Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Gala Stromp animou domingo no Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
29 Set, 2024

Ginastas do Sporting CP associaram-se na homenagem à figura ecléctica Leonina

Decorreu este domingo no Pavilhão João Rocha a 1.ª Gala Stromp promovida pela secção de ginástica do Sporting Clube de Portugal para homenagear Francisco Stromp, figura maior do eclectismo do Sporting Clube de Portugal. Muitas classes do Sporting CP fizeram uma exibição ao melhor estilo, que certamente foi mais um contributo importante para evocar e homenagear Francisco Stromp.

“Somos ginástica, somos essencialmente Sporting Clube de Portugal” foi com estas tradicionais palavras de ordem que arrancou mais um espectáculo de superior nível técnico e cénico e que, mais uma vez, torna difícil encontrar adjectivos para estarem à altura do evento.

Team Gym, Acrobática, Trampolins, Rítmica, Meraki, Origami, Com/Passos foram algumas das várias classes que apresentaram exercícios trabalhados ao longo de meses e de anos.

Antes, houve tempo para distinguir alguns ginastas que têm estado em evidência a nível internacional e que representam o Sporting CP.   

Alícia Santos, Leonor Carreira e Ema Fernandes foram distinguidas por José Carlos Reis, director técnico e operacional das modalidades, José Carlos Manaças, coordenador técnico da formação e desenvolvimento do Sporting CP e Luís Duarte, coordenador da ginástica do Sporting CP.

As ginastas que foram medalhas de bronze nos recentes Campeonato do Mundo de 2024 de acrobática receberam uma peça em vidro, sob calorosos aplausos do público e falaram no final aos meios de comunicação do Clube sobre o significado da distinção que receberam.

“Foi um bonito reconhecimento e as pessoas também ficam a conhecer mais a ginástica acrobática”, disse Ema Fernandes (15 anos), num sentimento partilhado por Leonor Carreira (17 anos): “Para nós é muito importante sentir essa parte do nosso Clube. Nós trabalhamos muito, dedicamos muito do nosso tempo e sentir o afecto do público e do nosso Clube, claro, é muito importante para conseguimos continuar, porque temos uma nova época à nossa frente”.

Alícia Santos, a mais velha das três, com apenas 19 anos, subscreveu as palavras das companheiras de equipa e amigas. “É muito gratificante ver o Sporting CP olhar para o que nós conseguimos, que nos acompanham e ter aqui nesta Gala o público, os outros ginastas, todos reunidos para homenagear os atletas que conseguiram medalhas e outros que vieram aqui apresentar os seus esquemas de treino, acho isso muito importante”.     

Rafael Domingues, vice-campeão europeu por equipas de duplo mini-trampolim este ano, que não pôde estar presente, também foi distinguido, tal como Sofia Correia, vice-campeã mundial por equipas em 2023 e que fez três actuações no trampolim. 

Diogo Abreu, actual campeão nacional sénior elite, vice-campeão mundial por equipas em all around em 2023 e medalha de bronze por equipas em Trampolim individual no Campeonato da Europa deste ano e Pedro Ferreira, vice-campeão mundial por equipas de 2023 e actual campeão europeu de trampolins (em 2024), foram igualmente agraciados, em mais uma demonstração de como o Sporting CP reconhece os valiosos serviços dos atletas que o representam. Os dois campeões também deliciaram o público com a arte e talento que os caracterizam. 

Aos meios de comunicação do Clube Leonino, Luís Duarte, coordenador de ginástica do Sporting CP, fez um balanço da Gala Stromp. “Corresponde também a um pedido da direcção do Clube, estamos ainda no início de época e as nossas classes ainda não estão no melhor das prestações, mas decorreu muito bem, tivemos aqui um momento de elevada qualidade gímnica, onde procurámos trazer todas as áreas competitivas do Sporting CP – Rítmica, Acrobática, Teamgym, Trampolins e as classes de representação que também estiveram aqui presentes. Tentamos corresponder ao longo da nossa história, porque a ginástica acompanha o Clube desde que ele existe", referindo assim a importância de a ginástica se rever nos ideais ecléticos e de amor pelo desporto que caracterizavam Francisco Stromp, num Clube que destacou estar "na vanguarda do desporto nacional e mundial".

Luís Duarte registou também com muito agrado o reconhecimento aos campeões Leoninos da ginástica, este domingo. “Tivemos aqui uma homenagem a ginastas que conquistaram medalhas em Campeonatos da Europa e do Mundo, que é algo de muito significativo. Temos actualmente o campeão europeu de trampolins, que é um ginasta do Sporting CP, o Pedro Ferreira, vamos ter agora a representação no Campeonato da Europa de Teamgym, em que a maioria dos ginastas são do Sporting CP e isso é um motivo de grande orgulho”.

Assim, ficou um balanço muito positivo do evento. “Estivemos num ambiente muito familiar e procurou-se que as classes estivessem confortáveis, alguns grupos fizeram um esforço pois começaram a treinar a 1 de Setembro para estarem a apresentar-se publicamente, mas correu muito bem. Foi uma boa experiência”.

Pedro Ferreira, campeão da Europa de Trampolim em 2024, que foi homenageado e recebeu uma camisola de jogo do Sporting CP, falou da Gala e do simbolismo do momento em que foi distinguido. “É um grande orgulho sentirmos que fazemos parte deste universo enorme, porque além de o universo da ginástica já ser gigantesco no Sporting CP, o próprio universo das modalidades não há grande comparação em Portugal e, não para mim em particular, mas por toda a modalidade dos Trampolins é mesmo muito importante haver este reconhecimento por parte de um Clube tão grande. Faz-nos sentir cada vez mais que estamos em casa, sentir o amor à camisola que cresce cada vez mais, cada vez temos mais vontade de orgulhar o nosso Clube com estes títulos, por isso é sempre fantástico e algo mais que nos galvaniza para as épocas que aí vêm”.    

A Gala Stromp brindou o público com arrebatadoras acrobacias, belos efeitos cénicos e coreografias capazes de arrancar muitos aplausos, em mais uma iniciativa digna da grandeza e da história do Sporting CP.