Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Temos uma esperança e queremos agarrá-la"

Por Jornal Sporting
25 Jan, 2016

Antevisão de Jorge Jesus ao encontro de amanhã, frente ao Arouca

O Sporting desloca-se até Arouca onde, amanhã, às 18h30, irá defrontar a equipa local na última jornada do grupo C da Taça da Liga. As contas de acesso à próxima fase não são fáceis de fazer, os ‘leões’, mesmo vencendo, precisam que o Portimonense perca em Paços de Ferreira e que a diferença de golos ‘verde e branca’ seja melhor do que a da formação algarvia, mas, mesmo assim, o objectivo do conjunto de Alvalade é o mesmo de sempre: vencer.

“Apesar de sabermos que estamos dependentes de terceiros, que temos de ter uma diferença de golos superior à do Portimonense e que só a vitória não chega, queremos vencer. Já em Portimão, não quisemos pôr em risco o jogo de Paços. Ainda temos uma possibilidade, vamos agarrar-nos a ela, mas com mesma a ideia e estratégia que tivemos em Portimão. Vou convocar quatro ou cinco jogadores da equipa B que vão fazer o equilíbrio da nossa equipa” anunciou Jorge Jesus, em antevisão exclusiva à Sporting TV, acrescentando: “Não sei qual a equipa que o Arouca pode apresentar, sendo que já não tem possibilidades nenhumas de passar. Vai ser um jogo competitivo, de certeza que não vai ser a melhor equipa do Arouca a jogar porque também têm outras prioridades, mas o importante é que os jogadores do Sporting que joguem estejam à altura de, pelo menos, vencer o jogo e esperar pelo resultado do Portimonense. Temos uma esperança e queremos agarrá-la, apesar de, se sentíssemos que era uma competição muito importante, teríamos metido outra equipa em Portimão e tínhamos ganho”.

“As modificações que houve em Portimão e que vão existir amanhã são para que a equipa que tem jogado mais possa chegar aos jogos do Campeonato, o nosso grande objectivo, em condições físicas para responderem com a qualidade de jogo que o Sporting apresentou em Paços de Ferreira. Se não fosse a rotatividade em Portimão, não teríamos a qualidade que tivemos em Paços”, continuou o técnico ‘leonino’, desvendando o véu sobre a equipa que entrará em campo, amanhã: “Os que não jogaram em Paços vão jogar amanhã, com a inclusão do Paulo Oliveira, que não vai poder jogar para o Campeonato, com a Académica, e que será o único que esteve em Paços a jogar amanhã”.

Jorge Jesus explicou a inclusão de alguns elementos da equipa B na convocatória para o encontro frente ao Arouca, recorrendo ao exemplo de Gelson Martins e Matheus Pereira. “Vão para se adaptarem à nossa forma de comandar, de preparar os jogos e à nossa ideia de jogo. Isso vai ajudá-los a estarem preparados para o futuro com mais facilidade porque há miúdos nos quais acredito muito e que podem fazer como o Gelson e o Matheus estão a fazer. De fora, não conhecia os jogadores da formação do Sporting, conhecia um ou outro da Selecção, mais particularmente o Gelson. Mas foi surpresa para mim ter encontrado tanto o Gelson como o Matheus com tanta qualidade e potencial para serem jogadores do Sporting”, confessou o técnico ‘verde e branco’.

A situação física de Adrien e Gelson Martins, assim como a preponderância de Slimani no conjunto ‘leonino’ e distinção do argelino como melhor jogador do mês de Dezembro da Liga Nos mereceram também palavras de Jorge Jesus. “O Adrien não me parece que seja uma situação grave, pior tem sido o cado do Gelson. Temos vindo, a pouco e pouco, a tentar não dar muito tempo de jogo ao Gelson porque ainda não está completamente recuperado, mas o Adrien, até sábado, vai recuperar e isso também nos dá garantias. Estamos esperançados que vá correr bem até ao jogo de sábado”, explicou o timoneiro do Sporting, antes de elogiar o ponta-de-lança argelino: “É bom, achamos que tem muito potencial e queremos ajudá-lo. Estamos a fazer um trabalho individual e colectivo com ele naquilo que pensamos que pode melhorar e ele também está muito empenhado e moralizado, acredita no que faz e no que lhe damos para fazer”.

O mercado de transferência de Janeiro ainda está aberto e, perante a boa forma apresentada pela equipa ‘leonina’, é normal que surjam interesses de outras equipas. Jorge Jesus elogia os seus jogadores e o trabalho que têm feito, deixando um aviso à navegação ‘leonina’, antes de se confessar habituado às agitações deste mercado.

“Com o tempo, cada vez mais podes trabalhar a equipa e dar-lhe uma melhor qualidade. A evolução tem sido muito rápida nestes seis meses e isso é de louvar. Deve-se também aos jogadores, à paixão que têm por terem muita intensidade e querer no trabalho que fazem durante a semana. Estamos de parabéns e vamos ter um final de época muito desgastante, de muita luta e temos de estar todos preparados. Não só os jogadores, mas todos, porque os nossos rivais vão querer cada vez mais desestabilizar-nos, tirar-nos algumas capacidades”, explica, acrescentando: “Este mercado não tem sido fácil, mas, como já disse esta semana, estou habituado. A semana nunca mais acaba, não é bom para a equipas que têm vários jogadores para sair, face à qualidade da época que a equipa está a fazer. Há uma procura maior do que o normal e isto desestabiliza um pouco, mas, para nós, não é uma situação anormal, sabemos conviver com ela e estamos preparados para bloquear estas situações”.

Por fim, o técnico ‘leonino’ deixou uma palavra de apreço aos adeptos Sportinguistas que, semana após semana, fazem crescer a Onda Verde, com 2016 a trazer uma novidade: ‘O Mundo Sabe Que’. “Os adeptos têm sido muito importantes e vão ser cada vez mais. Há muitos anos que o Sporting não lutava para disputar um título, mas está no caminho certo e agora acreditamos que temos capacidade e valor e os nossos adeptos são muito importantes neste percurso. Temos de continuar a caminha para o objectivo”, atira Jorge Jesus, com um remate final: “É como diz o refrão de ‘O Mundo Sabe Que’. Muitas daquelas frases têm a ver com o Sporting e com esta equipa, por isso vamos estar unidos e todos juntos nesta caminhada. 50 mil pessoas a cantar aquele refrão… mexe com as pessoas, como é óbvio. Por isso é que esta canção colou. Vai estar para o Sporting como a ‘You’ll Never Walk Alone’ está para o Liverpool. Quem teve está ideia feliz está de parabéns”.