Foto Isabel Silva e José Lorvão
Goleada sem margem para dúvidas
Por Sporting CP
01 maio, 2022
01 maio, 2022
Sporting CP vence Gil Vicente FC por 4-1
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Gil Vicente FC por 4-1, este domingo, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada da Liga Portugal. Com este resultado, os Leões asseguram, no mínimo, a segunda posição da tabela classificativa, e têm já garantido também um lugar na fase de grupos da UEFA Champions League da próxima época.
Com o capitão Sebastián Coates indisponível por lesão e Bruno Tabata suspenso, Rúben Amorim apostou numa defesa com Gonçalo Inácio ao centro, Luís Neto à direita e Matheus Reis à esquerda, além de ter promovido ainda o regresso ao onze de Pedro Porro, ele que tinha estado castigado. No ataque, a tripla Marcus Edwards, Pablo Sarabia e Pedro Gonçalves manteve-se.
No frente-a-frente com o quinto classificado da tabela e equipa sensação da prova, os jogadores do conjunto verde e branco entraram em campo com os nomes das respectivas mães nas camisolas, em alusão ao Dia da Mãe, e deixaram o primeiro aviso logo a abrir. Nuno Santos, de muito longe, testou os reflexos do guardião Andrew, que evitou o 1-0 com uma defesa apertada.
Como esperado o Sporting CP arrancou dominador, a insistir através das alas na tentativa de explorar os espaços nas costas da defesa adversária, mas acabou por ser de bola parada que voltou a ficar perto de inaugurar o marcador. Após livre assinalado à entrada da área, Sarabia atirou forte e colocado, mas a bola falhou o alvo por centímetros ao passar por cima da barra.
Ao mesmo tempo que os gilistas aproveitavam a velocidade dos homens da linha da frente para tentarem sair em contra-ataque, chegou o primeiro golo da partida. Travado em falta na zona lateral da área, aos 19 minutos, Nuno Santos viu o árbitro apontar para a marca dos onze metros e Sarabia abriu a contagem, confirmando o 18.º remate certeiro pelos Leões na presente época.
Mesmo em vantagem, o Sporting CP não tirou o pé do acelerador e continuou ligado ao ataque. Já depois de Sarabia ter tentado a sorte em mais duas ocasiões, uma delas flagrante à boca da baliza, Pedro Porro fez os Sportinguistas levarem as mãos à cabeça depois de ter ficado perto de um grande golo, com uma bomba do meio da rua que obrigou Andrew a brilhar.
Adivinhava-se o 2-0 e foi isso mesmo que aconteceu à passagem dos 38 minutos. Na sequência de um cabeceamento de Neto, defendido de forma incompleta pelo guarda-redes, Marcus Edwards, muito oportuno, ajeitou com o pé direito e atirou com o esquerdo para o fundo das redes. Estava feito o segundo golo do inglês desde que chegou a Alvalade no mercado de Janeiro.
Mesmo sem justificar, o Gil Vicente FC ainda conseguiu diminuir (2-1) por intermédio de Fran Navarro nos instantes finais da primeira parte, resultado que até podia ter sofrido nova alteração caso o remate de Pedro Gonçalves, no coração da área, tivesse levado a direcção certa.
No regresso dos balneários – e já depois de as equipas de rugby, natação e ginástica terem sido homenageadas ao intervalo pelos respectivos títulos conquistados -, o Sporting CP entrou em campo sem alterações e com a mesma fome. Após Sarabia ter ameaçado com um remate de moinho que saiu por cima, o 3-1 chegou através de um auto-golo da autoria de Lucas Cunha, que colocou a bola na própria baliza em resposta a um cruzamento venenoso de Nuno Santos.
Rúben Amorim lançou então Paulinho por troca com Marcus Edwards, dando uma referência fixa ao ataque, e logo na primeira intervenção o avançado tocou de calcanhar para um remate de longe de Pedro Gonçalves que levava selo de golo, mas Andrew revelou-se decisivo. As ocasiões sucediam-se, desta feita com Paulinho a ficar muito perto de marcar, pelo que o 4-1 chegou sem surpresas, aos 63 minutos, de penálti, com Pedro Gonçalves a fazer o 15.º golo nesta época.
A partir daí a turma da casa diminuiu o ritmo e preferiu jogar de forma mais resguardada – já com Manuel Ugarte e Rúben Vinagre dentro das quatro linhas -, enquanto os homens de Barcelos ainda subiram no terreno em busca de relançar a discussão. Apesar disso, a equipa mais perigosa acabou por ser o Sporting CP, que voltou a ameaçar por Nuno Santos e Paulinho.
Com tudo praticamente decidido, os minutos finais tiveram pouca história e o principal destaque pertenceu a Rodrigo Ribeiro, avançado de apenas 17 anos que entrou para o lugar de Sarabia e fez o terceiro jogo pela equipa principal Leonina, tendo ainda arrancado muitos aplausos vindos das bancadas de Alvalade ao tentar o golo com um remate de muito longe que passou ao lado.
Os Leões, que ultrapassaram assim a centena de golos esta época – são já 102 –, vão agora disputar a 33.ª e penúltima jornada no sábado, dia 7 de Maio, no terreno do Portimonense SC.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto [C], Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Pedro Porro, João Palhinha (Manuel Ugarte, 66’), Matheus Nunes (Daniel Bragança, 83’), Nuno Santos, Marcus Edwards (56’, Paulinho), Pedro Gonçalves (Rúben Vinagre, 67’) e Pablo Sarabia (Rodrigo Ribeiro, 84’).