Sporting CP soma e segue na Liga
06 Fev, 2022
Leões batem FC Famalicão por 2-0
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, o FC Famalicão por 2-0, no Estádio José Alvalade, em jogo da 21.ª jornada da Liga Portugal. Os golos decisivos foram marcados por Pablo Sarabia e Matheus Reis, em noite de (re)estreia para Slimani.
No frente-a-frente com a única formação que ainda não tinha conseguido vencer ao serviço dos Leões nesta prova, o técnico Rúben Amorim já pôde contar com todo o plantel à disposição, apostando nos regressos de Sebastián Coates, Matheus Reis e João Palhinha ao onze titular.
Depois de cumprido um minuto de silêncio em homenagem a Eduardo Hilário, Sócio n.º1 Leonino que faleceu na passada quinta-feira, o duelo arrancou e não demorou muito até que o Sporting CP chegasse ao 1-0. Com apenas três minutos, Paulinho sofreu falta na área e o árbitro da partida assinalou penálti, momento que Sarabia aproveitou para marcar pelo terceiro jogo consecutivo.
Em vantagem, a turma verde e branca assumiu o controlo e mostrou-se paciente a construir desde trás, de forma a descobrir espaços na organização dos minhotos. Apesar de terem saído muitas vezes em transição para o ataque, após atraírem o adversário até junto da sua área defensiva, os Leões não conseguiram dar o melhor seguimento às jogadas no último terço.
Do outro lado, os visitantes registaram apenas dois remates na direcção da baliza Leonina, ambos à figura, mas já em tempo de compensação beneficiaram de um penálti que podia ter igualado as contas. No entanto, Antonio Adán agigantou-se entre os postes e voou para uma grande defesa em resposta ao remate de Simon Banza, segurando assim o 1-0 ao intervalo.
Na segunda metade, Rúben Amorim lançou Ricardo Esgaio por troca com o já amarelado Feddal, recuando Matheus Reis para o eixo defensivo, e foi mesmo o ala-esquerdo a dispor das duas primeiras ocasiões de golo. Primeiro com um remate que saiu à figura de Júnior e depois com uma oportunidade flagrante que só não deu golo porque o guarda-redes fez uma defesa providencial e desviou a bola para fora, impedindo que o Sporting CP dilatasse a vantagem.
Na sequência desse mesmo canto, e já com Ugarte e Tabata em campo, os Leões assinaram o 2-0 aos 63 minutos. Batida por Sarabia, a bola foi desviada de cabeça por um dos famalicenses e sobrou à entrada da área para Matheus Reis, com o defesa a encher o pé e a disparar uma bomba que só parou no fundo das redes, oferecendo maior conforto e tranquilidade à equipa.
Aos 74 minutos, teve lugar um dos momentos mais aguardados da noite. O recém-regressado Islam Slimani entrou para o lugar de Pedro Porro e foi alvo de uma enorme ovação por parte dos Sportinguistas, que viram assim o argelino estrear-se pela segunda vez de Leão ao peito.
Até ao final, o FC Famalicão ainda construiu alguns lances junto da área Leonina, mas as suas intenções acabaram por esbarrar sempre na muralha defensiva do Sporting CP. Mesmo após o Sporting CP baixar as linhas e oferecer a iniciativa ao adversário, como seria de esperar, a turma de Vila Nova de Famalicão foi incapaz de criar jogadas de real perigo e saiu derrotada.
Segue-se agora o Clássico com o FC Porto marcado para sexta-feira, dia 11 de Fevereiro.
Sporting CP: Antonio Adán [GR]; Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal (Ricardo Esgaio, 45’), Pedro Porro (Islam Slimani, 74’), João Palhinha (Manuel Ugarte, 59’), Matheus Nunes, Matheus Reis, Pedro Gonçalves (Bruno Tabata, 63’), Pablo Sarabia (Nuno Santos, 74’) e Paulinho.