Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Filipe Çelikkaya: “Dez anos de experiência faz toda a diferença”

Por Sporting CP
13 Ago, 2023

Treinador da equipa B do Sporting CP na análise ao jogo frente ao SC Covilhã

Na análise ao jogo da equipa B do Sporting CP em casa do SC Covilhã, o treinador da formação secundária Sportinguista observou. “Penso que os dez anos de experiência de uma equipa para a outra fazem uma diferença muito grande naquilo que é o jogo jogado. Nós até podemos ter estatisticamente mais posse de bola, mas não conseguimos desequilibrar na primeira fase de construção”, avaliou o treinador.

Para Filipe Çelikka, a capacidade do SC Covilhã para equilibrar as forças no meio-campo permitiu depois forçar o erro `equipa B Leonina. “As condições do relvado não são boas, como se sabe. Depois, a experiência da equipa adversária ditou-nos alguns erros, que nestas andanças não podemos cometer, mas esta diferença de dez anos faz toda a diferença”, resumiu Filipe Çelikkaya.

Filipe Çelikkaya deixou ainda mais clara uma nota. “Somos a única equipa da Liga 3 que fez um segundo jogo com três dias de descanso. O FC Alverca e a Académica OAF jogaram entre si também com três dias, mas em condições iguais. Os meus jogadores não estavam em condições iguais e isso é algo para toda a gente reflectir um pouco”.

O treinador da equipa B leonina deixou ainda uma mensagem para o futuro, de enorme confiança na qualidade dos jogadores da equipa B do Sporting CP. “Temos de treinar mais, jogar mais e temos a segunda volta para provar ao SC Covilhã que podemos ser melhores do que eles. Vamos evoluir ao longo do tempo, são miúdos de 17, 18, 19 anos e alguns deles a terem o primeiro ‘choque’ com homens, porque jogavam sub-19 e este ano estão a jogar Liga 3.  É um salto muito grande em termos qualitativos, mas olho para estes miúdos e vejo um grande futuro à frente. É o futuro do Sporting CP, porque alguns na época passada estavam na equipa B e agora estão na equipa A”, complementando: “Vejo que há talento, mas agora é o trabalho sobre o talento. Se existir trabalho com o talento que existe, não tenho dúvidas de que vão fazer carreiras de elevado nível. Temos de os continuar a trabalhar e a estimular com este andamento. Mentalmente temos de crescer para jogar estes jogos. O próximo passo é amanhã trabalhar, porque o objectivo que eles têm é a longo prazo, não é amanhã”.

Leonardo Barroso, lateral da equipa B do Sporting CP também viu na experiência factor decisivo para o desfecho final. “Tiramos deste jogo a aprendizagem. Defrontámos uma equipa com experiência, são estes jogos que nos vão dar mais experiência e estas dificuldades que nos vão fazer crescer ao logo do tempo”, referiu o jogador.

Leonardo Barroso acredita que a equipa secundária do Sporting CP vai estar cada vez mais preparada. “Eles [SC Covilhã] têm alguns jogadores de 30 anos, que já jogaram nas Ligas profissionais. Com o tempo, as diferenças vão ser cada vez menos notadas, porque temos bastante qualidade e vamos aprender para saber no futuro defrontar melhor estes adversários”, resumiu.