Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

António Cruz: "Três golos totalmente justos"

Por Sporting CP
16 Nov, 2024

Reacção ao triunfo dos iniciados

No final da vitória da equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o CS Marítimo por 3-0, António Cruz analisou o encontro.

"Cumprimos os princípios a que nos propusemos até ao final, mesmo a jogar com dez devido à expulsão. Os miúdos acabaram por ser valorizados por isso através do resultado final", começou por dizer o treinador Leonino aos meios de comunicação do Clube, acrescentando.

"Os jogadores encararam a expulsão da melhor forma e uniram-se um pouco mais à procura da vantagem que já podia ser sido adquirida na primeira parte, uma vez que rematámos imenso à baliza e tivemos uma percentagem grande de posse de bola. Na segunda parte, conseguimos três golos totalmente justos", frisou.

Depois de comentar o momento e a evolução da equipa que orienta ("Tentamos melhorar tanto na parte ofensiva como defensiva. O processo e os atletas têm vindo a crescer diariamente e é isso que procuramos"), António Cruz lançou o dérbi contra o SL Benfica que se avizinha: "É mais um desafio em que queremos competir ao máximo e elevar os nossos níveis individuais e colectivos em prol do Sporting CP e dos nossos atletas".

Rodrigo Mendes, que cumpriu os 80 minutos, também esteve na zona de entrevistas rápidas para a análise ao desafio: "Na primeira parte fomos muito fortes e criámos muitas oportunidades, mas devíamos ter sido mais eficazes e fazer golos. Depois, tivemos o desgosto da expulsão, mas acabou por não mudar grande coisa no jogo. Continuámos fortes e isso viu-se na segunda parte, quando marcámos os golos".

Foto Sporting CP

Golos chegaram na segunda parte

Por Sporting CP
16 Nov, 2024

Iniciados superam CS Marítimo por 3-0

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o CS Marítimo por 3-0 na 12.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional. Todos os golos do desafio aconteceram já na metade final do desafio.

Os Leões dominaram do início ao fim e criaram muitas oportunidades ao longo do primeiro tempo. No entanto, o golo não chegou, fosse por remates ao lado ou ao poste ou por boas intervenções do guarda-redes Nuno Freitas.

Perto do intervalo, grande contrariedade para o Sporting CP: segundo cartão amarelo para Diogo Djabi e consequente vermelho. O emblema de Alvalade ficou, assim, reduzido a dez unidades para o que restava do encontro.

Afonso Vieira entrou para o lugar de Fernando Santos para o segundo tempo e o Sporting CP conquistou um pontapé de penálti logo nos primeiros minutos. Yanick Filipe, que havia sofrido a falta, converteu para o 1-0 no Estádio Aurélio Pereira.

Operadas mais três substituições (saídas de Gonçalo Gaspar, Rodrigo Relvas e Diego Moreira para dar lugar a Samuel Tavares, Gustavo Peixoto e Daniel Évora), os visitados dobraram a vantagem aos 53 minutos: cruzamento de Diego Farinha, assistência de cabeça de Yanick Filipe e finalização de Daniel Évora ao segundo poste.

Já com Mélvin Rosário e Martim Martins em campo (saíram Yanick Filipe e Martim Baptista), o marcador ficou fechado mais perto do apito final, quando, no seguimento de um ressalto e de uma primeira defesa de Nuno Freitas, Gustavo Peixoto apareceu para a recarga que só terminou no fundo das redes.

Os líderes isolados da tabela classificativa vão, agora, receber o SL Benfica.

Sporting CP: Afonso Guerra [GR], Rodrigo Mendes, Reisson Batista, Gonçalo Gaspar (Samuel Tavares, 50') Rodrigo Relvas (Gustavo Peixoto, 50'), Diogo Djabi, Diego Farinha, Martim Baptista [C] (Martim Martins, 73'), Diego Moreira (Daniel Évora, 50'), Fernando Santos (Afonso Vieira, 40') e Yanick Filipe (Mélvin Rosário, 64').

Foto José Lorvão

Regresso aos triunfos

Por Sporting CP
10 Nov, 2024

Iniciados vitoriosos diante do Vitória FC

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, na manhã deste domingo, ao recinto do Vitória FC para vencer por 0-1 na 11.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional.

Os líderes isolados da tabela classificativa dominaram a partida, mas só conseguiram o golo da vitória no segundo tempo. Com assistência de Rodrigo Mendes, Yanick Filipe facturou, num tento fabricado por dois atletas que saltaram do banco de suplentes.

Os Leões voltam a entrar em acção no próximo fim-de-semana, recebendo o CS Marítimo em Alcochete.

XI inicial do Sporting CP: Afonso Guerra [GR], Gustavo Peixoto, Reisson Batista, Eliabe Alves, Lucas Francisco, Martim Baptista [C], Diogo Djabi, Victor Bastianele, Martim Martins, Melvin Rosário e Martim Ribeiro.

Foto Isabel Silva

Jovens Leões cedem os primeiros pontos

Por Sporting CP
26 Out, 2024

Empate dos sub-15 frente à AA Santarém (1-1)

A equipa de sub-15 do Sporting Clube de Portugal empatou este sábado a um golo frente à AA Santarém e cedeu os primeiros pontos no Campeonato, em partida relativa à 9.ª jornada da 1.ª fase. Depois de oito jogos e oito vitórias, os jovens Leões foram travados pela equipa da AA Santarém, num jogo em que a formação Leonina revelou dificuldades no último passe para desmontar a organização defensiva do conjunto escalabitano.

Os jovens Leões dominaram o jogo de forma contundente, tiveram sempre mais iniciativa, mas não finalizaram da melhor maneira. Na primeira parte, registaram 72 por cento de posse de bola contra 28 por cento da formação escalabitana, contudo a definição no último passe não foi a mais desejada.  Os cinco remates efectuados pelo Sporting CP, dois dos quais à baliza, não encontraram o fundo das redes, com a vontade de fazer depressa e bem a atraiçoar as boas intenções Leoninas. 

O central Gonçalo Gaspar, de cabeça, ficou bem perto do golo num desvio. Mais à frente, foi Martim Ribeiro a quase aproveitar o adiantamento do guarda-redes da equipa visitante, mas este depois corrigiu e com muito boa defesa evitou a vantagem Leonina.

A saída de Martim Ribeiro, por lesão, representou uma contrariedade para os jovens do Sporting CP e alguns minutos depois, Manuel Gomes teve uma oportunidade para a equipa da AA Santarém, em cabeceamento perigoso, no seguimento de uma bola parada.

Os 40 minutos do primeiro tempo não terminariam sem novo momento de perigo do Sporting CP, assinado por Martim Baptista, mas a direcção do remate não foi a mais desejada. Ao intervalo, havia um nulo no marcador.  

O segundo tempo teve logo sinal ofensivo dos Leões, com o central Reisson Batista a saltar mais alto ao segundo poste, mas a não dar o melhor seguimento na execução.

Num jogo em que o Sporting CP teve sempre a maior iniciativa, sobretudo pela irreverência no jogo pelas faixas, Rodrigo Mendes, que havia saído do banco, obrigou o guarda-redes Lucas Romagnoli fazer uma grande defesa, ao desviar um remate de golo do jogador Leonino para a barra.

O merecido golo apareceu pelo capitão Diego Farinha, pouco depois da hora de jogo, a aproveitar uma intercepção incompleta do guarda-redes da AA Santarém. Um golo que premiava a disposição ofensiva dos jovens Leões.

O jogo parecia ter um desfecho favorável aos Leões, mas na sequência de um pontapé de canto, quatro minutos depois, a AA Santarém empatou, por João Alves. Castigo demasiado pesado para os jovens Leões, que tiveram sempre as despesas ofensivas do jogo.  O Sporting CP fez o dobro dos remates do adversário (14 contra sete) e acabou com 69 por cento de posse de bola, sem que estes números tivessem a merecida tradução no resultado final. 

Sporting CP: Rodrigo Pedro [GR], Diego Andrade (Eliabe Alves 45'), Reisson Batista, Gonçalo Gaspar, Lucas Francisco, Martim Baptista (Fernando Santos, 66'), Martim Martins (Gustavo Peixoto, 58'), Victor Bastianele, Martim Ribeiro (Melvin Rosário, 26') (Luca Mello, 58'), Diego Farinha, Yanick Filipe.   

Foto Isabel Silva

António Cruz: "Primeira parte menos conseguida do que podemos"

Por Sporting CP
26 Out, 2024

Treinador da equipa de sub-15 do Sporting CP, após jogo frente à AA Santarém

No final da partida, António Cruz, treinador dos sub-15 do Sporting CP, fez a análise ao empate (1-1) diante da AA Santarém.

“Foi o nosso jogo menos conseguido. Principalmente a primeira parte foi um nível muito abaixo daquilo que a equipa pode, realmente, fazer. Fomos pouco invasivos, principalmente fomos muito emotivos e pouco racionais e o resultado acaba por ajustar-se”, referiu o técnico em declarações aos meios de comunicação do Clube.  

O técnico identificou as principais dificuldades no jogo Leonino. “Procurámos muito os espaços verticais, procurámos muitos, mas as acções técnicas não foram muito fluídas, com o relvado molhado também não se conseguiram adaptar rápido, e perdemos algumas bolas que permitiram transições perigosas. Apesar de o golo ter sido de bola parada, concedemos algumas situações que por norma não fazemos”

Um empate à 9.ª jornada não esmorece o ânimo e reforço até uma mensagem de confiança, quando antes os Leões tinham averbado oito vitórias consecutivas. “Iniciámos muito bem a temporada logo no Torneio de Abrantes, o campeonato está a correr muto bem, já tivemos um jogo mais frágil em Faro e os jogadores estavam alertados sobre isso. Os jogadores estão habituados a ganhar, há um certo relaxe, hoje não senti muito esse relaxe, mas senti-os [jogadores] claramente emotivos, a razão é difícil de explicar e isso reflectiu-se ao longo de todo o jogo”

Com dois jogadores a sofrerem problemas físicos no jogo, António Cruz prefere pensar em soluções e não em problemas. “Tivemos algumas contrariedades de que não estávamos à espera ao longo do jogo, mas temos de conseguir mais. Isso não pode ser desculpa e quem entra tem de estar preparado porque está a representar o Sporting CP”.

 Segue-se uma paragem competitiva, mas não sinónimo de falta de jogos, pois haverá a Algarve Cup, mais um momento para os jovens Leões aproveitarem em competição. “Competitividade é o que nos procuramos. Agora há uma paragem para a Selecção, o Torneio do Algarve no qual o Sporting CP costuma ir com vários escalões é sempre um momento de avaliação e de competição muito importante para toda a estrutura Sporting CP e é isso que vamos procurar: que seja mais um momento de evolução e de continuar este caminho que tem feito e bem”.

O jogador do Sporting CP, Gonçalo Gaspar, deu também a opinião sobre o jogo, aos meios de comunicação do Clube. “Tivemos a posse de bola na maior parte do jogo, conseguimos criar algum desequilíbrio na parte defensiva deles. O único lance mais difícil foi numa bola parada que temos de trabalhar no treino para sermos mais agressivos, mas o jogo foi muito em torno do Sporting CP. Criámos muitas jogadas e só faltou o golo”.

Foto José Lorvão

Arranque perfeito continua

Por Sporting CP
13 Out, 2024

Iniciados vencem no terreno do CF "Os Belenenses"

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal chegou, este domingo, à sétima vitória em sete encontros na série B do Campeonato Nacional, tendo triunfado por 1-2 em casa do CF "Os Belenenses".

No dérbi lisboeta, os Leões chegaram ao intervalo a vencer por 0-1 com golo de Mélvin Rosário com excelente assistência de Victor Bastianele aos sete minutos.

No segundo tempo, o CF "Os Belenenses" empatou aos 59 minutos, mas o golo da vitória surgiu já em tempo de compensação: num remate do meio da rua após passe de Yanick Filipe, Martim Baptista garantiu mais três pontos para o emblema de Alvalade.

Na próxima jornada, o Sporting CP visita o SC Farense.

XI inicial do Sporting CP: Guilherme Pinto [C], Rodrigo Mendes, Reisson Batista, Samuel Tavares, Lucas Francisco, Martim Baptista, Diogo Djabi, Victor Bastianele [C], Mélvin Rosário, Yanick Filipe e Martim Ribeiro.

Foto Isabel Silva

António Cruz: "Acaba por ficar um resultado escasso"

Por Sporting CP
06 Out, 2024

Rescaldo após o triunfo dos sub-15 do Sporting CP

No final da partida que ditou a vitória dos sub-15 do Sporting CP frente ao GD Estoril Praia por 1-0, o técnico do Sporting CP, António Cruz, fez a análise do jogo aos meios de comunicação do Clube, frisando que a equipa Leonina merecia um triunfo mais dilatado.

“Acaba por ficar um resultado escasso, porque fizemos 22 remates e não concedemos nenhum. Os miúdos trabalharam muito bem ao longo desta semana, principalmente cumpriram os objectivos que traçámos para o jogo, na manutenção da posse, na ocupação racional do espaço, dinâmicas totalmente diferentes ao padrão habitual que temos feito e eles estão de parabéns, não só pela vitória, mas principalmente porque cumpriram os objectivos que a equipa técnica traçou”.  

Seis vitórias em seis jogos são números que agradam muito ao técnico do Sporting CP, mas o caminho a percorrer é longo, alertou. “É tudo muito precoce. Mais do que olharmos para o resultado ou para o rendimento ao fim-de-semana, é a evolução individual deles que vai transportar para um colectivo mais forte e isso é a principal função de todas as equipas técnicas na Academia, principalmente, visto que é futebol de formação e não alto rendimento. É isso que procuramos: uma evolução diária, sempre a seguirem-se pelos pilares principais do Sporting CP, com um compromisso bastante elevado”.    

Martim Martins, jogador que se estreou pelos sub-15 do Sporting CP, fez igualmente a leitura do jogo em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Foi um grande jogo, jogámos muito bem, a equipa esteve muito forte e alcançámos a vitória”, identificando o desejo de a equipa Leonina melhorar a finalização nos próximos jogos: “Podíamos ter marcado muito mais, mas é difícil.  O golo é a coisa mais difícil do jogo, por isso temos de trabalhar mais”.

Foto Sporting CP

Leões de vento em popa

Por Sporting CP
06 Out, 2024

Triunfo dos sub-15 frente ao GD Estoril Praia (1-0). Seis jogos e seis vitórias

A equipa de sub-15 do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o GD Estoril Praia por 1-0, em partida da sexta jornada da série B da 1.ª fase do Campeonato Nacional do escalão e somou a sexta vitória em seis jornadas realizadas.

O jogo teve sempre sinal mais de ataque do Sporting CP, que foi somando oportunidades de golo, com uma forte disposição ofensiva dos jovens Leões orientados por António Cruz.

Aos 22’, bom remate de longe para defesa do guarda-redes Enzo Scofano e de seguida, Diego Moreira recuperou a bola junto do guarda-redes e entregou a Yanick Filipe, com o remate do extremo Leonino a ser defendido pelo guardião estorilista.

Aos 25’, Diego Moreira conseguiu isolar-se, mas o remate de pé esquerdo do ponta-de-lança Leonino, saiu ao lado. E aos 32’, Melvin Rosário disparou de longe para boa defesa de Enzo Scofano. Estes foram apenas alguns dos exemplos mais elucidativos das iniciativas atacantes da equipa verde branca.

Em cima dos 40’, ou seja, praticamente sobre o intervalo, o Sporting CP marcou mesmo, com Yanick Filipe a isolar com grande categoria Diego Moreira e o ponta-de-lança a atirar, com muita frieza para o fundo da baliza do GD Estoril Praia.

65 por cento de posse de bola do Sporting CP na primeira parte, com 14 remates do Sporting CP, seis na baliza, seis para fora e dois bloqueados ilustravam com objectividade o domínio do Sporting CP diante do GD Estoril Praia nos primeiros 40 minutos de jogo.

No segundo tempo, o Sporting CP continuou a ter a ‘a fatia de leão’ na iniciativa de jogo, com o reflexo na maior posse de bola e aos 51’, Rodrigo Mendes teve espaço para um remate na meia direita que passou muito perto da baliza da formação visitante.

Aos 58’, um remate à entrada da área do recém-entrado Luca Mello obrigou Enzo Scofano a mais uma excelente defesa e aos 66’, o guarda-redes voltou a evitar o golo do Sporting CP, num livre directo de Yanick Filipe.

Martim Martins, entrado na segunda parte e que se estreou pelos sub-15 Leoninos, também teve uma oportunidade aos 73’, mas o remate saiu enrolado e sem levar a direcção da baliza, após bom lance de Diego Moreira.

Aos 77’, houve uma queda na área de um jogador Leonino e no seguimento, um remate por cima e já no tempo de compensações, Diego Moreira voltou a isolar-se, mas o remate não levou a força e a direcção mais desejadas pelo ponta-de-lança.

O triunfo do Sporting CP sobre o GD Estoril Praia foi justíssimo, mas curto para a superioridade Leonina e oportunidades criadas, muitas delas negadas pela muito boa exibição do guarda-redes da equipa ‘canarinha’. Os jovens Leões terminaram o jogo com 23 remates contra nenhum do GD Estoril Praia. 

Na próxima jornada, o Sporting CP defronta o CF ‘Os Belenenses’, fora de casa.     

Sporting CP: Guilherme Pinto [GR], Gustavo Peixoto (Rodrigo Mendes, 41’), Reisson Batista [C], Samuel Tavares, Lucas Francisco (Rodrigo Relvas, 63’), Martim Baptista, Melvim Rosário (Luca Mello, 55’), Diogo Djabi (Martim Martins, 55’), Diego Moreira, Victor Bastianele (Afonso Vieira, 78’), Yanick Filipe.

Foto José Lorvão

Sporting CP assina contrato de formação com Luca Mello

Por Sporting CP
03 Out, 2024

Médio ofensivo de 14 anos integra plantel sub-15 do Clube Leonino

O Sporting CP assinou contrato de formação com Luca Mello, médio ofensivo de 14 anos que faz parte do plantel sub-15 do Clube. 

Luca Mello está no Sporting CP desde 2019/2020, onde chegou para os escalões de formação que trabalham no Pólo EUL.

Luca Mello começou nos sub-10 do Sporting CP e esta temporada, nos sub-15, já participou em cinco jogos, com o registo de duas assistências para golo. 

Na sexta temporada de Sporting CP, Luca Mello tem mostrado atributos futebolísticos que mereceram a confiança do Clube Leonino para um contrato de formação com o jovem jogador nascido no Brasil.

Foto José Lorvão

Diego Farinha assina contrato de formação

Por Sporting CP
02 Out, 2024

​Médio de 14 anos chegou ao Sporting CP em 2021/2022

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Diego Farinha, médio de 14 anos que faz parte do plantel sub-15 Leonino.

Diego Farinha chegou ao emblema de Alvalade em 2021/2022, depois de ter representado o SL Benfica, tendo começado a sua caminhada de Leão ao peito no Pólo EUL antes de transitar para a Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Na presente temporada, a quarta de verde e branco, Diego Farinha tem estado em plano de evidência no Campeonato Nacional de iniciados, somando dois golos em três jogos disputados.

Agora, vai continuar a trabalhar com máxima entrega para justificar a aposta dos responsáveis Leoninos e prosseguir o processo de evolução de forma sustentada.

Páginas

Subscreva RSS - Iniciados