"Comissão técnica é o espelho dos observadores"
12 Jan, 2017
Octávio Machado, director do futebol profissional leonino, comenta as conclusões da reunião de ontem na cidade do futebol, em Oeiras, entre os clubes e o sector da arbitragem
O director do futebol profissional do Sporting Clube de Portugal, Octácio Machado, comentou estar tarde, em declarações exclusivas à Sporting TV, a reunião de ontem que levou à mesma mesa 29 dos 35 clubes profissionais de futebol.
"Penso que o futebol português e todos aqueles que o acompanham e o vivem devem ter acordado perante as notícias de hoje e ficado estupefactos com o que foi dito na reunião de ontem, da comissão técnica liderada pelo senhor João Ferreira. É preciso não esquecer que foi a mesma pessoa que foi visada num grande estádio português por um presidente de um clube. Espanta-nos e merece o nosso repúdio. Primeiro porque foi tudo tão evidente e visíveis que todos os portugueses – e não apenas os Sportinguistas – que viram. Faz-me lembrar aquele pelotão no qual todos marchavam, mas apenas um o fazia bem. Os outros estavam todos errados. Dizer que a acção do Pizzi foi involuntária e acidental é qualquer coisa de caricato. Dizer que segundo lance é de difícil análise, demonstra o estado a que chegou o estado dos observadores em Portugal".
Octávio Machado lembrou ainda que no encontro de ontem poderiam ter sido vistas, também, imagens de outros encontros e dá exemplos: "O lance do Bruno na Madeira, com o Nacional; o segundo golo do V. Guimarães frente ao Sporting CP; um empurrão pelas costas ao Campbell, frente ao Varzim", recordando igualmente o prejuízo que resultou a arbitragem de Jorge Sousa no estádio da Luz. "Podíamos, devíamos e até justificámos em campo ter saído da Luz com um ponto de avanço e saímos com cinco de atraso. Continuamo-nos a nortear pela conquista do título e sabemos que encontraremos muitos obstáculos pelo caminho. Não sei se João Ferreira teve acesso a todas as imagens desses jogo, de diferentes ângulos para que analisasse melhor. Vimos em directo algumas imagens que tiveram muita dificuldade em aparecer. Mas as dúvidas foram dissipadas".
O responsável leonino admite que o sector da arbitragem precisa de viver com tranquilidade. "Só que esta amostra da comissão técnica é o espelho dos observadores, algo tem de mudar e tenho a certeza que isso vai acontecer. A resposta a isto só pode ser continuarmos a mostrar a união que temos, a presença maciça dos Sportinguistas nos jogos, a vontade que a equipa tem demonstrado, a união à volta dos dirigentes e equipa técnica. Se mesmo assim conseguem estes milagres, de outra forma destroem-nos", rematou.