Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Vitória histórica na Alemanha

Por Sporting CP
07 Set, 2022

Sporting CP bate Eintracht Frankfurt por 0-3

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou esta quarta-feira o Eintracht Frankfurt, tendo vencido por 0-3 na primeira jornada da fase de grupos da UEFA Champions League. Foi o primeiro triunfo verde e branco na Alemanha em toda a história.

No arranque da caminhada europeia em 2022/2023, os Leões tiveram pela frente um emblema que estava em estreia neste formato da UEFA Champions League. O entusiasmo causou uma grande atmosfera no Deutsche Bank Park, recinto do Eintracht Frankfurt que se encontrou completamente lotado e (mesmo) muito ruidoso ainda antes do apito inicial.

Para enfrentar os 11 adversários dentro de campo e os 50 mil nas bancadas, sem esquecer os muitos Sportinguistas que também marcaram presença na Alemanha, Rúben Amorim fez apenas uma alteração em relação à equipa titular que entrou diante do GD Estoril Praia: saiu Nuno Santos, entrou Gonçalo Inácio. Paulinho regressou à convocatória, estando no banco de suplentes juntamente com Arthur Gomes, que se estreou na ficha de jogo verde e branca.

O notável ambiente em Frankfurt podia ter ficado ainda mais explosivo logo aos dois minutos, quando um erro de Manuel Ugarte permitiu a Kolo Muani ficar na cara de Antonio Adán, mas o guarda-redes do Sporting CP respondeu com uma bela intervenção.

O Eintracht Frankfurt entrou a todo o gás, claramente motivado pelos adeptos no estádio, e voltou a ter uma boa jogada aos sete minutos, quando Kolo Muani atirou ao lado. Antonio Adán tinha, no entanto, o lance controlado.

Na resposta, o Sporting CP conquistou um pontapé de penálti depois de uma queda de Marcus Edwards na área germânia, mas o árbitro Roy Hassan reverteu a decisão depois de consultar as imagens do VAR.

Mais dois erros Leoninos, desta feita por Antonio Adán e Gonçalo Inácio, ditaram mais duas ocasiões para o Eintracht Frankfurt, mas nem Kamada, primeiro, nem Lindstrøm, depois, coneguiram finalizar com sucesso.

Tal como Rúben Amorim havia alertado na antevisão, era necessário acalmar os ânimos e foi isso que o Sporting CP foi fazendo, controlando a bola durante mais tempo e com maior organização. O Eintracht Frankfurt continuava a ser, ainda assim, uma constante ameaça tendo em conta a velocidade e o número de jogadores com que partia para cada ataque.

A subida de rendimento do conjunto de Alvalade resultou numa grande oportunidade de golo aos 35 minutos, quando Marcus Edwards, depois de combinar com Pedro Porro, trabalhou bem na área adversária e rematou para uma excelente defesa de Kevin Trapp. Durante alguns segundos, o Deutsche Bank Park ficou praticamente em silêncio.

Até ao intervalo, não se registaram grandes ocasiões de golo, mas a intensidade foi a mesma, exigindo tudo dos jogadores das duas equipas.

Nos primeiros minutos da segunda metade, Jeremiah St. Juste foi substituído por Luís Neto, que teve logo trabalho aos 53 minutos, quando Kamada rematou e o central bloqueou a tentativa com sucesso.

Na resposta, Hidemasa Morita recuperou a bola no meio-campo ofensivo e deu para Marcus Edwards, que por sua vez serviu Pedro Porro para o espanhol rematar contra as malhaslateras. Aos 63 minutos, nova oportunidade para o Sporting CP, desta feita de livre directo, mas Francisco Trincão atirou por cima.

Os visitantes estavam melhores, mais fiéis ao seu estilo de jogo, e conseguiram materializar essa melhoria aos 65 minutos: excelente jogada com Pedro Gonçalves a descobrir Hidemasa Morita e este a assistir Marcus Edwards. O inglês, na área do Eintracht Frankfurt, conseguiu rematar mesmo sofrendo falta de Ebimbe, e inaugurou o marcador.

O estádio gelou e a festa era agora dos Sportinguistas, que voltaram a fazê-lo logo a seguir, quando Hidemasa Morita lançou Pedro Gonçalves em contra-ataque e este passou para Marcus Edwards, que temporizou até ao momento certo para assistir Francisco Trincão. O camisola 17, por sua vez, não desperdiçou a oportunidade e atirou para o fundo das redes, estreando-se a marcar de Leão ao peito.

Depois de dois golos num ápice, Rúben Amorim lançou Rochinha para o lugar de Marcus Edwards, primeiro, e Nuno Santos e Paulinho para as posições de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, depois.

O Eintracht Frankfurt sofreu com os dois golos do Sporting CP, deixando de conseguir produzir com qualidade, e o emblema português aproveitou para chegar ao 0-3 a menos de dez minutos dos 90: fantástica arrancada de Pedro Porro, que passou por vários adversários antes de cruzar para Nuno Santos, que estava no lado oposto. O recém-entrado dominou e finalizou com categoria, provocando mais uma grande festa dos forasteiros na Alemanha.

O resultado não viria a sofrer mais alterações e o Sporting CP triunfou por 0-3, assegurando os primeiros três pontos nesta fase de grupos da UEFA Champions League de forma categórica. Os Leões vão agora receber o Portimonense SC para a Liga Portugal.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Jeremiah St. Juste (Luís Neto, 52'), Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Pedro Porro, Manuel Ugarte, Hidemasa Morita, Matheus Reis, Francisco Trincão (Paulinho, 79'), Pedro Gonçalves (Nuno Santos, 79') e Marcus Edwards (Rochinha, 73').