Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

"Descobrir o presente a olhar para o futuro"

Por Jornal Sporting
10 Mar, 2017

Jorge Jesus quer aliar a evolução da equipa para 2017/2018 com a conquista de pontos, reforçando a garantia de que Francisco Geraldes é aposta mas como segundo avançado ou ala

Em conferência de imprensa relativa à 25.ª jornada do Campeonato Nacional, na qual o Sporting CP defronta o Tondela, o treinador da equipa principal, Jorge Jesus, salientou novamente a importância de somar pontos à medida que potencia a formação para a próxima temporada desportiva, destacando as componentes a que dá maior atenção para os jovens que regressaram ao Clube: "As vitórias trazem-nos confiança e pontos. Temos de tentar chegar o mais perto possível dos nossos rivais, sabendo a dificuldade de os ultrapassar. O nosso objectivo passa por descobrir o presente e olhar para o futuro. O João Palhinha teve possibilidade e este sábado vão jogar atletas que ainda não foram titulares, como o Daniel Podence, em quem acreditamos muito pelo potencial que apresenta", disse, antes de voltar a explicar que Francisco Geraldes não se enquadra para companheiro de William Carvalho no miolo, tendo em conta as indisponibilidades de Adrien Silva (lesionado) e Bruno César (castigado).

"O Bruno César e o Alan Ruiz têm sido fundamentais. O Francisco [Geraldes] não tem características para fazer a posição oito. É um jogador ao estilo de João Mário. Não tem condições atléticas e individuais para jogar ao lado do médio-defensivo, já que aí é necessário um grande conhecimento táctico. Penso que se adapta melhor às posições de segundo avançado ou de ala interior. Os jovens têm qualidade individual: com bola e sem bola, mas em grande parte do jogo, cerca de 85 minutos, os jogadores não têm bola. Daí que a técnica, por si só, tenha pouca influência. Se não ensinarmos os posicionamentos tácticos ofensivos e defensivos não conseguimos aquilo que pretendemos. É preciso guiá-los", detalhou.

Sobre o último classificado, o timoneiro dos leões salientou o processo de adaptação do Tondela aos métodos do novo treinador, garantindo que a série de quatro jogos sem derrotas (três vitórias e um empate) pouco interessa a um emblema que quer disputar o título em todas as épocas: "O Tondela quer conquistar pontos importantes, de forma a não 'cair' de divisão. Estão a identificar-se com processos novos. Tanto Pepa [actual treinador] como Petit são bons exemplos da qualidade que os jovens técnicos portugueses apresentam. Estar quatro jogos sem perder não é nada. Estamos habituados a mais, acostumámo-nos a uma época em que só perdemos duas vezes nos 34 jogos na liga. Sabemos que as equipas de menor nomeada correm muito mais contra os ditos 'grandes' do que jogando contra equipas do seu campeonato. Agora, estamos preparados para isso e não podemos permitir que a intensidade do Tondela seja maior do que a do Sporting CP, que, sendo melhor tecnicamente, tem uma qualidade diferenciada. Quem não estiver motivado para jogar contra o Tondela tem de mudar de profissão", assevera.

O Tondela-Sporting CP joga-se sábado às 20h30.