Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto José Lorvão

João Gião: "Equilibramos na crença, na vontade e no ‘coração’"

Por Sporting CP
09 Dez, 2025

Técnico mostrou-se "muito satisfeito com o crescimento da equipa" na prova

Após a partida com o FC Bayern München (3-3) que encerrou a fase de liga da UEFA Youth League, João Gião, treinador da formação do Sporting CP, falou aos meios de comunicação do Clube para fazer o rescaldo do encontro e desta primeira parte do trajecto verde e branco.

“Acho que o FC Bayern München foi melhor do que nós, quer individualmente como colectivamente, em quase todas as fases do jogo. Só não foi na crença, aí igualamos ou superiorizamo-nos e, por isso, levamos daqui um ponto e conseguimos acabar esta fase sem derrotas. E demos também uma alegria aos adeptos que estiveram aqui presentes e vibraram muito com os nossos golos no final”, resumiu, embora sem esconder a exigência do encontro.

“Tivemos dificuldades para ligar e ter um jogo de posse, por isso tivemos de adoptar um jogo diferente: mais directo, de luta e segundas bolas. Não estávamos confiantes, e faltaram-nos alguns princípios colectivos, até por força das ausências. O adversário com bola foi melhor do que nós, criou mais oportunidades e estava justamente em vantagem, mas nós tivemos a ‘estrelinha’, o nosso Lucas Taibo, que hoje fez de Seba Coates na Youth League”, enalteceu o técnico, reforçando: “Equilibramos na crença, na vontade e no ‘coração’”.

João Gião, ainda assim, considera que “só isto não chega” para uma “equipa formadora” como o Sporting CP, mas lembrou que este era “um jogo muito particular”. “As ausências de muitos jogadores rotinados nesta equipa notaram-se muito, inclusive na intensidade do jogo. Este é realmente um patamar superior ao que muitos destes jovens estão habituados a jogar semanalmente”, atentou.

Encerrada a fase de liga desta competição europeia, o treinador verde e branco faz um balanço “positivo” da prestação conseguida e mostrou-se “muito satisfeito com o crescimento da equipa”. “ [Foram] Mais de 30 jogadores utilizados, os resultados foram positivos, como é lógico, mas em termos de processo crescemos muito desde a primeira jornada”, realçou, apontando já aos 16-avos-de-final.

“O processo até aqui dá confiança e mesmo este espírito de equipa. Sabemos que agora é uma eliminatória a um jogo e todas as particularidades podem mudá-lo, é difícil de controlar, mas temos de ir com tudo e para ganhar”, sentenciou João Gião.

A seguir, também Lucas Taibo, herói da partida, fez a leitura do empate conseguido em Munique. “Acreditamos até ao fim e conseguimos o empate. Ainda assim, na primeira parte não estivemos ao nosso nível habitual e temos coisas a melhorar, mas no fim ficámos com o empate”, corroborou, enaltecendo também que ficou uma prova fiel da “alma desta equipa”. “O míster pede-nos sempre isso. Quando não é o dia em termos de qualidade, a intensidade não pode faltar”, acrescentou o defesa de 19 anos.

“O mérito é de todos”, realçou de seguida o capitão, embora não tenha escondido também que “um central tem sempre fome para marcar golos”, justificando o seu ‘bis’ decisivo para prolongar a invencibilidade na Europa.

“É importante não perder, e este era o último jogo [da fase de liga]. Já estávamos qualificados, mas queríamos a vitória. Marcámos em todos os jogos, mas também temos de tentar não sofrer”, concluiu Lucas Taibo no final da partida no FC Bayern Campus.

Foto José Lorvão

Central goleador resgatou empate e a invencibilidade europeia dos Leões

Por Sporting CP
09 Dez, 2025

‘Bis’ tardio de Lucas Taibo forçou 3-3 no FC Bayern Campus

Em Munique, a acção europeia do dia começou a escassos quilómetros do Allianz Arena. No FC Bayern Campus, a formação do Sporting CP fechou a fase de liga da UEFA Youth League com um empate por 3-3 diante do FC Bayern München, esta terça-feira, no jogo da sexta e última jornada.

Apesar das entradas em falso nas duas partes, que deixaram o Sporting CP a perder primeiro por 2-0 e, já na segunda, por 3-1, crença nunca faltou. Os jovens Leões de João Gião foram abnegados até ao fim e foi no fim que arrecadaram o prémio merecido. Lucas Taibo, que já tinha feito o 3-2 aos 79’, ficou-se pelo ataque e, já em período de descontos (90+6’), resgatou o empate que mantém o Sporting CP (12 pontos) como uma das quatro equipas ainda invictas na prova.

À entrada para o duelo, as duas formações já tinham os seus diferentes destinos selados previamente, o Sporting CP com vaga garantida nos 16-avos-de-final e o FC Bayern München já eliminado, mas este resultado acabou por determinar que o próximo obstáculo verde e branco – ainda a sortear - virá do caminho de campeões, uma vez que é certo matematicamente que os Leões terminarão algures entre o sétimo e o 16.º lugares, independentemente dos resultados ainda em falta.

Para este duelo, o técnico João Gião não contou com alguns jovens promovidos à equipa A e fez duas alterações no ‘onze’ que superou o Club Brugge KV (2-1) na ronda anterior: Atanásio Cunha e Rafael Camacho foram titulares nos lugares que tinham sido de Eduardo Felicíssimo e Zaïd Bafdili. E o arranque da partida dificilmente podia ter sido mais complicado para os jovens Leões, que aos sete minutos sofreram o golo inaugural – de penálti – e à passagem do quarto de hora viram a desvantagem aumentar para 2-0. Yil Gashi converteu o castigo máximo com êxito e, depois, Maycon Cardozo apareceu para a recarga que concluiu um lance de insistência alemã na área.

Apesar do duro golpe duplo, o Sporting CP conseguiu recompor-se e responder com prontidão. Depois de Ivanildo Mendes, de fora da área, ter ensaiado um primeiro remate que saiu desenquadrado, Gabriel Silva ficou bem mais perto de marcar, não tivesse o poste desviado a sua emenda a cruzamento rasteiro de Duarte Tomás.

Não foi aqui, mas foi logo no lance seguinte que os jovens Leões reduziram a diferença no marcador e com os mesmos protagonistas envolvidos. Fruto de uma recuperação a meio-campo, o extremo Duarte Tomás isolou Gabriel Silva e o avançado não desperdiçou a chance de fazer o 2-1 – e o seu primeiro golo nesta edição da prova europeia.

Desde então, o Sporting CP cresceu na partida, que ficou cada vez mais dividida, e o empate até chegou a estar à vista ainda no primeiro tempo, mas Duarte Tomás, solto ao segundo poste, não conseguiu dar a melhor direcção ao remate. A primeira parte, ainda assim, acabou mais afastada das balizas, com muita luta a meio-campo e o 2-1 prevaleceu.

Já no segundo tempo, o Sporting CP – já com o médio Zaïd Bafdili no lugar de Rafael Camacho - foi traído por uma nova entrada em falso. Numa questão de escassos segundos, o FC Bayern München – outra vez mais ameaçador - foi do pontapé de reinício a meio-campo para o 3-1, assinado por Bohdan Olychenko, de cabeça, após defesa apertada de Miguel Gouveia.

A partir do banco, João Gião tentou dar nova energia à formação verde e branca com as entradas de Sérgio Siza, Denilson Santos e Sandro Ferreira – o lateral Daniel Costa saiu queixoso – mas a seguir ao golo foram muitas as dificuldades para contrariar o controlo germânico.

Apesar de tudo, os jovens Leões não se deram por vencidos, continuaram a alimentar a sua crença e, graças a uma bola parada, conseguiram voltar a relançar o encontro já à entrada para os derradeiros dez minutos. Gabriel Silva bateu o canto com precisão e o capitão Lucas Taibo, sem oposição, elevou-se para fazer o 3-2 de cabeça - o central acabaria a partida como mais um avançado e esta decisão revelou-se vital.

Vital foi, também, o guardião Miguel Gouveia, que com três defesas absolutamente determinantes acabou por conter, de seguida, um novo ascendente do FC Bayern München e segurou o Sporting CP para a decisiva recta final do encontro.

Taibo, que ainda desperdiçou um lance de superioridade numérica após roubo de bola em zona alta de Sandro Ferreira, seria o herói verde e branco. Num dos lances finais do jogo, um cruzamento a partir da esquerda encontrou o remate de Gabriel Silva na área, Leonard Ruland ainda sacudiu a tentativa, só que o central galego estava lá, pronto, para a recarga final. Um emocionante final que sorriu aos jovens Leões, ainda sem derrotas na Europa.

Terminada a fase de liga, na próxima sexta-feira o sorteio vai decidir qual das equipas do caminho de campeões será visitada pelo Sporting CP numa eliminatória a jogo único nos 16-avos-de-final, reservada para o início de Fevereiro de 2026.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Denilson Santos, 55’), Atanásio Cunha, Lucas Taibo [C], Rafael Mota, Rafael Camacho (Zaïd Bafdili, 46’), Ivanildo Mendes (Sandro Ferreira, 67’), Paulo Simão, Manuel Kissanga (Miguel Almeida, 84’), Duarte Tomás (Sérgio Siza, 55’), Gabriel Silva

Foto Isabel Silva

João Gião: "Entrarmos para ganhar é inegociável"

Por Sporting CP
08 Dez, 2025

Sporting CP fecha fase de liga da UEFA Youth League em Munique

É já esta terça-feira, pelas 12h30 (hora de Portugal continental e Madeira), que o Sporting Clube de Portugal visita os alemães do FC Bayern München para a sexta e última jornada da fase de liga da UEFA Youth League.

Já qualificados para a próxima fase e no oitavo lugar, os Leões vão ter pela frente um conjunto que, no sentido contrário, é 31.º colocado. No entanto, tal facto não vai afectar a abordagem ao encontro, garantiu João Gião.

"[Manter o compromisso] é inegociável, independentemente de já estarmos qualificados e de termos assegurado esse objectivo com muito mérito dos jogadores. Entrarmos em todos os campos, com a camisola do Sporting CP, para ganhar é inegociável. A ambição, o rigor e o compromisso vão ter de estar presentes num jogo que será difícil. A equipa do FC Bayern München já não se pode qualificar, mas é muito interessante e composta por muitos internacionais. A posição deles é muito mentirosa, têm muita qualidade e vão-nos colocar muitas dificuldades. Temos de estar ao mais alto nível para sermos competitivos amanhã", disse na antevisão aos meios de comunicação Leoninos.

O treinador verde e branco falou, depois, do grande número de atletas já utilizados nesta UEFA Youth League: "Em função de algumas lesões e, sobretudo, das muitas subidas à equipa principal - o que nos deixa orgulhosos -, vários jogadores mais novos da Academia têm-se podido estrear e têm dado muito boa resposta. Acredito que estrearemos mais alguns amanhã. Já foram 30 utilizados em cinco jogos, é obra, e é esse o nosso caminho".

Para João Gião, a competição europeia "é uma oportunidade para crescerem num contexto em que as emoções são completamente diferentes". "É bom para se habituarem a controlar o nervosismo, ser competitivos, olhar estas equipas nos olhos e jogar para ganhar. É bom para crescer do ponto de vista mental e, claro, do ponto de vista técnico. Têm de se focar em evoluir e têm percebido bem essa mensagem", adicionou.

Por fim, o técnico definiu mais uma meta para o encontro com os bávaros: "Procuramos ser rigorosos em todos os momentos do jogo e, logicamente, queríamos ter sofrido menos golos, mas o fundamental é jogar para a frente, para ganhar e fazer golos. No último jogo, com o Club Brugge KV, sofremos no último minuto após termos concedido muito pouco e amanhã passa por sermos rigorosos contra uma equipa forte ofensivamente".

Miguel Gouveia também esteve na antevisão e começou por reforçar que "o ADN do Sporting CP é sempre entrar para ganhar e fazer o melhor seja com que equipa for". "Das 36 equipas, cinco ainda não perderam. Somos uma delas e queremos manter esse registo. Sofremos em todos os jogos e queremos ter um sem sofrer golos. Agora é uma boa oportunidade para isso", referiu o guarda-redes.

Para o jogador de 18 anos, a experiência nesta edição da UEFA Youth League "tem ajudado" no seu crescimento: "Tenho evoluído ao encontrar dificuldades contra equipas que praticam um futebol completamente diferente".

Sobre o FC Bayern München, Miguel Gouveia concorda com o seu treinador e não espera qualquer tipo de facilidade por se tratar de um conjunto que não tem sido feliz na edição 2025/2026 da UEFA Youth League.

"É uma equipa forte, cheia de jogadores com muito talento. Conheço, por exemplo, um que já esteve comigo na Selecção Nacional [David Daiber]. Tiveram azar nos jogos e não conseguiram ganhar por detalhes, mas são uma grande equipa. (...) Vão querer deixar uma última imagem positiva e temos de estar preparados para isso", garantiu.

O encontro vai decorrer no FC Bayern Campus, academia do conjunto germânico, com entrada livre. A transmissão televisiva em directo está assegurada pela Sporting TV.

Foto Isabel Silva

João Gião: "É uma vitória merecida contra uma grande equipa"

Por Sporting CP
26 Nov, 2025

Técnico elogiou prestação e realçou que "garantir o apuramento era o mais importante"

Terminado o encontro da quinta jornada da UEFA Youth League, com vitória Leonina sobre o Club Brugge KV (2-1), João Gião, treinador da formação do Sporting CP, analisou o jogo em declarações aos meios de comunicação do Clube.

O técnico começou por elogiar a forma como os seus jogadores se adaptaram às exigências da partida, especialmente no aspecto defensivo durante a primeira parte. “Foi um grande dia para a nossa equipa, porque eles [jogadores] perceberam a mensagem. No futebol, às vezes não dá para ganhar da mesma forma e nós estamos habituados a mandar nos jogos com bola. Apanhámos um adversário com muita qualidade e que foi mais forte com bola do que nós na primeira parte, algo que estrategicamente também planeamos. Soubemos aguentar esse impacto, nunca nos desunimos e chegámos vivos ao intervalo”, considerou, atestando de seguida as melhorias conseguidas na segunda parte para vencer.

“Conseguimos soltar-nos, pressionar mais a construção adversária e ganhámos mais confiança. Tivemos períodos muito interessantes com bola e acabámos com mais oportunidades do que o Club Brugge KV. Sabíamos que íamos ter dificuldades também pelas ausências e acho que é uma vitória merecida contra uma grande equipa”, sublinhou João Gião, que enalteceu também a forma como vários jogadores agarraram a oportunidade dada neste encontro - houve dois juvenis em campo (Sandro Ferreira e Duarte Tomás) e já são nove os jovens estreados nesta edição.

“Uma palavra para os treinadores dos vários escalões abaixo da equipa B, que fornecem jogadores a esta equipa e, por isso, o mérito é deles também. Estas ausências permitiram-nos ver muitos jogadores - dois que se estrearam na UEFA Youth League [Daniel Lopes e Simão Soares], outros que nunca tinham sido titulares [Paulo Simão, Manuel Kissanga e Duarte Tomás] – e deram uma resposta muito boa”, salientou.

“Garantir o apuramento era o mais importante”, apontou ainda o treinador verde e branco, reforçando que o passo dado rumo à próxima fase mantém intactos os objectivos da equipa. “Queremos continuar a bater-nos com os melhores da Europa e a desenvolver a nossa equipa e, sobretudo, os nossos jogadores individualmente”, traçou.

Manuel Kissanga, autor do 1-0, também abordou a partida. “Sabíamos que este era um adversário forte, com avançados bons no 1v1 e até entrámos mal no jogo, mas ao intervalo o míster deu-nos algumas instruções e conseguimos marcar logo o golo. Depois, foi a união de todo o grupo”, destacou, sem esquecer a sua satisfação por deixar um período “muito difícil” para trás.

“Vinha de um ano sem jogar, mas os treinadores têm-me ajudado. Estreei-me [na UEFA Youth League] no jogo passado, tenho tido oportunidades no sub-23 e, agora, marcar um golo para passar na UEFA Youth League deixa-me muito feliz”, atirou o jovem médio.

Por fim, Paulo Simão, que foi titular pela primeira vez na prova europeia, também deu conta da sua felicidade pela oportunidade. “É bom e fruto do meu trabalho. O míster acredita em mim, o Sporting CP tem-me ajudado muito e estou muito feliz pela passagem à próxima fase. Vamos continuar a dar tudo e a lutar para seguir e somar”, afirmou.

 

Foto Isabel Silva

'Sangue novo' correspondeu e agarrou lugar na próxima fase da UEFA Youth League

Por Sporting CP
26 Nov, 2025

Grande segunda parte acabou com a invencibilidade do Club Brugge KV (2-1)

Missão cumprida de forma categórica. De volta à acção em casa para a UEFA Youth League, a formação do Sporting CP venceu o Club Brugge KV por 2-1, esta quarta-feira à tarde, na partida da quinta e penúltima jornada da fase de liga.

Com uma segunda parte de grande nível e várias estreias, os jovens Leões voltaram às vitórias na Europa e, além de continuarem invictos, impuseram a primeira derrota – e os primeiros golos sofridos – a um conjunto belga que chegara ao Estádio Aurélio Pereira cem por cento vitorioso e como quinto classificado (12 pontos).

Os golos de Manuel Kissanga (50’) e Sandro Ferreira (79’), este de apenas 16 anos, permitiram ao Sporting CP atingir os 11 pontos e, ao mesmo tempo, assegurar um lugar no top-22 da tabela, ou seja, com passagem garantida para os 16-avos-de-final – e ainda falta uma jornada por disputar.

O técnico João Gião, limitado nas opções para a partida, operou um total de cinco alterações relativamente ao ‘onze’ apresentado na última jornada (2-2 Juventus FC): Gabriel Silva, Rafael Mota, Paulo Simão, Manuel Kissanga e Duarte Tomás foram titulares – os três últimos pela primeira vez na UEFA Youth League - nos lugares que tinham sido de Rayhan Momade, Rafael Camacho, Flávio Gonçalves, Chris Grombahi e Diogo Martins. Afonso Lee, Daniel Ciesielski, Rafael Camacho e Paulo Iago foram ausência por lesão.

O conjunto belga entrou a mandar com posse de bola, levando o jogo insistentemente para o meio-campo Leonino e somou, também, as oportunidades mais perigosas: de longe, Jesse Bisiwu atirou, em arco, ligeiramente por cima, depois Kaye Furo ficou perto de um desvio fatal na área e o Club Brugge KV ainda ameaçou num par de bolas paradas.

Em crescendo, o Sporting CP conseguiu responder, primeiro, com algumas aproximações à área adversária – com o jovem Duarte Tomás em destaque na condução -, embora sem finalizar, e posteriormente começou a dividir também o controlo da posse de bola, o que acabou por ‘fechar’ o jogo até ao intervalo.

Já a segunda parte não podia ter começado melhor para os jovens Leões, que entraram com eficácia máxima. Aos 50 minutos, Gabriel Silva roubou a bola nas imediações da área belga, lançou Zaïd Bafdili sobre a direita e este encontrou Kissanga solto na área para o desvio final que valeu o 1-0. Foi o primeiro remate verde e branco no encontro e o primeiro golo sofrido pelo Club Brugge KV nesta edição da UEFA Youth League.

Pouco depois, num pontapé de canto, Kaye Furo ainda cabeceou para defesa de Miguel Gouveia, que mostrou também a sua rapidez, mais tarde, ao sair rápido aos pés de Jessi Silva. Ainda assim, o Sporting CP – com Kissanga em alta rotação - mostrou mais capacidade para chegar à frente nesta fase e ameaçou o segundo golo: Daniel Costa cruzou de forma venenosa e a bola, após um desvio, foi à barra.

Um golo que ficou ainda mais perto à entrada para os últimos 15 minutos, fruto das mexidas recém-feitas por João Gião, que trouxeram decisivamente outra velocidade e fluidez nas transições ofensivas. O jovem Sandro Ferreira desequilibrou na esquerda e serviu o golo ‘de bandeja’ a Simão Soares (em estreia na prova), mas Argus Driessche opôs-se com uma enorme defesa – além destes dois recém-entrados, Sérgio Siza e Daniel Lopes (estreia) também já estavam em campo.

Os jovens Leões não esmoreceram e, além de terem virado o ímpeto do jogo, foram mesmo premiados com o 2-0 aos 79 minutos. Outra vez em evidência, Sandro Ferreira arriscou no lance individual, conseguiu ganhar duas bolas divididas, a última com o guarda-redes adversário, e com felicidade no ressalto estreou-se a marcar na UEFA Youth League com apenas 16 anos.

Foi não só o golo da tranquilidade como, também, o da vitória, porque já em período de descontos Yanis Musuayi elevou-se na área para corresponder a um canto e fez o 2-1. O Club Brugge KV ainda foi em busca de um esforço final, à boleia sobretudo de cruzamentos para a área, porém os três pontos ficaram em Alcochete.

Para os jovens Leões de João Gião segue-se uma deslocação à Alemanha para enfrentar o FC Bayern München, a 9 de Dezembro, e encerrar a fase de liga já com uma vaga garantida na fase a eliminar.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa, Eduardo Felicíssimo [C], Lucas Taibo, Rafael Mota (Daniel Lopes, 71’), Zaïd Bafdili, Paulo Simão, Ivanildo Mendes (Simão Soares, 71’), Duarte Tomás (Sérgio Siza, 65’), Manuel Kissanga (Sandro Ferreira, 71’), Gabriel Silva (Miguel Almeida, 85’)

Foto Isabel Silva

Bilhetes para a recepção ao Club Brugge KV da UEFA Youth League

Por Sporting CP
25 Nov, 2025

Jogo marcado para as 13h00 de quarta-feira no Estádio Aurélio Pereira

Os bilhetes para o embate entre o Sporting CP e o Club Brugge KV, a contar para a quinta jornada da fase de liga da UEFA Youth League, serão gratuitos e exclusivos aos Sócios do emblema Leonino.

Cada Associado poderá levar um acompanhante e levantar os bilhetes à entrada da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

O encontro tem pontapé de saída marcado para as 13h00 desta quarta-feira, 26 de Novembro.

Foto Isabel Silva

João Gião: "Temos de ser competitivos ao máximo"

Por Sporting CP
25 Nov, 2025

Antevisão a mais uma jornada de UEFA Youth League

De volta à acção na UEFA Youth League, a formação do Sporting CP prepara-se para receber o Club Brugge KV, esta quarta-feira (13h00), no Estádio Aurélio Pereira, em embate relativo à quinta e penúltima jornada da fase de liga.

Por esta altura, os jovens Leões de João Gião somam oito pontos no 13.º lugar, enquanto a formação belga é quinta classificada com 12 pontos. Além de somar por vitórias todos os seus jogos europeus, o Club Brugge KV é a única equipa ainda sem qualquer golo sofrido.

"É, sem dúvida, o adversário mais difícil dos que enfrentamos até agora, assim o ditam os números, para lá da análise qualitativa que fizemos", sublinhou à partida o treinador do Sporting CP, acrescentando: "É uma equipa fortíssima, repleta de internacionais sub-19 pela Bélgica, mas também sub-21 e os seus jogadores competem maioritariamente na II Liga belga".

Já sobre as boas perspectivas para conseguir o apuramento para a próxima fase, João Gião acredita que com “um percurso interessante” feito até aqui, os jovens Leões estão “bem classificados”. "Nem sempre fomos perfeitos, mas esta equipa tem muita margem para crescer”, realçou, apontando baterias para o difícil embate em perspectiva: “Amanhã é outro desafio e outra história, onde temos de ser competitivos ao máximo, apesar das limitações".

"Ter jogadores na equipa A, quantos mais, melhor, porque esse é o nosso trabalho, mas temos ausências também por lesão”, revelou, de seguida, o treinador verde e branco, garantindo que frente ao Club Brugge KV haverá "jogadores no 'onze' que vão estar pela primeira vez como titulares nesta competição". Ainda assim, João Gião mostrou-se "confiante” numa “boa resposta".

"Por um lado, é pena termos algumas ausências que não nos permitem estar no máximo da nossa potencialidade, porque é um jogo muito desafiante, mas temos de olhar para isso com positivismo. Ou seja, é uma oportunidade para ver jogadores que ainda não foram expostos a este tipo de contexto e isso vai ajudá-los no seu desenvolvimento", justificou.

Tanto na Liga 2 como na UEFA Youth League, o técnico vai continuar sem repetir um ‘onze’, algo que o deixa “muito tranquilo”, sublinhou. "Os jogadores trabalham forte e têm dado uma excelente resposta, o que diz muito do nosso grupo", enalteceu, por fim.

Duarte Tomás, extremo de apenas 16 anos, é um desses exemplos e estreou-se nesta competição europeia na jornada anterior, na visita à Juventus FC (2-2) "A sensação foi muito boa. Era algo que ambicionava, o grupo integrou-me bem e acho que fizemos um bom jogo", considerou antes de projectar o embate com o Club Brugge KV. 

"É uma equipa com muita qualidade, com muitos [jogadores] que estiveram agora no Mundial de sub-17 pela Bélgica. Vai ser a primeira vez que vamos defrontar uma equipa que está acima de nós na classificação e não tem golos sofridos, o que é um factor muito importante", traçou.

Sem dúvidas de que tratará de “um bom desafio”, Duarte Tomás garantiu que os jogadores Leoninos estão “preparados”. "Temos de ser nós próprios. Apesar das subidas à equipa A, acho que temos conseguido manter a qualidade, porque temos um plantel com muita profundidade. Ficamos muito contentes por vê-los a atingir esses patamares e, ao mesmo tempo, é a oportunidade para outros se mostrarem", atentou.

A fechar, o avançado que leva cinco golos e cinco assistências em oito jogos no Campeonato Nacional de sub-17 apelou à presença dos Sportinguistas na Academia Cristiano Ronaldo. "Sabemos que a formação é importante para eles e, por isso, venham apoiar-nos e celebrar connosco a vitória", atirou.

Foto Isabel Silva

Derrota pela margem mínima em palco da Premier League

Por Sporting CP
20 Nov, 2025

Jovens Leões perderam em casa do Sunderland AFC (1-0)

No Stadium of Light, a formação do Sporting CP realizou o seu segundo jogo na Premier League International Cup e caiu por 1-0 diante do Sunderland AFC, em partida realizada esta quinta-feira à noite.

Relativamente à estreia nesta prova destinada a jogadores sub-21 (derrota por 2-1 com o Leeds United FC), os jovens Leões – orientados pela equipa técnica dos sub-23 - voltaram a ter no ‘onze’ Guilherme Pires, Rayhan Momade, Miguel Alves, Micael Sanhá e Diogo Martins, aos quais se juntaram desta vez Konstantin Nikitenko, Guilherme Silva, Bento Estrela, Paulo Simão, Miguel Almeida, Miguel Peixoto.

Sempre com mais bola, o Sunderland AFC - vindo de uma vitória estrondosa (7-1 ao Athletic Club) – não tardou a tirar as medidas à baliza Leonina e obrigou Guilherme Pires a duas defesas nos primeiros dez minutos. E esta foi a toada de praticamente toda a primeira parte.

Os jovens Leões sentiram muitas dificuldades, quer para ter bola, quer para sair da sua zona mais recuada. Ao mesmo tempo, o guardião verde e branco assumiu-se como protagonista na primeira meia hora, sendo o responsável por manter o nulo com duas novas defesas ainda mais ‘apertadas’ perante dois fortíssimos remates de fora da área.

No entanto, a insistência inglesa acabaria por ser mais forte e valeu para chegar ao 1-0 aos 33 minutos: na sequência de um canto curto, uma excelente triangulação abriu espaço para Lee Mundle atirar a contar. O pendor a favor do Sunderland AFC manteve-se e com mais aproximações perigosas até ao intervalo, mas sem efeito no marcador, que também não voltou a mexer na segunda parte.

O conjunto inglês manteve em grande parte o seu domínio territorial, sobretudo com bola (61%-39%), mas o Sporting CP conseguiu também mostrar uma réplica mais afirmativa, embora sem conseguir enquadrar as suas chances. Ainda assim, os jovens Leões podiam ter saído do Norte de Inglaterra com o seu primeiro ponto na Premier League International Cup.

À passagem do minuto 75, um roubo de bola em zona alta deixou o recém-entrado Sandro Ferreira cara-a-cara com o guarda-redes adversário, porém o remate (demasiado) colocado acabou por errar o alvo e deixar tudo na mesma no resultado.

‘Onze’ do Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Konstantin Nikitenko, Guilherme Silva [C], Miguel Alves, Rayhan Momade, Bento Estrela, Paulo Simão, Miguel Almeida, Micael Sanhá, Miguel Peixoto, Diogo Martins

Foto Sérgio Martins

Jovens Leões e Leoas premiados pelo sucesso escolar

Por Sporting CP
20 Nov, 2025

Cerimónia de Mérito Académico teve lugar no Estádio José Alvalade

No Sporting CP, a responsabilidade pelo que acontece fora das quatro linhas é tão ou mais importante do que aquilo que se faz em campo e, por isso, o Estádio José Alvalade foi o palco para enaltecer o sucesso – referente à época passada - dos melhores alunos do futebol de formação.

Isabel Figueiredo (sub-11), Alex Ziolkowski (sub-13), Maria Quesado (sub-13), Martim Sousa (sub-14), Maria Alves (sub-17), Samuel Tavares (sub-15), Maria Leonor Rodrigues (sub-19) e Francisco Cabeçana (sub-16) foram os distinguidos com bolsas de mérito de entre as várias equipas da formação verde e branca. Nesta terceira edição da iniciativa, que juntou pela primeira vez o futebol de formação masculino com o feminino, ambos receberam também um prémio colectivo.

"Esta é uma boa iniciativa e serve também de incentivo para que todos os jogadores tenham melhores notas e sejam melhores na escola", considerou a premiada Maria Alves.

Com a lição bem estudada também, Alex Ziolkowski, por seu turno, destacou o acompanhamento que sente por parte do Sporting CP na vertente escolar. "O Sporting CP tem um departamento muito bom para os estudos, que nos ajuda, aconselha-nos e dão-nos muitas dicas. E isso ajuda-nos não só no futebol e na escola, porque guia-nos para a vida”, realçou, sublinhando que “um jogador inteligente é um jogador melhor em campo”, como tem aprendido diariamente na Academia Cristiano Ronaldo, admitiu.

Uma das chaves deste sucesso é a “relação muito próxima” que o departamento de pedagogia tem com “jogadores e pais, juntamente com as escolas”, reconheceu Aida Ramos, coordenadora de pedagogia.

Para lá de uma vasta “rede de parcerias”, com "escolas do projecto UAAREE, colégios internacionais e outro tipo de escolas", o Sporting CP também procura dar mais e melhores condições para que os seus jovens consigam conciliar a vida académica com a desportiva. "Temos sessões de estudo na Academia e o hub de futebol de formação no Estádio com professores que trabalham diariamente com os nossos jovens", explicou Aida Ramos.

Promovida pelo Sporting CP e o parceiro Ae Economics, a Cerimónia de Mérito Académico reuniu cerca de 800 pessoas, entre as quais estiveram presentes o presidente Frederico Varandas e o vice-presidente Francisco Salgado Zenha, bem como Tomaz Morais, co-director geral da Academia Cristiano Ronaldo e Frederico Gonçalves, coordenador do futebol de formação feminino, além de representantes das várias áreas multidiscilpinares de suporte ao desenvolvimento dos jogadores e da comunidade escolar UAAREE.

A uma só voz, as lideranças da formação reforçaram o valor e o mérito dos seus jovens e, também, do trabalho de equipa que o Sporting CP tem desenvolvido em prol da carreira dual.

"Na formação, tanto masculina como feminina, a intenção final é levar jogadoras e jogadores ao sonho de vida que é representar as equipas principais, mas diariamente conseguimos passar-lhes que o mais importante não é só isso, mas acima de tudo serem boas pessoas na vida", destacou Tomaz Morais, enaltecendo o papel da escola: "O que aprendem na escola é muito mais do que matéria, é aquilo que a vida lhes vai exigir".

Prova disso são, por exemplo, os actuais casos de sucesso de Carolina Santiago e Carolina Pimenta, ambas futebolistas da equipa A que são "atletas de alto rendimento e estão no Ensino Superior", lembrou, por sua vez, Frederico Gonçalves, coordenador do futebol de formação feminino. "Privilegiar a carreira académica sempre com o sonho de, um dia, serem profissionais de futebol é uma forma de estar transversal, uma receita verde e branca", corroborou.

Ainda segundo Tomaz Morais, a cerimónia decorrida no Estádio José Alvalade provou que o Clube "trabalha com muita dedicação na carreira dual e, por isso, esta cerimónia é algo muito importante, tanto como marcar um golo, ganhar um jogo ou até um campeonato", considerou, elogiando ainda os premiados. "Ninguém é quadro de mérito ao mesmo tempo que joga futebol num clube com a exigência do Sporting CP sem ter uma enorme disciplina de vida e método. É um valor muito importante e hoje ficou claro", sentenciou co-director geral da Academia.

Foto Sporting CP

João Santos: "Um excelente momento para crescermos"

Por Sporting CP
19 Nov, 2025

Jovens Leões voltam a disputar a Premier League International Cup

Os jovens Leões do Sporting Clube de Portugal voltam a competir em contexto internacional esta quinta-feira, viajando até Inglaterra para defrontar o Sunderland AFC, às 19h00, na segunda jornada da Premier League International Cup. Depois da estreia frente ao Leeds United FC (2-1), os verdes e brancos regressam à atmosfera intensa e exigente do futebol inglês, num teste que coloca os jogadores da formação Leonina perante um ritmo competitivo elevado, tempo útil de jogo superior e equipas habituadas a impor intensidade desde o primeiro minuto.

Em antevisão ao duelo, João Santos e Guilherme Pires destacaram a dificuldade esperada, mas também o valor formativo de cada jogo nesta prova. O treinador Leonino sublinhou que a equipa do Sunderland representa um desafio elevado, tanto pela qualidade individual dos jogadores como pelo histórico recente na competição.

“É um jogo extremamente competitivo, tal como é habitual ao defrontar qualquer equipa da Premier League, independentemente da classificação que tenham na competição interna ou na própria Premier League International Cup. No caso, o Sunderland AFC tem utilizado jogadores com experiência na Premier League, na equipa principal. Recentemente, creio ter utilizado quatro jogadores frente ao Athletic Club e ganhou por 7-1. Foi um jogo com números muito expressivos, mas mais do que isso, em termos de processo também”, começou por analisar João Santos.

O treinador verde e branco acredita que este será mais um momento importante para a equipa se adaptar e evoluir. “Vai ser um excelente momento para nos adaptarmos àquela cultura muito própria e crescermos”, destacou, recordando que no encontro inaugural da competição os Leões estiveram em vantagem até perto do fim… e que daí ficaram lições a retirar.

“Conseguimos chegar à vantagem na primeira parte. Nos últimos 15 minutos da segunda, o Leeds United FC cresceu e chegou ao empate de forma justificada. Sofremos o segundo golo já perto do fim, novamente numa bola parada. Fica o alerta de que temos de competir até ao último segundo”, sublinhou.

O treinador realçou também a especificidade deste contexto competitivo: tempo útil de jogo muito elevado, intensidade constante e arbitragens que privilegiam o ritmo e deixam jogar.

“Esta competição, tal como, por exemplo, o espaço da UEFA Youth League, permite-nos reunir jogadores de diferentes patamares competitivos, como os sub-17, sub-19, sub-23 ou equipa B. Em poucos dias, temos de os juntar e conseguir ser uma equipa, uma família. Todos nós sabemos, treinadores e jogadores, que fundamentalmente somos Sporting CP, mas também sabemos que sempre que mudamos de espaço, e sempre que mudamos de competição, há alguma adaptação necessária. Esse foi o grande desafio destes dois dias que tivemos de preparação. Depois, a inglesa é uma cultura muito própria, os próprios árbitros querem deixar jogar, há uma série de valores que estão ali também a transmitir e que eu acho que são essenciais para prepararmos os nossos jogadores para patamares superiores”, frisou.

Também o jovem guarda-redes, que esta época se tem dividido fundamentalmente entre os sub-23 e a equipa B, reconheceu a exigência do duelo com o Sunderland AFC.

“Esperamos um jogo muito competitivo. É uma equipa que vai querer impor o seu jogo desde o primeiro minuto. Sabemos os pontos fortes do adversário e o que vamos encontrar. Têm um registo interessante nesta competição, na última semana conseguiram um resultado expressivo contra o Athletic Club, mas sabemos o que queremos fazer e estamos preparados”, garantiu Guilherme Pires, para quem jogar em Inglaterra é uma oportunidade de crescimento único, marcada por um estilo competitivo distinto.

“Acima de tudo, é aproveitar o ambiente inglês. Não são todos os dias que temos estas experiências. É um jogo diferente do que encontramos nos nossos campeonatos, mais físico e que exige muito controlo emocional. Temos de pegar nas coisas boas que fazemos e transpô-las para dentro de campo”, disse.

O guardião, alinhado com a perspectiva do seu técnico, sublinhou ainda que o maior tempo útil de jogo é positivo para todos os intervenientes. “Quanto mais tempo de jogo existir, mais as nossas qualidades vão sobressair. Quanto mais tempo útil existir, mais interesse haverá para adeptos e jogadores. Por isso, temos de desfrutar”, atirou.

Integrar jogadores de vários escalões num curto espaço de tempo é um dos grandes desafios desta competição, mas também uma das suas maiores riquezas, explica Guilherme Pires.

“Esta competição engloba muitas equipas e escalões, mas temos um bom grupo e acredito que podemos fazer um bom resultado”, frisou. Já no plano individual, o jogador reconhece a importância de estar exposto a diferentes contextos competitivos.

“Tento aproveitar cada momento, seja em que equipa for. Temos de pegar nos pontos fortes e nas aprendizagens e transportá-las de uma equipa para outra. É uma competição de grande prestígio e sabemos os níveis de complexidade que vamos encontrar”, rematou.

Páginas

Subscreva RSS - Futebol Formação