Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

António Cruz: "Fomos superiores, os jogadores dedicaram-se ao que queríamos"

Por Sporting CP
12 Abr, 2025

Reacção do treinador verde e branco à vitória sobre o SC Farense

António Cruz ficou satisfeito com o triunfo sobre o SC Farense (4-0), referindo que o Sporting CP entrou em campo com o objectivo de homenagear Aurélio Pereira.

“Apesar do resultado ter sido algo volumoso, o SC Farense está de parabéns pela proposta de jogo que apresentou, muito ofensiva e a criar igualdade numérica no campo todo, criando-nos algumas dificuldades. Ainda assim, nós fomos claramente superiores, os jogadores dedicaram-se inteiramente àquilo que queríamos, uma vitória para homenagear também o senhor Aurélio, a quem agradecemos tudo o que nos deu e que nos permite ser a melhor formação do mundo”, começou por dizer o técnico Leonino, falando nas apostas que fez na segunda parte: “Temos um plantel muito vasto e, para além da meritocracia, tentamos que eles tenham todos muitos minutos, foi o que fizemos e eles deram uma boa resposta”.

Leonardo Damião, extremo verde e branco, também falou após a partida, mostrando-se igualmente satisfeito com o resultado.

“Eles estiveram melhor nos primeiros cinco minutos, mas nós conseguimos ajustar logo, tivemos mais posse de bola, criámos muitas oportunidades e chegámos ao intervalo já a vencer por 3-0. Na segunda parte voltámos a marcar e ficámos tranquilos no jogo”, disse o jogador Leonino, que se mostrou “muito feliz” por ter ajudado a equipa com um golo e duas assistências.

Foto Isabel Silva

Leões vencem SC Farense e sobem ao primeiro lugar

Por Sporting CP
12 Abr, 2025

4-0 com golos de Reisson Batista, Leonardo Damião, Martim Ribeiro e Yanick Filipe

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste sábado, o SC Farense por 4-0 em jogo da décima jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de iniciados.

A partida foi antecedida de um minuto de silêncio em homenagem a Aurélio Pereira, o Senhor Formação, que tanto deu ao futebol de formação do Sporting CP e do futebol português e que partiu na terça-feira.

Para este encontro, António Cruz apostou de início em Guilherme Pinto, Rodrigo Mendes, Reisson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves, Martim Baptista, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Martim Ribeiro, Diego Farinha e Yanick Filipe.

A jogar em casa, e com o objectivo de chegarem ao primeiro lugar da tabela, os Leões entraram bem no jogo e dominaram toda a primeira metade, conseguindo converter essa superioridade em golos.

Reisson Batista abriu o marcador logo aos 12 minutos de jogo, com Leonardo Damião a aumentar a vantagem Leonina dez minutos depois.

Aos 32 minutos, a apenas oito do intervalo, foi a vez de Martim Ribeiro também fazer o gosto ao pé, na cara do guarda-redes visitante, depois de cruzamento da direita e de amortecer a bola com o peito.

Assim, o Sporting CP foi para o intervalo a vencer por 3-0.

Na segunda metade, o SC Farense deu melhor réplica e foi mais perigoso, mas os Leões voltaram a marcar, aos 52 minutos, por Yanick Filipe e com o 4-0 no marcador foram controlando e mandando no jogo.

Vitória justa do Sporting CP, que com este resultado subiu ao primeiro lugar da tabela. A turma Leonina tem agora os mesmos 21 pontos que o SL Benfica, que nesta ronda empatou em Braga.

O próximo jogo dos Leões está marcado para dia 27 de Abril (domingo) em casa do CF “Os Belenenses”.

 

Foto Isabel Silva

Desaire no Porto

Por Sporting CP
30 Mar, 2025

Iniciados derrotados por 4-2

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, por 4-2 na nona jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão.

Os dragões adiantaram-se no marcador com dois golos de Gonçalo Santos, mas os Leões responderam com Martim Ribeiro a finalizar após bom trabalho de Diego Farinha pela esquerda aos 30 minutos.

Em cima do intervalo, Yanick Filipe sofreu falta na área azul e branca e foi assinalado pontapé de penálti. Na conversão, Martim Ribeiro não desiludiu e bisou para o 2-2.

No segundo tempo, contudo, o FC Porto voltou a marcar dois golos, desta feita por António Pereira (também de pontapé de penálti) e por Guilherme Moreira (perto do apito final).

Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o SC Farense.

XI inicial do Sporting CP: Rodrigo Pedro [GR], Rodrigo Mendes, Reisson Batista, Eliabe Alves, Rodrigo Relvas, Martim Baptista, Victor Bastianele [C], Diego Farinha, Leonardo Damião, Yanick Filipe e Martim Ribeiro.

António Cruz: "Na primeira parte jogámos mesmo muito bem"

Por Sporting CP
22 Mar, 2025

Reacção do treinador verde e branco ao triunfo sobre o Rio Ave FC

António Cruz mostrou-se satisfeito com o triunfo frente ao Rio Ave FC, elogiando a exibição do Sporting CP na primeira metade. 

“Na primeira parte estivemos muito bem, jogámos mesmo muito bem, apesar de nos primeiros dez minutos termos demorado a acertar os posicionamentos e encaixes tácticos; na segunda parte não estivemos tão bem, não pelas mexidas, mas pela rotação ao nível da posição com os médios a jogarem como centrais e alguns extremos a jogarem como médios, mas também estamos a pensar no desenvolvimento deles e temos de fazer essa variabilidade”, começou por dizer o técnico Leonino, referindo que este encontro teve tanta importância como o próximo - FC Porto: “Os jogos acabam por ser todos importantes, não só pelo resultado em si, mas por estarmos a disputar um campeonato muito competitivo e por conseguirmos fazer uma avaliação daquilo que trabalhamos durante a semana. Aquilo que queremos é que eles estejam melhores semana após semana e mais preparados para o escalão acima e para o futuro”. 

Gustavo Peixoto também falou após o encontro, fazendo a sua análise ao jogo: “Nos primeiros dez minutos não estivemos tão bem, mas demos a volta a isso, fizemos o golo e depois aproveitámos as oportunidades que tivemos. Na segunda parte entrámos bem ofensivamente, mas defensivamente adormecemos um bocadinho e isso levou ao golo do Rio Ave FC, mas voltámos a reagir bem e voltámos a marcar. Podíamos era ter marcado mais, mas não fomos eficazes”.  

Para a semana há então clássico em casa do FC Porto, depois de os Leões somarem quatro triunfos consecutivos, com o jogador Leonino a revelar-se confiante para esse jogo: “Estamos bem e felizes. Temos trabalhado muito durante a semana para que estes resultados aconteçam, estamos muito confiantes e mantemos essa confiança para o próximo jogo e para o resto do campeonato”.  

 

Foto João Pedro Morais

Jovens Leões goleiam Rio Ave FC

Por Sporting CP
22 Mar, 2025

6-1 com um hat trick de Martim Ribeiro

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste sábado, o Rio Ave FC por 6-1 em jogo da oitava jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de iniciados. 

Para este encontro, António Cruz apostou de início em Guilherme Pinto, Gustavo Peixoto, Gonçalo Gaspar, Samuel Tavares, Rodrigo Relvas, Martim Baptista, Yanick Filipe, António Santos, Martim Ribeiro, Victor Bastianele e Melvin Rosário. 

Com a possibilidade de passar, à condição, para a liderança da prova, os Leões entraram bem na partida e na primeira parte o domínio verde e branco foi total.

Jogo de sentido único, com o Sporting CP a abrir o marcador na sequência de uma bola parada na direita, logo após os 10 primeiros minutos: Yanick Filipe atrasou desde a linha de fundo e Samuel Tavares só teve de encostar para o 1-0. 

O segundo golo Leonino chegou menos de 15 minutos depois, desta feita por Victor Bastianele que, após receber de Dinis Santos, na área, fugiu à marcação e atirou certeiro para o 2-0. 

Cinco minutos depois foi a vez de Martim Ribeiro fazer o gosto ao pé, num remate cruzado, após entrar na área pela esquerda, colocando o Sporting CP a vencer por 3-0 em cima da meia-hora de jogo. 

Até ao intervalo, os Leões marcaram mais dois golos, primeiro por Yanick Filipe, que recebeu à entrada da área de Dinis Santos, e sem oposição rematou logo para o 4-0, e depois por Martim Ribeiro, que bisou na partida após receber atrasado de Yanick Filipe e rodopiar junto ao primeiro poste. 

Assim, o Sporting CP sentenciou o encontro ainda na primeira metade, com o ritmo do marcador a baixar na segunda, apesar das ocasiões criadas. Sem oportunidades nos primeiros 40 minutos, o Rio Ave FC até foi o primeiro a marcar, aos 53 minutos, num remate em jeito à entrada da área, e os Leões fecharam depois o marcador já nos últimos cinco minutos. 

Martim Baptista subiu no terreno pela direita e já perto da área serviu Martim Ribeiro que, perto do segundo poste, ajeitou a bola e rematou certeiro para o 6-1 final, fazendo assim o terceiro tento da conta pessoal nesta partida. 

Com este resultado, o Sporting CP subiu ao primeiro lugar e tem agora mais dois pontos do que o segundo classificado, o SL Benfica, que só joga amanhã no Seixal frente ao Vitória SC. 

Na próxima jornada, marcada para o próximo domingo, o Sporting CP joga em casa do FC Porto. 

Foto João Pedro Morais

Iniciados somam e seguem

Por Sporting CP
15 Mar, 2025

Golo de Victor Bastianele valeu triunfo em casa do SC Braga

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o SC Braga por 0-1, este sábado de manhã, no encontro relativo à sétima jornada da fase final do Campeonato Nacional do escalão.

Com esta terceira vitória consecutiva, os jovens Leões sobem – à condição – ao primeiro lugar, em igualdade pontual (15) com o FC Porto, e distanciam-se dos bracarenses.

Em Braga, um golo de Victor Bastianele em cima da meia hora de jogo acabou por fazer toda a diferença. Tudo começou com um grande lance de Martim Ribeiro, que recuperou a bola no meio-campo, trabalhou a jogada, cruzou para Melvin Rosário na área e este, de imediato, serviu para a entrada da área, onde apareceu o remate certeiro do jovem médio Leonino. Foi o quinto golo de Bastianele, que assinou contrato de formação recentemente, continuando como um dos melhores marcadores desta fase de apuramento de campeão.

Na próxima jornada, os iniciados do Sporting CP regressam à Academia Cristiano Ronaldo para enfrentar o Rio Ave FC.

Onze do Sporting CP: Afonso Guerra [GR], Rodrigo Mendes, Gonçalo Gaspar, Samuel Tavares, Eliabe Alves, Martim Baptista, António Santos, Victor Bastianele [C], Mélvin Rosário, Yanick Filipe, Martim Ribeiro

Foto Isabel Silva

Victor Bastianele assina contrato de formação

Por Sporting CP
10 Mar, 2025

Médio de 14 anos está na nona temporada no Sporting CP

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Victor Bastianele, futebolista de 14 anos que representa o emblema de Alvalade desde 2016/2017.

O médio tem actuado pela equipa sub-15 esta temporada, somando quatro golos nos 20 encontros que já realizou. Agora, o internacional sub-15 pela Selecção Nacional dá mais um passo relevante na sua carreira.

Foto Isabel Silva

António Cruz: "Vitória totalmente justa"

Por Sporting CP
09 Mar, 2025

Reacções ao triunfo dos sub-15 Leoninos frente ao CD Tondela, por 3-0

Após a partida da 6.ª jornada da fase de apuramento de campeão nacional de sub-15 em que o Sporting CP venceu o CD Tondela por 3-0, o técnico Leonino, António Cruz, fez a análise do jogo aos meios do Clube.

Balanço final da partida

“A nossa primeira parte foi muito boa, principalmente na entrada, em que mostrámos uma intensidade muito elevada, além de acções técnicas com qualidade. Na segunda parte também tivemos superioridade, desta vez já marcámos os golos que os rapazes mereciam e a vitória é totalmente justa”.

Manter boa fase e duas vitórias seguidas

“O bom momento não vem reflectido através das vitórias ou derrotas. As nossas semanas de trabalho é que são sempre o mais importante e nós, enquanto treinadores, temos de ter a capacidade de elevar os miúdos numa semana de trabalho vindo de uma derrota ou vindo de uma vitória. Obviamente uma vitória é melhor, mas é a nossa parte saber trabalhar das duas formas. Eles trabalharam muito bem e colheram os frutos este fim-de-semana”.

Victor Bastianele, jogador dos sub-15 do Sporting CP, fez também a análise para os meios do Clube. “Na primeira parte entrámos muito bem, conseguimos fazer o que o treinador pediu. O estado do tempo complicou um pouco, mas entrámos fortes, agressivos e acabámos por fazer o 1-0. Ao intervalo, o mister pediu para continuarmos fortes e agressivos, na segunda parte o CD Tondela entrou um pouco melhor, mas nós tivemos paciência, fizemos o nosso jogo e conseguimos fazer dois golos, acabar com a baliza a zeros e conseguir o mais importante: a vitória”.   

Foto João Pedro Morais

Jovens Leões aliaram resultado à exibição

Por Sporting CP
09 Mar, 2025

Vitória dos sub-15 do Sporting CP frente ao CD Tondela por 3-0

A equipa de sub-15 do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o CD Tondela por 3-0, na 6.ª jornada da fase de apuramento de campeão.

Com cinco minutos de jogo, o Sporting CP colocou-se na frente do marcador, através do defesa central Samuel Tavares, que foi à frente para dar o melhor seguimento a um bom centro de Melvin Rosário, descaído para o lado esquerdo do ataque verde e branco.

Com bons pormenores individuais e colectivos, o Sporting CP criou vários momentos de bom futebol e de perigo, com Melvin Rosário por duas vezes e Leonardo Damião a trabalharem muito bem, mas com os remates efectuados a não encontrarem o fundo das redes da equipa forasteira.

Ainda antes do intervalo, Yanick Filipe, de livre, obrigou o guarda-redes da equipa do CD Tondela a boa defesa e na recarga, o lateral esquerdo Leonino, Filipe Relvas, atirou à trave. E ainda mais perto do intervalo, um calcanhar soberbo de Leonardo Damião abriu espaço para Rodrigo Mendes subir no terreno e rematar com boa intenção, mas um pouco por cima da trave. Ao intervalo, a vantagem de 1-0 do Sporting CP era curta face à supremacia Leonina.

Na segunda parte, o CD Tondela subiu o nível de jogo e essas melhorias ficaram reflectidas na primeira boa oportunidade dos segundos 40, minutos, quando Suleimane Baldé atirou por cima da trave, depois de bom trabalho individual do avançado.

Mas daí para a frente, as oportunidades de golo foram praticamente todas do Sporting CP, a primeira delas, numa excelente jogada pela esquerda, finalizada com remate à entrada da área de Victor Bastianele, que embateu com estrondo na trave da baliza beirã.

O Sporting CP teve ainda dois golos invalidados, um a Samuel Tavares por alegado jogo perigoso do central a desviar a bola para a baliza e, mais tarde, por ter sido assinalado fora de jogo a Yanick Filipe na jogada.

Aos 64 minutos, num grande contra-ataque, Yanick Filipe ganhou metros e sem ponta de egoísmo ofereceu a bola a Martim Baptista, que driblou o guarda-rede do CD Tondela e com a baliza deserta, marou o já muito merecido 2-0 para a equipa Leonina.  

Quase a seguir, Rafael Gouveia, avançado da equipa visitante, conseguiu isolar-se, mas Guilherme Pinto, numa grande saída da baliza, evitou que o CD Tondela reduzisse o marcador.

O Sporting CP, sempre dominador e com melhores envolvimentos ofensivos, ainda teve tempo para o 3-0, por Daniel Évora, numa grande finalização em chapéu com o pé esquerdo, depois de ter ganho a bola. Um grande golo do avançado, a colocar o ponto final no jogo, numa excelente exibição dos jovens Leões comandados por António Cruz, que somam assim a segunda vitória consecutiva e doze pontos em seis jornadas.   

Sporting CP: Guilherme Pinto [GR], Rodrigo Mendes (Gustavo Peixoto, 87), Gonçalo Gaspar, Samuel Tavares (Lucas Francisco, 87’), Rodrigo Relvas (Eliabe Alves, 52’), Martim Baptista, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Diego Moreira (Daniel Évora, 59’), Yanick Filipe, Melvin Rosário (António Santos, 52’).

Foto João Pedro Morais

Regresso aos triunfos em Guimarães

Por Sporting CP
02 Mar, 2025

Iniciados visitaram e venceram o Vitória SC por 2-1

A equipa de sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal viajou até Guimarães, onde, este domingo de manhã, venceu o Vitória local por 1-2 na quinta jornada da fase de apuramento de campeão do escalão.

Depois de duas derrotas consecutivas, os jovens Leões de António Cruz entraram em campo com muita vontade de regressar aos triunfos, mas foram surpreendidos pelo Vitória SC, que inaugurou o marcador relativamente cedo na partida, à passagem dos 12 minutos.

Mostrando muito carácter, os verdes e brancos lançaram-se imediatamente à procura do empate, que chegou cinco minutos depois por Martim Ribeiro. A passe de Diego Farinha, o avançado fez o seu 15.º golo em 16 jogos esta temporada.  

Aos 37', o Sporting CP concretizaria a reviravolta por intermédio de Victor Bastianele e o resultado não sofreria mais alterações, mesmo após a expulsão de Martim Ribeiro ao cair do pano (80').

Na próxima jornada, e com estes importantes três pontos no bolso, os iniciados Leoninos regressam ao Estádio Aurélio Pereira para novo duelo, desta feita com o CD Tondela.

Onze do Sporting CP: Afonso Guerra [GR], Rodrigo Mendes, Gonçalo Gaspar, Samuel Tavares, Eliabe Alves, António Santos, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Martim Ribeiro [C], Diego Farinha e Yanick Filipe. Treinador: António Cruz.

Páginas

Subscreva RSS - Iniciados