Rúben Amorim: "Título muito importante"
29 Jan, 2022
Declarações do treinador vencedor da Taça da Liga
No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o SL Benfica por 1-2, esta quarta-feira, que significou a conquista da Taça da Liga, Rúben Amorim marcou presença na conferência de imprensa.
O treinador dos Leões começou por reforçar a relevância de conquistar troféus para o projecto do emblema de Alvalade.
"Para além dos títulos, que são importantes, [foi importante] a forma como a equipa jogou vinda de duas derrotas. Nestes momentos, sentimos como é frágil a nossa envolvência apesar de os adeptos terem sido incansáveis. Precisamos de títulos, de vitórias e de lançar gente que sabe o que é o Sporting CP. Foi um título muito importante, tal como no ano passado. É importante ganhar títulos para solidificar o que estamos a fazer", disse aos jornalistas em Leiria.
Rúben Amorim garantiu também que tem "plena noção de que isto muda muito rápido". "Este pequeno momento que tivemos foi difícil para toda a gente no plantel. Com o CD Santa Clara e hoje demos a resposta. Não dou nada como garantido. É muito importante para o nosso Clube termos os pés bem assentes na terra. Ganhámos hoje, podemos não ganhar amanhã. Não nos podemos é desviar do que estamos a fazer", contou.
Sobre o jogo, o líder da equipa técnica negou qualquer tipo de estratégia focada no contra-ataque: "A ideia é sempre ter bola e recuperá-la mais rápido. Jogámos contra o SL Benfica, que consegue ter bola e tem jogadores bons no um-contra-um. Não jogamos sozinhos e há vários momentos no jogo, mas penso que estivemos sempre por cima, quer a pressionar, quer com bola".
Para o treinador, o plantel que comanda "tem uma identidade" forte e superior a qualquer outro em Portugal. "Estamos na luta da Liga, passámos na UEFA Champions League e às vezes é difícil compreender isso. A nossa identidade nunca esteve em causa e demos sempre a mesma resposta. Há equipas que podem jogar melhor em Portugal, mas ninguém tem uma identidade maior do que a nossa" considerou.
Em relação ao que resta de 2021/2022, Rúben Amorim não fugiu da sua ideia habitual: "Temos de ganhar os nossos jogos e depois logo se vê. Temos de nos focar em todas as competições e naquilo que temos de fazer".
Pedro Porro regressou de lesão e entrou no segundo tempo, tendo sido decisivo ao fazer a assistência para o golo de Pablo Sarabia. Rúben Amorim não escondeu que o lateral "é muito especial" para o grupo, mas lembrou o trabalho de Ricardo Esgaio: "[Pedro Porro] tem características específicas e cria muito bom ambiente. Sempre teve uma marca muito forte na equipa. Quero realçar o trabalho do [Ricardo] Esgaio. Muita gente fala do Porro e ele dá a resposta".
Questionado sobre a sua ligação ao Sporting CP, o treinador admitiu que "é totalmente diferente do que era no passado". "Pelas pessoas, pelos adeptos, pelos títulos, pelo dia-a-dia. Toda a gente sabe qual era o meu clube e os adeptos do Sporting CP sabem que há coisas que nascem connosco e que não controlamos. Cresci do outro lado, mas claro que tenho uma ligação ao Sporting CP completamente diferente. O meu filho, se calhar, vai ser diferente pela ligação que tem. O Sporting CP é muito importante para mim. Eu escolhi estar no Sporting CP e não o trocaria por nenhum clube por tudo o que me deram e pela forma como os adeptos acreditam. Nunca vou dizer que sou do Sporting CP desde pequenino, mas a minha ligação ao Sporting CP é muito forte", acrescentou.