Rio de Janeiro mais verde
10 Mar, 2016
Reportagem com Irina Rodrigues e Marta Onofre, que conseguiram mínimos olímpicos
O Sporting é um dos clubes que mais atletas colocou na história dos Jogos Olímpicos. Até 2012, ano da última edição, o número de atletas olímpicos ‘leoninos’ chegava aos 124. Este fim-de-semana, mais duas ‘leoas’ se juntaram ao lote: Irina Rodrigues, do lançamento do disco, nas jornadas de lançamentos em Leiria, e Marta Onofre, do salto com vara, no Campeonato Nacional de Clubes em pista coberta, conseguiram marcas olímpicas e os respectivos bilhetes para o Rio de Janeiro.
Irina, no passado sábado, ao conseguir quatro lançamentos acima dos 61 metros – o melhor deles a 63,96m –, garantiu a presença nos Jogos Olímpicos, já depois de ter ido aos de 2012. Para a atleta, a marca foi sobretudo uma confirmação do seu bom trabalho: “A sensação de conseguir a qualificação foi muito boa, mas, como já estive nos Jogos Olímpicos de 2012, isto foi acima de tudo a confirmação de que não foi uma obra do acaso. Estar nos segundos jogos é mesmo muito bom e fiquei muito satisfeita porque estava a treinar muito bem e foi o resultado do bom trabalho”.
Marta Onofre, por seu lado, nunca esteve no que é considerado o maior evento desportivo do Mundo, e, por isso, a sensação de atingir os mínimos olímpicos terá sido diferente. Por isso e porque a marca com que o conseguiu foi simultaneamente um novo recorde nacional. “Fiquei bastante satisfeita pela marca mas, sobretudo, pela qualificação para os Jogos, que é obviamente o mais importante. É uma competição extremamente competitiva, com um grande nível, onde todos queremos chegar”, disse a atleta ‘verde e branca’.
Leia a reportagem completa nesta edição do Jornal Sporting, que já está nas bancas.