Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto José Cruz

Fãs vão concretizar sonho de jogar futebol no Estádio de Alvalade

Por Jornal Sporting
09 maio, 2016

Iniciativa solidária vai permitir disputar partida em pleno relvado

Depois do enorme sucesso da edição de 2015, a Fundação Sporting volta a organizar um evento solidário no Estádio José Alvalade, que permitirá a fãs do Clube jogarem futebol em pleno relvado. 

O evento está marcado para este sábado, dia 14 de Maio, dia em que se realizará um único jogo de solidariedade, pelas 20h30. 

Sabe mais sobre o evento aqui.

Todas as verbas reverterão integralmente para a Fundação Sporting.

Conrad Harder e João Simões alegram o Natal de famílias de acolhimento

Por Sporting CP
20 Dez, 2024

Iniciativa da Fundação Sporting na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Conrad Harder e João Simões foram convocados pela Fundação Sporting, nesta sexta-feira, para uma acção de responsabilidade social na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), com famílias que acolhem crianças em situação de perigo, enquanto as suas famílias não podem cuidar delas.

Um “jogo” diferente ao qual acederam com o empenho e a garra que mostram sempre em campo e que proporcionou uma tarde especial a todos os presentes, ajudando também a divulgar este projecto da SCML que pretende, acima de tudo, “garantir que as crianças em situação de perigo tenham um futuro de qualidade”, como referiu Patrícia Bacelar, directora do Núcleo de Acolhimento da SCML.

Foi também nesse sentido, e de forma a dar conta da importância das famílias de acolhimento, que a Fundação Sporting escolheu a instituição nesta quadra especial, uma vez que o lema de Natal do Sporting CP este ano é “Família há só duas” e o da Fundação é “Na distância, somos presença”.

“Viemos aqui, como vamos todos os meses a algum lado, mas claro que o Natal é sempre uma altura especial. Temos sempre muitos pedidos e desta vez escolhemos a SCML, nossa parceira de longa data, tendo em conta os ‘motes’ deste ano e o facto de podermos estar com famílias, no caso famílias de acolhimento”, referiu Inês Sêco, coordenadora-executiva da Fundação Sporting, acrescentando: “Trazer aqui este calor e tanta esperança nesta altura do Natal foi bom para todos”.

Os dois atletas, que se fizeram acompanhar pelo Jubas, sentiram isso mesmo e estiveram sempre muito sorridentes e disponíveis, dando vários autógrafos e tirando muitas fotografias, assim como jogaram à bola, mostraram os dotes nos trabalhos manuais – em particular na pintura – e entregaram vários brindes natalícios.

“É uma época especial do ano e foi bom estar aqui. É bom dar e receber este amor, mostrar-lhes que há muitas coisas boas na vida e que todos podemos ser felizes”, disse Conrad Harder, aos meios de comunicação Leoninos, acrescentando: “No Sporting CP somos uma grande família e é bom partilhar este amor com todos”.

João Simões concordou com o companheiro de equipa, reforçando que “esta altura do ano é de estar com os familiares e amigos” e que, por isso, “foi muito bom” proporcionar uma tarde diferente a todos os presentes, olhando também para a importância das famílias de acolhimento: “É de realçar o papel delas porque ajudam as crianças que precisam a crescerem como pessoas e a terem as mesmas oportunidades que as outras têm”.

Artur Paiva e Pona percebeu que poderia ajudar a que assim fosse e há dois anos que acolhe uma criança indicada pela SCML. “Eu e a minha mulher começámos a falar sobre estas campanhas da Santa Casa da Misericórdia e percebemos que tínhamos vontade de ajudar uma criança. Ao fim de um ano, tivemos a notícia de que podíamos acolher uma menina em nossa casa, já passaram dois anos e tem sido uma grande alegria. É uma experiência desafiante, mas muito reconfortante. A família cresceu, agora somos cinco e é uma animação”, disse, admitindo que “são todos Sportinguistas” e que também “o Sporting CP ajuda à alegria de todos lá em casa”.

Foto João Pedro Morais

Sporting CP e Edgar Davids estabelecem parceria

Por Sporting CP
16 Dez, 2024

Acordo formalizado para requalificação de campo no Bairro da Cruz Vermelha

A Fundação Sporting e o Parc des Rêves, projecto fundado pelo ex-futebolista internacional neerlandês Edgar Davids, formalizaram, esta tarde, uma parceria, com o objectivo de construir e reabilitar campos de futebol em comunidades tendencialmente mais vulneráveis, desta feita na Bairro da Cruz Vermelha, situado na Freguesia do Lumiar.

Com a presença de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, do vice-presidente André Bernardo, de Edgar Davids e de Ricardo Mexia, Presidente da JF do Lumiar, as partes assinaram um acordo que mostra a sintonia no sentido de prestar serviço à comunidade. O emblema de Alvalade, enquanto instituição de utilidade pública, deu mais um exemplo do que é pensar e procurar proporcionar as melhores condições possíveis a quem é mais desfavorecido.

Em declarações aos meios de comunicação do Clube, André Bernardo estava feliz por mais um passo no sentido da modernidade de um espaço no Lumiar.

"É o resultado da Marca Sporting, da expressão que temos e também é parte da nossa missão e forma de estar no desporto. No nosso plano estratégico definimos como um dos grandes eixos o que chamamos em inglês de 'play it' e através da Fundação esta é uma das formas de estarmos presentes junto de quem mais precisa, numa acção que vai para além do desporto. Isto foi feito com o Edgar Davids precisamente porque é um pouco representativo daquilo que também aconteceu com ele e é daí a génese do projecto. Ele próprio falou connosco e disse que foi assim que começou a jogar futebol, na rua, e que foi da rua que partiu para ser jogador profissional. Foi um campo de rua que o levou para outros campos", começou por dizer.

André Bernardo vincou a importância do carácter social e integrador deste projecto, que passa a ligar a Fundação Sporting e o antigo futebolista: "É precisamente isto que estamos aqui a fazer hoje e é também isso que o Sporting CP e a Fundação Sporting estão a fazer - dar uma alternativa a quem mais precisa com a colaboração muito especial de pessoas que vivem aqui todos os dias, que sabem o que é a vida destas pessoas muito melhor do que nós, e a importância que isto tem para trazer e desviar de alternativas que às vezes parecem mais fáceis e mais rápidas, mas que no final são mais complicadas. Por isso, é um grande prazer e faz parte daquilo que é o Sporting CP e do que acreditamos que é o desporto e também do próprio nome do projecto: Parc des Rêves, o Parque dos Sonhos, uma forma de quem mais precisa poder cumprir os seus sonhos".

O Centro de Artes e Formação (CAF) do Bairro da Cruz Vermelha, na Freguesia do Lumiar, juntou dezenas de crianças que, através dos sorrisos, mostraram a alegria por esta iniciativa que lhes permite estar entre amigos a disfrutar das melhores coisas que a vida pode proporcionar. Edgar Davids é o fundador do Parc des Rêves, que tem como missão transformar espaços urbanos em locais inspiradores para crianças, jovens e comunidades crescerem, desenvolverem as suas habilidades e sonharem, utilizando o futebol como veículo transformador. O antigo jogador quer proporcionar às crianças de agora aquilo de que pôde disfrutar e que o ajudou a ser quem é. "O Parc des Rêves é uma fundação que requalifica estes ‘playgrounds’. Estou a viver em Portugal, coloquei-me em contacto com o Município e com a Freguesia do Lumiar e foram muito amáveis em disponibilizar este espaço. O Sporting CP também se juntou e estamos muito orgulhosos e agradecidos por trabalharmos juntos".

Davids enalteceu ainda o papel dos formadores e agradeceu ao Sporting CP por "dar o passo em frente e mostrar que quer fazer algo pela sua comunidade". "É um bom momento para nós", rematou.

Ricardo Mexia, presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, agradeceu ao Sporting CP pela cooperação num triângulo virtuoso que junta as partes: "Estivemos aqui no Centro de Artes e Formação, onde damos um conjunto de oportunidades para jovens desenvolverem as suas competências no teatro, nas actividades físicas, na dança e numa série de actividades. Este espaço é uma oportunidade de dar asas a essas actividades para que as crianças possam estar entretidas em coisas mais úteis e que tanta falta fazem nos nossos bairros.

“O Sporting CP é uma entidade emblemática da freguesia, é onde o Estádio José Alvalade sempre esteve e ter mais esta colaboração acaba por ser um prolongamento desta estreita relação. Esperamos que continue assim por muitos e bons anos e que possamos dar as melhores condições para a actividade física”, remata.

Com esta parceria, o Sporting CP mostra, mais uma vez, que é um agente activo de mudança social e que, pelo desporto e educação, é motor de transformação nas comunidades.

Fundação Sporting adere ao MB WAY

Por Sporting CP
16 Dez, 2024

Basta um clique para apoiar a missão de transformar vidas através do desporto

A Fundação Sporting é a primeira fundação desportiva a associar-se ao MB WAY - Ser Solidário. A nova funcionalidade possibilita que qualquer pessoa contribua de forma rápida e simples através dos seguintes passos:

1. Abre a app MBWay e escolhe a opção 'Ser Solidário';
2. Selecciona a Fundação Sporting da lista ou escreve o nome na pesquisa;
3. De seguida, introduz o valor do donativo e clica em 'Continuar'/'Enviar dinheiro;
4. Está feito!

Agora é muito mais simples apoiar a Fundação Sporting. Todos os dias são dias de Sporting Clube de Portugal.

Every_Day Be Better

Foto João Pedro Morais

Dia recheado de Língua Gestual Portuguesa

Por Sporting CP
20 Nov, 2024

Atletas conviveram e aprenderam com alunos surdos

De forma a assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - que se celebrou a 15 de Novembro - e em mais uma acção de responsabilidade social, o Sporting Clube de Portugal visitou a Escola Básica Quinta de Marrocos, em Lisboa, para uma tarde memorável para os presentes.

Numa iniciativa promovida pela Fundação Sporting, os futebolistas Vladan Kovačević, Iván Fresneda, Rafael Besugo e Beatriz Fonseca e as integrantes da equipa de atletismo Patrícia Silva e Vera Barbosa conheceram e conviveram com alunos surdos daquela escola.

Depois das apresentações, os alunos - muito interessados e curiosos - tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos atletas Leoninos, tanto sobre as modalidades que praticam como sobre a vida de um desportista. Seguiram-se algumas lições de Língua Gestual Portuguesa para os Leões, que ficaram a saber algumas palavras relacionadas com o Sporting CP e com desporto.

Para Vladan Kovačević, guarda-redes da equipa principal de futebol, "foi muito bom" poder estar com as crianças e jovens.

"Estivemos aqui, aprendemos algo novo e dá para ver que eles ficaram satisfeitos com a nossa presença. Estou muito feliz, foi um óptimo dia", contou o jogador de 26 anos anos em declarações aos meios de comunicação social do emblema de Alvalade.

Patrícia Silva, de 24 anos e especialista no meio-fundo, também comentou o sucedido: "Demos a oportunidade de conhecer a nossa realidade, que é diferente, e tentámos aprender, também, a realidade deles. Foi muito bom para as duas partes".

A Leoa revelou que os alunos "estavam muito entusiasmados". "Tinham interesse em saber mais sobre o nosso dia-a-dia, se tínhamos oportunidade de passar tempo com a nossa família e amigos, se os nossos treinos são exigentes, se precisávamos de descansar", referiu.

Anabela Marcelo, professora de educação especial de alunos surdos e de português enquanto segunda língua, admitiu que os alunos "gostam muito de receber pessoas que vêm conhecer a realidade da escola e de ensinar a língua deles". "Gostam de partilhar o conhecimento e sentir interesse. Conhecer atletas também os deixa muito entusiasmados e é um dia diferente. Ficaram muito satisfeitos", disse ainda.

Por fim, Inês Seco, coordenadora-executiva da Fundação Sporting, também falou sobre a acção: "No mês em que se celebra o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, quisemos assinalar essa data e trouxemos cá os atletas. Temos de ser um clube que acolhe toda a gente. Pelo tipo de perguntas feitas, viu-se que estavam muito curiosos. Poderem aprender com os atletas sobre como superar as adversidades é muito importante e é um lição que podem levar para o resto da vida".

SCP by Kids – vem dar vida ao sonho de uma criança!

Por Sporting CP
31 maio, 2024

Este ano, o Sporting CP celebra o Dia da Criança de uma forma especial

Através da Fundação Sporting, uniu-se a duas instituições de Solidariedade Social e lança a campanha “SCP by Kids” - onde os mini adeptos vão poder vestir a marca do Clube aos olhos de mini artistas.

No meio de muita diversão e correria, desafiámos as crianças a passarem para um papel os símbolos do nosso clube.
 
E o resultado? Uma coleção exclusiva e original que reflete a alegria de ser criança, com desenhos feitos exclusivamente por eles.

Vem dar vida aos sonhos destas crianças! Conhece a nova coleção na Loja Verde Online – as vendas desta coleção irão reverter na totalidade para apoiar as instituições em questão.

Foto João Pedro Morais

Sporting Play Day encheu Cidade Sporting de diversão

Por Sporting CP
25 maio, 2024

Evento contou com cerca de duas mil crianças e jovens

A Cidade Sporting encheu-se, este sábado, de pequenos Leões e Leoas para a segunda edição do Sporting Play Day, que resultou num dia cheio de diversão para mais tarde recordar. Com o carimbo da Fundação Sporting, a iniciativa contou com cerca de duas mil crianças e jovens nascidos entre 2006 e 2021 que se fizeram acompanhar por familiares, vivendo assim um Dia da Criança diferente, inclusivo e antecipado – 1 de Junho.

O dia começou às 10h00 e terminou depois das 17h00, com os participantes a terem a oportunidade de experimentar 34 modalidades diferentes nas instalações do Sporting Clube de Portugal, em particular no relvado do Estádio José Alvalade, que é sempre um grande atractivo, não fosse esse o palco de tantos sonhos Leoninos.

Nas quatro linhas do reduto verde e branco, divididas ainda em mais, praticou-se boxe, capoeira, judo, karate, kempo, kickboxing, pentatlo moderno, taekwondo e rugby, no Multidesportivo jogou-se andebol, futsal, pólo aquático e voleibol e praticou-se esgrima, ginástica, judo, natação, surf e tiro, nas imediações do recinto Leonino praticou-se ainda atletismo, basquetebol, hóquei em patins, skate e triatlo e na Praça Centenário, além da animação com insufláveis e de pinturas faciais, jogaram-se jogos tradicionais, ténis de mesa e xadrez, enquanto no Hall VIP houve espaço para alguns desportos adaptados e no Auditório Artur Agostinho para os esports.

O balneário da equipa principal de futebol do Sporting CP e o Museu Sporting também receberam centenas de visitantes, que tiveram a oportunidade de visitar ambos os espaços num contexto diferente do habitual, assim como o Pavilhão João Rocha, onde houve ainda a possibilidade de praticar goalball.

“Acho que este dia é muito importante para o Sporting CP, não só porque promovemos as modalidades que o Clube tem, assim como um estilo de vida mais saudável, que é aquilo que a Fundação Sporting também promove, mas porque podemos encher a Cidade Sporting de crianças e famílias e dar-lhes a oportunidade de viver aqui uma experiência diferente da habitual dos dia de jogo”, começou por dizer Inês Maia Sêco, coordenadora-executiva da Fundação Sporting, acrescentando: “Acho que é um dia atractivo para todos, seja para as crianças ou familiares, que muitas vezes até são mais eles que querem vir, como para os nossos parceiros, que podem activar as suas marcas de forma diferente”.

“Este ano foi, mais uma vez, um sucesso e, acima de tudo, um evento de inclusão e para todos. Contámos com vários desportos adaptados e ainda a participação do Sporting para Todos e do Joga Simples porque queríamos muito que fosse um evento acessível para todos e sabemos que, por vezes, não é fácil para todos usufruir de eventos deste género”, referiu ainda a coordenadora-executiva da Fundação Sporting, que voltou a contar com a Olá como principal parceira do evento e a ajuda da HMS Sports para a organização técnica deste Sporting Play Day, que promete voltar em 2025.

“É um evento para ficar e que voltará para o ano. Esta continuará a ser a nossa forma de celebrar o Dia da Criança. Voltou a correr muito bem este ano, mas sabemos que há sempre hipótese de melhorar e é isso que vamos querer para o ano, tendo mais participantes, mais modalidades e mais parceiros”, finalizou Inês Maia Sêco.

Foto João Pedro Morais

Atletas puseram mãos à obra na Oficina de Artes da CERCIMA

Por Sporting CP
18 Nov, 2023

Acção solidária da Fundação Sporting em espaço dedicado à arte e à saúde mental

Os futebolistas Antonio Adán, Francisco Trincão, Chico Lamba, Rita Almeida e o hoquista João Souto visitaram, na última sexta-feira, a Oficina de Artes da Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete (CERCIMA), em mais uma acção de responsabilidade social promovida pela Fundação Sporting.

Neste ateliê, criado na estação ferroviária do Montijo, a arte torna-se, mais do que uma forma de expressão, num meio para a inclusão e a capacitação de pessoas das mais variadas idades e com necessidades educativas especiais, que neste espaço são ajudadas a cuidar a sua saúde mental através de pinturas, cerâmicas e desenhos.

Desta vez, com a presença de cinco atletas Leoninos e a animação trazida pelo Jubas, a tarde foi particularmente especial. “As pessoas estavam eufóricas, satisfeitas e felizes e isso é o aspecto mais importante, proporcionar-lhes momentos de alegria. Tenho de agradecer a presença dos jogadores e é importante que haja este conhecimento dos projectos que estão na comunidade local", realçou Cristina Pereira, responsável pela Oficina de Artes - inserida no projecto LoucaMente da CERCIMA -, aos meios de comunicação Leoninos.

Os atletas do Sporting CP presentes puderam conhecer a fundo o espaço, o trabalho que lá é desenvolvido e contactar com várias das pessoas que o frequentam. Mais do que isso, Antonio Adán, Francisco Trincão, Chico Lamba, Rita Almeida e João Souto sentaram-se à mesa de trabalho e, lado-a-lado com os habituais ‘artistas’ da CERCIMA, puseram mãos à obra. Usando marcadores, pastel em barra ou até lápis de cera, mostraram os seus dotes artísticos e transformaram uma tela em branco numa pequena obra de arte – devidamente assinada no final.

"Para nós também é gratificante passar estes momentos com pessoas que têm algumas dificuldades. É muito bom, desde a nossa posição, poder ajudar desta forma", começou por destacar Adán, guarda-redes dos Leões, que fez questão de aproveitar o momento “divertido” com criatividade: "Foi um desastre (risos). Esta paisagem é um desenho que aprendi quando era pequeno. Agora faço-o com o meu filho e este fica aqui".

Por sua vez, Rita Almeida sublinhou que este tipo de acções são “importantes” para conhecer “realidades diferentes” e, além disso, reconheceu que o papel de, neste caso, uma futebolista do Sporting CP também vai "além do futebol". "Para mim é muito importante estar aqui", assegurou a centrocampista de 17 anos formada no Clube.

Durante uma tarde bem passada, a Oficina de Artes da CERCIMA contou com cinco atletas Leoninos que foram artistas por um dia e abraçaram o desafio com boa disposição, antes de se mostrarem disponíveis para conversar e tirar fotografias com todos, dos mais novos aos mais velhos, imortalizando um momento que promete ser inesquecível.

Já o hoquista João Souto, que apostou em fazer um retrato do Jubas, admitiu que embora pensasse que se "ia sair muito pior", ressalvou que "é mais fácil dar umas stickadas e patinar". "Estas acções e o nosso apoio a instituições como esta são muito importantes. Ficamos a perceber que trabalham muito bem com estes jovens e têm aqui um espaço para passar o seu dia-a-dia e para fazer actividades diferentes do habitual", considerou, reafirmando que foi um momento que "dignifica e significa aquilo que é o nosso clube". "A nós cabe-nos apoiar estas instituições, estar presentes e sentir que ajudamos", acrescentou.

Por fim, Inês Sêco, coordenadora-executiva da Fundação Sporting, salientou que este foi mais um "dia diferente e de inclusão" inserido na missão solidária Leonina.

"Temos vindo a fazer, mensalmente, uma acção junto da comunidade e desta vez foi com a CERCIMA e sobre a saúde mental. O Sporting CP é um clube muito solidário e queremos aproximar cada vez mais o que se passa em campo e os jogadores e trazê-los para fora, aproximá-los da comunidade", apontou.

Foto José Lorvão

Sporting CP promove jogo solidário

Por Sporting CP
01 Nov, 2023

Lucro da recepção ao CF Estrela da Amadora vai reverter a favor da Fundação Sporting

No dia 5 de Novembro, todos os golos são solidários. O Sporting Clube de Portugal volta a promover o Jogo Solidário no encontro contra o CF Estrela da Amadora, com o lucro da receita de bilheteira a reverter a favor da Fundação Sporting.

Ao adquirires o teu bilhete vais estar a apoiar a missão da Fundação Sporting na promoção da melhoria da qualidade de vida de crianças e jovens através do desporto. No último ano, a Fundação Sporting tem desenvolvido projectos e acções de apoio às várias comunidades, promovendo um equilíbrio saudável e permitindo, desta forma, uma maior proximidade e envolvimento do Sporting CP na sociedade.

Desafiamos-te a levares a emoção e a paixão do jogo a quem mais precisa.
 
Vem ao jogo e apoia a onda verde de esperança, dentro e fora do campo.

Podes adquirir o teu bilhete aqui.

0,5 Faz Toda a Diferença

Por Sporting CP
06 Abr, 2023

​Apoie a Fundação Sporting ao consignar parte do IRS sem qualquer custo

Empenhado em evidenciar o carácter solidário que o distingue desde a fundação, o Sporting Clube de Portugal apela a todos os Sócios e adeptos que consignem 0,5% do IRS referente ao ano de 2022 com o intuito de apoiar a Fundação Sporting na missão de ajudar crianças e jovens.
 
Pode aderir à campanha ‘0,5 faz toda a diferença’ até 30 de Junho, dia em que termina a entrega da declaração de IRS, sendo que ao fazê-lo estará, de uma forma simples e rápida, a transformar a vida dos mais novos e sem perder qualquer parte do reembolso, dado que a verba referida é retirada ao imposto devido ao Estado.
 
Para proceder à consignação de 0,5% do IRS à Fundação Sporting aquando do preenchimento da declaração anual de rendimentos, os contribuintes devem submeter o Número de Identificação Fiscal (NIF) 513 462 554 (Modelo 3, Quadro 11, Campo 1101, Caixa IRS, Instituições Particulares de Solidariedade Social).
 

Páginas

Subscreva RSS - Fundação Sporting