Dia recheado de Língua Gestual Portuguesa
20 Nov, 2024
Atletas conviveram e aprenderam com alunos surdos
De forma a assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa - que se celebrou a 15 de Novembro - e em mais uma acção de responsabilidade social, o Sporting Clube de Portugal visitou a Escola Básica Quinta de Marrocos, em Lisboa, para uma tarde memorável para os presentes.
Numa iniciativa promovida pela Fundação Sporting, os futebolistas Vladan Kovačević, Iván Fresneda, Rafael Besugo e Beatriz Fonseca e as integrantes da equipa de atletismo Patrícia Silva e Vera Barbosa conheceram e conviveram com alunos surdos daquela escola.
Depois das apresentações, os alunos - muito interessados e curiosos - tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos atletas Leoninos, tanto sobre as modalidades que praticam como sobre a vida de um desportista. Seguiram-se algumas lições de Língua Gestual Portuguesa para os Leões, que ficaram a saber algumas palavras relacionadas com o Sporting CP e com desporto.
Para Vladan Kovačević, guarda-redes da equipa principal de futebol, "foi muito bom" poder estar com as crianças e jovens.
"Estivemos aqui, aprendemos algo novo e dá para ver que eles ficaram satisfeitos com a nossa presença. Estou muito feliz, foi um óptimo dia", contou o jogador de 26 anos anos em declarações aos meios de comunicação social do emblema de Alvalade.
Patrícia Silva, de 24 anos e especialista no meio-fundo, também comentou o sucedido: "Demos a oportunidade de conhecer a nossa realidade, que é diferente, e tentámos aprender, também, a realidade deles. Foi muito bom para as duas partes".
A Leoa revelou que os alunos "estavam muito entusiasmados". "Tinham interesse em saber mais sobre o nosso dia-a-dia, se tínhamos oportunidade de passar tempo com a nossa família e amigos, se os nossos treinos são exigentes, se precisávamos de descansar", referiu.
Anabela Marcelo, professora de educação especial de alunos surdos e de português enquanto segunda língua, admitiu que os alunos "gostam muito de receber pessoas que vêm conhecer a realidade da escola e de ensinar a língua deles". "Gostam de partilhar o conhecimento e sentir interesse. Conhecer atletas também os deixa muito entusiasmados e é um dia diferente. Ficaram muito satisfeitos", disse ainda.
Por fim, Inês Seco, coordenadora-executiva da Fundação Sporting, também falou sobre a acção: "No mês em que se celebra o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, quisemos assinalar essa data e trouxemos cá os atletas. Temos de ser um clube que acolhe toda a gente. Pelo tipo de perguntas feitas, viu-se que estavam muito curiosos. Poderem aprender com os atletas sobre como superar as adversidades é muito importante e é um lição que podem levar para o resto da vida".