Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Ter a paciência para não perder o Paço(s)

Por Jornal Sporting
21 Ago, 2015

Lançamento da recepção ao P. Ferreira no Jornal Sporting

O tempo até tem andado instável mas sábado está confirmado nas previsões meteorológicas do Universo Sporting como um dia de calor com tendência para aumentar a temperatura ao final da tarde. Ainda estamos em período tipicamente de férias, mas muitas equipas já começaram a trabalhar e têm importantes compromissos pela frente. De manhã, os juvenis jogam em Linda-a-Velha enquanto centenas de Associados ‘leoninos’ vão receber os respectivos emblemas pelos anos de filiação ao Clube. Até aqui, tudo calmo – a seguir ao almoço é que o termómetro começa a disparar para cima. O conjunto de futsal defronta às 14h30 no MEO Arena o Inter Movistar, no primeiro encontro referente à Masters Cup; às 16h, entra em campo o conjunto de andebol para medir forças com o Benfica na meia-final do Torneio Internacional de Viseu; às 17h, é altura da equipa B de futebol iniciar a partida da terceira jornada da II Liga frente ao Farense, na Academia. Todos os duelos vão ter transmissão televisiva e/ou pela internet, o que promete prender ao sofá aqueles que não conseguirem ir apoiar ‘in loco’. Se estiver a fazer contas à vida por causa do jogo da equipa principal em Alvalade frente ao P. Ferreira, que começa às 18h30, o Jornal Sporting deixa um conselho: mesmo que possa chegar ligeiramente atrasado (o que nunca é desejável mas pode acontecer), não deixe de ir ao Estádio porque o melhor costuma estar sempre guardado para o final.


Em 17 encontros realizados no Campeonato Nacional da I Liga diante dos castores, o conjunto ‘verde e branco’ soma um total de 12 triunfos, quatro derrotas e um empate, por sinal registado na temporada transacta com golos de Hurtado – transferido na semana passada para os ingleses do Reading – e Fredy Montero, que vê na equipa da Capital do Móvel uma das vítimas preferidas. No entanto, há um dado curioso entre os 33 golos apontados por jogadores ‘leoninos’ frente a este adversário: apenas 11 surgiram no decorrer da primeira parte, contra um total de 12... só nos últimos 15 minutos. E, como se viu em Aveiro com o Tondela, uma equipa no verdadeiro sentido da palavra é aquela que acredita até ao fim rumo à vitória.


Na estreia em Alvalade para o Campeonato, os comandados de Jorge Jesus vão encontrar uma equipa que mudou muitos nomes – os seis reforços para a presente época foram titulares no primeiro encontro, com a Académica – mas mantém uma identidade e modelo de jogo muito próprios e que caracterizam os pacenses há algumas épocas: um 4x3x3 com duplo pivot à frente da defesa e capaz de causar mossa com transições rápidas pelos corredores laterais. No entanto, Jorge Simão, técnico que ocupou a vaga deixada em aberto por Paulo Fonseca depois de ter acabado a derradeira temporada no Belenenses, conseguiu trazer valências diferentes ao P. Ferreira, que não necessita de ter tanta bola como era habitual para chegar com perigo à baliza contrária e rematar (muito). Neste capítulo, Roniel, avançado ex-FC Porto B, e Christian, médio que passou pelo Nacional, são ameaças a ter em conta para acabar um sábado escaldante em beleza.