Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Os factos que se escrevem e os fatos que se constroem

Por Jornal Sporting
12 Abr, 2016

Saiba mais sobre o painel 'Relações com os Media' do Congresso 'The Future of Football'

Imagine que chega a um cliente/parceiro  para falar da sua marca. Explica todo o trabalho que fez, apresenta os números reais do que atingiu e detalha a dimensão internacional que tem. Entretanto, apercebe-se que uma série de mitos e factos não reais já foram antes esquematizados por outros. É mentira? Sim. Mas consegue influenciar? Também. E o mundo do futebol e do desporto em geral está repleto de exemplos assim.

A presente temporada é um exemplo paradigmático de como um Campeonato não se decide apenas dentro das quatro linhas. E aqui não se fala de arbitragens, nomeações etc., nada a ver. Basta atentar em alguns dos episódios descritos por Octávio Machado, director do futebol ‘leonino’, como “comunicação trafulha”: o ‘filme’ dos SMS que afinal de contas não existiam, as capas a puxar por uns e a secundarizar outros, as notícias plantadas para tentar dividir um grupo de trabalho ou afectar a sua dinâmica. No final de contas, quem ganha com isso? O futebol não será, certamente.

Pippo Russo, um dos mais mediáticos jornalistas que se destacou com uma série de trabalhos desenvolvidos sobre algumas partes menos ‘conhecidas’ do futebol, ou Sergio Fernandez Olmedilla, editor do jornal ‘Marca’, serão alguns dos oradores que irão abordar diversas temáticas em torno da questão, a que se juntará ainda Roger Gasto Navarro, director das plataformas digitais do FC Barcelona que falará também de um dos vectores fundamentais e de maior expansão nos últimos tempos: social media.

O segundo painel do II Congresso Internacional ‘The Future of Football’, subordinado ao tema ‘RELAÇÕES COM OS MEDIA’, contará com os seguintes oradores:

- MODERADOR: Paulo Sérgio, jornalista da RTP e da Antena 1

- CONTRA-INFORMAÇÃO: Pippo Russo, sociólogo e jornalista

- PARCIALIDADE vs. IMPARCIALIDADE: Sergio Fernandez Olmedilla, editor do jornal ‘Marca’

- O IMPACTO NAS FIGURAS PÚBLICAS E NA SUA PERFORMANCE: Paulo Futre, antigo internacional de futebol

- REDES SOCIAIS: Roger Gasto Navarro, Director das Plataformas Digitais do FC Barcelona

A segunda edição do Congresso Internacional ‘The Future of Football’ realiza-se nos próximos dias 20 e 21 de Abril no Estádio José Alvalade. Para inscrições e mais informações, consulte a página www.thefutureoffootball.org