Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

José João Gomes: "Cada jogo vai ser um momento óptimo para crescer"

Por Sporting CP
09 Ago, 2024

Dérbi no Seixal inaugura campeonato de sub-17

Sábado (11h00) é dia de dérbi e de pontapé de saída no Campeonato Nacional de sub-17. Na jornada inaugural da série Sul, a equipa de juvenis do Sporting Clube de Portugal desloca-se ao Seixal para enfrentar o SL Benfica.

José João Gomes, treinador do escalão Leonino pela quinta temporada seguida, lançou o início oficial da temporada 2024/2025, destacando primeiramente o trabalho de preparação realizado nas últimas semanas, uma vez que chegar "já com níveis competitivos altos" à primeira jornada "era o grande objectivo" da pré-época, apontou.

"Sinto a equipa a crescer. Vimos de uma semana extremamente exigente com a participação no Torneio [Internacional Termas] de Vizela, onde fizemos quatro jogos com muito volume para cada um dos miúdos. A equipa conhece-se cada vez melhor, nós [equipa técnica] a eles também e esta é uma simbiose que temos de cultivar ao longo da época", perspectivou, antes de considerar que o embate com o rival encarnado logo na jornada inaugural "serve essencialmente para perceber o nível em que começamos".

"Vamos defrontar a equipa que foi campeã no ano passado e esta geração, de 2001, foi campeã também de sub-16. É um estímulo muito elevado para nós logo neste primeiro momento, mas estamos gratos por isso. Só contra estes adversários sentimos a real dimensão do estado em que estamos e para onde queremos ir no que toca à evolução dos nossos jovens", referiu o técnico verde e branco.

José João Gomes reforçou ainda importância da "boa resposta" dos jovens Leões no último torneio para, agora, entrar em acção de forma oficial. "Esta geração cresceu e agora temos de fazê-los perceber que cada jogo vai ser um momento óptimo para crescer. Vamos agarrar essas sensações positivas para trilhar um bom caminho, de crescimento, para que se sintam capacitados e tenham confiança nas suas capacidades", assegurou.

Embora o dérbi seja preparado “da mesma forma que os outros jogos”, o treinador dos sub-17 do Sporting CP não escondeu o grau de dificuldade esperado: "Temos de estar no máximo das nossas capacidades".

Depois, Santiago Fernandes, defesa Leonino, também fez um ponto de situação da pré-época realizada, antes de projectar o embate com o SL Benfica.

"Tivemos poucas férias, mas isso não é o mais importante. O importante é que tivemos uma pré-época forte, com vários amigáveis, um torneio muito competitivo onde mostramos o que é o Sporting CP e conseguimos ganhar ritmo competitivo e intensidade", sublinhou o internacional sub-16 por Portugal.

Santiago Fernandes estreara-se no escalão sub-17 na época passada, tendo notado “logo a diferença de intensidade e nas acções técnicas”, reconheceu. Ainda assim, mostrou-se confiante no potencial da equipa para enfrentar esta nova temporada: "A equipa adaptou-se bem, estamos confiantes, unidos e preparados para jogar".

Já sobre o dérbi, o defesa de 16 anos realçou o foco dos jovens Leões, preocupados, acima de tudo, com aquilo que têm de implementar em campo. "Estamos sempre mais preocupados com o que nós temos de fazer e com aquilo que o míster pede. Como ainda não houve jogos também é mais difícil saber o que o adversário vai fazer, então temos de estar mais focados em nós", sentenciou.

Foto Isabel Silva

Leonardo Tavares: "Estamos a crescer cada vez mais"

Por Sporting CP
02 Ago, 2024

Sub-17 continuam em pré-temporada

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal segue em pré-temporada na Academia Cristiano Ronaldo e tem estado bastante ocupada - com mais acção nos próximos dias.

Após três semanas de trabalho de exigência máxima e com três jogos de preparação realizados contra equipas de escalões superiores, de forma a garantir a competitividade no início do Campeonato Nacional, o emblema de Alvalade vai participar, este fim-de-semana, Torneio Internacional Termas de Vizela. O Sporting CP está inserido no Grupo D juntamente com FC Famalicão e Gil Vicente FC.

Aos meios de comunicação Leoninos, o médio Leonardo Tavares falou do momento da equipa e começou por abordar a adaptação aos sub-17.

"Tem corrido tudo bem. Estamos a crescer cada vez mais nos treinos, que é o que queremos para quando chegarmos aos jogos estarmos preparados fisicamente", disse, explicando as diferenças em comparação com o escalão sub-16: "A maior diferença é a velocidade de jogo. Temos de pensar cada vez mais rápido e dar um ou dois toques no máximo porque neste escalão já há muitos duelos. Contra equipas do norte, por exemplo, é sempre mas competitivo porque são mais fortes fisicamente".

Sobre os jogos de preparação já realizados, o futebolista de 16 anos não tem dúvidas de que foram bons testes para o início oficial da temporada, que está marcado para 10 de Agosto e logo com um dérbi em casa do SL Benfica.

"Vamos sempre para ganhar, mas acima de tudo vamos para evoluir cada vez mais porque dentro de uma semana começamos já o Campeonato no Seixal, com o SL Benfica, e temos de estar bem preparados", considerou.

As caras novas, garantiu Leonardo Tavares, têm sido ajudadas pelos restantes colegas. "Temos recebido os jogadores novos muito bem, da mesma forma que recebemos todos. Temos tentado ajudá-los dentro e fora de campo porque é difícil quando se chega pela primeira vez ao Sporting CP", admitiu.

Por fim, Leonardo Tavares revelou o que tem sido requisitado pelo treinador José João aos jogadores: "Tem pedido agressividade e competitividade para estarmos bem preparados quando chegarmos aos jogos".

Foto Isabel Silva

Contrato de formação para Sandro Gamboa

Por Sporting CP
19 Jul, 2024

Jovem médio vai para a segunda temporada no Sporting CP

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Sandro Gamboa, médio de 15 anos que cumpriu, em 2023/2024, a primeira época de Leão ao peito.

O jogador esteve praticamente toda a temporada nos sub-16, sendo que teve, também, a oportunidade de representar a formação sub-17, onde realizou três partidas.

Antes do Sporting CP, Sandro Gamboa representou EFC Alcanena, SL Benfica, ADRC Vasco da Gama e AA Santarém.

Foto Isabel Silva

Illia Iablonskyi assina contrato de formação

Por Sporting CP
18 Jul, 2024

Defesa esteve ao serviço da equipa de iniciados na temporada passada

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Illia Iablonskyi, defesa-central canhoto de 15 anos. O jogador nascido na Ucrânia representa o emblema Leonino desde a temporada 2021/2022. 

Na época anterior, Iablonskyi esteve maioritariamente no escalão de sub-15, onde realizou 17 jogos. Contudo, teve ainda oportunidade de somar minutos no escalão de sub-14 A, onde participou em três encontros, e no escalão de sub-16, onde chegou a apontar um golo. 

Ao assinar contrato de formação, Illia Iablonskyi vai cumprir em 2024/2025 a quarta temporada de Leão ao peito.

Dérbi com SL Benfica a abrir Campeonato Nacional de sub-17

Por Sporting CP
12 Jul, 2024

Jovens Leões já conhecem calendário da primeira fase

Realizado o sorteio, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal já conhece o seu caminho a percorrer na primeira fase do Campeonato Nacional do escalão, cujas 18 jornadas serão disputadas de 10 de Agosto e 11 de Janeiro de 2025.

Integrados na série Sul, os jovens Leões darão o pontapé de saída na prova com uma deslocação a casa do rival SL Benfica, seguindo-se, na jornada seguinte, mais um dérbi lisboeta, desta feita frente ao CF “Os Belenenses” e em casa. Tal como o início, o fim da primeira fase do Sporting CP será fora de portas, neste caso contra o SCU Torreense.

Cumpridas as 18 jornadas, os cinco melhores classificados seguem para a fase de apuramento de campeão, enquanto os restantes, na segunda fase, disputarão a fase de manutenção e descida.

 

CALENDÁRIO DO SPORTING CP NA PRIMEIRA FASE DO CAMPEONATO NACIONAL DE SUB-17:

J1/10 (10/08-27/10) SL Benfica X Sporting CP

J2/11 (14/08-03/11) Sporting CP X CF “Os Belenenses”

J3/12 (18/08-24/11) GD Estoril Praia X Sporting CP

J4/13 (25/08-01/12) Sporting CP X Real SC

J5/14 (31/08-08/12) Sporting CP X Casa Pia AC

J6/15 (15/09-15/12) A. Académica de Coimbra X Sporting CP

J7/16 (29/09-22/12) Sporting CP X SG Sacavenense

J8/17 (05/10-05/11) Vitória FC X Sporting CP

J9/18 (20/10-11/01) Sporting CP X SCU Torreense

Foto Isabel Silva

Arranca a pré-temporada para os sub-17

Por Sporting CP
11 Jul, 2024

​Treinador José João renova e conta com novos elementos na equipa técnica

Já arrancou a temporada 2024/2025 para a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal, que conta com três novos elementos na equipa técnica.

José João renovou contrato e mantém-se ao leme do plantel como treinador principal, pela quinta época seguida, tal como os adjuntos Diogo Souto e Rafael Pinto e o fisioterapeuta José Almeida. As novidades são a chegada do treinador de guarda-redes Carlos Daniel, do analista João Jorge e do preparador físico André Milheiro.

José João mostrou-se satisfeito por continuar a liderar os destinos da formação Leonina, agradecendo a manutenção da aposta por parte dos dirigentes do Clube.

“São mais de 15 anos a representar o Sporting CP, esta renovação é um voto de confiança por parte da Direcção e o reconhecimento por parte do Clube de que o trabalho está a ser bem feito”, começou por afirmar aos meios de comunicação Leoninos, antes de enaltecer a chegada dos novos elementos à equipa técnica.

“Esta época temos a inclusão do novo treinador de guarda-redes que vai trabalhar connosco, o Carlos Daniel. Para a análise, chega o João Jorge e como preparador físico o André Milheiro. Há sempre renovações e quero alargar o meu conhecimento com a evolução que estes jovens vêm aportar à equipa técnica. É mais um ano em que queremos fazer com que os jovens cresçam, que é o mais importante”, frisou.

Após a oficialização da equipa técnica, deu-se a apresentação aos pais e jogadores com uma palestra no auditório da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, que contou com a presença de Tomaz Morais e Paulo Gomes, codirectores-gerais da Academia, bem como do director-técnico do futebol de formação, Nuno Figueiredo.

No final do primeiro dia, Simão Soares foi a voz da ambição verde e branca para a nova época. O médio de 16 anos, que na última temporada teve a oportunidade de trabalhar com os sub-17 apesar de estar integrado na equipa sub-16, perspectivou um ano de muito trabalho de olhos postos no crescimento.  

“Estou muito entusiasmado. As férias foram curtas, mas já tinha saudades de jogar. Estou ansioso para começar a época, que vai exigir muito de nós e, como todas as outras, será difícil. Vamos trabalhar e continuar o processo que fizemos até aqui”, sublinhou o jovem, que em 2023/2024 já participou em quatro jogos pelos sub-17.

“Na época passada já treinava com os mais velhos e a exigência era mais elevada, por isso estou preparado para este ano. Já conheço melhor os místeres e isso vai ajudar-me, vou encarar a época como todas as outras e dar tudo de mim”, atirou.

Também o técnico José João sublinhou que o nível de competitividade vai aumentar para os jovens que chegam à equipa, mas mostrou-se confiante para o que aí vem.

“Chegamos a este primeiro dia novamente com muita ilusão para fazer com que estes jovens cresçam na vertente desportiva e humana, que é o mais importante. Vai ser uma época de muita exigência porque estes jovens estão na última etapa do processo de formação e este ano vão entrar no patamar do profissionalismo”, referiu, lembrando as dificuldades positivas que o Campeonato Nacional trará.

“Sabemos de antemão que o campeonato vai ser muito competitivo e apraz-nos registar que vamos ter jogos em que eles vão poder crescer. O campeonato que se avizinha vai estar recheado de boas equipas, tal como na temporada passada, e mesmo a primeira fase não vai ser fácil. Portanto, vamos ter de estar no máximo das nossas capacidades em cada treino e cada exercício para conseguirmos evoluir”.

Os sub-17 Leoninos têm estreia marcada no Campeonato Nacional para dentro de cerca de um mês, no dia 10 de Agosto, em casa do eterno rival SL Benfica.

Foto Isabel Silva

Daniel Ciesielski reforça os sub-17

Por Sporting CP
11 Jul, 2024

​Defesa de 16 anos é internacional jovem pela Polónia

Daniel Ciesielski é reforço para a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal. O defesa de 16 anos, que é internacional pelas selecções jovens da Polónia, chega à Academia Cristiano Ronaldo oriundo do RKS Raków, emblema do seu país Natal, e vai assim viver a primeira experiência da carreira no estrangeiro.

Nas primeiras declarações após a oficialização do acordo, o jovem jogador mostrou-se feliz pela oportunidade e prometeu empenho máximo de Leão ao peito.

“Estou entusiasmado e orgulhoso por estar aqui. Gosto muito da confiança que o Sporting CP demonstra dentro de campo e que tenha o controlo do jogo. Prometo dar 100% por este emblema”, disse aos meios de comunicação do Clube, antes de se apresentar: “Sou um jogador confiante e sinto-me confortável com a bola no pé”.

Daniel Ciesielski revelou-se depois ansioso por poder treinar, jogar e evoluir no local onde cresceu Cristiano Ronaldo, que é uma referência e serve de inspiração. “Estou muito entusiasmado. Quando entro em campo e vejo fotografias do Cristiano Ronaldo é como um sonho. Ele esteve aqui na Academia e agora sou eu”.

Apesar de ter acabado de chegar a Alcochete, a mais recente aquisição verde e branca já tem as ambições bem definidas. “O principal objectivo é tornar-me um jogador-chave do plantel principal”, atirou, revelando que o seu jogador favorito no grupo às ordens de Rúben Amorim é o recém-chegado guardião Vladan Kovačević.

“Ele veio para o Sporting CP já nesta temporada e antes disso jogou na mesma equipa que eu, o RKS Raków. Gosto muito dele e já o vi em campo muitas vezes”.

A fechar, Daniel Ciesielski reforçou que vai fazer tudo para dignificar o lema Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. “Prometo dar tudo de mim, vejo-vos em campo”.

Foto Isabel Silva

Jakub Stasiak reforça a formação Leonina

Por Sporting CP
10 Jul, 2024

Central polaco, de 16 anos, chega para a equipa sub-17​

Jakub Stasiak é reforço do Sporting Clube de Portugal. O central polaco, de 16 anos, chega proveniente do Pogoń Szczecin para reforçar a equipa sub-17 Leonina.

Esta será a primeira experiência do jovem jogador longe do país Natal e o entusiasmo é grande. “O Cristiano Ronaldo cresceu nesta Academia e acredito que esta é uma das melhores do Mundo. Por isso, sinto-me muito entusiasmado e feliz. É um grande desafio para mim”, começou por dizer o internacional sub-16 pela Polónia, aos meios de comunicação do Sporting CP.

Jakub Stasiak, que esteve 10 anos no Wisla Fordon e uma época no FASE Szezecin, ingressa no Clube para crescer, mas mostra desde já toda a ambição nesta primeira temporada de Leão ao peito: “Quero jogar o máximo de minutos possível e levar a equipa ao primeiro lugar”.

Segundo o próprio, apesar de ser defesa, tem como jogador preferido um avançado. Viktor Gyökeres serve-lhe de inspiração por ser “um jogador muito forte”, algo que Jakub Stasiak também considera ser.

“Sou bom com a bola, forte fisicamente e também tenho uma mentalidade forte”, revelou, antes de deixar uma promessa aos Sportinguistas que em breve o poderão ver com a listada verde e branca: “Vou me entregar de coração em todos os jogos”.

Foto Isabel Silva

José João Gomes: "Mérito dos nossos jogadores"

Por Sporting CP
23 Jun, 2024

Técnico reagiu ao triunfo na última jornada do campeonato

José João Gomes, treinador da equipa de sub-17 do Sporting CP, salientou a justiça do triunfo dos jovens Leões frente ao Casa Pia AC, por 2-1, na última jornada da fase final do Campeonato Nacional do escalão.

“Foi no último segundo, mas mérito dos nossos jogadores, que interpretaram aquele momento final do jogo. Metemos dois avançados, muita gente na área, queríamos ir à largura para depois poder cruzar e eles assim interpretaram e conseguiram executar. Alcançámos esse objectivo intermédio que era ganhar o jogo, ficar em segundo lugar e com a defesa menos batida”, começou por dizer em declarações aos meios de comunicação do Clube, passando depois a fazer uma retrospectiva da temporada Leonina.

“Em balanço final, foi uma época muito longa. Estamos a trabalhar há quase onze meses e meio e o que sinto é que todos eles [jogadores] estão mais preparados em Junho de 2024 para aquilo que vão ser as exigências do profissionalismo. Sinto que esta equipa cresceu imenso ao longo do ano, a fase final fica marcada pela falta de consistência ao longo dos jogos e algum desconforto em termos emocionais para saber lidar com esses mesmos jogos. Fomos penalizados por alguns erros colectivos e individuais que nos retiraram pontos, mas mérito também da equipa que ganhou o campeonato, porque em 14 jogos teve 12 vitórias. Nós fizemos uma fase final na qual em todos os jogos, excepto um, em Vila do Conde, batemo-nos e fomos competitivos com todas as outras equipas, deixámos a imagem de uma equipa positiva, de posse de bola, de tentar desbloquear a estrutura defensiva adversária sempre em processo de construção e de ligações. Uma época longa, mas fica uma imagem de futebol positivo, atraente, que estes jovens tentam demonstrar em todos os jogos”, considerou José João Gomes.

Por seu turno, o médio João Rodrigues, que voltou à equipa do Sporting CP após dois meses de ausência devido a lesão, destacou o regresso às opções e o triunfo dos jovens Leões, conseguido no último minuto das compensações.

“Senti-me muito bem, foi muito bom voltar aos relvados, já estava com muitas saudades, tanto eu como o Gonçalo [Correia] que já estava parado desde Novembro. É sempre bom voltar a jogar, é o que mais gostamos e ainda por cima [voltar] com uma vitória sofrida, mas merecida, como esta é uma sensação espectacular”, disse o jovem médio esquerdino. 

Depois, João Rodrigues pormenorizou ainda mais a análise ao jogo e a um resultado que poderia ter sido mais expressivo a favor dos Leões. “Podíamos ter sido mais eficazes. Na primeira parte tivemos algumas dificuldades em construir e em fazer o nosso jogo, depois mais para o final conseguimos mais oportunidades de golo. Acabámos por sofrer golo de grande penalidade, mas fomos atrás do resultado. Fomos uma equipa sempre combativa e à procura do resultado e acabámos por conseguir o golo. Noutros jogos não conseguimos, se calhar foi essa a diferença para não conseguirmos alguns pontos, mas hoje muito feliz por termos marcado este golo”, concluiu.

Foto Isabel Silva

Banco a render juros na despedida de 2023/2024

Por Sporting CP
23 Jun, 2024

Vitória dos sub-17 frente ao Casa Pia AC com golo no último minuto (2-1)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, o Casa Pia AC por 2-1 na 14.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão nacional do escalão.

Um final frenético, com um golo do suplente-utilizado Miguel Almeida aos 90+4’ deu justiça ao resultado, pois a superioridade Leonina foi clara, com várias oportunidades anteriores, que não encontraram o fundo das redes da baliza, sempre bem defendida por Afonso Pereira, principalmente na segunda parte. Com este desfecho, os jovens Leões de José João Gomes terminam a prova no segundo lugar.

A primeira oportunidade foi para o Casa Pia AC, com remate à entrada da área de Renato Nhaga, um pouco por cima da baliza de William Lodmell, guardião de um onze Leonino com vários jogadores sub-16, que jogaram com personalidade e deixaram apontamentos prometedores.

Numa primeira parte com um ritmo mais baixo e dificuldades Leoninas para desmontar a organizada equipa do Casa Pia AC, o Sporting CP respondeu aos 19’, numa hesitação do guarda-redes Afonso Pereira, que acabou por resultar num remate de Rodrigo Cabrito, em boa posição, mas ligeiramente ao lado da equipa visitante. Perto da meia hora, mais concretamente aos 29’, Emergildo Moreira atirou às malhas laterais, em nova incursão do Casa Pia AC, enquanto, pouco depois, ficou a ideia de ter existido uma carga de ombro à margem das leis dentro da área do Casa Pia AC, num lance em que foi reclamada grande penalidade a favor dos Leões. 

Já aos 36’, um canto estudado quase dava golo, em remate de primeira de Tomás Mendes, ligeiramente ao lado da baliza defendida por Afonso Pereira. O Sporting CP acentuou o domínio nos últimos cinco minutos do primeiro tempo e aos 41’, um grande passe logo isolou Diogo Martins, mas o remate de primeira do ponta-de- lança Leonino a sair por cima e quase a seguir, um remate de pé esquerdo de Tomás Mendes foi defendido por Afonso Pereira. Depois, Frederico Gomes ganhou espaço na área após bom lance, mas rematou ao lado e o 0-0 no marcador continuou a prevalecer.

No segundo tempo, o Sporting CP entrou melhor, com domínio territorial e a empurrar a equipa do Casa Pia AC, mas aos 50’, um pontapé de canto da equipa visitante criou perigo junto da baliza Leonina. O golo inaugural, porém, seria verde e branco. Na resposta, aos 51’, deu-se um grande momento: Diego Coxi arrancou pelo lado esquerdo e disparou, sem hipóteses, de pé esquerdo, para um grande golo. 

Depois, num contra-ataque, Flávio Gonçalves cabeceou ligeiramente por cima e Frederico Gomes, de primeira, quase marcava, aos 59’, mas a execução saiu desenquadrada. Intensificava-se o pressing Leonino, com nova dupla oportunidade aos 62’, mas as intenções Leoninas foram negadas por Afonso Pereira - e a recarga de Tomás Mendes a ser cortada. 

Apesar de uma ameaça de Emergildo Moreira para os visitantes, o Sporting CP teve sempre mais oportunidades para dilatar a vantagem, mas os esforços na finalização de Flávio Gonçalves e do entrado Miguel Almeida foram ‘sacudidos’ com novas boas defesas de Afonso Pereira.

Já aos 84’, o árbitro assinalou grande penalidade por mão na bola de Diego Coxi e chamado à marcação, Diego David atirou colocado e fez o empate, que foi um grande balde de água fria nos jovens Leões, que haviam somado diversas oportunidades, sem a desejada finalização. 

No entanto, o empate sofrido não fez o Sporting CP perder a cabeça e apesar de os últimos minutos serem passíveis de um jogo mais com a coração do que com a cabeça, o certo é que a equipa Leonina manteve a calma e foi premiada com o golo da vitória, aos 90+4’, numa recarga de Miguel Almeida, a cabeceamento ao poste de Rodrigo Cabrito. Um golo de um suplente, que saltou do banco e assim fez jus à máxima de que o banco rendeu juros.

Triunfo justo dos sub-17 Leoninos que assim terminaram a temporada com uma vitória e no segundo lugar.        

Sporting CP: William Lodmell [GR], Rodrigo Cabrito, Santiago Fernandes (Gonçalo Correia, 90’), Afonso Lee, Diego Coxi, Sandro Gamboa (João Rodrigues, 80’), Tomás Mendes (Rafael Melo, 90’), Rafael Camacho [C], Diogo Martins (Miguel Almeida, 67’), Frederico Gomes (Simão Soares, 67’), Flávio Gonçalves

Páginas

Subscreva RSS - Juvenis