Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Não deve haver uma ruptura mas sim uma integração"

Por Jornal Sporting
21 Abr, 2016

Ángel Maria Villar, vice-presidente da FIFA, encerrou 'The Future of Football'

Ángel Maria Villar, vice-presidente da FIFA e antigo jogador que passou 12 anos no Athl. Bilbao, cidade onde nasceu, encerrou a segunda edição do Congresso Internacional ‘The Future of Football’. Com um discurso nostálgico e puxando muito ao conceito do que era o futebol há 40 anos, o dirigente destacou a importância das ligas nacionais.

“Gostei muito do que ouvi e tenho de dar os parabéns ao Sporting, em nome do seu Presidente, por esta grande iniciativa. Tive a sorte de jogar futebol e formei-me em cada um dos escalões como desportista e homem. Há 40 anos, havia espectadores, jogadores, ligas, organizações internacionais... Hoje, está tudo igual. Se formos à origem do futebol, está tudo igual. Quem decidiu como deveria funcionar o futebol não errou porque o que existe hoje é isso de forma aperfeiçoada”, começou por destacar o espanhol.

“Devemos seguir um caminho não de ruptura com o passado mas sim de integração, compreensão e melhoramento. O futebol está em boas mãos e aspectos novos como a introdução das tecnologias deve ajudar mas não substituir os árbitros. É com que existam as competições transnacionais mas devemos respeitar sempre as provas nacionais – é aí que está o passado, o presente e o futuro. São elas que contribuem para o desenvolvimento do futebol. Estes são alguns dos grandes debates para o futuro mas é preciso que continuem as mesmas coisas do passado: as cidades, os bairros, os espectadores que iam de bicicleta para os estádios e hoje vão de carro, clubes grande, clubes pequenos... Muito obrigado a este grande Clube português, europeu e mundial por ter organizado este Congresso”, concluiu Ángel Maria Villar.