Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Queremos conquistar a primeira vitória em casa"

Por Sporting CP
04 Nov, 2024

Recepção ao Manchester City FC para a UEFA Youth League na terça-feira (13h00)

A equipa do Sporting CP que está a jogar a UEFA Youth League defronta, esta terça-feira, o Manchester City FC na 4.ª jornada da fase de liga da prova, a partir das 13h00, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Em antevisão à partida, Tiago Teixeira, treinador da formação Leonina, projectou um bom jogo de futebol, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

 “O ambiente está bom. Voltámos a ter o grupo da UEFA Youth League e deixámos a Liga 3 para trás. Temos um ambiente muito positivo, também por aquilo que temos feito até agora nesta prova. Preparámos o jogo frente ao Manchester City FC da mesma maneira que preparámos os outros. O Manchester City FC é uma equipa de muita qualidade, com uma ideia de jogo algo semelhante à nossa, de querer muito ter a bola e dominar o jogo. Esperamos um excelente jogo amanhã e é para isso que estamos motivados”, projectou.

O técnico da equipa Leonina maioritariamente constituída por atletas juniores abriu um pouco do jogo sobre o que espera do adversário, nomeadamente a nível táctico e da maneira como o Sporting CP poderá ripostar ao líder da Premier League 2, o campeonato de sub-21 em Inglaterra. 

“O Manchester City FC tem a base da equipa a disputar a Premier League 2 e nessa competição têm sido exímios. Temos a equipa completamente identificada, sabemos dessas rotinas. Partem de 4x3x3 e depois têm muitas dinâmicas, principalmente na construção. Tem alguns padrões que também já identificámos, jogadores com muita qualidade, mas acima de tudo vamos tentar fazer o que fizemos em todos os outros jogos: tentar dominar, ter mais bola, tentar criar mais oportunidades do que o adversário, também porque jogamos em casa e queremos conquistar a primeira vitória em casa, o que ainda não aconteceu”, apontou.   

Tiago Teixeira adivinha um jogo que vai desafiar uma das principais virtudes de qualquer uma das equipas: “O segredo do jogo vai ser o de tentar dominar sempre com bola, quando não a tivermos temos de tentar recuperá-la o mais rapidamente possível para voltar a ter bola e dominar o jogo. Vão ser duas equipas a tentarem fazer o mesmo, esperamos que possamos ser nós ater mais bola, mais oportunidades e a ter um resultado positivo no final do encontro”.

O responsável técnico lembrou que já houve jogadores a alinharem na UEFA Youth League pelo Manchester City FC que foram titulares e suplentes em jogos da equipa principal do campeão inglês, sobretudo numa fase com mais lesões no plantel de Pep Guardiola. “É sinal de que apostam na formação, têm jogadores do plantel de sub-18 a jogarem a UEFA Youth League, mudaram um bocadinho a ideia em termos de aposta na Academia e estão a ter algum sucesso. Nós, enquanto Academia também, tentamos cada vez mais promover os jogadores a nível interno e tem acontecido com sucesso”, referindo o exemplo recente de Flávio Gonçalves, que através da utilização na UEFA Youth League já foi utilizado na equipa B do Sporting CP.     

O treinador deixou o convite aos Sportinguistas na bancada do Estádio Aurélio Pereira, esta terça-feira, a partir das 13h00. “Certamente é um jogo que muitas pessoas vão querer ver. Não é uma hora fácil, mas mesmo assim é capaz de ser uma hora mais convidativa do que a meio da manhã e dá sempre a possibilidade de as pessoas assistirem tranquilamente ao nosso jogo e depois de se deslocarem ao nosso estádio para verem a equipa principal. É um orgulho enorme quando olhamos e vemos a bancada repleta de adeptos, é uma força extra que nos ajuda a tentar vencer todos os jogos”, concluiu. 

Afonso Lee, defesa central Leonino, também abordou a partida frente aos ‘citizens’. “A nossa equipa está preparada. Estamos confiantes. Sabemos que o Manchester City FC é uma grande equipa, mas estamos preparados para enfrentá-los”, referiu, elencando os grandes benefícios de jogar esta competição europeia: “As principais virtudes são o crescimento individual. Acho que tenho crescido muito, aprendido coisas novas com colegas com os quais não trabalho tanto no dia a dia. Quanto às dificuldades, é encontrar equipas novas, contextos às vezes diferentes do nosso e isso é muito importante para qualquer jogador”. 

O jogador do Sporting CP adiantou o que acredita se pode esperar do jogo desta terça-feira entre o Sporting CP e o Manchester City FC. “Eles são uma equipa de grande qualidade, que gosta de ter bola, nisso é muito parecida connosco. Vamos tentar fazer um bom jogo e somar os três pontos”, referiu, para fazer também o balanço dos três jogos anteriores do Sporting CP na competição, com duas vitórias e um empate: “Ainda não ganhámos aqui em casa, vamos tentar amanhã, fazer tudo para ganhar e levar os três pontos. Seria muito importante que os nossos adeptos viessem, são um grande apoio para nós para que nos ajudem a ganhar”.

Foto José Lorvão

Jovens Leões mostram como se faz

Por Sporting CP
22 Out, 2024

Sporting CP venceu SK Sturm Graz por 1-3

A equipa da Youth League do Sporting Clube de Portugal venceu, nesta terça-feira, o SK Sturm Graz por 1-3 em jogo da terceira jornada da fase da liga da UEFA Youth League disputado na Jacques Lemans Arena, em St. Veit, perto de Klagenfurt, na Áustria.

Os Leões somam assim sete pontos nesta fase da prova, estando, para já, em primeiro lugar.

À procura de mais um triunfo na prova, o Sporting CP entrou em campo com Miguel Gouveia, Daniel Costa, Afonso Lee, Miguel Monteiro, Denilson Santos, Henrique Arreiol, Eduardo Felicíssimo, Manuel Mendonça, Flávio Gonçalves, Gabriel Silva e João Simões.

Superior na qualidade com a bola, a formação Leonina mediu forças diante de uma equipa mais física, conseguindo ir fazendo frente a isso e marcou logo na primeira oportunidade que teve, aos quatro minutos.

Depois de uma falta perto da área Leonina, o Sporting CP trocou bem a bola, para a frente e para trás, com João Simões a lançar em Denilson Santos na esquerda, e depois de triangulação com Flávio Gonçalves e Gabriel Silva, Denílson Santos finalizou num remate cruzado já dentro da área, fazendo assim o 0-1.

O Sporting CP a jogar com a vantagem numa fase muito inicial da partida e a pegar no jogo desde aí, mas com as duas equipas a conseguirem chegar às áreas e o Sk Sturm Graz a ter a oportunidade de empatar aos 19 minutos, mas, na cara de Miguel Gouveia, o remate saiu ao lado.

Quem não marca, arrisca-se a sofrer e foi o que aconteceu logo a seguir. Na resposta a esse lance, Eduardo Felicíssimo entregou longo para Gabriel Silva, que correu para a área, trabalhou sobre um defesa e atirou cruzado para o 0-2.

Tudo bem feito com os Leões a serem também eficazes e a embalarem assim para mais uma vitória, que, naturalmente, a essa altura estava longe de ser decidida e que foi sendo colocada em causa pelo SK Sturm Graz, que aos 34 minutos reduziu para o 1-2.

Depois disso, o jogo ficou mais dividido e a formação da casa foi estando perto do empate, fazendo a bola sair a centímetros do ferro aos 40 minutos, mas o resultado não voltou a mexer até ao intervalo.

Por isso, os Leões continuaram na frente na segunda parte, com Daniel Costa a estar perto de aumentar a vantagem logo nos segundos iniciais, mas o esférico sofreu um desvio e saiu por cima da baliza.

Do outro lado, também o SK Sturm Graz ia levando perigo à baliza de Miguel Gouveia, tanto de bola parada como corrida, mas, na melhor ocasião para empatar, o guarda-redes verde e branco negou o golo a Leon Grgic.

Pouco depois, a primeira substituição no Sporting CP, que precisava de ‘arrebitar’ e mostrar maior atenção defensiva, com Atanásio Cunha a entrar para o lugar do já amarelado Afonso Lee… e logo a seguir o 1-3.

Livre perto do meio-campo, com Henrique Arreiol a bater, Manuel Mendonça a entregar para Denilson Santos e o lateral desde a esquerda a servir Gabriel Silva, que, na cara de Elias Lorenz, não desperdiçou a oportunidade de bisar e devolver a vantagem de dois golos aos Leões.

A seguir, quando o Sporting CP se preparava para voltar a mexer, esteve à vista o quarto tento verde e branco, mas nem Gabriel Silva nem João Simões conseguiram desviar para a baliza o cruzamento de Manuel Mendonça desde a esquerda.

Depois, então, as substituições com Salvador Blopa e Rayhan Momade a entrar para os lugares de Denilson Santos e Daniel Costa e, minutos depois, já depois de Henrique Arreiol ter atirado por cima, num remate à entrada da área, saiu Flávio Gonçalves e entrou Sandro Nascimento.

Até ao final da partida, apesar das chegadas à área, mais do SK Sturm Graz, que fez pressão alta na tentativa de reduzir, o resultado não voltou a mexer e o Sporting CP acabou por vencer por 1-3 fruto da superioridade em quase todo o jogo e da eficácia nos primeiros minutos.

Foto José Lorvão

Tiago Teixeira: "Jogo muito bem conseguido, vitória totalmente justa"

Por Sporting CP
22 Out, 2024

Reacção do técnico Leonino à vitória diante do SK Sturm Graz

Tiago Teixeira deu os parabéns à equipa da Youth League do Sporting CP que, nesta terça-feira, venceu o SK Sturm Graz (1-3), somando agora duas vitórias e um empate na fase da liga da UEFA Youth League, referindo que os Leões fizeram um “excelente jogo”.

“Voltámos a entrar muito bem e fizemos um jogo muito bem conseguido, os jogadores estão de parabéns pelo que fizeram. Por vezes, depois das selecções e de jogar em diversas equipas, e com poucos treinos como equipa, não é fácil fazer o que eles fizeram”, começou por dizer o treinador Leonino, referindo: “Demos uma excelente resposta, podíamos até ter marcado mais e a vitória é totalmente justa”.

“Foi uma excelente vitória, contra uma equipa que também ainda não tinha perdido e foi bom marcar primeiro. É isso que queremos continuar a fazer, a criar muitas oportunidades, a marcar primeiro, a marcar muito e a não deixar o adversário criar muitas oportunidades”, disse ainda Tiago Teixeira.

Gabriel Silva, que apontou dois dos três golos do Sporting CP, também falou após a partida, elogiando a equipa verde e branca: “Isto é fruto do que vivemos como equipa. Jogar com vários escalões e jogadores diferentes é mais complicado, mas temos estado bem e temos transportado para o jogo aquilo que treinamos”.

“Queremos continuar assim. Hoje fizemos três golos, mas podíamos ter feito mais, estivemos bem e criámos muitas oportunidades”, disse ainda, sublinhando que foi mais importante vencer do que bisar: “É bom marcar, mas importa-me muito mais o colectivo e, por isso, fiquei muito mais contente com a vitória”.

 

Foto José Lorvão

Iniciados vencem SC Farense

Por Sporting CP
20 Out, 2024

0-1 com golo de Martim Ribeiro

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste domingo, o SC Farense por 0-1 em jogo da oitava jornada da Série B do Campeonato Nacional de iniciados.

Para este encontro António Cruz apostou de início em Afonso Guerra, Rodrigo Mendes, Reisson Batista, Eliabe Alves, Rodrigo Relvas, Martim Baptista, Diego Farinha, Diogo Djabi, Martim Ribeiro, Victor Bastianele e Mélvin Rosário.

O único golo da partida foi apontado aos 75 minutos por Martim Ribeiro, que garantiu assim mais três pontos para os Leões e a continuidade do pleno de vitórias.

O Sporting CP soma então oito triunfos em oito partidas e continua na liderança isolada da prova, com mais cinco pontos do que o segundo classificado, o CF “Os Belenenses”.

Na próxima jornada, marcada para o próximo sábado, os Leões recebem a AA Santarém.

Foto FPF

Jovens Leões em destaque nas selecções jovens

Por Sporting CP
16 Out, 2024

Sporting CP representado em todas as equipas de Portugal entre sub-17 e sub-20

Mais uma pausa para compromissos internacionais ocupou praticamente as últimas duas semanas e foram vários os jovens jogadores do Sporting Clube de Portugal que não só representaram os vários escalões das selecções nacionais de Portugal, como contribuíram decisivamente para bons resultados. Entre eles, destaque para os golos apontados por Manuel Mendonça (sub-20), João Simões (sub-19), Gabriel Silva (sub-19), Salvador Blopa (sub-18), Flávio Gonçalves (sub-18), Brandão Baptista (sub-17) com as cores nacionais.

Em sub-20, o emblema verde e branco foi um dos mais representado da convocatória, graças às chamadas de Francisco Silva, Henrique Arreiol, Leonardo Barroso, Manuel Mendonça, Miguel Alves e Rodrigo Dias para dois jogos de preparação.

Portugal bateu a Turquia por 1-2, jogo em que o médio Manuel Mendonça ‘facturou’, e empatou com a Itália (1-1). Além disso, os seis futebolistas do Sporting CP somaram todos minutos nestes compromissos internacionais.

Já a selecção sub-19, que contou com o contributo dos Leões Eduardo Felicíssimo, Gabriel Silva, João Infante, João Simões e Rayhan Momade, brilhou no Torneio de Preparação de Marbella, em Espanha. Três jogos e três vitórias para Portugal, que em cada uma das partidas teve jogadores do Sporting CP a marcar.

João Simões abriu o marcador frente à Inglaterra (2-1), enquanto o avançado Gabriel Silva fez balançar as redes frente à Dinamarca (3-1) e Países Baixos (4-2). João Infante, por sua vez, embora não marcando teve uma acção determinante ao pressionar o guarda-redes escandinavo para forçar o autogolo.

A equipa sub-18 participou no Torneio 4 Nações, onde somou duas vitórias e um empate, e também teve muitos jovens Leões em acção, nomeadamente Afonso Lee, Denilson Santos, Flávio Goncalves, Miguel Gouveia, Rodrigo Quintiães e Salvador Blopa. Precisamente, com um golo, Blopa ajudou Portugal a golear a Turquia (4-0) e Flávio Gonçalves assinou o livre directo que inaugurou o resultado diante da Espanha, num duelo ibérico que acabou empatado 2-2 – no outro encontro a selecção sub-18 bateu a Roménia por 3-1.

Por fim, no escalão sub-17, André Machado, Brandão Baptista, Duarte Correia e Sandro Gamboa, todos jogadores do Sporting CP, foram convocados e utilizados nos jogos de preparação realizados. Portugal venceu a França por 2-0 e não foi além de um empate com o País de Gales (1-1), com Brandão Baptista a assinar o golo da equipa jovem das quinas.

Foto José Lorvão

Coaching Days junta o futebol de formação

Por Sporting CP
15 Out, 2024

Rúben Amorim falou aos presentes

Decorreu esta terça-feira, sendo que continua para quarta, o evento Coaching Days, uma iniciativa do Sporting Clube de Portugal que procurou juntar as equipas técnicas, staff e dirigentes do futebol de formação verde e branco a nível nacional.

Em Alcochete, marcaram presença cerca de 50 funcionários Leoninos, entre eles a direcção da Academia Cristiano Ronaldo, os coordenadores das áreas multidisciplinares que integram o Modelo Centrado no Jogador e todas as equipas técnicas desde sub-7 até à equipa B, incluindo aquelas que trabalham nas Academias de Formação Sporting (AFS), no Pólo EUL e nas Academias Sporting (AS).

Ao longo de dois dias, o Coaching Days conta com reuniões de trabalho para apresentar os resultados do futebol de formação ao longo dos últimos seis anos, bem como definir objectivos e o rumo do Sporting CP ao alinhar ideias fundamentais com foco na área técnica e no departamento de estratégia e avaliação e talento. Uma das figuras de maior destaque foi Rúben Amorim, que falou aos presentes com o objectivo de alinhar o processo entre o futebol de formação e o alto rendimento.

No final, o treinador da equipa principal de futebol assegurou que "este tipo de eventos é muito importante" porque todos querem "facilitar a chegada dos jovens à equipa principal". "Não estamos a ensinar nada, mas sim a partilhar o que achamos que os jogadores têm de ter para chegar a uma equipa de nível UEFA Champions League e que ganhe títulos. Mais do que um bom momento de ligação entre treinadores, é um momento para crescer e facilitar a vida dos nossos treinadores para que se possam focar em certas situações que consideramos, enquanto técnicos da equipa principal, importantes para os jovens", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Para Rúben Amorim, o foco esteve "na imagem do que queremos para o Clube, o tipo de jogador, o carácter, a mentalidade": "É uma coisa mais holística do que o foco na parte táctica ou técnica. Vamos crescendo uns com os outros e construindo o jogador do Sporting CP. Esse é o principal factor".

Nuno Figueiredo, director técnico do futebol de formação, destacou a relevância de "alinhar a visão estratégica dentro da área técnica dos sub-7 até aos sub-23". "Temos a felicidade de ter aqui elementos da nossa equipa principal e da equipa B para partilharmos ideias e reflexões e pensarmos no que é o modelo de formação e desenvolvimento do Clube. E, depois, para envolver as áreas que dão suporte para os responsáveis entenderem as nossas dores, a nossa visão e a nossa estratégia para o que mais queremos: formar e desenvolver jogadores", referiu, antes de destacar alguns dos pontos mencionados por Rúben Amorim.

"Desenvolver jogadores com talentos diversificados, mas que entendam o jogo e que se consigam adaptar às diferentes realidades do futebol, que estejam mais preparados para a equipa principal, que os aspectos técnicos sejam valorizados e, também, que tenham uma mentalidade de valorizar a equipa e o contexto. Há que trabalhar para o grupo. Tem de ser algo cultural, vivenciado e vivido por todos os jogadores em qualquer etapa formativo. São mentalidades que se criam e que têm influência no alto rendimento", assegurou.

Já Paulo Noga, director do departamento de estratégia e avaliação e talento, classificou este dia como "especial": "Fazemos isto com alguma regularidade, mas hoje tivemos a oportunidade de juntar o início do processo, como as AFS e o Pólo EUL, sem esquecer as AS. Todo o universo Sportinguista, numa perspectiva de futebol de formação, esteve aqui representado e bebeu um pouco da nossa cultura".

Depois de garantir que todos os departamentos e escalões estão num "alinhamento claro com a administração", tendo em conta que tudo está a ser "operado desde a equipa principal até às AFS", Paulo Noga foi desafiado a revelar o que é procurado no recrutamento de novos atletas.

"O que nós procuramos num jogador é o que procuramos num recurso humano do Sporting CP. Tem de ter carácter e uma personalidade aberta a estímulos para que possa ter sucesso", concluiu.

Foto João Pedro Morais

Rafael Fial assinou contrato de formação

Por Sporting CP
15 Out, 2024

Avançado de 15 anos está no Clube desde 2021

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Rafael Fial. O avançado de 15 anos vai continuar o seu processo evolutivo no emblema de Alvalade, onde está desde 2021.

Depois de em 2023/2024 ter feito 21 jogos e dois golos na equipa de iniciados, na presente temporada Rafael Fial já alinhou pelos sub-16 (três jogos, um golo e uma assistência) e estreou-se no escalão sub-17 num encontro (vs. Real SC) em que o Sporting CP alinhou no campeonato do escalão com a sua equipa sub-16 - os juvenis encontravam-se num torneio internacional.

A cumprir a sua quarta temporada de Leão ao peito, o avançado é o mais recente jovem jogador a assinar contrato de formação com o Sporting CP.

Foto José Lorvão

Ansu Júnior assina contrato de formação

Por Sporting CP
11 Out, 2024

Avançado, de 14 anos, joga nos sub-17

Ansumane Júnior assinou contrato de formação com o Sporting Clube de Portugal. O avançado, de 14 anos, está no Clube desde 2020/2021, tendo começado o percurso de Leão ao peito no Pólo EUL.

Ansu Júnior, como é conhecido, passou depois para a Academia Cristiano Ronaldo onde começou por jogar nos sub-14.

Actualmente está na equipa de juvenis, com o registo de seis jogos, cinco golos e uma assistência, depois de na temporada passada, no escalão sub-16, ter participado em 25 encontros, apontado 11 golos e feito quatro assistências.

No passado dia 28 de Setembro, na recepção Leonina ao SG Sacavenense, apontou quatro dos cinco golos do Sporting CP.

Foto José Lorvão

Tiago Teixeira: "Melhoramos muito em relação ao jogo anterior"

Por Sporting CP
01 Out, 2024

Treinador e Afonso Moreira reagiram à vitória em Eindhoven

Após o triunfo por 0-2 frente ao PSV, Tiago Teixeira, treinador dos jovens Leões, fez o rescaldo da partida em declarações aos meios de comunicação do Clube.

Destacando a formação neerlandesa como uma "equipa muito boa tecnicamente e com intensidade em todos os jogos", o técnico verde e branco enalteceu a exibição conseguida pelos seus jogadores no Campus De Herdgang.

"Sabíamos que tínhamos de controlar o jogo com bola e foi isso que aconteceu. Melhoramos muito em relação ao jogo anterior, fomos mais eficazes e os jogadores estão de parabéns. Fizeram um excelente jogo, com um resultado positivo e com a baliza a zero, que é também importante para nós", resumiu.

Já sobre o primeiro golo Leonino, fruto de uma excelente jogada colectiva, Tiago Teixeira realçou que foi um exemplo perfeito do "transporte do treino para o jogo". "Trabalhamos muito essas combinações, o jogo interior e hoje saiu bem e deu em golo. Temos jogadores com muita qualidade e trabalham muito para conseguir os resultados", sublinhou.

A seguir, o treinador dos jovens Leões reforçou a importância da UEFA Youth League para o crescimento dos jogadores, realçando também a boa resposta dada até ao momento.

"Não olhamos muito às idades e escolhemos quem achamos que está preparado para jogar esta competição, independentemente de ser de 2006, 2006, 2007 ou até 2008, como o Chris [Grombahi]. Têm demonstrado que têm nível e rendimento para jogar. Estamos focados em prepará-los para a equipa A, eles sabem que estão cada vez mais perto, mas têm de trabalhar todos os dias", concluiu Tiago Teixeira.

Por seu turno, Afonso Moreira também reagiu ao importante triunfo em Eindhoven. "Sabíamos que não ia ser fácil, mas conseguimos impor o nosso jogo e desbloqueá-lo com os golos", referiu, continuando: "Evoluir a ganhar dá-nos sempre outras coisas, por isso queremos ir em busca de mais pontos".

De seguida, o extremo de 20 anos deu conta daquilo que pensou durante a acção do golo que assinou. "É algo em que temos trabalhado", admitiu, acrescentando: "É tudo uma questão de fracções de segundo, há improviso também e tive a felicidade de fazer o golo".

Foto José Lorvão

Jovens Leões somam primeira vitória europeia em Eindhoven

Por Sporting CP
01 Out, 2024

Golos de Afonso Moreira e Eduardo Felicíssimo para superar o PSV (0-2)

A equipa do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o PSV por 0-2, esta terça-feira à tarde, no jogo da segunda jornada da fase de liga da UEFA Youth League.

Foi no Campus De Herdgang, a academia do emblema de Eindhoven, que os jovens Leões alcançaram o primeiro triunfo nesta edição da prova, após o empate inaugural em casa com o Lille OSC (2-2). E foi de rompante que os golos do Sporting CP surgiram para resolver uma partida frente a um perigoso PSV.

Mesmo a fechar uma primeira parte muito dividida Afonso Moreira deu a melhor conclusão a uma bonita jogada colectiva e, logo a abrir o segundo tempo, um impressionante cabeceamento de Eduardo Felicíssimo garantiu os primeiros três pontos Leoninos. Por seu turno, a formação de Eindhoven mantém-se sem qualquer ponto.

Para enfrentar um PSV formado, essencialmente, por jogadores da sua equipa sub-19, os jovens Leões liderados por Tiago Teixeira e João Pereira, da equipa B, e coadjuvados por Pedro Coelho, dos sub-23, apresentaram-se com uma mistura de jogadores provenientes dos ‘bês’, dos sub-23 e dos sub-19 e com quatro mudanças no ‘onze’ que empatou com o Lille OSC (2-2) em Alcochete. Daniel Costa, Lucas Taibo e Rayhan Momade entraram para a linha defensiva e Henrique Arreiol foi titular no miolo, enquanto só o ataque, composto por João Simões, Afonso Moreira e Gabriel Silva, se manteve intacto, além da baliza, novamente guardada por Miguel Gouveia – Salvador Blopa, Miguel Alves, Denilson Santos e Ivanildo Mendes saíram das opções iniciais.

Renovado em 2019 e localizado numa zona de floresta a cinco quilómetros a norte do Philips Stadion, onde as equipas principais de ambos os emblemas se vão enfrentar na UEFA Champions League, no moderno ‘quartel-general’ do emblema de Eindhoven, o PSV desenvolveu, entre outros, Cody Gakpo (Liverpool FC) e Noni Madueke (Chelsea FC), dois dos mais recentes ‘produtos’ lançados para a elite.

Num início de tarde fresco e por vezes ventoso, mas sem chuva, o Sporting CP fez-se com a bola desde o início, apesar da forte pressão adversária. O extremo Afonso Moreira, embora de forma desenquadrada com a baliza, fez o primeiro remate, mas depois dos dez minutos o PSV - em crescendo - testou a atenção de Miguel Gouveia por duas vezes.

E, pouco depois, apesar do maior tempo com bola da equipa verde e branca, a formação local saiu rapidamente para o contra-ataque e dispôs da melhor oportunidade, mas no cara-a-cara Gouveia brilhou com uma ‘mancha’ decisiva – e Afonso Lee completou o trabalho com um corte já perto da linha de golo. Se os Leões sentiam dificuldades para progredir e criar perigo junta da baliza adversária, o PSV fazia tudo pela ‘via rápida’, com processos simples e muita verticalidade, após recuperar a bola, chegando com facilidade à área.

No entanto, já depois da meia hora, o Sporting CP seguiu a mesma receita e foi por muito pouco que um lançamento em profundidade, que surpreendeu a defesa neerlandesa, não acabou em golo. Somente os reflexos do guardião Tijn Smolenaars - uma defesa com o pé - negaram o 0-1 a João Simões.

Logo de seguida, o PSV também ficou perto de inaugurar o marcador por Manuel Bahaty, porém Miguel Gouveia voltou a dizer ‘presente’. E quando parecia que o nulo no marcador ia seguir para o segundo tempo, Afonso Moreira pareceu para fazer o 0-1 já no período de descontos.

Depois de um pontapé acrobático do capitão Manuel Mendonça que ‘morreu’ nas mãos de Smolenaars, os jovens Leões encadearam a melhor jogada colectiva até então, com combinações pelo corredor central, até que o extremo verde e branco, à entrada da área, picou a bola com classe e rodou sobre si, deixou os defesas pregados ao relvado e na cara do golo atirou a contar.

Não podia ter havido maneira melhor de encerrar uns primeiros 45 minutos tão divididos no Campus De Herdgang e, logo a abrir a segunda parte, o Sporting CP também começou de forma perfeita: a marcar. Aos 51 minutos, um canto cobrado por Rayhan Momade encontrou a grande impulsão de Eduardo Felicíssimo e o cabeceamento portentoso só acabou no fundo das redes. Num abrir e fechar de olhos, com o intervalo pelo meio, os jovens Leões colocaram-se a vencer por dois.

Inevitavelmente, o PSV sentiu os golpes e perdeu algum do gás demonstrado na etapa anterior, apesar também dos méritos defensivos Leoninos nesta fase. Em busca de uma reacção, o melhor que os neerlandeses conseguiram foi um remate para as mãos de Miguel Gouveia, após um erro na saída de bola verde e branca, e outro por cima já à entrada para os últimos dez minutos.

Até ao fim, multiplicaram-se os duelos, porém o Sporting CP mostrou-se seguro e nunca perdeu o controlo do encontro. Salvador Blopa, Sandro Nascimento, Denilson Santos, Gabriel Melo e Micael Sanhá foram apostas a partir do banco no decorrer dos minutos.

Além de a vitória Leonina já não ser colocada em causa, a fechar a partida europeia podia ter sido a equipa verde e branca a voltar a marcar, não fosse a grande defesa de Smolenaars para impedir o golo de Micael Sanhá numa das suas primeiras acções em campo.

Assim, com quatro pontos somados, o Sporting CP subiu à condição ao quarto lugar da tabela de classificação da UEFA Youth League e, tal como a equipa principal, prepara-se para visitar o SK Sturm Graz, na próxima jornada.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Salvador Blopa, 89’), Eduardo Felicíssimo, Afonso Lee, Lucas Taibo, Rayhan Momade (Micael Sanhá, 89’), Henrique Arreiol, Manuel Mendonça [C] (Sandro Nascimento, 80’), João Simões (Denilson Santos, 76’), Afonso Moreira, Gabriel Silva (Gabriel Melo, 76’)

Páginas

Subscreva RSS - Futebol Formação