Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Filipe Çelikkaya: "Olhamos para este jogo como uma oportunidade para crescer"

Por Sporting CP
27 Ago, 2022

Equipa B joga segunda ronda da Liga 3 este domingo frente ao Vitória FC

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal joga este domingo, às 19h30, a segunda ronda da Liga 3 diante do Vitória FC, no Estádio do Bonfim.

Na antecâmara deste encontro, o treinador Leonino Filipe Çelikkaya começou por abordar o que de positivo ficou do jogo da primeira jornada da competição, diante do LGC Moncarapachense.

"Foi clara a boa primeira parte que realizámos. Ainda que com muito por melhorar, é certo, mas já apresentámos muita qualidade nesta fase. Infelizmente não conseguimos controlar algumas coisas, fruto da inexperiência também. Devíamos ter tido mais bola e feito mais golos, mas temos de agarrar-nos àquilo que fizemos bem, como entrar no último terço e surgir na cara do golo, desbloquear as pressões atrás de uma forma contínua e entrar em zonas de finalização de forma agressiva. Temos de agarrar-nos a esses detalhes e vamos continuar a trabalhar”, começou por dizer à Sporting TV, recordando que “60 por cento do plantel é novo” e que as equipas B são feitas de “processos cíclicos”, pelo que é natural que estes jovens jogadores possam ter “algumas dificuldades”, ainda que com a certeza de que “vão crescer” ao longo da prova.

Ainda relativamente à jornada de estreia na Liga 3, Filipe Çelikkaya comentou também o facto de terem sido utilizados pela primeira vez sete jogadores. "São sete estreias em que os jogadores vêm de contextos diferentes, onde a competição pede coisas diferentes. Quando chegam a este patamar, onde é pedido talvez um jogo mais elaborado, mais físico e onde há poucos espaços, eles têm de responder da melhor maneira. Portanto, aqui e ali surgem algumas dificuldades que são naturais. Esta transição para o futebol profissional por vezes custa, mas estamos no bom caminho. Estamos a contruí-lo, é certo, mas olhamos com bons olhos para o futuro", considerou.

Quanto ao adversário desta jornada, o Vitória FC, Filipe Çelikkaya prevê dificuldades para os Leões: "É uma equipa que aposta na subida de divisão. Vemos isso pelas contratações que fizeram e, portanto, olhamos para este jogo como uma oportunidade para crescermos ao estarmos num contexto onde sabemos que estará muito público. Para os nossos jogadores, isso vai ser fantástico. Tudo o que fizemos até agora será replicado em campo para garantirmos os três pontos. Vai ser muito exigente e difícil, mas é uma oportunidade para trazer os três pontos".

Também Diego Calai foi porta-voz da equipa antes do embate em Setúbal. De olhos postos na vitória, o guardião acredita que o jogo, contra um histórico do futebol nacional, será complicado.

"Queremos dar uma reposta positiva face ao último jogo que realizámos. O Vitória FC será mais uma equipa competente e competitiva que vamos encontrar. Sabemos que lutam pela subida de divisão e que vêm de uma derrota contra a UD Leiria, mas isso não espelha a qualidade da equipa. O jogo vai ser disputado num palco que leva muitos espectadores e vamos ter de saber lutar contra isso e contra a falta de maturidade que tivemos no último jogo. Tenho a certeza de que vamos melhorar", disse o jovem atleta, que apesar de treinar habitualmente com a equipa principal, garantiu que o foco está na equipa secundária: “O campeonato já teve início e só tenho de me focar onde estou agora. Vamos entrar focados no próximo jogo e só a vitória interessa".

Mesmo tendo em conta que o Sporting CP apresenta a média de idades mais baixa da Liga 3 (cerca de 18 anos), Diego Calai acredita que a maturidade se ganha dentro das quatro linhas: "É um processo contínuo, ganha-se ao longo dos jogos. Temos uma equipa bastante jovem, mas de certeza que vamos melhorar nesse aspecto. Ganhar passa também por não sofrer golos e concedemos três na última partida. Temos o foco aí também, em marcar mais do que sofremos".