João Pereira. "Temos tudo a ganhar nesta fase"
28 Fev, 2025
Equipa B recebe SU 1.º Dezembro no sábado (13h00)
A equipa B de futebol do Sporting CP recebe, este sábado, a SU 1.º Dezembro a partir das 13h00, em partida da quarta jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3 e em antevisão à partida, o técnico Leonino, João Pereira, lançou os dados para o embate frente à formação do concelho de Sintra, em declarações aos meios do Clube.
“É uma equipa que, para muitos, fez uma primeira fase surpreendente, mesmo nesta fase com a perda do treinador e de alguns jogadores fulcrais, pensou-se que podia não ser uma equipa tão competitiva, mas eles estão a provar o contrário. Duas vitórias nos dois últimos jogos. Estão em primeiro em igualdade de pontos e estão aí para disputar esta fase de apuramento de campeão, por isso é uma equipa muito forte, forte nos esquemas tácticos, principalmente com os três centrais e o avançado. Vão criar-nos muitos problemas. É uma equipa muito coesa, que está motivada pela 1.ª fase que fez e agora por estas duas vitórias. Vai ser um jogo bem disputado e acho que vão ser duas equipas a tentarem lutar pela vitória”, perspectivou.
Além disso, do lado verde e branco, o desaire no dérbi da jornada anterior não abala as convicções de João Pereira. “Vamos continuar com a nossa ideia de jogo, com a nossa filosofia, a tentar ser uma equipa com bola, a tentar proporcionar aos nossos jogadores momentos com bola, muitos momentos ofensivos e vamos tentar repetir as duas primeiras jornadas, onde fomos muito consistentes defensivamente e em que não sofremos nenhum golo. Se não sofrermos golo vamos estar sempre muito mais perto de pontuar”, destacou.
Numa fase de apuramento de campeão muito equilibrada, João Pereira ressalvou objectivos internos que estão a ser atingidos em elevada escala de aproveitamento, concretamente com vários jogadores chamados à equipa A. “Todas as equipas já perderam pontos nesta fase de apuramento de campeão, a distância entre o último e o primeiro classificado são apenas quatro pontos, estamos bem focados nos nossos objectivos, que continua a ser formar e preparar os jogadores da melhor forma possível para a equipa principal. Este ano já foram nove, é sinal de que as coisas estão a ser bem feitas ao nível da formação do Sporting CP”, assinalou.
O técnico notou ainda a capacidade que todos os futebolistas têm mostrado de poder representar a equipa B Leonina, face às oportunidades que são criadas por lançar um onze que vai variando semana após semana. “A verdade é que este ano ainda não conseguimos repetir um onze, muitos jogadores, muitas alterações. De destacar também os que jogaram, tiveram a oportunidade e demonstraram que têm capacidade para jogarem na equipa B do Sporting CP e esse foi o compromisso que tiveram”, enalteceu João Pereira, passando a enfatizar uma mensagem clara aos jogadores que orienta.
“Foi a primeira vez que a equipa B conseguiu passar à fase de apuramento de campeão e eu sempre disse isso aos jogadores. Agora, vamos desfrutar. Queremos ganhar, claro, mas a pressão não está sobre nós e é isso que tento passar aos jogadores. Não temos nada a perder, temos tudo a ganhar nesta fase e eles estão confiantes”, atirou.
Para o treinador, a equipa B do Sporting CP tem evoluído na consistência defensiva, apesar do dérbi com o ‘CF ‘Os Belenenses’ e o caminho é claro. “Peço-lhes que sejamos ainda melhores com bola, não há pressão nenhuma. Temos de ter bola, criar ainda mais oportunidades de perigo e até este jogo [CF ‘Os Belenenses’] se não fosse esta condicionante [expulsão], se calhar não tínhamos sofrido tantos golos. Sofremos três golos, até à data não tínhamos sofrido nenhum nesta fase. Os jogadores melhoraram isso. Na primeira fase sofremos muitos golos, nesta fase tínhamos a nossa baliza inviolável, até às condicionantes deste jogo. Espero que os critérios continuem a ser os mesmos daqui para a frente”.
O avançado Rodrigo Marquês fez também a antevisão do jogo de sábado frente à SU 1.ª Dezembro aos meios do Clube. “Sabemos que vamos defrontar uma equipa muito difícil, com jogadores muito competitivos, muita qualidade também, mas nós temos de olhar para nós. Temos de saber que somos uma equipa jovem, mas que quer muito, estamos a trabalhar bem, confiantes e vai correr bem”, começou por referir.
Rodrigo Marquês revelou ainda a mensagem que tem sido passada pelo treinador. “Que temos de continuar confiantes, sem baixar os braços por termos perdido um jogo. Está tudo muito perto. Entre o último e o primeiro classificados há quatro pontos de diferença por isso pode mudar muita coisa num campeonato muito competitivo”.
O jogador Leonino deixou ainda uma mensagem aos Sportinguistas: “Continuem a acreditar em nós, continuem a apoiar, que vamos dar tudo. Temos trabalhado muito bem e estamos confiantes para aas coisas surgirem”.