Bis de Leonardo Ruiz coloca leões fora da zona de perigo
11 Mar, 2017
Equipa B do Sporting CP somou o terceiro triunfo consecutivo e saiu dos lugares de despromoção na Ledman LigaPro
Pouco mais de dois meses depois, a equipa B do Sporting CP volta a respirar melhor e a estar fora dos lugares de perigo na classificação. Os leões receberam o Ac. Viseu no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, em jogo da 31.ª jornada, e venceram por 3-1, ultrapassando o adversário na classificação. Leonardo Ruiz destacou-se com dois golos, com Bilel a apontar o outro tento dos verdes e brancos, que somaram o terceiro triunfo consecutivo, algo que não acontecia desde Abril de 2016.
Num Estádio Aurélio Pereira muito bem composto, os primeiros minutos foram de estudo mútuo entre duas equipas que sabiam bem da importância do encontro. Com o passar do tempo, os leões começaram a dominar a partida e, aos 16 minutos, criaram o primeiro lance de relativo perigo. Excelente cruzamento de Pedro Empis para a cabeça de Pedro Delgado, mas o médio rematou fraco e ao lado. O jogo decorria com muita luta a meio campo e equilibrado, até que, à meia hora de jogo, o Sporting CP inaugurou o marcador. Grande visão de jogo de Ryan Gauld a descobrir Leonardo Ruiz e o avançado colombiano, à saída do guarda-redes Diogo Freire, a picar a bola finalizando com classe.
Até ao intervalo, registo para apenas mais duas situações dignas de relevo, uma para cada equipa. Primeiro foi o Ac. Viseu a tentar reagir à desvantagem no marcador, com Park a rematar para as mãos de Pedro Silva. Depois, praticamente na resposta, Pedro Delgado arrancou pelo meio e rematou, com a bola a sofrer um desvio e a sair ao lado da baliza visitante. O descanso chegou com os leões em vantagem, numa partida em que a capacidade finalizadora de Leonardo Ruiz ia fazendo a diferença.
No segundo tempo a partida teve o equilíbrio como nota dominante nos primeiros vinte minutos, altura em que o Sporting CP partiu à procura do segundo golo. O mote foi dado por Pedro Delgado, que, bem assistido por Ryan Gauld, permitiu o corte do defesa da equipa visitante na altura do remate. Na sequência do lance, os adeptos presentes na Academia ficaram muito perto de festejar pela segunda vez. Kiki aproveitou uma falha do guarda-redes e rematou de baliza aberta, mas a bola saiu ligeiramente por cima.
Os verdes e brancos estavam numa boa fase e procuravam o segundo golo, tendo, pouco depois, construído mais um lance de perigo. Belo desenho ofensivo da formação orientada por Luís Martins, com a bola a chegar ao pé esquerdo de Ryan Gauld e o médio escocês a rematar forte para defesa atenta de Diogo Freire. Apenas quatro minutos depois, novamente Gauld em evidência, a descobrir bem Jovane Cabral na esquerda e o extremo, depois de flectir para o meio, rematou ligeiramente ao lado.
O Sporting CP continuava a coleccionar oportunidades para dilatar a vantagem e logo a seguir foi Leonardo Ruiz a ficar muito perto de bisar na partida. Remate acrobático de bicicleta do avançado colombiano, apenas travado por um defesa da formação que viajou de Viseu em cima da linha. O jogo estava partido e a equipa visitante respondeu ao domínio leonino com perigo. Remate de Sandro Lima para uma boa defesa de Pedro Silva. Os verdes e brancos tanto lutaram para chegar ao segundo golo que acabaram mesmo por o conseguir, com justiça, aos 84 minutos. Mais um bom lance de ataque, com Bilel a assistir Leonardo Ruiz e o avançado colombiano, depois de minutos antes ter ameaçado de forma acrobática, a bisar mesmo na partida.
O Ac. Viseu não baixou os braços e ainda voltou a entrar na luta pelo resultado, através de um golo do médio Capela na sequência de um lance de bola parada. O golo lançou a incerteza para os instantes finais da partida, mas, em cima do apito final, Bilel acabou com as dúvidas, confirmando o triunfo leonino.
Vitória muito importante da formação orientada por Luís Martins, que desde que assumiu o comando técnico da equipa tem um registo de três vitórias e um empate.