Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Sporting CP apresenta modelo de desenvolvimento de talento na ECA Knowledge Exchange

Por Sporting CP
23 Abr, 2025

Clube Leonino foi o único representante português no evento

O Sporting Clube de Portugal marcou presença, esta quarta-feira, na mais recente edição da ECA Knowledge Exchange. 

O evento anual, promovido pela European Club Association, reúne treinadores, directores técnicos e responsáveis de academias de toda a Europa, incentivando à partilha de conhecimento e boas práticas no futebol de formação. A edição de 2025 decorreu nas instalações do RB Leipzig, na Alemanha, e contou com um painel de oradores de referência internacional. 

O Sporting CP, único clube português convidado, fez-se representar por Tomaz Morais, co-director da Academia Cristiano Ronaldo, e Diogo Teixeira, coordenador técnico do Clube. Sob o tema “Desenvolvimento de Talento”, os representantes Leoninos apresentaram os modelo e filosofia diariamente aplicados pelo Sporting CP, reconhecido mundialmente pela excelência do seu trabalho na formação de jovens jogadores.

O programa incluiu ainda intervenções de clubes como o PSV Eindhoven, Crystal Palace FC, AS Monaco e GNK Dínamo Zagreb, emblemas com tradição consolidada na formação, e também a partilha de um estudo de caso por parte da Saudi Pro League.

Destaque final para a presença de Jürgen Klopp, director-geral para o futebol do grupo Red Bull, que participou num painel conjunto sobre liderança, transição de atletas para escalões superiores e desafios no crescimento.

Foto Isabel Silva

Afonso Redondo assinou contrato de formação

Por Sporting CP
23 Abr, 2025

Guardião de 15 anos vai continuar a evoluir de Leão ao peito

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Afonso Redondo, guarda-redes de 15 anos que representa os Leões desde 2021/2022 – com uma temporada no Anadia FC pelo meio.

Depois de ter transitado do Pólo EUL para a Academia Cristiano Ronaldo, nesta temporada o jovem guardião tem actuado pela equipa sub-16. Agora, deu um novo passo na sua curta carreira para continuar a desenvolver-se na formação verde e branca.

Foto João Pedro Morais

Sporting CP assina protocolo com a Escola de Futebol Crescer

Por Sporting CP
14 Abr, 2025

Acordo entre emblemas focado na captação e desenvolvimento de jovens jogadores

O Sporting Clube de Portugal e a Escola de Futebol Crescer firmaram um protocolo de cooperação destinado ao futebol de formação. A ligação entre as entidades tem como principais objectivos a promoção de uma enriquecedora troca de conhecimentos, aliada à criação de dinâmicas de captação de talentos na zona de Bragança.
 
O acordo, assinado por Paulo Gomes, director-geral da Academia, e por Francisco Rodrigues, presidente da Escola Crescer, prevê ainda a promoção de acções de formação para técnicos e demais recursos humanos do emblema transmontano.

Foto Francisco Lino

Duarte Rosa é reforço da formação Leonina

Por Sporting CP
17 Mar, 2025

Defesa de 16 anos com um passo importante na carreira

Duarte Rosa, defesa esquerdo que pode actuar também como médio, é reforço da formação do Sporting Clube de Portugal. O futebolista de 16 anos começou a dar os primeiros passos no Esferinhas FC, ainda no futebol de sete, e passou também pelo Sonho XXI. Em 2019/2020, já no Vitória FC, ‘deu o salto’ para o futebol de 11.

Esteve sete épocas no emblema setubalense, onde esta temporada chamou a atenção dos responsáveis Leoninos, e chega agora à Academia Cristiano Ronaldo para continuar a evoluir.

Foto Frederico Ferreira

Bispo visitou Academia Cristiano Ronaldo

Por Sporting CP
07 Mar, 2025

Músico passou várias horas com os jogadores residentes

Os jovens jogadores de futebol do Sporting Clube de Portugal residentes na Academia Cristiano Ronaldo viveram, na última quinta-feira, uma noite especial, tendo contado com a presença do músico Bispo numa acção pedagógica.

Conhecido Sportinguista, o rapper conheceu o espaço em Alcochete, assistiu a treinos, jantou com os Leões e falou, no auditório da Academia, sobre o seu trajecto pessoal e profissional com os residentes; entre eles, Geovany Quenda, da equipa principal.

No final da acção, Bispo começou por falar sobre a sua ligação ao Sporting CP, que começou bem cedo na sua vida.

"Desde que tenho memória que quis jogar futebol e o amor pelo Sporting CP é igual. O meu pai levou-me ao Jamor para ver o jogo com o CS Marítimo em que ganhámos a Taça de Portugal em 1995. O meu sentimento pelo Sporting CP foi crescendo. Quando é para sofrer, sofremos. Quando é para festejar, festejamos. Vivo o Sporting CP e quero o Sporting CP campeão", disse à Sporting TV.

Descrevendo-se como "alguém que acredita em si, que vai atrás do que acredita, que erra muito, como qualquer outro ser humano" e "alguém disponível para aprender com os seus erros e fazer melhor do que fez anteriormente", Bispo, de 32 anos, revelou ainda como se aventurou pelo universo musical.

"A paixão pela música surgiu desde que me lembro. Quando comecei a ter mais amigos e a conhecer outros caminhos, liguei-me muito à poesia. Comecei a escrever sobre a minha vida e quando o meu avô faleceu fiz um poema para acalmar a minha mãe. A partir daí, percebi que era algo que queria fazer mais vezes", referiu.

Sobre o encontro com os futebolistas do futebol de formação verde e branco, que Bispo considerou "marcante", foi feito um balanço: "Ajuda-nos a avivar a nossa memória, porque nos faz reviver tudo o que aconteceu ao longo dos anos. Podemos estar a dar algo a alguém, mas também ganhamos com isso. Adoro passar o pouco que sei às pessoas e foi um gosto enorme poder vir ao Sporting CP fazer isso".

Por fim, e em tom de brincadeira, Bispo assegurou voltar a sonhar com uma carreira dentro das quatro linhas: "Depois desta visita, voltei a querer jogar futebol. Se isto proporcionar uma cunha para vir fazer uns treinos de captação, eu aceito para ver se resulta. O dia de hoje faz-me sonhar".

Miguel Gouveia, guarda-redes de 17 anos, foi um dos presentes e não poupou os elogios à acção.

"Gostei muito. É uma pessoa que acompanhamos pela internet e é bom conhecermos a história e aprendermos algumas coisas. São pessoas que já viveram muito e lutaram pelo seu sucesso. Nós, que estamos aqui, também queremos o sucesso e ouvimos o que dizem para chegarmos lá", referiu.

O atleta, que tem actuado maioritariamente pela equipa sub-19, admitiu ainda ser fã de Bispo: "De vez em quando, nos momentos em que é preciso relaxar, ouço a música do Bispo para descontrair um pouco. Gosto das músicas mais calmas".

Para finalizar, Bispo foi desafiado a escolher um dos seus versos para descrever da melhor forma o que se passou na Academia Cristiano Ronaldo e não hesitou: "Convívio 'tá fixe assim".

Foto Isabel Silva

João Pereira: "O mais positivo foi a resiliência dos jogadores"

Por Sporting CP
05 Mar, 2025

Declarações depois do desaire na UEFA Youth League

No final da derrota do Sporting Clube de Portugal perante o VfB Stuttgart por 2-3 que ditou a eliminação da UEFA Youth League, João Pereira analisou o encontro.

"Entrámos bem, com um golo, e tinha tudo para nos dar confiança e personalidade. Tínhamos de aproveitar para continuar por cima, mas parece que o golo funcionou da forma contrária. Recuámos as linhas, perdemos muitas bolas e todos os duelos. Depois, os golos do adversário surgiram com alguns ressaltos. Os jogadores do VfB Stuttgart estavam a ser muito mais fortes nos duelos e não estávamos a conseguir igualar. Pagámos com a derrota. O mais positivo foi a resiliência dos jogadores, mesmo com dez, a tentar até ao fim, mas não chegou", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

Lembrando que foram estreados "muito jogadores" nesta edição da prova, o treinador verde e branco explicou que "as oportunidades de uns na equipa principal dá oportunidades a outros" na UEFA Youth League. "Hoje foram o Sandro Gambôa e o Daniel Ciesielski, que fizeram o seu melhor sendo de 2008. São jogadores com muito futuro e potencial que vão ter mais oportunidades no futuro", acrescentou.

Sobre o percurso ao longo da prova em 2024/2025, João Pereira considerou que "vale de pouco" porque o mais importante era bater o VfB Stuttgart.

"Empatámos o primeiro jogo e depois foram seis vitórias consecutivas com bons jogos e resultados, mas não nos ajudou em nada para este jogo. Os jogadores têm de olhar para trás e ver o bom percurso até aqui, mas o passado não nos dá nada no futebol. Temos de viver o presente e, hoje, o VfB Stuttgart foi melhor. Temos de lhes dar os parabéns", concluiu.

Afonso Moreira também esteve na zona de entrevistas rápidas para falar sobre um jogo que já sabia "que ia ser extremamente difícil, não só por ser a eliminar, mas também porque o VfB Stuttgart tem uma equipa muito forte nos duelos e com bola".

"Após a nossa boa entrada com golo, relaxámos e pecámos na atitude nos duelos e na agressividade, baixando as linhas. Numa competição como a UEFA Youth League, isso paga-se sempre caro. Foi a nossa maior fraqueza neste jogo", acrescentou.

O Leão de 19 anos não escondeu que "é triste sair da UEFA Youth League, principalmente porque o percurso até aqui era só de vitórias e um empate": "É duro e triste saber que podíamos chegar mais longe, mas há que continuar o nosso caminho".

Foto Isabel Silva

Caminhada europeia chegou ao fim

Por Sporting CP
05 Mar, 2025

Sporting CP perde com o VfB Stuttgart na UEFA Youth League

O Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, por 2-3 na recepção aos alemães do VfB Stuttgart para os oitavos-de-final da UEFA Youth League, sendo assim eliminado da competição.

O encontro não podia ter começado melhor para os Leões, que inauguraram o marcador logo no segundo minuto: enorme arrancada de Salvador Blopa pela direita, ganhando tempo e espaço antes de assistir Rafael Nel, que rematou para defesa de Dennis Seimen, mas a bola sobrou para a recarga certeira de Flávio Gonçalves.

A partir daí, contudo, os visitantes começaram a dominar e a pressionar cada vez mais junto da área verde e branca. Efe Korkut tentou de livre directo, Benjamin Boakye obrigou Miguel Gouveia a intervir e Emirhan Ağzıkara falhou o alvo.

Aos 22', Dorian Migalic rematou e Miguel Gouveia defendeu, com o guarda-redes a fazer o mesmo perante Kenny Freßle. O VfB Stuttgart chegou mesmo ao empate pouco depois da meia-hora, com Kenny Freßle a assistir Benjamin Boakye para o 1-1.

Pouco depois, a reviravolta: cruzamento, primeiro corte da defesa do Sporting CP e segunda investida de Efe Korkut, que remata com a bola a desviar em Rafael Mota, traindo Miguel Gouveia.

Até ao intervalo, destaque para um cruzamento e Salvador Blopa para Flávio Gonçalves cabecear para fora.

Afonso Lee e Sandro Nascimento substituíram Rafael Mota e Sandro Gambôa para o segundo tempo, mas foi o VfB Stuttgart a voltar a ameaçar nos primeiros minutos, agora com tiros de Matheos Tsigkas e Mirza Ćatović para boas defesas de Miguel Gouveia.

Na resposta, um lance bem trabalhado terminou com Flávio Gonçalves a passar para uma zona de perigo, com Salvador Blopa a falhar o remate e Sandro Nascimento a rematar contra um defesa. De seguida, Afonso Lee impediu o golo aos germânicos com um corte no momento certo.

Daniel Ciesielski cabeceou para fora e, aos 66', Kenny Freßle acertou no poste do Sporting CP. A pouco mais de 15 minutos do fim, Rayhan Momade e Denilson Santos entraram para as saídas de Salvador Blopa e Afonso Moreira.

Logo a seguir, o VfB Stuttgart fez o 1-3 por intermédio de Julian Lüers, dificultando ainda mais a tarefa do emblema de Alvalade.

Já com Gabriel Melo em campo (saiu Daniel Ciesielski), o Sporting CP criou a melhor ocasião do segundo tempo quando Denilson Santo lançou Rafael Nel e este acertou no poste contrário. O avançado voltou a ter uma boa ocasião aos 88', quando, servido por Manuel Mendonça, só não marcou porque Dennis Seimen defendeu.

Ao ver dois cartões amarelos, Gabriel Silva foi expulso nos instantes finais do tempo regulamentar, o que praticamente sentenciou o encontro.

Ainda assim, o Sporting CP lutou até ao fim e conseguiu reduzir no sexto minuto do tempo extra, por Rafael Nel, mas o encontro terminou mesmo com a derrota por 2-3.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Salvador Blopa (Rayhan Momade, 74'), Daniel Ciesielski (Gabriel Melo, 77'), Rafael Mota (Afonso Lee, 45'), Lucas Taibo, Sandro Gambôa (Sandro Nascimento, 45'), Afonso Moreira (Denilson Santos, 74'), Manuel Mendonça [C], Rafael Nel, Flávio Gonçaves e Gabriel Silva.

Foto Isabel Silva

Rayhan Momade: "Não há favoritos, vai ser um jogo muito renhido"

Por Sporting CP
04 Mar, 2025

Oitavos-de-final da UEFA Youth League jogam-se nesta quarta-feira

Rayhan Momade também fez a antevisão ao encontro com o VfB Stuttgart, marcado para as 13h00, desta quarta-feira, em Alcochete, dando conta da confiança Leonina para os oitavos-de-final da UEFA Youth League.

Como lidam com o teórico favoritismo que atribuem ao Sporting CP
“Nós estamos sempre tranquilos e encaramos os jogos todos da mesma maneira. Sabemos que nesta fase, e sendo uma fase a eliminar, não há favoritos. Vai ser um jogo muito renhido contra uma equipa que na última eliminatória eliminou o Liverpool FC. Por isso, temos de dar tudo de nós com o objectivo de chegarmos aos quartos-de-final”.

O que sabem sobre o VfB Stuttgart
“É uma equipa muito forte, sobretudo fisicamente, mas que deixa muitos espaços e nós temos de os aproveitar para criarmos oportunidades, para chegarmos ao golo e assim passarmos à próxima fase da prova”.

O que os poucos golos sofridos até aqui dizem do Sporting CP
“Dizem que nós temos estado muito concentrados do primeiro ao último minuto e é assim que queremos continuar. É muito importante manter a baliza a zero porque isso nos permitirá sempre estar mais perto de vencer. É com essa mentalidade que temos de encarar todos os jogos e, sobretudo, este que é o próximo”.

Como está a ser jogar na UEFA Youth League
“Tenho-me sentido muito bem. É sempre um orgulho participar nesta prova, que é como se fosse a Champions League, mas no nosso escalão. Tento aproveitar cada momento para dar o meu máximo e o meu melhor, assim como toda a equipa para conseguirmos mostrar a nossa qualidade e fazermos uma boa prova”.

Mudanças no grupo são encaradas de forma natural
“Claro, sabemos que somos um grupo grande e o mais importante é termos a mentalidade certa. Não conta quem começa ou quem joga, todos contam e mesmo os que por vezes não são convocados têm de ter a mesma mentalidade e têm de estar preparados para jogar e dar uma boa resposta”.

Foto Isabel Silva

João Pereira: "Queremos estar entre as oito melhores equipas da YL"

Por Sporting CP
04 Mar, 2025

Sporting CP recebe, nesta quarta-feira, o VfB Stuttgart

A equipa da UEFA Youth League do Sporting Clube de Portugal recebe, nesta quarta-feira, às 13h00, o VfB Stuttgart em jogo dos oitavos-de-final da prova.

João Pereira fez a antevisão ao encontro, sublinhando a ambição Leonina.

Como encaram o favoritismo que atribuem ao Sporting CP
“Isso passa-nos ao lado, mas acharem que somos favoritos é sinal de que dão valor à nossa equipa e os nossos jogadores. Vai ser um jogo a eliminar, há 50 por cento de probabilidade para cada equipa e nós temos de estar preparados, focados, atentos e compactos como temos estado nos últimos jogos. Queremos muito passar esta eliminatória e estar nos quartos-de-final da prova”.

Que dificuldades vai o Sporting CP encontrar e como vai ter de entrar para vencer
“Vai ter de ser um Sporting CP forte, confiante e atento e a saber bem aquilo que tem de fazer em todos os momentos do jogo. Vamos defrontar uma equipa que já apresentou vários sistemas, mesmo nesta própria Youth League, mas nós preparámos as duas formas como eles costumam encarar o jogo. Por isso, vamos tentar condicioná-los ao máximo e explorar as debilidades que encontrarmos”.

Confiança pelo que o Sporting CP fez até este momento
“Estamos confiantes por causa disso, mas isso conta o que conta. Temos de dar continuidade ao trabalho que fizemos, mas, claro, se olharmos para trás, empatámos aqui com o LOSC Lille e depois só somámos vitórias e muitas delas convincentes e com um bom futebol. Isso é bom também para valorizar os nossos jogadores e para os preparar para o futuro, por isso eles também estão confiantes, mas este jogo é diferente. É a eliminar e se entrarmos a pensar no passado não conseguiremos passar a eliminatória. Não nos podemos distrair com isso, temos de estar focados só neste jogo e saber que é uma grande oportunidade para todos nós. Queremos estar nas oito melhores equipas”.

Semana de trabalho e novos jogadores a aparecer
“Foi outra vez uma semana curta, que serviu mais para recuperar os jogadores e houve pouco tempo para preparar o jogo. Por isso, vimos mais vídeos do que treinámos, mas teve de ser assim porque houve jogadores que só hoje é que conseguiram estar completamente recuperados. Quanto a novidades vai ter de haver até porque ontem, e fico muito contente por isso, o Eduardo Felicíssimo se estreou na equipa principal e fez quase 90 minutos, por isso está quase impossibilitado de jogar amanhã, e o Henrique Arreiol também voltou a jogar. Mas a oportunidade de uns na equipa principal é a de outros na Youth League. Acredito que quem jogar estará motivado para mostrar o seu valor e confirmar que está preparado para assumir o lugar”.

As oportunidades têm surgido também na equipa B
“Sim e é importante eles perceberem que essa oportunidade pode aparecer. No último jogo da equipa B, estreámos o Amadu Baldé e o Rafael Camacho e no anterior tínhamos estreado o Adam Arvelo. Os jogadores têm vindo a trabalhar muitas vezes connosco, porque há muitos a trabalharem com a equipa principal, e sabem que se treinarem bem vão ter a sua oportunidade. Eu não dou nada a ninguém, eles jogam porque merecem, porque conquistam o lugar e vai ser sempre assim. Agora foram eles os três e haverá mais no futuro. Quem se prepara melhor, quem treina melhor e quem se foca mais vai estar sempre mais perto de ter estas oportunidades”.

Apoio dos Sportinguistas
“Já referi muitas vezes e posso voltar a falar do jogo da Liga 3 com o CF “Os Belenenses”. Perdemos, mas no final os adeptos esperaram para aplaudir os jogadores. Isso nem sempre acontece e foi bom para eles sentirem o carinho e sentirem que os adeptos perceberam que eles deram tudo deles. Isso é sempre bom e serve para pedir para amanhã voltarem a encher o Estádio Aurélio Pereira e nos apoiarem. Vai ser um jogo importante, a eliminar e são os oitavos-de-final de uma prova que, neste escalão, é comparada à Liga dos Campeões. Vai ser, certamente, um grande jogo, esperemos que o tempo também ajude para o relvado estar em boas condições depois da chuva e do jogo [juvenis] de hoje, e esperamos contar com os nossos adeptos”.

Foto Isabel Silva

Luka Petrič é Leão

Por Sporting CP
26 Fev, 2025

Guarda-redes de 16 anos reforça futebol de formação

Luka Petrič é reforço do futebol de formação do Sporting Clube de Portugal. O guarda-redes sérvio, de 16 anos, chega aos Leões oriundo do ŠK Slovan Bratislava, da Eslováquia, e falou sobre o seu percurso nas primeiras palavras de verde e branco.

"Comecei a jogar na Eslováquia aos oito ou nove anos e quando era sub-15 encontrei um treinador de guarda-redes na Sérvia, numa academia", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

Sobre os objectivos a curto prazo, o jovem futebolista quer "jogar alguns jogos, começar da melhor forma, fazer algumas defesas e jogar bem". "Depois, quero subir de escalões pouco a pouco. Com o meu trabalho árduo e dedicação, acredito que posso ajudar a minha equipa a ganhar mais jogos", acrescentou.

Luka Petrič considera ter um bom jogo de pés, uma característica que não tinha há alguns anos: "Comecei a trabalhar essa parte e considero que é um dos meus pontos fortes, assim como manter a baliza segura".

Por fim, e depois de mencionar Rui Patrício como uma referência ("Era calmo na baliza e um bom guarda-redes"), Luka Petrič mostrou-se ambicioso: "Espero chegar à equipa principal e conquistar a Liga Portugal".

Páginas

Subscreva RSS - Futebol Formação