“Todos juntos podemos fazer do futebol mais limpo”
20 Abr, 2016
Beto, ex-capitão ‘leonino’, reforçou o orgulho pela visão de futuro que o Clube demonstrou
O primeiro dia do congresso ‘The Future of Football’, para além dos diversos oradores e membros dos painéis, contou com variadas presenças ilustres, entre outras, a do ex-jogador e capitão ‘leonino’ Beto, que fez parte dos dois últimos plantéis que venceram o Campeonato Nacional. Questionado acerca da importância das questões levantadas nas apresentações, o antigo jogador afirmou ser essencial não parar de procurar o desenvolvimento.
“O futebol não pode parar, tem de evoluir, tem de acompanhar os tempos. Há sempre coisas a melhorar, nunca ninguém está 100% correcto. Todos podemos melhorar, desde os jogadores aos treinadores e aos árbitros. Todos juntos poderemos fazer do futebol algo mais limpo, com mais transparência. O objectivo é não deixar dúvidas a quem vai aos estádios, não deixar suspeições no ar e estas novas tecnologias são sempre bem-vindas”, disse, prosseguindo acerca do orgulho por tratar-se de um congresso organizado pelo Clube: “Somos diferentes, até nisso. Queremos sempre ser um Clube diferente e temos de estar felizes por isso. E falo por mim, que sou sócio desta grande instituição e que tive o prazer de a representar durante muitos anos”.
Beto, que até 2006 foi defesa-central do Sporting CP, enveredou recentemente pela função de treinador, de momento nas camadas jovens, e destacou a apresentação da Prozone, que diz tratar-se de uma nova tecnologia que traz outras possibilidades para jogadores e treinadores aumentarem os respectivos rendimentos.
“Estas novas tecnologias agora evoluíram bastante. Até para o próprio treinador, e eu estou do outro lado, a treinar na formação, acho que estes novos métodos são fantásticas para fazer análises da equipa, individuais, colectivas, é tudo muito melhor. A qualidade está sempre intacta, mas que melhora as partes físicas e tácticas, sem dúvida”.
Convidado a falar um pouco do presente no meio de um local onde se debateu o futuro, Beto abordou o momento actual da equipa de futebol, que afirma ainda ter todas as possibilidades de chegar ao título: “O que mais desejo é que o Sporting seja campeão e que daqui a quatro jornadas estejamos a comemorar um título. Já estamos há muito tempo sem o conseguir e como adepto, sócio, ex-jogador ou como queiram, como Sportinguista sobretudo, vou sempre acreditar que é possível”, finalizou.