Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Sporting CP

Sarau de Natal uniu missão solidária à festa da ginástica

Por Sporting CP
15 Dez, 2024

Pavilhão João Rocha acolheu duas sessões já com muita tradição

Com mais um ano a chegar ao fim, o Pavilhão João Rocha voltou a receber a ginástica do Sporting CP para o sempre especial Sarau de Natal, dividido, este domingo, em duas sessões (11h00 e 15h00). O espectáculo já com muita tradição no universo verde e branco fez-se de cor, diversão, muita agilidade e o cariz solidário também habitual.

Ao longo das duas sessões foram cerca de 600 os atletas em exibição no Pavilhão João Rocha e nas bancadas a casa esteve sempre cheia e animada. Dos mais novos aos mais velhos, os ginastas Leoninos – e até ex-atletas do Clube - de várias classes de formação, demonstração e competição foram os grandes protagonistas entre momentos de dança e coreografias ao som de músicas natalícias, mas também não faltaram os saltos e os trampolins nesta verdadeira festa da modalidade verde e branca.

E esta "foi uma festa muito bonita", considerou, no final, Luís Duarte, coordenador da ginástica do Sporting CP.

"De manhã tivemos a casa cheia, com muitas crianças e famílias a assistir. À tarde, o desafio foi grande também para as classes principais de representação e de competição. Tiveram de fazer coreografias conjuntas, com classes distintas e foram muito criativos", acrescentou, além de realçar o "espírito de Natal, solidário e de festa" vividos ao longo deste domingo.

"Acima de tudo, os nossos atletas transpareceram a alegria de fazer ginástica", completou Luís Duarte. E neste momento a família da modalidade verde e branca não pára de crescer. "Muitos e bons, e queremos chegar a toda a gente e a todo o tipo de ginástica", apontou.

Para lá dos exercícios que preencheram as duas sessões, mais uma vez o Sarau serviu para reunir presentes solidários, um “gesto bonito” e ainda mais especial nesta quadra natalícia. "O Natal também é isto. Cada ginasta trouxe um presente para entregar à Fundação Sporting, que por sua vez vai entregar à Junta de Freguesia do Lumiar para que chegue às famílias necessitadas da comunidade", explicou, por fim, o coordenador Leonino.

Foto Sérgio Martins

Gala Stromp animou domingo no Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
29 Set, 2024

Ginastas do Sporting CP associaram-se na homenagem à figura ecléctica Leonina

Decorreu este domingo no Pavilhão João Rocha a 1.ª Gala Stromp promovida pela secção de ginástica do Sporting Clube de Portugal para homenagear Francisco Stromp, figura maior do eclectismo do Sporting Clube de Portugal. Muitas classes do Sporting CP fizeram uma exibição ao melhor estilo, que certamente foi mais um contributo importante para evocar e homenagear Francisco Stromp.

“Somos ginástica, somos essencialmente Sporting Clube de Portugal” foi com estas tradicionais palavras de ordem que arrancou mais um espectáculo de superior nível técnico e cénico e que, mais uma vez, torna difícil encontrar adjectivos para estarem à altura do evento.

Team Gym, Acrobática, Trampolins, Rítmica, Meraki, Origami, Com/Passos foram algumas das várias classes que apresentaram exercícios trabalhados ao longo de meses e de anos.

Antes, houve tempo para distinguir alguns ginastas que têm estado em evidência a nível internacional e que representam o Sporting CP.   

Alícia Santos, Leonor Carreira e Ema Fernandes foram distinguidas por José Carlos Reis, director técnico e operacional das modalidades, José Carlos Manaças, coordenador técnico da formação e desenvolvimento do Sporting CP e Luís Duarte, coordenador da ginástica do Sporting CP.

As ginastas que foram medalhas de bronze nos recentes Campeonato do Mundo de 2024 de acrobática receberam uma peça em vidro, sob calorosos aplausos do público e falaram no final aos meios de comunicação do Clube sobre o significado da distinção que receberam.

“Foi um bonito reconhecimento e as pessoas também ficam a conhecer mais a ginástica acrobática”, disse Ema Fernandes (15 anos), num sentimento partilhado por Leonor Carreira (17 anos): “Para nós é muito importante sentir essa parte do nosso Clube. Nós trabalhamos muito, dedicamos muito do nosso tempo e sentir o afecto do público e do nosso Clube, claro, é muito importante para conseguimos continuar, porque temos uma nova época à nossa frente”.

Alícia Santos, a mais velha das três, com apenas 19 anos, subscreveu as palavras das companheiras de equipa e amigas. “É muito gratificante ver o Sporting CP olhar para o que nós conseguimos, que nos acompanham e ter aqui nesta Gala o público, os outros ginastas, todos reunidos para homenagear os atletas que conseguiram medalhas e outros que vieram aqui apresentar os seus esquemas de treino, acho isso muito importante”.     

Rafael Domingues, vice-campeão europeu por equipas de duplo mini-trampolim este ano, que não pôde estar presente, também foi distinguido, tal como Sofia Correia, vice-campeã mundial por equipas em 2023 e que fez três actuações no trampolim. 

Diogo Abreu, actual campeão nacional sénior elite, vice-campeão mundial por equipas em all around em 2023 e medalha de bronze por equipas em Trampolim individual no Campeonato da Europa deste ano e Pedro Ferreira, vice-campeão mundial por equipas de 2023 e actual campeão europeu de trampolins (em 2024), foram igualmente agraciados, em mais uma demonstração de como o Sporting CP reconhece os valiosos serviços dos atletas que o representam. Os dois campeões também deliciaram o público com a arte e talento que os caracterizam. 

Aos meios de comunicação do Clube Leonino, Luís Duarte, coordenador de ginástica do Sporting CP, fez um balanço da Gala Stromp. “Corresponde também a um pedido da direcção do Clube, estamos ainda no início de época e as nossas classes ainda não estão no melhor das prestações, mas decorreu muito bem, tivemos aqui um momento de elevada qualidade gímnica, onde procurámos trazer todas as áreas competitivas do Sporting CP – Rítmica, Acrobática, Teamgym, Trampolins e as classes de representação que também estiveram aqui presentes. Tentamos corresponder ao longo da nossa história, porque a ginástica acompanha o Clube desde que ele existe", referindo assim a importância de a ginástica se rever nos ideais ecléticos e de amor pelo desporto que caracterizavam Francisco Stromp, num Clube que destacou estar "na vanguarda do desporto nacional e mundial".

Luís Duarte registou também com muito agrado o reconhecimento aos campeões Leoninos da ginástica, este domingo. “Tivemos aqui uma homenagem a ginastas que conquistaram medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo, que é algo de muito significativo. Temos actualmente o campeão europeu de trampolins, que é um ginasta do Sporting CP, o Pedro Ferreira, vamos ter agora a representação no Campeonato da Europa de Teamgym, em que a maioria dos ginastas são do Sporting CP e isso é um motivo de grande orgulho”.

Assim, ficou um balanço muito positivo do evento. “Estivemos num ambiente muito familiar e procurou-se que as classes estivessem confortáveis, alguns grupos fizeram um esforço pois começaram a treinar a 1 de Setembro para estarem a apresentar-se publicamente, mas correu muito bem. Foi uma boa experiência”.

Pedro Ferreira, campeão da Europa de Trampolim em 2024, que foi homenageado e recebeu uma camisola de jogo do Sporting CP, falou da Gala e do simbolismo do momento em que foi distinguido. “É um grande orgulho sentirmos que fazemos parte deste universo enorme, porque além de o universo da ginástica já ser gigantesco no Sporting CP, o próprio universo das modalidades não há grande comparação em Portugal e, não para mim em particular, mas por toda a modalidade dos Trampolins é mesmo muito importante haver este reconhecimento por parte de um Clube tão grande. Faz-nos sentir cada vez mais que estamos em casa, sentir o amor à camisola que cresce cada vez mais, cada vez temos mais vontade de orgulhar o nosso Clube com estes títulos, por isso é sempre fantástico e algo mais que nos galvaniza para as épocas que aí vêm”.    

A Gala Stromp brindou o público com arrebatadoras acrobacias, belos efeitos cénicos e coreografias capazes de arrancar muitos aplausos, em mais uma iniciativa digna da grandeza e da história do Sporting CP.

Foto José Lorvão

Gala Stromp de ginástica no Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
26 Set, 2024

Evento com entrada gratuita

Realiza-se este domingo, 29 de Setembro, a Gala Stromp da ginástica do Sporting Clube de Portugal no Pavilhão João Rocha.

O evento começa às 19h00, com a abertura de portas a acontecer às 18h00. A entrada é gratuita, com o levantamento dos bilhetes sem qualquer custo a ter lugar no átrio da antiga Loja Verde do Pavilhão João Rocha, junto à porta 1.

Foto José Lorvão

Sarau de Natal encheu o Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
17 Dez, 2023

​Tradição voltou a cumprir-se com as diferentes classes da ginástica Leonina

O Pavilhão João Rocha encheu, este sábado, para mais uma edição do Sarau de Natal do Sporting Clube de Portugal, que reuniu ginastas de todas as idades, desde os mais novos aos mais velhos.

Devido ao elevado número de participantes, o evento foi dividido em duas sessões, a primeira dedicada às classes de formação e aperfeiçoamento e a segunda de demonstração e competição.

A festa arrancou com uma homenagem aos atletas que no último ano se destacaram em grandes competições: Gonçalo Sampaio, João Teles, Vicente Colaço, Nuno Santos, Mónica Lima e Maria Marvão (ouro no Campeonato da Europa de ginástica acrobática em exercício dinâmico), e Pedro Ferreira, Diogo Abreu e Sofia Correia (prata no Mundial de trampolins por equipas All-Around).

Depois deu-se então início às exibições das diferentes classes Leoninas (incluindo uma especial composta por todos os treinadores), com muitas coreografias a serem apresentadas ao som de músicas de Natal e com recurso a alguns acessórios próprios desta quadra, recebendo muitos aplausos do público presente nas bancadas num bonito momento de comunhão Sportinguista.

Como é habitual, o Sarau teve um cariz solidário que permitiu reunir mais de 500 presentes que serão doados à Fundação Sporting, Junta de Freguesia do Lumiar e Associação de Emergência Social do Bairro da Cruz Vermelha para serem depois entregues a famílias carenciadas no Natal.

No final, Luís Duarte, director da ginástica verde e branca, não podia estar mais satisfeito pelo sucesso de mais uma edição deste evento, tendo feito um balanço muito positivo do mesmo.

“Foi uma festa de Natal e um Sarau muito bonitos. Angariámos muitos presentes para ajudar algumas pessoas a ficarem um pouco mais felizes e, do ponto de vista desportivo, correu muito bem. Os números foram muito bem recriados e todas as classes fizeram um trabalho muito bonito em termos coreográficos. Os atletas estiveram fantásticos”, afirmou o responsável aos meios de comunicação do Clube, destacando também os feitos da ginástica Leonina em 2023.

“2023 foi um ano muito rico para nós, conseguimos muitas conquistas nacionais e internacionais. Fomos considerados o Clube do ano e conquistámos medalhas europeias e mundiais nos trampolins e na acrobática, só podemos estar muito satisfeitos com o que vivemos este ano”, realçou, antes de direccionar desde logo os holofotes para 2024 e para os objectivos a cumprir.

“Temos um desafio muito grande, que é tentar estar nos Jogos Olímpicos com os nossos três atletas dos trampolins que estão a lutar por isso [Pedro Ferreira, Diogo Abreu e Sofia Correia]. Nas outras áreas de competição, queremos conquistar tudo, além de representarmos sempre o nosso Clube ao mais alto nível”.

Foto Sporting CP

Prata para Lucas Santos no trampolim sincronizado da Taça do Mundo

Por Sporting CP
08 Out, 2023

Pedro Ferreira acabou em sexto na prova individual

Diogo Abreu, Pedro Ferreira, Lucas Santos e Sofia Correia foram os quatro atletas do Sporting Clube de Portugal que competiram na Taça do Mundo de ginástica de trampolins, disputada em Varna, na Bulgária, durante este fim-de-semana.

O principal destaque na prestação dos representantes Leoninos foi a medalha de prata alcançada por Lucas Santos na vertente de trampolim sincronizado, juntamente com Gabriel Albuquerque (APAGL). Na final, a dupla conseguiu um score de 49.600 que valeu o segundo lugar, repetindo a posição conseguida previamente na qualificação (51.150).

Também na final, mas de trampolim individual, houve presença verde e branca, com Pedro Ferreira a ficar com o sexto lugar (58.930) na Taça do Mundo. Para lá chegar, o ginasta do Sporting CP tinha sido sétimo classificado (58.990) na segunda ronda de qualificação em Varna.

Além disso, Pedro Ferreira e Diogo Abreu, ambos atletas Leoninos, competiram como dupla em trampolim sincronizado, tendo ficado pela fase de qualificação em quinto lugar. Por sua vez, o ginasta Diogo Abreu, a nível individual, não foi além de um 24.º lugar na segunda qualificação.

Já Sofia Correia esteve em acção tanto no trampolim individual como no sincronizado - aqui juntamente com Ingrid Maior -, mas também não conseguiu o acesso às finais. Na primeira vertente, a jovem atleta do Sporting CP foi 21.ª (52.150) na segunda qualificação, enquanto a sua dupla acabou na 15.ª posição.

Foto João Pedro Morais

Ginástica levou milhares ao Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
02 Jul, 2023

Fim de semana de espectáculo com o Sarau Anual

Sábado e domingo foram dias de mais um fim-de-semana de espectáculo no Pavilhão João Rocha, palco de mais uma edição do já tradicional Sarau Anual de Ginástica do Sporting Clube de Portugal

Mais de 1500 ginastas do Clube Leonino reuniram-se sob o tema CLICK, o mote para mais memoráveis momentos protagonizados pelas várias classes de ginástica que compõem a secção do clube, com uma presença de atletas entre os 2 e os 90 anos, numa oportunidade única de reunir todo o espectro de atletas Leoninos, que deram muita cor e vida a um evento que encheu de orgulho a família Sportinguista.

Em quatro sessões divididas por dois dias [duas no sábado e duas no domingo] as classes de Dança, Ginástica Geral, Ginástica Acrobática, Teamgym, Trampolins e Parkour mostraram a arte, talento e capacidade de trabalho que desenvolveram ao longo de todo um ano, sob o referido tema Click e uma introdução em que ficou a mensagem de que “este mesmo CLICK que nos pode fazer melhores pessoas é o mesmo que nos pode afastar da nossa essência! Da nossa vida e das nossas vidas! Como somos e como podemos ser! Como fazemos e como podemos fazer. Sejamos apenas nós! Felizes e contentes, lidando com os clicks da nossa vida de forma responsável e equilibrada.”

Feita a introdução, foi tempo de graciosidade, energia, esquemas gímnicos magníficos, que arrancaram muitos aplausos aos milhares de pessoas que nos dois dias do Sarau praticamente encheram o Pavilhão João Rocha.

Luís Duarte, responsável da secção de Ginástica do Sporting CP, era a imagem da satisfação pelo sucesso de mais uma iniciativa que já tem rótulo certificado de qualidade e de espectáculo ao longo dos anos.

“O tema foi a televisão, do mundo que nos rodeia e de estarmos sempre a fazer o click, o zapping de mudar o canal, à procura de qualquer coisa, é também a homenagem a um clube grandioso como o nosso, que tem um canal de televisão, que é a Sporting TV, mas é também sairmos daquele mundo em que só clicamos e em que por vezes nos esquecemos das relações, porque o mundo da ginástica não é feito a clicar. No fundo, foi também uma mensagem de que é tão bom fazer ginástica, é tão bom o exercício, a amizade, as relações que se estabelecem e que apesar da temática ter sido à volta da televisão, essa era a mensagem principal, das relações humanas.”

O Sarau juntou pessoas de diferentes idades, faixas etárias reunidas sob o denominador comum da Ginástica do Sporting CP, num evento que voltou a exaltar as virtudes da Ginástica, um desporto para todos.

“Foi um momento de convívio, de partilha, de ajuda, ter as pessoas mais velhas nas bancadas a ajudar as crianças enquanto esperam para actuar, tudo isso cria um clima que faz o que o Sporting CP é há muitos anos. Não é só a actividade física, mas também o que envolve as relações humanas. Através da ginástica do Sporting CP, formamos grandes homens e grandes mulheres”, referiu ao Jornal Sporting, Luís Duarte.

 

A ginástica do Sporting CP respira saúde. São quase dois mil atletas, divididos por espaços – Multidesportivo de Alvalade e Academia, na Portela de Sacavém – que espelham uma enorme procura, todos os anos, de atletas representarem o clube Leonino nesta modalidade, uma realidade que o Sarau deu a conhecer em exibições de classes que deslumbraram quem presenciou.

“Quatro sessões, em que alguns repetiram, desde classes de formação a classes de competição. Temos quase dois mil ginastas e este ano batemos recordes. O objectivo é sempre crescer em quantidade e qualidade, mas de maneira sustentável, para nunca pôr em causa a qualidade do Sporting CP. Temos crescido com Pólos fora do clube, com a Academia que nos tem ajudado a crescer muito em termos qualitativos, no Teamgym, os Trampolins, na acrobática, em todas as classes sejam mais de competição, ou de demonstração e neste ano, pulverizámos [vitórias e títulos], muito devido às condições fantásticas que temos em Sacavém, às magníficas equipas técnicas que temos,  os professores, os responsáveis de cada um dos grupos, muitos deles com o ADN  e cultura deste clube e que depois transmitem aos atletas, envolvendo, criando esta dinâmica, embora com diferenças e diversidade, mas o objectivo comum, com o lema do Sporting CP sempre presente de Esfoço, Dedicação, Devoção e Glória. Só se atinge a glória com esse Esforço, Dedicação e Devoção. E claro, à qualidade dos nossos ginastas. Nem sempre ganhamos, mas ficamos muito mais perto de ganhar se assim for. Por outro lado, a formação de base que temos, muito eclética e diversificada, permite-nos ter muitos miúdos que querem ir mais longe e ser como os ‘Diogos Abreus desta vida’ e fiquei muito feliz por, por exemplo, ver classes de adolescentes fazer muita coisa e muito bem, com uma alegria impressionante e todas as classes com um nível de execução altíssimo, desde os mais novos às classes de mais idade”, explicou

Ginástica é sinal de plenitude de vida, de força e até de vencer obstáculos. Esta modalidade poderia recorrer a este tipo campanha promocional, mas no Sporting CP a atracção à ginástica tem uma química bem mais imediata.

“Não precisamos de fazer grande promoção da ginástica do Sporting CP. Este sábado houve, por exemplo, uma classe de ex-ginastas que se apresentou e foi incrível pelo nível de execução e pela forma como as bancadas reagiram, apesar de estarem afastados de há alguns anos, porque têm, agora, 40 e mais de idade. Ginástica do Sporting CP é família, temos avós que foram ginastas, presidente do Clube [Frederico Varandas], tanta e tanta gente, esta família que vem à procura desse espírito e se sente realizada por fazer parte desta grande comunidade que proporciona tantos sorrisos e momentos de alegria”, finalizou.   

   

Foto João Pedro Morais

Diogo Abreu mantém-se de Leão ao peito

Por Sporting CP
10 Abr, 2023

​Atleta da ginástica de trampolins renova contrato com o Sporting CP

Diogo Abreu vai manter-se de Leão ao peito. O atleta de 29 anos, que está há 21 na ginástica de trampolins do Sporting Clube de Portugal, renovou esta segunda-feira contrato com o emblema de Alvalade. Nas primeiras declarações após a oficialização do acordo, o ginasta mostrou-se muito feliz por continuar a vestir as mesmas cores e revelou que a decisão “não foi nada difícil”.

“O Sporting CP já é a minha segunda casa e sempre me tratou muito bem ao longo de todos estes anos. Estou muito feliz por renovar e por poder continuar a representar o Clube”, começou por dizer Diogo Abreu aos meios de comunicação Leoninos, antes de ser convidado a recordar o momento mais especial que viveu até agora, numa carreira recheada de títulos e medalhas.

“O ano passado foi histórico para os trampolins em Portugal e para o Sporting CP, pois tivemos uma equipa apenas com atletas do Clube a ser Campeã do Mundo. Esse foi o melhor título que consegui alcançar, até porque apesar de Portugal sempre ter tido equipas muito competitivas, nunca tinha chegado ao lugar mais alto do pódio. Conseguimo-lo com uma equipa só do Sporting CP e por isso tem uma importância mais especial. Foi o resultado do trabalho de muitos anos”.

Apesar de reconhecer que esta época “será difícil superar” esse feito, o experiente ginasta frisou que tanto ele como os colegas de equipa estão “a treinar para isso” e querem “ser cada vez melhores”. “Este ano o objectivo passa claramente pela qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024. A fase de apuramento para a ginástica de trampolins começa em Junho ou Julho deste ano, por isso agora estou a preparar-me para estar no topo da minha forma nessa altura. Se conseguirmos o acesso, queremos obter o melhor resultado de sempre nos Jogos Olímpicos”.

Para atingir essa meta, Diogo Abreu, que esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e do Rio de Janeiro, em 2016, além de ter conquistado várias medalhas em Campeonatos Mundiais e Europeus, acredita que será precioso o facto de treinar há muito tempo com “amigos”.

“Quando entrei no Sporting CP com oito anos senti logo que a cultura e o ambiente na ginástica eram muito familiares, acolhedores e de amizade. Claro que a competição é sempre importante, mas o Clube sempre teve uma cultura de tratar bem as pessoas e de sermos todos amigos. Isso motivou-me a vir treinar todos os dias durante horas a fio. Se não fosse isso, não atingia os resultados que atingi e não ia treinar todos os dias feliz com os meus melhores amigos”, atirou.

Além dos companheiros de equipa, o atleta deixou também elogios ao investimento que o Clube tem feito na ginástica de trampolins, com a recente inauguração da Academia de Ginástica Sporting, novo espaço de trabalho em Sacavém que oferece todas as ferramentas necessárias.  

“Só demonstra mais uma vez que o Sporting CP está atento às necessidades das várias disciplinas que oferece. A mudança é sempre um pouco difícil, até porque treinava no Estádio José Alvalade há muitos anos, mas agora temos melhores condições. Além disso, estamos também num ambiente mais competitivo com a junção da ginástica acrobática e do teamgym, o que ajuda todos a serem melhores. Foi uma boa aposta”, referiu Diogo Abreu, ele que por ser um dos mais experientes de toda a equipa sente que tem um papel importante junto dos colegas mais jovens.

“Sinto que um dos meus objectivos principais é também incutir um pouco o espírito que me foi passado de amar aquilo que fazemos. Amo fazer trampolins e representar o Sporting CP, e por isso gostava de passar isso aos aletas mais novos porque sinto que isso vai ajudá-los nas suas carreiras futuras. Além disso, estou aqui também para eles me pisarem os calcanhares e continuarem a competir comigo, o que faz com que eu também treine para tentar ser melhor”.

A fechar, Diogo Abreu deixou uma mensagem aos Sportinguistas, a quem quer dar “muitas alegrias”. “É difícil prometer resultados concretos, mas posso garantir que tanto eu como os meus colegas vamos dar sempre tudo para sermos os melhores do Mundo e vamos esforçar-nos ao máximo para atingir os melhores resultados. Posso prometer-vos muito esforço e dedicação”.

Leões em destaque na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Por Sporting CP
09 Abr, 2023

​Atletas verdes e brancos arrecadaram duas medalhas de ouro e uma de bronze

Os atletas do Sporting Clube de Portugal que estiveram em acção na Taça do Mundo de ginástica acrobática, em Puurs, na Bélgica, conquistaram três medalhas em diferentes especialidades.

João Teles, Nuno Santos, Vicente Colaço e Gonçalo Sampaio arrecadaram o ouro na prova de grupos masculinos, com uma pontuação de 28.450.

Em pares femininos, Maria Marvão e Mónica Lima conseguiram a primeira posição do pódio com 27.850 pontos.

Já na prova de pares mistos, Beatriz Mota e Luís Ferreira alcançaram a medalha de bronze com uma pontuação de 28.870.

Foto João Pedro Morais

Sarau trouxe a magia do Natal ao Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
18 Dez, 2022

Espectáculo fechou ano de ouro da ginástica Leonina

O Pavilhão João Rocha acolheu, este domingo, mais uma edição anual do Sarau de Natal do Sporting Clube de Portugal, onde a ginástica verde e branca se apresenta em todo o seu esplendor.

Ao longo do dia, nesta edição dividida em duas sessões (11h00 e 18h00), as bancadas contaram com muito público e pelo praticável passaram atletas de todas as idades e das várias classes da modalidade Leonina, desde rítmica, acrobática e classes de manutenção até aos grupos de dança, trampolins e teamgym dos Leões. Perto do fim, aproveitou-se também a oportunidade para homenagear os ginastas do Sporting CP que este ano brilharam como nunca no Campeonato do Mundo.

Como é também habitual, o Sarau de Natal teve ainda a sua componente solidária, uma vez que, por cada ginasta participante, a Fundação Sporting entregou um presente a uma instituição no concelho de Lisboa. Nesse momento simbólico, a entrega foi realizada em plena quadra por Frederico Varandas, presidente do emblema de Alvalade e responsável também por distinguir os atletas campeões.

À margem da última sessão do dia, Luís Duarte, coordenador da ginástica do Sporting CP, falou à Sporting TV, realçando “a emoção de voltar” ao Pavilhão João Rocha.

“É um dia mágico, porque é uma festa de Natal, com o espírito do Natal e porque a ginástica tem muita magia”, sublinhou, antes de lembrar a forma como no Sarau se unem o passado, o presente e o futuro da ginástica do Sporting CP: “Desde os miúdos de quatro anos dos Mistinhas até aos Reencontros, com ‘jovens’ de 90 anos, o que é lindo”.

Assim, como é apanágio do período natalício, reuniu-se a família, neste caso, a da ginástica Leonina. E entre saltos, acrobacias e diversos momentos de dança - sempre com o Natal como pano de fundo - decorreu um dia sempre especial e muito aguardado, no Pavilhão João Rocha.

“De manhã foi uma festa dedicada aos nossos ginastas de formação e tivemos aqui muito público”, referiu Luís Duarte, antes de destacar a exibição de “todas as classes de demonstração e de competição” na sessão final, que durou mais de duas horas e teve igual adesão por parte do publico.

Além disso, o Sarau de Natal encerrou da melhor forma também um 2022 de ouro para a ginástica verde e branca. “Foi um ano absolutamente fantástico para a ginástica do Sporting CP, por tudo aquilo que foram as conquistas conseguidas”.

Entre elas, destacou-se a inédita medalha de ouro no Campeonato do Mundo, conseguida, em trampolim individual masculino por equipas, pelo quarteto nacional composto por Diogo Abreu, Pedro Ferreira, Rúben Tavares e Lucas Santos, todos ginastas do Sporting CP. Diogo Abreu e Pedro Ferreira marcaram presença no Sarau, saltando em sincronizado – vertente em que se sagraram ainda vice-campeões do Mundo – e depois individualmente, tal como o também campeão Rúben Tavares.

“Tivemos sete ginastas que ganharam medalhas em Campeonatos do Mundo, é obra”, salientou ainda o coordenador, sendo que todos foram homenageados, já na parte final, e condecorados pelas mãos do presidente Frederico Varandas.

Para encerrar a festa Sportinguista, os treinadores da ginástica Leonina também mostraram os seus dotes no praticável, no tumbling e nos trampolins. Assim, ecoou a Marcha do Sporting - cantada a plenos pulmões pelos presentes - e, mais uma vez, o Sarau e a ginástica do Sporting CP foram os responsáveis por trazer a magia do Natal, a verde e branco, ao Pavilhão João Rocha.

Sarau de Natal a 18 de Dezembro

Por Sporting CP
05 Dez, 2022

Com duas sessões no Pav. João Rocha

É já no próximo dia 18 de Dezembro que se realiza o Sarau de Natal da ginástica do Sporting Clube de Portugal, que terá lugar no Pavilhão João Rocha. 

Haverá duas sessões – 11h00 e 18h00 – com a participação de todas as classes de competição e demonstração da ginástica verde e branca.

Como acontece todos os anos, o Sarau de Natal terá carácter solidário e, nesse sentido, por cada ginasta participante a Fundação Sporting irá entregar um presente a uma instituição no concelho de Lisboa. 

Os bilhetes para a sessão da tarde podem ser adquiridos aqui. De manhã, na sessão dedicada aos pólos da ginástica Leonina, não haverá bilheteira, mas solicita-se a entrega de um presente na entrada do Pavilhão João Rocha.

Páginas

Subscreva RSS - Ginástica