Leões na final-four da Taça da Liga
15 Dez, 2020
Sporting CP venceu o CD Mafra por 2-0
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, nesta terça-feira, a passagem à final-four da Taça da Liga, que se disputará entre os dias 16 e 23 de Janeiro em Leira.
Para isso, os Leões, esta noite muito diferentes do habitual, com Luís Maximiano, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Cristián Borja, Gonzalo Plata, Daniel Bragança, Matheus Nunes, Antunes, Tiago Tomás, Andraž Šporar e Pedro Gonçalves de início, venceram o CD Mafra por 2-0 no encontro dos quatros de final da prova disputado no Estádio José Alvalade.
Perante o quarto classificado da II Liga, o Sporting CP confirmou o favoritismo e venceu sem contestação. Ainda assim, o primeiro golo verde e branco tardou muito em chegar, também por mérito da formação visitante que se mostrou muito bem defensivamente.
No entanto, Šporar ainda viu Carlos Henriques negar-lhe o golo e a equipa verde e branca coleccionou uma série de oportunidades que saíram ao lado. Aos 37 minutos, o avançado esloveno teve de novo o golo nos pés, numa melhor oportunidade, mas o remate saiu contra um defesa.
Do outro lado, Luís Maximiano teve uma primeira metade muito tranquila e assim Sporting CP e CD Mafra foram para o intervalo empatados a zero.
A equipa técnica verde e branca deixou, por isso, Nuno Mendes e Tabata a fazer exercícios de aquecimento para entrarem logo no início da segunda parte e Antunes e Tiago Tomás já não regressaram ao jogo.
Apesar das mexidas Leoninas, o CD Mafra até entrou melhor na segunda metade e tentou ameaçar a baliza verde e branca, mas sem grande sucesso. Maior perigo levou depois a formação de Alvalade à baliza da formação visitante com um remate em jeito de Pedro Gonçalves a sair ao lado e um de Tabata, pouco depois, a passar a centímetros do poste.
Com o Sporting CP sem conseguir marcar, o CD Mafra foi tentando a surpresa em Alvalade, obrigando também a novas mexidas Leoninas – saiu Matheus Nunes para entrar João Mário –, e foi nesse preciso minuto que os Leões chegaram ao golo.
Šporar, que já tinha tido algumas ocasiões, não desperdiçou na ‘cara’ de Carlos Henriques, depois de receber de Nuno Mendes desde a esquerda, após passe teleguiado de Daniel Bragança. Estava feito o primeiro da partida, já depois da hora de jogo, aos 64 minutos.
O segundo golo demorou pouco a surgir, aconteceu apenas seis minutos depois. Após perda de bola do CD Mafra, Plata escapou até à linha final e, apesar de muito pressionado, driblou João Miguel e colocou a bola na pequena área onde Tabata surgiu para fazer o 2-0 do Sporting CP.
À entrada para os últimos 15 minutos, e com uma vantagem confortável, Pedro Goncalves saiu, assim como Nuno Mendes que tinha entrado meia hora antes, e entraram João Palhinha e Pedro Porro.
Sangue novo que, apesar do 2-0, fez o Sporting CP continuar à procura de mais golos com Plata e Šporar a tentar o 3-0, mas Carlos Henriques evitou a vitória Leonina em forma de goleada, não evitando, contudo, a passagem dos Leões à derradeira fase da Allianz Cup.