Rúben Amorim: "Somos justos vencedores"
16 Abr, 2021
Palavras no final do triunfo em Faro
No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal por 0-1 sobre o SC Farense, esta sexta-feira, Rúben Amorim respondeu às perguntas dos jornalistas na sala de imprensa do Estádio de São Luís e começou por valorizar o recorde de 27 jornadas consecutivas sem perder para a Liga.
"[É bom], principalmente quando se fala numa crise, bater um recorde histórico do Clube. Atingir essa marca e ultrapassar essa última equipa que tinha 26 jornadas [sem perder] é mérito dos jogadores. Muitos miúdos da formação, muito jovens. Soubemos sofrer quando tínhamos de sofrer. Fizemos o golo, não soubemos matar o jogo. Sofremos no fim e, como é normal, a ansiedade cresceu, mas penso que é justo. O SC Farense teve as suas oportunidades e nós também. Podíamos ter saído muito mais vezes com a bola com outra qualidade. Jogo dividido, bom jogo, mas somos justos vencedores", disse na conferência de imprensa.
Questionado sobre qual é "o maior desafio" que vai ter num futuro próximo, Rúben Amorim explicou que "é escolher o melhor onze para o jogo com o Belenenses SAD". "Esse é o único objectivo e não existe mais nada para nós. O foco está no Belenenses SAD, um jogo que vai ser, como todos, muito difícil. Vamos dar oportunidade a todos de se treinarem e de se mostrarem e vamos escolher os melhores jogadores para o jogo. Esse é o grande desafio da equipa técnica", garantiu.
Admitindo que, ao ver o jogo da bancada, fica "com mais ansiedade e nervosismo" por não poder "falar com os jogadores", o técnico explicou o que pretendeu com a alteração táctica que fez em comparação com a recepção ao FC Famalicão. "Sabíamos que o campo era curto e que íamos ter muitas segundas bolas. Queríamos mais gente no meio para ficar com a bola. Pelo facto de o SC Farense nos tirar alguma profundidade, tivemos um jogador extra [no meio-campo] em vez do Tiago Tomás para ter essa posse. Por vezes, conseguimos. Sempre que conseguimos ter posse mais tempo e variar o jogo conseguimos criar perigo. Tivemos fases em que, variando o centro do jogo, conseguimos criar espaço para jogar e foi essa ideia. Por vezes conseguimos, outras não. Vencemos e isso é o mais importante", destacou.
Sobre os minutos finais, Rúben Amorim lembrou que "aqui ou ali, a equipa demonstra inexperiência". "É normal, eles vão crescer. Não sei se teve a ver com a saída do João Mário, que estava a fazer um bom jogo, mas o jogo começou-se a partir. Depois, o SC Farense também nos pressionou e a ansiedade no fim é normal. Na quarta-feira vai voltar a haver ansiedade. Estamos preparados para isso e é para isso que trabalhamos", adicionou.
Por fim, o líder verde e branco voltou a reforçar que a sua equipa "é candidata a vencer o próximo jogo". "Fosse qual fosse o resultado [hoje], seríamos capazes de vencer o Belenenses SAD. Não vamos esconder que há uma ideia nos Sportinguistas, são muitos anos. Os adeptos têm de saber sofrer e pensar como a equipa: jogo a jogo. Só queremos ganhar ao Belenenses SAD e depois logo se vê", considerou Rúben Amorim.