João Pereira: "Compromisso e ambição"
06 Fev, 2025
Equipa B joga amanhã a primeira jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal estreia-se esta sexta-feira na fase de apuramento de campeão da Liga 3. O jogo frente ao Lusitânia de Lourosa FC, equipa que terminou a fase regular em primeiro lugar da série A, vai disputar-se no Estádio Aurélio Pereira (14h00).
Para o treinador João Pereira, a baixa média de idades dos jovens Leões, que, relembra, "são ainda, vários deles, júniores de primeiro ano", pode "jogar a favor" do Sporting CP.
"O Lusitânia de Lourosa FC é uma equipa experiente, que o ano passado jogou o playoff de acesso à segunda liga e que, esta temporada, volta a alcançar a fase de apuramento. É uma das candidatas à subida, com muitos jogadores que já actuaram nas divisões profissionais, mas os nossos jovens querem muito lá chegar também. Temos essa motivação, o compromisso e a ambição de fazer bons jogos, de ser competitivos e de, no futuro próximo, colocar os jogadores na Primeira Liga", explicou.
Fazendo da primeira fase "um balanço muito positivo", o técnico Leonino sublinhou "o mérito do trabalho" de toda a formação do Sporting CP. "Não começámos bem, mas acreditámos sempre nas nossas ideias, no nosso modelo de jogo e na nossa personalidade, e os jogadores tiveram o mérito de acreditar nessa ideia também. Ao longo do tempo, com muito treino, ficámos mais fortes e conseguimos pela primeira vez na história desta equipa alcançar a fase de apuramento de campeão", relembrou.
Apesar de assumir a vontade de "entrar para ganhar em todos os jogos", João Pereira frisa que o objectivo primordial não passa pela subida de divisão e sim por "preparar os miúdos para o futuro".
"Conseguimos colocar o Sporting CP na fase decisiva, aquilo a que nos propusemos no início da temporada, mas somos os outsiders e isso ajuda à evolução dos jogadores, que entram para o campo sem pressão. As outras equipas é que têm a responsabilidade do seu lado, e nós temos de desfrutar – mas, claro, com muita seriedade, porque estamos entre as oito melhores equipas da Liga 3".
O treinador Leonino apelou ainda à presença dos adeptos, destacando que uma boa moldura humana "passa uma mensagem dos Sportinguistas à equipa: a de que confiam no trabalho destes jovens, a de que acreditam no seu potencial, a de que gostam da forma como se entregam ao jogo e de como representam o Clube".
Também Miguel Alves fez um balanço positivo da primeira fase do campeonato. "Tínhamos, desde o primeiro jogo, o objectivo de terminar entre os quatro primeiros, algo que alcançámos com sucesso", apontou.
O defesa de 19 anos fez questão de sublinhar que esta "é a fase onde todos querem estar" e mostra-se optimista e confiante na evolução do grupo. "O Lusitânia de Lourosa FC é uma equipa astuta, mas nós vamos dar sempre o nosso melhor, com muito compromisso, garra e determinação".
O jogador fez ainda um pedido especial aos adeptos, que espera ver comparecer em bom número no Estádio Aurélio Pereira. “Apelar a todos os Sportinguistas para que nos apoiem, de forma a conseguirmos um resultado positivo”, finalizou.