Sporting CP soma e segue também na Liga
28 Nov, 2021
Vitória sobre o CD Tondela (2-0) com golos de Pablo Sarabia e Paulinho
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste domingo, o CD Tondela por 2-0 em jogo da 12.ª jornada da Liga Portugal. Um resultado que colocou, à condição, os Leões na liderança isolada da prova.
Quatro dias após o triunfo sobre o Borussia Dortmund (3-1), a formação Leonina voltou ao Estádio José Alvalade com um onze diferente relativamente a essa partida: Rúben Amorim fez três mexidas e apostou de início em Antonio Adán, Luís Neto, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, João Palhinha, Matheus Nunes, Nuno Santos, Pablo Sarabia, Paulinho e Pedro Gonçalves.
Gonçalo Inácio deixou o primeiro aviso verde e branco, logo aos dois minutos de jogo, num remate de fora da área, mas acabou por não assustar Trigueira. Ainda assim, não foi preciso esperar muito mais para haver golo.
Aos 10 minutos, numa boa jogada colectiva, e após um remate interceptado a Paulinho na área, Luís Neto entregou para Pablo Sarabia e o internacional espanhol, só com o guardião adversário pela frente, atirou para o 1-0. O lance ainda mereceu a atenção do VAR, mas foi validado porque um jogador do CD Tondela tocou na bola após Luís Neto.
Sporting CP na frente e a controlar o marcador, mas após o golo verde e branco o CD Tondela mostrou que, apesar das várias baixas devido à COVID-19, não vinha para facilitar a tarefa ao Campeão Nacional. Assim, a formação beirã respondeu com um remate de Dadashov e outro de Rafael Barbosa, formado em Alcochete.
Até ao final da primeira metade, os Leões tiveram alguma dificuldade para chegar com com grande perigo à área do CD Tondela, acabando o intervalo por chegar com o Sporting CP a vencer pela margem mínima.
Na segunda metade, os Leões entraram melhor e focados na baliza adversária. Depois de deixado o primeiro aviso, pelos pés de Pablo Sarabia, foi Paulinho quem fez o 2-0. Combinação entre Pablo Sarabia e Nuno Santos, com o internacional espanhol a rematar e Trigueira a defender, mas o esférico acabou por sobrar para Pedro Gonçalves que, com a possibilidade de marcar, entregou para Paulinho finalizar.
O 2-0 fez bem à partida e ao Sporting CP que durante alguns minutos ‘sufocou’ o CD Tondela, mas não conseguiu fazer o 3-0. À hora de jogo, já com Daniel Bragança no lugar de Matheus Nunes, Pedro Gonçalves obrigou Trigueira a uma boa, mas incompleta, defesa e na recarga foi Pablo Sarabia a ver o guardião negar-lhe mais um golo. O que voltou a acontecer minutos depois, outra vez a ‘Pote’.
Aos 67 minutos, Rúben Amorim voltou a mexer fazendo três substituições de uma assentada: saíram João Palhinha, Pedro Gonçalves e Nuno Santos e entraram Manuel Ugarte, Tiago Tomás e Flávio Nazinho que, depois de se ter estreado na Liga dos Campeões a meio da semana, estreou-se também no Campeonato Nacional.
Nos últimos vinte minutos do encontro, também Antonio Adán foi chamado a intervir, negando o tento de honra à equipa visitante. Destaque para a defesa feita junto ao ângulo, aos 73 minutos, a negar o golo a Rafael Barbosa na marcação de um livre directo.
Bruno Tabata também ainda entrou, aos 84 minutos, para o lugar de Paulinho, que mereceu uma grande ovação e foi aplaudido de pé pelos Sportinguistas, que foram a grande maioria dos 34.058 adeptos presentes em Alvalade.
Os Campeões Nacionais voltam a jogar na sexta-feira diante do SL Benfica, no Estádio da Luz.