ou aquilo, não tinham sido concretizadas. No início da segunda parte, marcámos o terceiro golo e aí “matámos” o jogo. Daí até ao fim da partida foi gerir o jogo, sendo que o Moreirense FC ainda marcou o seu ponto de honra. Foi uma vitória justa a demonstrar uma clara e importante subida de forma, o que importa salientar, desde logo pelo momento decisivo da época em que entrámos.

CAMPEONATO NACIONAL II – Corolário dos demais resultados da jornada é o facto de continuarmos na liderança da prova, agora com 62 pontos, acompanhados nessa pontuação pelo nosso rival do costume. Importante continuar a sublinhar que temos o melhor ataque da prova (graças aos nossos 78 golos!), uma das melhores defesas e – por quatro golos – a melhor diferença de golos entre marcados e sofridos. No domingo, pelas 20h30, vamos ao Bessa. Será mais uma final, mais um jogo de elevada dificuldade, pois tradicionalmente o Boavista FC sempre foi uma equipa muito combativa, acutilante, perigosa e – adicionalmente – sempre fez do Bessa uma fortaleza quase intransponível. Bem sabemos que actualmente o Boavista FC é um dos últimos classificados da tabela, mas esse é afinal um dos maiores motivos de preocupação, pois que a luta pela manutenção na primeira divisão do nosso adversário seguramente que o agigantará, agora rejuvenescido com o seu novo técnico escocês. Temos, pois, de cumprir o nosso desígnio neste jogo fundamental, superando o nosso adversário e conquistando os três pontos em disputa. Força, Leões! Força, equipa!

TAÇA DE PORTUGAL/FINAL – Conquistámos o direito a – pela 31.ª vez! – estarmos presentes na grande festa do Jamor. Será dentro de um mês, mais precisamente no dia 25 de Maio. Para o efeito, neste último passo, ganhámos novamente ao Rio Ave FC, desta feita na sua casa emprestada de Paços de Ferreira, na segunda mão da meia-final. Uma vitória por 0-2, com golos de Gonçalo Inácio e de Gyökeres, a garantir uma confortável vantagem, desde logo no agregado dos dois jogos, ainda antes do ponto de honra dos de Vila do Conde. É mais um objectivo alcançado, faltando agora o último nesta prova… trazer a Taça para o seu sítio, o Museu Sporting! Força, equipa! Força, Leões!

GYÖKERES – Este fabuloso avançado que fomos há quase dois anos buscar ao Coventry City FC continua a maravilhar-nos, regressado que está ao seu nível, recuperado das suas mazelas e lesões. Nos últimos dois jogos (a que nos referimos acima) apontou quatro golos, sendo que num deles, em Alvalade, fez um hat-trick lindo, coroado com um livre directo de enorme qualidade. Creio que fez o seu terceiro hat-trick no actual Campeonato! A que acresce o hat-trick que fez no inolvidável jogo com o Manchester City FC, em Novembro passado! É um avançado extraordinário! Um verdadeiro fenómeno! Um jogador que já está na História do nosso Clube para todo o sempre! Ele e a sua imagem de marca… a máscara! Muitos Parabéns, Gyö! E que assim continues neste final de época!

POTE – Teve um regresso apoteótico no Estádio José Alvalade quando, aos 69’ do jogo com o Moreirense FC, entrou para substituir a pérola Geovany Quenda. Estrondosa ovação de pé que Alvalade atribuiu com gáudio e júbilo a este nosso ídolo! No jogo com o Rio Ave FC já jogou uma parte inteira, tendo sido titular! Está recuperado da grave lesão que o atormentou e regressou mais de cinco meses depois, ou seja, mais de meia época oficial depois! Bem-vindo, Pote! Isso é o mais importante! O resto será história e Glória!

CINCO FINAIS/FREDERICO VARANDAS – O nosso presidente quis salientar, no final do jogo com o Rio Ave FC, as inúmeras vicissitudes que esta época têm assolado a nossa equipa e o modo intrépido como os nossos jogadores e a equipa técnica têm enfrentado todas as dificuldades. Dirigiu-lhes, por isso, sinceras e sentidas palavras de elogio e admiração.  É notável, de facto, o esforço gigantesco que a nossa equipa tem feito, ultrapassando e sobrevivendo a todos os obstáculos com que se foi deparando nesta temporada. Com todo esse esforço, essa dedicação, essa devoção chegámos ao patamar em que estamos, ou seja, no limiar da Glória. Estamos juntos! Estamos unidos! Vamos à luta nas cinco finais que nos faltam! São cinco jogos! Queremos cinco vitórias! Queremos o Bicampeonato! E queremos a Taça de Portugal! Força, equipa! Força, Leões!

Viva o Sporting Clube de Portugal!