Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

História de Martunis sensibiliza Pacquiao

Por Jornal Sporting
24 Jul, 2015

Lutador partilha ligação nas redes sociais

O ‘boxeur’ Manny Pacquiao, um dos maiores desportistas mundiais, mostrou-se sensibilizado com a história de Martunis, o jovem indonésio que sobreviveu a um tsunami em 2004 e a quem o Sporting cumpriu o sonho de vida, dando-lhe a possibilidade de se fazer homem no Clube que formou o seu ídolo, Cristiano Ronaldo.

Pacquiao, eleito lutador da década de 2000 pela Associação de Escritores de Boxe da América (BWAA), partilhou, na sua página oficial de Facebook, uma ligação que conta a história de Martunis, desde o tsunami que o celebrizou, até ao seu ingresso na Academia, em Alcochete, anunciado na II Gala Honoris Sporting. Em poucas horas, a publicação já tinha excedido os 13 mil gostos.

Nesse texto, salientam-se as palavras de Martunis durante a apresentação – em que sublinha que o Sporting cumpriu o seu sonho de vida – mas também o intuito dos ‘leões’, explicado pelo Presidente do Clube, Bruno de Carvalho: “O Martunis vai trabalhar na Academia. Vamos trabalhar também no seu desenvolvimento como ser humano e homem”. É também possível ver uma imagem de Martunis no Estádio José Alvalade.

Recorde-se que Martunis tinha apenas seis anos quando, em Dezembro de 2004, a terra tremeu em Banda Aceh, no extremo Norte da Ilha de Sumatra, numa das maiores tragédias naturais da história, que o fez perder a mãe e os dois irmãos. Foi encontrado perdido e desidratado com uma camisola da Selecção Nacional portuguesa e, mais tarde, assumiu-se fã do Sporting, por ter sido o Clube que formou o seu ídolo, Cristiano Ronaldo.

Em 2005, a história sensibilizou o próprio Ronaldo, que fez questão de conhecer Martunis, de ajudar a pagar as suas despesas de educação e de lhe dar conta da sua admiração por o jovem viver com um drama pessoal que poucos adultos teriam força para ultrapassar. Agora, na Academia, o jovem de 17 anos terá todos os meios para se tornar um novo homem.