Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Leões com dores de crescimento em noite de festa

Por Jornal Sporting
23 Jul, 2016

Sporting CP perdeu frente ao Lyon (1-0) no jogo de apresentação do plantel

O relógio apontava precisamente 20 horas em ponto quando as equipas subiram ao relvado. De um lado o Sporting, do outro o Lyon, o adversário escolhido para o jogo de apresentação do Clube a Sócios e adeptos. Antes do apito inicial, “O Mundo Sabe Que” voltou a fazer-se ouvir em Alvalade. A bola só rolou depois de Francisco, um Sportinguista de cinco anos, que simbolizou o 12.º jogador, ter dado o pontapé de saída no jogo.

Com a linha defensiva habitual (Schelotto, Coates, Ruben Semedo e Zeegelaar), William Carvalho cedeu o lugar a Petrovic na posição 6, Bryan Ruiz foi dono do meio campo, Gelson martins e Bruno César ocuparam as alas e o ataque ficou à responsabilidade de Barcos, devidamente apoiado por Alan Ruiz. As luvas ficaram a cargo de Azbe Jug.

Num jogo que até começou morno, típico de pré-temporada, a primeira oportunidade de golo pertenceu aos leões, logo aos nove minutos. Livre bombeado na esquerda por Alan Ruiz para o centro da área, a bola sobra na linha para Gelson que, depois de deixar um adversário pelo caminho, em velocidade, cruzou atrasado para Barcos, que num pontapé de primeira, acertou no poste esquerdo da baliza do Lyon.

O conjunto francês tentava, aos poucos, subir no terreno e entrar na área leonina, numa pressão sacudida por três remates de meia distância: primeiro por Schelotto (15), depois por Alan Ruiz (23) e já perto do intervalo por Bruno césar (45). Sem resultados práticos. O intervalo chegou com um nulo no marcador.

Na segunda parte, ficou provada a velha máxima do futebol: quem não marca sofre. Embora a maior dinâmica do Lyon, o Sporting podia ter inaugurado o resultado, não fosse Alan Ruiz ter errado por pouco o ‘chapéu’ a Gorgelin, guardião adversário (47’). Na resposta, surgiu o golo do emblema francês. Corria o minuto 53’ quando Alexandre Lacazette respondeu da melhor forma a um cruzamento de Rafael, cabeceando para o fundo das redes da baliza defendida por Rui Patrício, que entrou no segundo tempo por troca com Jug.

Até final, por entre várias substituições que quebraram o ritmo de jogo das duas equipas, Naldo ainda tentou evitar a derrota leonina, mas acertou de cabeça no ferro da baliza do Lyon, após canto de Iuri Medeiros (70’). 

Faltou dinâmica a meio campo e poder de fogo no ataque do Sporting, pedindo-se mais pragmatismo aos homens da frente. Para o futuro, fica ainda a aprendizagem de erros defensivos que se espera não se virem a repetir no arranque do campeonato. É para isso que servem os jogos da pé-época. Na retina, fica também o entusiasmo que 30.008 Sportinguistas viveram esta noite em Alvalade.

O resultado, embora negativo (1-0), faz parte das dores de crescimento de um leão que se quer de garra no primeiro jogo oficial da época.