Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto José Lorvão

Tiago Teixeira: "Melhoramos muito em relação ao jogo anterior"

Por Sporting CP
01 Out, 2024

Treinador e Afonso Moreira reagiram à vitória em Eindhoven

Após o triunfo por 0-2 frente ao PSV, Tiago Teixeira, treinador dos jovens Leões, fez o rescaldo da partida em declarações aos meios de comunicação do Clube.

Destacando a formação neerlandesa como uma "equipa muito boa tecnicamente e com intensidade em todos os jogos", o técnico verde e branco enalteceu a exibição conseguida pelos seus jogadores no Campus De Herdgang.

"Sabíamos que tínhamos de controlar o jogo com bola e foi isso que aconteceu. Melhoramos muito em relação ao jogo anterior, fomos mais eficazes e os jogadores estão de parabéns. Fizeram um excelente jogo, com um resultado positivo e com a baliza a zero, que é também importante para nós", resumiu.

Já sobre o primeiro golo Leonino, fruto de uma excelente jogada colectiva, Tiago Teixeira realçou que foi um exemplo perfeito do "transporte do treino para o jogo". "Trabalhamos muito essas combinações, o jogo interior e hoje saiu bem e deu em golo. Temos jogadores com muita qualidade e trabalham muito para conseguir os resultados", sublinhou.

A seguir, o treinador dos jovens Leões reforçou a importância da UEFA Youth League para o crescimento dos jogadores, realçando também a boa resposta dada até ao momento.

"Não olhamos muito às idades e escolhemos quem achamos que está preparado para jogar esta competição, independentemente de ser de 2006, 2006, 2007 ou até 2008, como o Chris [Grombahi]. Têm demonstrado que têm nível e rendimento para jogar. Estamos focados em prepará-los para a equipa A, eles sabem que estão cada vez mais perto, mas têm de trabalhar todos os dias", concluiu Tiago Teixeira.

Por seu turno, Afonso Moreira também reagiu ao importante triunfo em Eindhoven. "Sabíamos que não ia ser fácil, mas conseguimos impor o nosso jogo e desbloqueá-lo com os golos", referiu, continuando: "Evoluir a ganhar dá-nos sempre outras coisas, por isso queremos ir em busca de mais pontos".

De seguida, o extremo de 20 anos deu conta daquilo que pensou durante a acção do golo que assinou. "É algo em que temos trabalhado", admitiu, acrescentando: "É tudo uma questão de fracções de segundo, há improviso também e tive a felicidade de fazer o golo".

Foto José Lorvão

Jovens Leões somam primeira vitória europeia em Eindhoven

Por Sporting CP
01 Out, 2024

Golos de Afonso Moreira e Eduardo Felicíssimo para superar o PSV (0-2)

A equipa do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o PSV por 0-2, esta terça-feira à tarde, no jogo da segunda jornada da fase de liga da UEFA Youth League.

Foi no Campus De Herdgang, a academia do emblema de Eindhoven, que os jovens Leões alcançaram o primeiro triunfo nesta edição da prova, após o empate inaugural em casa com o Lille OSC (2-2). E foi de rompante que os golos do Sporting CP surgiram para resolver uma partida frente a um perigoso PSV.

Mesmo a fechar uma primeira parte muito dividida Afonso Moreira deu a melhor conclusão a uma bonita jogada colectiva e, logo a abrir o segundo tempo, um impressionante cabeceamento de Eduardo Felicíssimo garantiu os primeiros três pontos Leoninos. Por seu turno, a formação de Eindhoven mantém-se sem qualquer ponto.

Para enfrentar um PSV formado, essencialmente, por jogadores da sua equipa sub-19, os jovens Leões liderados por Tiago Teixeira e João Pereira, da equipa B, e coadjuvados por Pedro Coelho, dos sub-23, apresentaram-se com uma mistura de jogadores provenientes dos ‘bês’, dos sub-23 e dos sub-19 e com quatro mudanças no ‘onze’ que empatou com o Lille OSC (2-2) em Alcochete. Daniel Costa, Lucas Taibo e Rayhan Momade entraram para a linha defensiva e Henrique Arreiol foi titular no miolo, enquanto só o ataque, composto por João Simões, Afonso Moreira e Gabriel Silva, se manteve intacto, além da baliza, novamente guardada por Miguel Gouveia – Salvador Blopa, Miguel Alves, Denilson Santos e Ivanildo Mendes saíram das opções iniciais.

Renovado em 2019 e localizado numa zona de floresta a cinco quilómetros a norte do Philips Stadion, onde as equipas principais de ambos os emblemas se vão enfrentar na UEFA Champions League, no moderno ‘quartel-general’ do emblema de Eindhoven, o PSV desenvolveu, entre outros, Cody Gakpo (Liverpool FC) e Noni Madueke (Chelsea FC), dois dos mais recentes ‘produtos’ lançados para a elite.

Num início de tarde fresco e por vezes ventoso, mas sem chuva, o Sporting CP fez-se com a bola desde o início, apesar da forte pressão adversária. O extremo Afonso Moreira, embora de forma desenquadrada com a baliza, fez o primeiro remate, mas depois dos dez minutos o PSV - em crescendo - testou a atenção de Miguel Gouveia por duas vezes.

E, pouco depois, apesar do maior tempo com bola da equipa verde e branca, a formação local saiu rapidamente para o contra-ataque e dispôs da melhor oportunidade, mas no cara-a-cara Gouveia brilhou com uma ‘mancha’ decisiva – e Afonso Lee completou o trabalho com um corte já perto da linha de golo. Se os Leões sentiam dificuldades para progredir e criar perigo junta da baliza adversária, o PSV fazia tudo pela ‘via rápida’, com processos simples e muita verticalidade, após recuperar a bola, chegando com facilidade à área.

No entanto, já depois da meia hora, o Sporting CP seguiu a mesma receita e foi por muito pouco que um lançamento em profundidade, que surpreendeu a defesa neerlandesa, não acabou em golo. Somente os reflexos do guardião Tijn Smolenaars - uma defesa com o pé - negaram o 0-1 a João Simões.

Logo de seguida, o PSV também ficou perto de inaugurar o marcador por Manuel Bahaty, porém Miguel Gouveia voltou a dizer ‘presente’. E quando parecia que o nulo no marcador ia seguir para o segundo tempo, Afonso Moreira pareceu para fazer o 0-1 já no período de descontos.

Depois de um pontapé acrobático do capitão Manuel Mendonça que ‘morreu’ nas mãos de Smolenaars, os jovens Leões encadearam a melhor jogada colectiva até então, com combinações pelo corredor central, até que o extremo verde e branco, à entrada da área, picou a bola com classe e rodou sobre si, deixou os defesas pregados ao relvado e na cara do golo atirou a contar.

Não podia ter havido maneira melhor de encerrar uns primeiros 45 minutos tão divididos no Campus De Herdgang e, logo a abrir a segunda parte, o Sporting CP também começou de forma perfeita: a marcar. Aos 51 minutos, um canto cobrado por Rayhan Momade encontrou a grande impulsão de Eduardo Felicíssimo e o cabeceamento portentoso só acabou no fundo das redes. Num abrir e fechar de olhos, com o intervalo pelo meio, os jovens Leões colocaram-se a vencer por dois.

Inevitavelmente, o PSV sentiu os golpes e perdeu algum do gás demonstrado na etapa anterior, apesar também dos méritos defensivos Leoninos nesta fase. Em busca de uma reacção, o melhor que os neerlandeses conseguiram foi um remate para as mãos de Miguel Gouveia, após um erro na saída de bola verde e branca, e outro por cima já à entrada para os últimos dez minutos.

Até ao fim, multiplicaram-se os duelos, porém o Sporting CP mostrou-se seguro e nunca perdeu o controlo do encontro. Salvador Blopa, Sandro Nascimento, Denilson Santos, Gabriel Melo e Micael Sanhá foram apostas a partir do banco no decorrer dos minutos.

Além de a vitória Leonina já não ser colocada em causa, a fechar a partida europeia podia ter sido a equipa verde e branca a voltar a marcar, não fosse a grande defesa de Smolenaars para impedir o golo de Micael Sanhá numa das suas primeiras acções em campo.

Assim, com quatro pontos somados, o Sporting CP subiu à condição ao quarto lugar da tabela de classificação da UEFA Youth League e, tal como a equipa principal, prepara-se para visitar o SK Sturm Graz, na próxima jornada.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Salvador Blopa, 89’), Eduardo Felicíssimo, Afonso Lee, Lucas Taibo, Rayhan Momade (Micael Sanhá, 89’), Henrique Arreiol, Manuel Mendonça [C] (Sandro Nascimento, 80’), João Simões (Denilson Santos, 76’), Afonso Moreira, Gabriel Silva (Gabriel Melo, 76’)

Foto Isabel Silva

Sporting CP assina contrato profissional com Diego Coxi

Por Sporting CP
18 Set, 2024

É defesa-central, tem 16 anos e faz parte do plantel sub-19

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato profissional com Diego Coxi. O jogador de 16 anos alinha como defesa-central e está no Clube desde os seis anos, tendo começado o seu percurso no Pólo EUL. 

Aos meios de comunicação Leoninos, o futebolista que alinha na equipa sub-19 resumiu o sentimento por o emblema de Alvalade acreditar nas potencialidades que exibe em campo. “É um motivo de orgulho para mim e para a minha família. Vou continuar a trabalhar para dar orgulho aos Sportinguistas”, prometeu.

Na equipa principal do Sporting CP, elegeu o jogador que mais o inspira: “A minha referência é o Gonçalo Inácio, porque joga muito bem com os dois pés e é agressivo na abordagem ao jogo”. 

Para o futuro, Diego Coxi não esconde a grande ambição. “O meu sonho é chegar à equipa principal. É o objectivo de todos os jogadores da formação e é um orgulho poder representar o Sporting CP”, apontou, deixando uma mensagem final aos Sportinguistas: “Espero que continuem a apoiar-nos e vou dar sempre tudo por este clube”.

Foto Isabel Silva

Brandão Baptista assina contrato profissional

Por Sporting CP
19 Set, 2024

Extremo de 16 anos está no Clube desde 2018

Brandão Baptista é o mais recente jovem futebolista a ter a oportunidade de assinar um contrato profissional com o Sporting Clube de Portugal, onde vai continuar a evoluir. Esta época, o internacional sub-17 por Portugal tem alinhado pelos juvenis Leoninos (quatro jogos e um golo), mas também já conta com um jogo pela equipa de juniores.

No momento da assinatura, Brandão Baptista expressou toda a sua satisfação pelo passo em frente. “Estou muito feliz por ter assinado o meu primeiro contrato profissional com este grande clube. Vou dar o meu melhor em todos os momentos e espero encantar os adeptos, fazer muitos golos e fazer com que se lembrem do meu nome”, começou por dizer o extremo de 16 anos que joga de Leão ao peito desde 2018.

Com o sonho maior de “poder chegar à equipa principal do Sporting CP, ganhar vários títulos e ser uma mais-valia para a equipa”, é nos médios Morten Hjulmand e Hidemasa Morita que Brandão Baptista tem as suas principais referências.

“Não partilhamos a mesma posição, mas gosto muito de os ver jogar e da intensidade que colocam no jogo”, justificou, além de destacar o contributo de ambos para “ganhar o [último] campeonato”.

A fechar, o jovem Leão deixou também uma mensagem aos adeptos Sportinguistas: “Primeiro, obrigado pelo apoio. São muito importantes para nós e espero, um dia, dar muitas alegrias”.

Team Days promove debate sobre o futebol de formação

Por Sporting CP
12 Set, 2024

​Iniciativa juntou todas as áreas multidisciplinares dos escalões jovens em Montargil

No início de Setembro, uma comitiva de colaboradores do Sporting Clube de Portugal, liderada por Paulo Gomes e Tomaz Morais, co-directores da Academia Cristiano Ronaldo, deslocou-se até Montargil, no Alto Alentejo, para participar durante dois dias no Team Days, iniciativa que incluiu várias reuniões promovidas pelas áreas multidisciplinares do Clube de forma a debater o futebol de formação.

Esta acção contou com a presença dos coordenadores de todas as áreas multidisciplinares que integram o Modelo Centrado no Jogador (Recrutamento, Área Técnica, Unidade de Performance, Comunicação, Psicologia, Departamento Médico, Coordenação do Pólo EUL, Gabinete de Apoio ao Jogador, Nutrição, Gabinete de Observação e Análise e Gabinete de Operações) na Academia Cristiano Ronaldo, no Pólo EUL e também na Coordenação Técnica das AFS (Academias de Formação Sporting).

No segundo dia da iniciativa, foi também realizada uma acção de team building que colocou à prova os colaboradores em desafios com circuitos de canoagem e uma gincana em sistema de estafeta com vários obstáculos ao longo do percurso.

No final, o co-director da Academia Cristiano Ronaldo, Tomaz Morais, explicou mais a fundo os objectivos desta iniciativa, que se repete no início de cada época.

“Começámos a fazer o Team Days logo quando pensámos no Modelo Centrado no Jogador pois percebemos que tínhamos de sair da Academia e de nos isolar num sítio próprio para reflectir, aprender, interrogar, colocar em causa e, acima de tudo, ver como podemos olhar para o futuro. O Team Days surge da necessidade que tínhamos de ser melhores no futebol de formação e de perceber qual o nosso caminho”, começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos o responsável.

“Cada Team Days vem sendo mais curioso que o anterior e este foi muito importante porque houve mudanças na estrutura e reformulámos objectivos no recrutamento e desenvolvimento de jogadores. Foi o momento ideal para juntarmos essas áreas com todas as outras e discutirmos o que queremos fazer nos próximos dois anos”, justificou, explicando que o foco foram “questões práticas”.

“Trabalhámos a estratégia que vamos adoptar na identificação de talento e na sua potenciação e desenvolvimento, como vamos suprimir as lacunas que temos porque o futebol de formação é muito extenso pois começa nos sub-7 e acaba nos sub-23, que jogo e atitude queremos ver nas nossas equipas e, por fim, que liderança queremos ver nas equipas, nos departamentos multidisciplinares e na Direcção da Academia. Ganhámos a todos os níveis, desde a parte estratégica até à valorização do trabalho em equipa, pois fizemos um team building espectacular, e depois também quanto à liderança e ao que queremos para o Sporting CP”, frisou.

Ora, além das reuniões, houve ainda espaço para uma formação que ficou a cargo do Professor José Manuel Seruya, especialista nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional, liderança e comunicação, que aprofundou a importância da liderança independentemente de sermos ou não líderes dentro de uma instituição.

“Dentro de uma instituição, as pessoas precisam de estar orientadas e essa é uma das funções de um líder: orientar as pessoas em termos de rumo. Por outro lado, um líder tem de ser também alguém que nos inspire e sinta a responsabilidade de nos dar uma alma maior para levar a organização para a frente. Essa é a dupla importância maior da liderança”, justificou, antes de revelar que o foco da sua intervenção passou por “transmitir a necessidade de autoconhecimento e de ter certezas acerca do ponto de partida para o futuro enquanto líder” de uma área.

“Isso significa reconhecer-me enquanto líder e tentei ajudar as pessoas a fazer essa reflexão com uma questão que levantei: “Sei que sou líder quando…?”. Esse foi um momento muito interessante de reflexão partilhada, a tomada de consciência de que sou líder numa certa circunstância no meu quotidiano. Por outro lado, também falei um pouco sobre o compromisso para agir. O autoconhecimento não é uma coisa parada no tempo, é um diagnóstico que me deve comprometer para agir em consciência de líder. Procurei ainda reflectir sobre o êxito profissional enquanto líder e quais os factores que ponho em marcha e que importância lhes dou para ser um bom líder no quotidiano. Por outro lado, abordei a reflexão sobre os sete papéis de um líder e a necessidade de perceber quais as diferentes condições de um líder”.

Já Madalena Afoito, técnica pedagógica da Academia Cristiano Ronaldo que participou pela primeira vez no Team Days, foi responsável por duas actividades de dinâmica de grupo realizadas de forma a reforçar os laços e o espírito de grupo entre todos os colaboradores, tendo explicado um desses momentos: o jogo Zoom.

“Fizemos um percurso pela Academia em que fomos tirando fotografias e demos uma diferente a cada colaborador. Eles tinham de se organizar e perceber se conseguiam cumprir o objectivo que era montar a história desenhada. A actividade correu bastante bem, houve momentos de partilha de ideias e explicação, sendo que os participantes perceberam o que a dinâmica pedia e cada um deu o seu contributo, concluindo a tarefa com sucesso”, frisou, explicando qual o objectivo final desta actividade.

“O objectivo era que percebessem que, apesar de conhecermos a Academia muito bem, todos têm um ponto de vista diferente pois tinham uma imagem distinta. Todos vemos as coisas de forma diferente e é preciso respeitar a visão e opiniões dos outros por muito que seja diferente da nossa. Depois, o trabalho em equipa fez com que percebessem que somos um que faz o todo, o que é fundamental, pois trabalhamos diariamente enquanto equipa multidisciplinar para atingir o objectivo principal que é formar pessoas e só depois jogadores no Sporting CP”, destacou.

Por fim, Miguel Pinto, consultor operacional do futebol de formação na Academia Cristiano Ronaldo que já é repetente no Team Days e esteve directamente envolvido na organização dos mesmos, justificou a relevância destes dois dias com uma ideia muito simples: “reforçar os laços e coesão entre toda a equipa multidisciplinar”.

“Queríamos sobretudo que os elementos que partilham o mesmo espaço de trabalho diariamente e os que estão descentralizados passassem o máximo de tempo possível em dinâmicas e momentos mais informais para terem uma reflexão mais profunda. Mesmo aqueles que trabalham na Academia por vezes têm dificuldade em ter esse tempo que esta iniciativa nos proporciona”, atirou, explicando que a sua tarefa principal passou por preparar o trabalho futuro ao “criar um formato de reuniões que permitisse, ao longo da temporada, ter dinâmicas de inovação e de brainstorming e também estimular o trabalho multidisciplinar”.

Foto Sporting CP

Encontro das AFS marcou arranque conjunto em 2024/2025

Por Sporting CP
09 Set, 2024

Momento de apresentações e união juntou staff, jovens jogadores e famílias

A nova época já começou também para as quatro Academias de Formação Sporting (AFS) espalhadas por Portugal: AFS Norte, AFS Aveiro, AFS Coimbra e AFS Algarve. O pontapé de saída em 2024/2025 foi dado em conjunto, durante o passado fim-de-semana, em dois pontos do país, reunindo os colaboradores com os jogadores e suas famílias e ainda os Núcleos locais. As AFS Norte, Aveiro e Coimbra juntaram-se no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, enquanto a Sul realizou-se a abertura da época da AFS Algarve.

Tomaz Morais, co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, e Nuno Figueiredo, director técnico da formação, estiveram presentes no encontro a Norte do país, onde pela primeira vez em sete anos se reuniram num só espaço estas três AFS – cerca de 550 pessoas no total.

"Foi uma abertura de época extraordinária", afirmou Tomaz Morais aos meios de comunicação Leoninos, destacando desde logo o contributo e as apresentações feitas "por responsáveis técnicos, psicólogas e directores das Academias".

"Passámos uma mensagem muito forte em termos de cultura desportiva, a excelência do Sporting CP e a nossa preocupação integral com cada jogador, para lá do futebol", sublinhou, garantindo também que o "futebol de formação do Sporting CP está muito saudável" e as AFS são "parte fundamental da estratégia formativa".

"São a base da identificação do talento e também a base daquilo que é a construção de um jogador Sporting CP", acrescentou o dirigente verde e branco, que lembrou também a forma como o Clube trabalha a relação com o jogador e as famílias na formação.

"É um triângulo que funciona através de boas relações e é a diferenciação daquilo que fazemos. A família, com a sua importância, o jogador, que é o centro de tudo, e, depois, todas as caras que representam o Sporting CP, desde os seus valores até às áreas técnicas e de suporte que fazem a nossa metodologia multidisciplinar", explicou, concluindo: "Mostrámos, na prática, que o Sporting CP é uma grande família e é diferenciado na formação. Temos a responsabilidade de tornar o nosso legado ainda maior e melhor".

Também Nuno Figueiredo destacou a importância deste momento de reunião para "apresentar aquilo que é a formação do Sporting CP". "Serviu para criar um primeiro momento de acolhimento para as famílias e para aqueles que chegam ao projecto e dar a conhecer as caras e a dimensão do projecto", realçou.

O director técnico salientou ainda a importância “de envolver sempre as famílias” no processo formativo. "Temos de trabalhar em conjunto com elas para desenvolver o jovem e dar-lhe conforto. São muitas vezes jovens e famílias que fazem um esforço muito grande para poderem treinar neste contexto diferenciado", reconheceu.

Além disso, Nuno Figueiredo destacou que esta temporada é o ano em que mais atletas fizeram a transição das AFS para a Academia Cristiano Ronaldo: são 16 das “gerações de 2011 e 2012”.  "Com este projecto queremos chegar a estes jogadores mais cedo, prepará-los para a transição e acompanhá-los ao longo de toda a formação até chegar à nossa equipa A, se tudo correr bem", explicou.

Reforçando a importância das AFS distribuídas pelo território nacional, Nuno Figueiredo lembrou que “o talento está em todo o lado” e exemplos disso não faltam na formação verde e branca, muitos deles já “a chegar a patamares de rendimento”.

Já Paulo Gomes, co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo, marcou presença no arranque de 2024/2025 da AFS Algarve, onde se reuniram cerca de 150 pessoas entre jogadores, famílias e staff.

"Estivemos presentes também para reforçar a importância que estas Academias têm no processo formativo do Sporting CP", sublinhou, lembrando que o evento serviu também para "explicar como estas Academias estão perto da casa-mãe mesmo estando [fisicamente] distantes”.

“As pessoas estão interligadas, as coordenações estão em sintonia e tudo isso é importante que os pais percebam. Apresentámos as caras dos coordenadores e directores técnicos e também a ligação muito forte com os Núcleos, a qual também agradecemos". Além do Núcleo do Algarve, presente no Sul do país, o encontro de AFS a Norte contou com a presença dos Núcleos de Ança, Aveiro e Solar do Norte.

Dado o pontapé de saída, de Norte a Sul do país, está tudo pronto para mais uma época nas AFS, com total sintonia entre Clube, staff, jovens jogadores e famílias. 

Foto Isabel Silva

Ae Economics é a nova main sponsor da formação

Por Sporting CP
06 Set, 2024

Ligação extende-se do feminino para as camadas jovens masculinas

A Ae Economics é a nova main sponsor do futebol de formação masculino do Sporting Clube de Portugal, alargando a parceria que já existe desde 2022/2023 no futebol feminino.

A assinatura do protocolo contou com as presenças de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting CP, Ximenes Abreu, fundador e director da empresa de consultoria e tecnologia, Paulo Gomes e Tomaz Morais, co-directores-gerais da Academia Cristiano Ronaldo, onde decorreu a cerimónia.

Estiveram presentes, ainda, 12 jogadores Leoninos de equipas entre os sub-14 e sub-23, representando a dimensão do futebol de formação masculino do Clube.

Para Tomaz Morais, "o ponto em comum" da parceria encontra-se na crença "no ADN e na formação do Sporting CP, na forma como o talento é identificado, desenvolvido e potenciado".

"Tentamos que os jogadores cheguem ao mais alto nível do futebol. Para alguns será a equipa principal [do Sporting CP], para outros será a continuidade em outros projectos profissionais. A Ae Economics acreditou nos programas pedagógicos do Sporting CP que permitem aos jogadores terem uma carreira dual bem conseguida. Quando chegam à equipa principal, terminam o 12.º ano e têm um plano de carreira noutras áreas, o que dá a possibilidade de se construírem na totalidade. Por isso, acreditamos muito neste patrocínio porque temos uma filosofia comum de pensamento que vai para além das quatro linhas: a formação do jogador enquanto homem. Daí a nossa satisfação e orgulho. A empresa começou connosco no futebol feminino já com esse propósito e vem agora também para o futebol de formação masculino para nos ajudar a conseguirmos levar a bom porto a nossa ideia da carreira dual", começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP.

O dirigente lembrou que, desde o início da ligação entre as duas partes, a Ae Economics reforçou a aposta na "construção integral da pessoa apostando em formação e bases para prosseguir por diferentes caminhos": "Esse é o ponto fundamental. Acaba por não ser um patrocínio simples e normal de troca directa, vai muito para além disso. Para todos os acreditam no nosso projecto é motivo de orgulho termos um patrocinador muito preocupado com isso".

Para Ximenes Abreu, fundador e director do novo main sponsor do futebol de formação masculino, alargar a parceria "é um grande orgulho e alegria porque os valores da Ae Economics são similares aos do Sporting CP".

"A parceria começou no futebol feminino, que recentemente teve um fantástico triunfo na Supertaça. A nível comercial, é uma parceria muito diferente das normais. É uma parceria muito virada para a formação académica, que é uma área em que apostamos muito. O futebol, em especial nos jovens, também tem de se virar para a parte académica", começou por dizer.

Por fim, Ximenes Abreu admitiu que "estar ligado a um nome como o do Sporting CP, reconhecido em qualquer parte do mundo por todo o seu historial, ajuda a crescer, ainda que o foco esteja na formação e nos valores". "Não tanto a vertente comercial, mas a vertente pedagógica", concluiu.

Parceria técnica com o Orlando City SC

Por Sporting CP
04 Set, 2024

Sporting CP vai partilhar informações com o emblema dos EUA para o melhoramento dos dois clubes

O Sporting Clube de Portugal e o Orlando City SC, dos EUA, estabeleceram uma parceria técnica oficial, sendo a quinta vez que o emblema norte-americano o faz com clubes europeus.

"Estamos muito entusiasmados com esta parceria técnica com o Sporting CP, que tem uma história de vitórias e o seu percurso de jogadores desenvolve continuamente talentos de classe mundial", afirmou Ricardo Moreira, vice-presidente de operações de futebol e director-técnico do Orlando City SC.

"Este é um acordo que irá promover uma grande troca de informações para o melhoramento de ambos os grupos de jogadores e treinadores, preparando ambos os clubes para um sucesso ainda maior no futuro. A cultura dos dois clubes é muito semelhante e estamos ansiosos por ver os benefícios que esta parceria trará para todos os envolvidos, especialmente ao nível da academia."

"Este protocolo visa essencialmente a troca de experiências a nível internacional. Ora, o Sporting CP, enquanto clube com uma dimensão mundial, interessa-se por todos os mercados desportivos. Este protocolo irá a ajudar a dar-nos conhecimento sobre o que é feito numa zona do mundo onde o futebol ainda está em desenvolvimento e, aliás, onde se irá realizar o próximo Campeonato do Mundo. Em suma, esta parceria irá permitir a troca de experiências e de métodos de trabalho em diversas áreas, nomeadamente psicologia, departamento unidade de performance, área técnica, recrutamento e outras. Teremos todas as áreas de trabalho da Academia Cristiano Ronaldo a trabalhar em parceria com o Orlando City SC. Nesse sentido, a existência deste protocolo visa a possibilidade de alguns jogadores do Orlando City SC jogarem no Sporting CP e vice-versa", disse Paulo Gomes, co-director-geral da Academia Cristiano Ronaldo.

No âmbito da parceria técnica, os dois clubes vão trocar informações técnicas e partilhar informações sobre as melhores práticas e metodologias em todo o percurso do jogador de todas as Academias Sporting.

Para além disso, os dois clubes vão promover a troca de conhecimentos entre os treinadores e coordenadores da formação, organizando encontros e visitas regulares, bem como a possibilidade de realização de jogos de preparação entre os dois clubes. O Orlando City SC e o Sporting vão também organizar o intercâmbio de jogadores da formação para períodos de treino nos respectivos ambientes, de modo a promover ainda mais o desenvolvimento dos jogadores ao nível das camadas jovens.

Foto Isabel Silva

Sporting CP de volta à UEFA Youth League

Por Sporting CP
31 Ago, 2024

Jovens Leões também já têm o percurso definido na nova fase de liga

O regresso da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal à UEFA Champions League é também uma excelente notícia para a formação Leonina, que em 2024/2025 vai ter uma equipa sub-19 a competir na UEFA Youth League. Além disso, realizado o sorteio da Champions League, os jovens Leões já sabem que, na Youth League, vão enfrentar também o Lille OSC (França), o PSV Eindhoven (Países Baixos), o SK Sturm Graz (Áustria), o Manchester City FC (Inglaterra), o Arsenal FC (Inglaterra) e o Club Brugge KV (Bélgica).

Como era habitual, uma parte da Youth League funcionará como ‘espelho’ da UEFA Champions League, com as mesmas 36 equipas participantes e os respectivos adversários já sorteados, mas a partir de 2024/2025 contará também com algumas alterações, de forma a adaptar-se à mudança de formato ocorrida na principal prova europeia de clubes.

Aproveitando a nova fase de liga da Champions League, a Youth League vai disputar-se sob o mesmo sistema de liga única, mas apenas ao longo de seis jornadas (três em casa e três fora) – e não oito como na Champions League. Desta forma, tendo em conta o sorteio já realizado no Mónaco e os adversários atribuídos aos Leões de Rúben Amorim, a equipa sub-19 do Sporting CP terá pela frente as mesmas equipas nesta fase, mas apenas as sorteadas nas primeiras seis jornadas.

Também a lista de jogos seguirá o mesmo calendário das primeiras seis jornadas da UEFA Champions League, mas o horário dos embates da Youth League será definido posteriormente. Sendo assim, para os jovens Leões tudo começa em casa frente ao Lille OSC no próximo dia 17 de Setembro.

Depois, em Outubro, seguem-se duas deslocações consecutivas aos Países Baixos (dia 1) e à Áustria (dia 22) para enfrentar, respectivamente, o PSV Eindhoven e o SK Sturm Graz, enquanto no mês seguinte, aos embates seguidos com os ingleses do Manchester City FC e do Arsenal FC serão na Academia Cristiano Ronaldo - nos dias 5 e 26, respectivamente.

Por fim, a formação verde e branca encerra esta fase com uma visita ao Club Brugge KV (10 de Dezembro).

Terminada a fase de liga da Youth League, disputada nos mesmos moldes estabelecidos para a Champions League, as equipas sub-19 que acabarem nos primeiros 22 lugares (de 36, no total) avançam para a próxima fase, já a eliminar.

Por sua vez, o que não muda na Youth League é a existência simultânea do Caminho dos Campeões Nacionais, onde até ao final do ano os campeões nacionais de juniores de todas as 52 federações-membro na UEFA disputarão uma fase, em sistema de taça, com três rondas de jogos a duas mãos.

Assim, os 22 apurados do Caminho da UEFA Champions League e os dez vencedores finais do Caminho dos Campeões Nacionais encontrar-se-ão na fase a eliminar, ou seja, nos 16-avos-de-final.

 

CALENDÁRIO DO SPORTING CP NA FASE DE LIGA DA UEFA YOUTH LEAGUE (CAMINHO DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE):

J1 (17/09): SPORTING CP X Lille OSC
J2 (01/10): PSV Eindhoven X SPORTING CP
J3 (22/10): SK Sturm Graz X SPORTING CP
J4 (05/11): SPORTING CP X Manchester City FC
J5 (26/11): SPORTING CP X Arsenal FC
J6 (10/12): Club Brugge KV X SPORTING CP

Foto João Pedro Morais

Filipe Santos lidera equipa técnica dos sub-14

Por Sporting CP
28 Ago, 2024

Escalão é a base da pirâmide na Academia Cristiano Ronaldo

Filipe Santos vai ser o treinador principal dos sub-14 do Sporting CP, numa equipa técnica que inclui ainda os treinadores-adjuntos Pedro Loureiro, Diogo Valente e Gonçalo Olim, o treinador de guarda-redes Diogo Neves e o preparador físico, José Pereira.

Em declarações aos meios de comunicação do Clube, Filipe Santos, que se estreia a orientar o escalão, mas que já leva vários anos dentro da estrutura, sublinhou a alegria de treinar este escalão no emblema Leonino.

“Sinto-me muito feliz, contente por o Sporting CP depositar confiança nos recursos humanos que tem e projectá-los também para novos desafios. É sempre muito importante valorizar quem está cá dentro, e a partir daí abraçar com toda a garra que temos o novo desafio e continuar a trabalhar e desenvolver os miúdos”, começou por dizer.

Filipe Santos traçou depois as ambições de trabalho para 2024/2025: “Os objectivos passam por desenvolver cada um deles [jogadores] dentro das suas características e potenciá-los ao máximo, seja qual for a área: mental, técnica, táctica ou física. Passa por desenvolvê-los ao máximo, potenciá-los dentro do modelo centrado no jogador e a partir daí no contexto mais adequado para cada um deles em cada momento tentar que todos consigam chegar ao final do ano melhores jogadores, melhores seres humanos, melhores homens, do que quando entraram e começaram”.

Depois, Filipe Santos falou das exigências que o escalão de sub-14 vai colocar à equipa técnica: “A adaptação vai ser grande porque o número de treinos aumenta, tendo em conta o meu passado vindo do Pólo EUL. Já estive nos sub-11 e nos sub-12 e a passagem para os sub-14, no meu sexto ano de Sporting CP, acaba por ser mais um momento de trabalho, mais um dia de trabalho, o que é sempre agradável, porque gostamos sempre de estar no treino e no jogo”.

E sobre o Welcome Day, ou seja, dia de boas-vindas aos sub-14, Filipe Santos enalteceu a iniciativa do Sporting CP. “É bastante positivo. Temos de perceber que as famílias estão a depositar total confiança no Clube para acolhermos os atletas e alguns passam a ser residentes. É muito importante conhecerem as infraestruturas onde os filhos vão pernoitar e passar o dia, porque vai ser a nova família deles, claro que terão sempre comunicação com as famílias, mas será aqui [Academia Cristiano Ronaldo] que vão passar o dia a dia, vão conhecer os quartos, as camas, os espaços de refeição, de convívio, as salas de estudo que são bastante importantes para fazerem a ligação com a escola. É bastante importante para as famílias que vão ter os educandos a residirem aqui, mas para os restantes também para conhecerem os espaços envolventes e todas as pessoas das áreas multidisciplinares que temos disponíveis para os desenvolver, cuidar e para estarem atentos aos seus educandos e terem toda a noção desta ‘máquina’ que está por detrás para os desenvolver. O Welcome Day é bastante importante para as famílias estarem cientes que eles [jovens jogadores] estão em boas mãos e que vão sair não só bons jogadores, mas bons homens, que esse é o principal objectivo”, referiu.

O técnico falou ainda do grupo de sub-14 que orienta: “Vejo este plantel com muito bons olhos, para já porque já os conheço há bastante tempo, desde que ingressei no Sporting CP. É um plantel estável, que está connosco desde os escalões de Petizes e Traquinas, têm nas bases bem inseridos os valores que queremos passar, mas também temos aqui vários atletas vindos das AFS [Academias Formação Sporting] que são sempre um polo bastante importante naquilo que é integrar um atleta de fora da área de Lisboa. É um grupo de trabalho bastante familiar, como uma família unida. Estes atletas podem agora olhar para atletas que já passaram pelo Polo EUL e estão agora nos sub-19. Sub-23, equipa B e até equipa A, conseguem ter aqui as referências de futuro, vêm que eles já cá estiveram [Polo EUL] e agora estão aqui. O sonho é realizável e isso faz com que o foco e concentração comecem a ser cada vez maiores para cada um dos jogadores do nosso plantel, que é bastante concentrado, focado, que quer mesmo o futebol, que quer mesmo estar no Sporting CP. Esses colegas são o exemplo que eles têm de seguir dentro e fora do campo para concretizarem os seus sonhos”.    

Páginas

Subscreva RSS - Futebol Formação