Garras continuam bem afiadas na Premier League International Cup
19 Dez, 2024
Equipa B goleou o Southampton FC e até jogou uma parte inteira com dez (0-5)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se ao Silverlake Stadium, na Academia do Southampton FC, e bateu a equipa inglesa por 0-5, esta quinta-feira à noite, no encontro da segunda jornada do grupo D da Premier League International Cup
Depois da estreia vitoriosa em casa do Crystal Palace FC (1-2), os jovens Leões voltaram a Inglaterra para dar continuidade ao arranque perfeito nesta primeira presença na prova que reúne as 12 melhores formações de Inglaterra (sub-21) com 12 outras convidadas de toda a Europa.
Com uma primeira parte de luxo (0-3 ao intervalo) e muito compromisso na segunda – reduzidos a dez desde os 45’ –, mas mantendo o mesmo instinto matador, desta vez impuseram-se frente um emblema com muita tradição na formação, de onde saíram futebolistas como James Ward-Prowse, Gareth Bale, Theo Walcott, Alex Oxlade-Chamberlain, Luke Shaw e Adam Lallana nos últimos anos. Um triunfo que valeu subida ao segundo lugar do grupo, em igualdade pontual (seis) com o Chelsea FC.
Relativamente ao ‘onze’ que fez a estreia nesta Premier League International Cup, só quatro jogadores repetiram a titularidade do lado verde e branco: Francisco Silva, Leonardo Barroso, Pedro Silva e Alexandre Brito, aos quais se juntaram agora David Moreira, Denilson Santos, Rafael Besugo, Manuel Mendonça, Samuel Justo, Flávio Gonçalves e Gabriel Silva.
E logo a abrir, a velocidade de Denilson Santos quase causou estragos imediatos, mas no último momento não conseguiu finalizar, nem servir Gabriel Silva para marcar. O golo Leonino, no entanto, não tardou e, após uma belíssima jogada colectiva – com trocas de bola rápidas e sucessivas por dentro – o avançado Gabriel Silva encheu o pé e atirou para o 0-1 desde a meia-lua da área. Um ‘golaço’ logo aos oito minutos e a melhor maneira de entrar no jogo para o Sporting CP, que continuou a dominar a posse de bola.
Depois, com os ‘Saints’ em busca de uma resposta, começaram a repartir-se mais as aproximações a ambas as balizas, embora sem grande perigo para os guarda-redes. E quando o jogo parecia mais dividido, os jovens Leões voltaram a mostrar as ‘garras’ – e logo em dose dupla.
Num lance de insistência aos 38 minutos, Alexandre Brito surgiu nas imediações da área adversária e com um preciso e rasteiro pontapé cruzado encontrou o fundo das redes, mas a tremenda eficácia verde e branca não se ficou por aqui. Apenas três minutos depois, o Sporting CP fez também o 0-3. Agora aproveitando uma excelente saída rápida para o ataque, o capitão Manuel Mendonça conduziu e finalizou o lance, ainda antes de entrar na área, com a bola a sofrer um desvio num defesa antes de sobrevoar o guarda-redes, bater na barra e entrar.
Foi uma primeira parte a roçar a perfeição, mas mesmo em cima do intervalo deu-se uma forte contrariedade: já amarelado, Gabriel Silva foi ao chão numa disputa de bola e acabou por ser expulso por acumulação de cartões.
Para o segundo tempo, que obrigou os jovens Leões a esforços redobrados, o treinador Pedro Coelho optou por mexer logo ao intervalo, lançando o extremo Afonso Moreira para o lugar de Flávio Gonçalves. Mesmo em inferioridade numérica, algo que raramente transpareceu, o Sporting CP mostrou-se personalizado perante um Southampton FC - com uma equipa mais jovem que a Leonina - com poucas ideias, mas que cresceu a partir da hora de jogo, deixando a primeira – e única - séria ameaça com um remate ao poste.
Ainda assim, a eficácia verde e branca voltou a fazer toda a diferença num ‘abrir e fechar de olhos’, dando início ao que seria uma verdadeira lição de defender bem e atacar ainda melhor. Lançado na profundidade por Afonso Moreira, Alexandre Brito voltou a incorporar-se ao ataque a toda a velocidade e, quando surgiu na cara do guardião Adli Mohamed, ‘sentou-o’ antes de fazer o 0-4 na baliza deserta. Tudo feito de forma simples, objectiva e eficaz.
A formação do Sul de Inglaterra sentiu o golpe e o Sporting CP, embora com menos um jogador em campo, continuou a revelar-se mortífero a aproveitar o espaço deixado nas costas da defesa adversária. Depois de ter assistido, agora foi Afonso Moreira a surgir na cara do golo e também não perdoou, perfazendo aos 80 minutos a mão cheia de golos que seria resultado final.
No final do jogo, a equipa B verde e branca contou com uma visita especial no balneário: Mateus Fernandes, médio formado no Sporting CP que actualmente joga na equipa principal do Southampton FC, não perdeu a oportunidade de reencontro.
Após esta exibição cabal, os jovens Leões ao comando de Pedro Coelho vão manter-se em solo britânico, porque, este domingo (19h00), já têm um novo embate em perspectiva, desta feita frente ao Brighton & Hove Albion FC, líder invicto do grupo com nove pontos em três jogos.
Sporting CP: Francisco Silva [GR], Leonardo Barroso, Alexandre Brito, Pedro Silva, David Moreira, Denilson Santos, Rafael Besugo, Manuel Mendonça [C] (Rodrigo Marquês, 63’), Samuel Justo (Luís Gomes, 84’), Flávio Gonçalves (Afonso Moreira, 46’), Gabriel Silva