Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Nunca vi um árbitro ser pressionado pelo chefe..."

Por Jornal Sporting
30 Jan, 2016

Declaração de Octávio Machado após triunfo do Sporting CP com a Académica

Octávio Machado, director do futebol do Sporting CP, deslocou-se após o encontro ao auditório Artur Agostinho para abordar algumas incidências da partida dos ‘leões’ frente à Académica, que terminou com uma vitória por 3-2 com uma arbitragem repleta de erros graves da equipa de arbitragem comandada por Cosme Machado.

“Hoje só não assistimos a um grande escândalo porque o Sporting CP tem uma grande equipa, que trabalha muito, que trabalha bem, e um grande público. Não é admissível que o Clube com maior taxa de ocupação do Estádio, com pessoas que vêm para uma festa, felizes, para se divertirem e participarem no espectáculo e saiam indignadas. Não é assim que queremos estar no futebol, é de outra maneira. Aquilo que se passou, o critério utilizado nas faltas, a não marcação de um ‘penalty’ por falta sobre o Mané no início, a validação de um golo fora de jogo... Nunca vi um árbitro auxiliar anular, e bem, um golo e depois ser pressionado pelo chefe de equipa para mudar de opinião. Nunca tinha visto, é raro acontecer e o golo era bem anulado! Fico triste por dizer isto, e não tem nada a ver com a parte como pessoa e homem, mas o senhor Cosme Machado não tem qualidade enquanto árbitro para estar na 1.ª Divisão e gostaria que o senhor Vítor Pereira nunca mais o nomeasse para jogos do Sporting CP porque isso seria bom para defende-lo. Depois de tudo o que tem acontecido à volta do Sporting CP, merecíamos mais cuidado na nomeação de árbitros”, comentou o responsável ‘verde e branco’, antes de voltar a enaltecer a prestação de equipa e adeptos Sportinguistas.

“Volto a dizer que o Sporting tem uma grande equipa, com grande jogadores e homens de carácter, alguns que correram mais de 11.500 metros para conseguirem alcançar um resultado que permitisse manter a equipa no primeiro lugar. Só assim, e com o público extraordinário que esteve mais uma em peso no Estádio, foi possível vencer”, referiu.

Por fim, Octávio Machado comentou ainda a expulsão de Jorge Jesus ainda na primeira parte. “Quando o árbitro dá o cartão amarelo ao Adrien, e aqui voltamos mais uma vez ao critério porque o mesmo Adrien sofreu uma entrada para expulsão que nem amarelo deu, Jorge Jesus perguntou ao quarto árbitro se era necessário apitar duas vezes. Não há aqui nada que coloque em causa mas veio a correr e expulsou-o. Gostaria de saber porquê. A indignação está presente”, salientou, completando: “O leão acordou, está a rugir e isso incomoda. A alternância, que envolve muitos milhões, está em perigo”.